Administrar o estoque de uma loja é um processo complexo. Por isso, adotar processos e ferramentas que facilitem essa administração é essencial. Nesse sentido, o código SKU de produto pode ajudar muito! Para entender do que se trata, continue acompanhando o artigo… 

A sigla SKU significa Stock Keeping Unit – ou, em português, Unidade de Manutenção de Estoque. Se você está começando a fazer parte do universo do Ecommerce precisa entender o que é código SKU para saber como aumentar a produtividade do seu negócio e evitar problemas de gerenciamento. 

O objetivo dos SKUs é ajudar as empresas a gerenciar de forma rápida e precisa cada parte de seu estoque. Cada empresa emite os próprios códigos SKU para os produtos e serviços que vendem. 

Se todo esse papo está confuso para você, não se preocupe… ao final deste artigo podemos garantir que você saberá muito mais sobre código SKU e sua importância. Hora de começar! 

O que é código SKU do produto? 

Um SKU é um código único de identificação atribuído a um produto. Ele é usado para classificar e organizar itens dentro de um estoque, levando em consideração características como modelo, fabricante, tamanho, cor e etc. 

O termo é uma sigla em inglês e significa Stock Keeping Unit, ou Unidade de Manutenção de Estoque, em português.

Esse é um conceito logístico muito usado no controle de estoque e na gestão dos produtos. Ter códigos SKU bem delimitados evita problemas com inventário, principalmente em empresas que têm um estoque variado e dinâmico. 

Cada mercadoria – incluindo as suas variações – devem ter um código único de letras e números que representam as suas características específicas. Vale lembrar que essa sequência precisa seguir uma ordem lógica e não pode ser aleatória. 

Qual a importância do código SKU no Ecommerce? 

Os códigos SKUs têm muitos usos importantes, como por exemplo:

  • Identificar um produto específico e todas as suas variações;
  • Rastrear o estoque para saber quantos produtos específicos estão disponíveis;
  • Identificar a velocidade de redução no estoque;
  • Determinar quais produtos são mais lucrativos (por meio de análise);
  • Ajuda a identificar o ponto de reabastecimento de produtos.

Para que são usados ​​os SKUs?

O Código SKU faz mais do que apenas identificar um produto ou rastrear o estoque. 

Com as informações coletadas, você recebe dados que podem ser analisados para avaliar a lucratividade e a eficiência de cada produto do seu negócio.

Veja alguns aspectos em que ter o código do produto pode ser útil para a sua empresa:

1. Análise do sucesso do produto

Os códigos SKUs permitem que você colete dados e faça uma análise para determinar a popularidade do produto ou visualizar tendências de vendas.

Essa análise te permite manter o estoque de acordo com as tendências de comportamento do consumidor.

2. Gestão de inventário

A gestão de estoque ou logística é a função central de um sistema SKU. Com um SKU, você consegue rastrear os níveis de estoque e fluxo de vendas

Assim fica fácil definir os níveis de estoque e prazos, usando as informações coletadas de vendas para iniciar ou interromper os pedidos de novos produtos.

3. Assistência ao cliente

Um vendedor pode escanear um código SKU para descobrir, na hora, o que está em estoque.

Com isso, é possível atender um consumidor que deseja uma versão alternativa de um produto, criando eficiência nas vendas e satisfação do cliente. 

4. Publicidade e Marketing

O Código SKU permite que seu estoque pareça único. Muitos varejistas anunciam seu SKU no lugar do número do modelo do fabricante...

Isso torna mais difícil para o consumidor encontrar o modelo exato em outra loja e também diminui as chances de os concorrentes combinarem estratégias de preços com as mesmas informações. 

Os benefícios de usar o código SKU 

Utilizar SKUs no gerenciamento de estoque é uma prática que, certamente, oferece benefícios tanto para a loja, quanto para os consumidores. Quer saber quais são elas? Te contamos agora, nessa lista: 

1. Facilita a comunicação entre os setores de venda e o estoque

Temos certeza de que você já fez alguma compra na internet nos últimos tempos. Você parou para perceber a variedade de modelos que um mesmo produto pode ter? 

Uma loja de roupas, por exemplo, pode ter em seu estoque diversos tamanhos e cores de uma camiseta. 

Agora, imagine que, sempre que uma camiseta fosse comprada, o time de vendas tivesse que informar manualmente qual o tipo que foi vendido para a equipe de estoque. Essa é a receita certa para um pesadelo logístico, não é mesmo? 

