Não tem jeito: quem trabalha com vendas precisa saber como criar código de barras para produtos. E isso independe se a empresa opera no Ecommerce, no varejo físico ou em ambos… O que realmente importa é que o lojista consiga identificar os seus produtos da maneira certa. 

Na verdade, isso é importante por diversos motivos, que vão desde a legalização dos itens que serão vendidos até a venda que acontece no caixa de uma loja física - se este for o caso, claro. 

Logo, se você está começando um negócio e tem dúvidas sobre como criar código de barras para produtos e demais pontos que envolvem o tema, fique tranquilo… Temos certeza que este artigo vai te ajudar!

O que é código de barras e para que serve?

O código de barras é a representação gráfica de dados (sejam eles em números e/ou letras) que servem para a identificação de produtos

Ele funciona como uma espécie de ‘RG para as mercadorias’ que são vendidas tanto em lojas virtuais quanto físicas.

Como o próprio termo já indica, os códigos de barras são compostos por “barras” expostas na vertical, e podem ser lidos por máquinas e aparelhos próprios para isso. 

É um método que facilita muito o dia a dia dos negócios em geral, pois a leitura do código de barras é rápida e simples. Fora o fato de que auxilia diretamente na gestão do estoque, deixando ainda mais prática a identificação dos produtos que estão armazenados e suas respectivas quantidades.

No caso das lojas físicas, por exemplo, quando um produto é passado no caixa, o registro da venda é automaticamente feito pelo sistema por meio da leitura de seu código de barras. Um adianto, não é mesmo?

É obrigatório ter código de barras?

Desde o dia 1º de julho de 2011, o código de barras passou a ser obrigatório na NF-e. Ou seja, os lojistas devem preencher o campo específico para o código de acordo com a Numeração Global de Item Comercial (GTIN).

O código de barras passou a ser obrigatório não apenas para as operações de venda, mas para qualquer outra. Ou seja, também é válido para movimentações de entrada, transferência, remessa simples etc. 

O Brasil foi o primeiro país com essa exigência, uma vez que o código de barras foi amplamente adotado em produtos comercializados. Isso porque esse sistema é composto por várias informações, que agilizam a compra de mercadorias e melhoram a organização de estoque, preço, valor para venda etc.

Tipos de código de barras

Ao contrário do que muitos imaginam, não existe apenas um tipo de código de barras… mas alguns, que podem ser utilizados para finalidades específicas. Veja:

  • EAN-13: também conhecido como “código de barras para produtos”. Possui 13 dígitos e  é indicado para etiquetas e digitalização mercadorias diversas, como roupas, alimentos, brinquedos, etc. É utilizado em todo o mundo;
  • Databar: similar ao anterior, mas com a diferença de que possui um tamanho reduzido (12 dígitos). É mais utilizado para produtos de pequeno porte, como os itens dos setores alimentício e cosméticos;
  • DUN-14 / ITF-14: direcionado mais para a área de logística, mais precisamente para o transporte de mercadorias na cadeia de abastecimento. Possui 14 números em sua sequência;
  • UPC (Código Universal do Produto): também similar ao EAN-13, a grande diferença é que é composto por 12 dígitos;
  • QR Code: amplamente utilizado hoje em dia para pagamentos diversos. É representado por uma imagem quadrada bidimensional, com três quadrados menores distintos em três de seus cantos;
  • Code 11: mais utilizado para indicadores internos de empresas. Possui 11 números em sua sequência;
  • Code 39: indicado para rotulagem de mercadorias. Conta com 43 caracteres, consistindo letras maiúsculas (A a Z), dígitos numéricos (0 a 9) e caracteres especiais (-, ., $, /, +, %, e espaço). Um caractere adicional (denotado ‘*’) é usado para os delimitadores de início e parada;
  • Código 93: similar ao anterior. Contém 26 letras, 10 números e 7 caracteres especiais em sua codificação;
  • GS1-128: voltado para atividades de transporte, logística e controle de estoque. A quantidade de caracteres pode variar de acordo com a necessidade da empresa;
  • Data Matrix: similar ao QR code por ser bidimensional e ter tamanho reduzido. É usado em vários setores, como aeroespacial, médico, farmacêutico etc;
  • SKU (Stock Keeping Unit ou, em português, Unidade de Manutenção de Estoque): muito comum para a identificação de mercadorias dentro da própria empresa.

No Ecommerce é possível dizer que os mais conhecidos são os códigos: o EAN-13, UPC, DataBar, GS1-128, ITF-14 e SKU.

Como criar código de barras para produtos (passo a passo)

Agora que você já sabe o que é, para que serve e cada tipo existente, chegou o momento de saber como criar código de barras para produtos. Criamos um passo a passo bem simples para te ajudar nisso… Confira:

1. Faça cadastro na Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil)

O primeiro passo para começar a utilizar os códigos de barras no seu negócio é fazer o cadastro na Associação Brasileira de Automação, que também é conhecida como GS1 Brasil. Na verdade, você vai filiar a sua empresa à organização.

Para isso, você precisa preencher alguns campos com informações básicas sobre a sua empresa e enviar a documentação necessária - o que vai depender do porte da sua empresa. 

Além disso, é preciso pagar uma taxa que varia de acordo com o faturamento anual de cada negócio - a partir de R$ 707 para inscrições e R$ 376 para anuidades. E o boleto é enviado por email.

Contudo, neste ponto é importante frisar que existem empresas privadas que também fornecem este tipo de serviço. Inclusive, você pode escolher entre comprar ou alugar códigos de barras… Fique atento apenas às necessidades do seu negócio na hora de escolher a melhor opção, certo?

criar código de barras

2. Escolha o código de barras que será utilizado

Como vimos, existem algumas opções de códigos de barras, com seus usos variando de acordo com os objetivos de cada negócio.

Se você vende alimentos orgânicos, por exemplo, uma boa alternativa é o código DataBar, já que ele permite a inclusão de informações sobre data de validade e lote de cada produto.

Assim, independentemente da sua escolha, saiba que este é um dos passos mais importantes na hora de saber como criar código de barras para produtos… Então, fique bem atento a cada detalhe, combinado?

3. Identifique os produtos

Após a conclusão do cadastro, o seu negócio recebe um prefixo numérico para ser utilizado em todas as mercadorias.

Esta identificação nada mais é do que o Número Global de Item Comercial (GTIN), que pode  ser constituído por 8, 12 ou 14 dígitos que vão compor os seus códigos de barras.

Assim, nesta etapa, basta que você categorize os códigos pensando nos tipos de produto que você vende na sua loja virtual.

A ideia é a utilização de números de identificação diferentes, variando de acordo com a categoria do produto. Por exemplo: se você vende roupas femininas em sua loja virtual, utilize um número de identificação para vestidos e outro para saias (assim seguindo da mesma forma para outros itens).

como-criar-codigo-de-barras-para-produtos

4. Posicione a sequência numérica de forma legível no código de barras

Além das barras verticais, há também os números que compõem o código de barras. O importante nesse sentido é fazer com que a sequência numérica esteja facilmente legível... 

É isso que vai evitar que vendedores precisem digitar o código em vez de apenas escaneá-los, por exemplo.

E outro ponto importante nesse sentido: você pode inserir esses números acima ou abaixo do código de barras. Analise o que encaixa melhor segundo as características dos seus produtos. 

5. Defina as características do código de barras

Na hora de entender como criar códigos de barras para produtos, saiba que eles podem variar em tamanho e cor.

No que diz respeito à dimensão, há um padrão que pode alternar entre 0,26 mm a 0,66 mm. Este fator, inclusive, acaba ajudando a definir a altura do código de barras.

Quanto à cor, o indicado é deixar o fundo branco… Mas isso não é uma regra. Existem alguns produtos que possuem embalagens personalizadas e que códigos coloridos acabam sendo mais interessantes. Tudo vai depender do design do rótulo das mercadorias.

O que importa mesmo é manter as barras e a numeração em preto (ou outra cor escura) e ter um fundo com uma cor clara, sem desenhos ou texturas. Como a luz que escaneia o código geralmente é vermelha, é bom evitar esta cor também. 

6. Imprima os códigos de barras criados

Nesta etapa, você vai precisar ter uma impressora específica para códigos de barras, ou contatar uma gráfica que possa te auxiliar neste processo.

Além disso, tenha em mente que é possível imprimir os códigos de barras em etiquetas ou diretamente na embalagem do produto. Isto é, no design criado para ele. 

7. Estabeleça onde o código de barras vai ficar na embalagem

O código de barras do seu produto precisa estar em um local de fácil escaneabilidade. Para isso, evite a todo custo posicioná-los em dobras, cortes ou uniões da embalagem. Isso é importante porque um dos objetivos desse tipo de código é facilitar e agilizar a vida das pessoas que lidam com os produtos no dia a dia…

Isto é, dos vendedores, caixas de lojas, colaboradores que trabalham nos estoques ou até mesmo dos próprios clientes, que eventualmente verificam os preços naquelas máquinas disponíveis em alguns pontos das lojas.

Vale lembrar que a Nuvemshop tem um gerador de código de barras ideal para você criar e imprimir códigos no padrão EAN-13 (o tipo mais comum no Brasil) para os seus produtos e, assim, garantir uma gestão mais eficiente do seu negócio. Para acessá-lo clique aqui.

MEI precisa saber como fazer código de barras?

Sim, mesmo para Microempreendedores Individuais (MEIs), é importante compreender como fazer código de barras. Isso é importante caso eles atuem em atividades comerciais que demandam controle de estoque e emissão de notas fiscais. 

A inclusão do código de barras na NF-e proporciona maior eficiência nas transações. Fora a identificação rápida dos produtos por meio do escaneamento do código, que agiliza o processo de pagamento e reduz possíveis erros no registro das informações.

Estruture o seu negócio do jeito certo com o checklist Ecommerce do Zero!

Ao longo deste artigo, você conheceu todo o processo sobre como criar código de barras para produtos. E esperamos que este conteúdo tenha sanado todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Contudo, saber criar e utilizar os códigos de barras é apenas um dos pontos indispensáveis para quem quer vender online… 

Na prática, você precisa de um conhecimento ainda mais vasto para planejar, estruturar e fazer a sua empresa crescer. E a boa notícia é que nós podemos te ajudar:

Baixe o checklist Ecommerce do Zero

Com ele, você vai conhecer os passos mais importantes para tirar o seu negócio do papel e fazer vendas todos os dias.

Este é um conteúdo elaborado por especialistas do Ecommerce na Prática e você pode baixá-lo gratuitamente clicando no botão abaixo. Aproveite!