Por isso o uso das SKUs é tão importante: elas centralizam as informações, automatizam processos e evitam erros humanos na hora da separação de produtos

2. Possibilita a integração entre Ecommerces e Marketplaces

Continuando o exercício de imaginação… vamos pensar que esta mesma loja de roupas que usamos como exemplo no tópico anterior tem um site próprio, mas também faz vendas em sites parceiros, como os marketplaces. 

Nesse caso, o código SKU é uma forma de unificar informações. Dessa maneira, analistas de Ecommerce poderão saber exatamente quantas unidades de determinado produto foram vendidas em todos os canais. 

3. Aprimora a experiência de compra

Além de facilitar o trabalho dos vendedores em lojas físicas – o que, por si só, já é um grande benefício para a experiência de compra, o SKU também pode ser muito útil em lojas online. 

Saber o SKU de um produto em um Ecommerce ajuda na hora de usar o buscador do site. Digitando o SKU, você recebe como resultado exatamente o produto que deseja visualizar. Demais, né? 

A diferença entre código SKU, código de barras e part number

Para entender perfeitamente o que é SKU, é importante saber que existe muita confusão sobre a diferença entre o SKU e o código de barras. Vale lembrar que eles não são a mesma coisa!

Enquanto um código de barras é gerado pelo sistema da fabricante, o SKU é um código usado para organização interna da empresa distribuidora, seja ela um Ecommerce ou uma loja física. 

Na prática, eles têm funções diferentes. O código SKU está ligado à organização interna do lojista, já que é criado por ele. Enquanto isso, o código de barras é uma informação externa à empresa, sendo gerada por outra organização. 

O código de barras mais utilizado atualmente é o EAN, ou European Article Number, que é uma identificação universal do produto. Esse é um código requisitado pela maior parte dos marketplaces e comparadores de preço. 

Outro engano comum na utilização do SKU é fazer confusão entre ele e o part number, que também é utilizado para classificar mercadorias. A diferença entre ele e o código SKU é que o part number é uma identificação do produto atribuída pelo fabricante, enquanto o SKU é atribuído pelo lojista.

Boas práticas para criar um código SKU

Uma unidade de manutenção de estoque, ou SKU, é composta de letras e números. Os números e letras fornecem detalhes sobre o produto, como marca, número do modelo, cor, etc...

Cada empresa segue sua própria maneira de criar SKUs para seus produtos. É importante notar que não há maneira errada de fazer um SKU, mas existem algumas boas práticas que podem ser adotadas para tornar este processo mais organizado… 

Confira agora: 

  • Torne cada SKU único: nunca reutilize um SKU e certifique-se de que cada produto vem com um SKU exclusivo;
  • Mantenha os SKUs curtos: SKUs longos podem ser difíceis de ler e podem não funcionar em alguns sistemas de gerenciamento de estoque;
  • Não use espaços ou caracteres especiais: criar um SKU com espaços ou caracteres especiais pode confundir as pessoas.
  • Não use letras que possam ser confundidas com números: evite usar letras como O e I, que podem ser confundidas com 0 e 1.

Informações essenciais para qualquer código SKU

  • Quem é o fornecedor do produto;
  • Qual é a marca do produto;
  • Qual é o modelo do produto;
  • O tamanho do produto;
  • Qual é a cor ou as cores;
  • Que tipo de produto é esse;

Exemplo de construção de um SKU

Vamos criar um código SKU imaginário para um produto específico: uma calça jeans Gucci preta de tamanho médio.

Podemos construir um SKU para o produto da seguinte forma: GUC-JS-P-MED-G123.

Nesse caso, os elementos se referem às seguintes informações: 

  • GUC se refere à marca do produto;
  • JS se refere ao modelo Jeans;
  • P refere-se à cor do produto (preto);
  • MED refere-se ao tamanho do produto (médio);
  • G123 refere-se ao número do modelo fornecido pelo fabricante.

Essa representação de SKU é um bom exemplo de um SKU simples, exclusivo e curto e que, ao mesmo tempo, compartilha informações essenciais sobre o produto. Dessa forma, você pode criar uma SKU única para cada produto e organizar muito melhor o seu estoque. 

Como saber o SKU de um produto?

Se você está em uma loja física, saber o SKU de um produto é fácil: basta observar a etiqueta do objeto, procurando por uma sequência de letras e números.

Como já falamos em tópicos anteriores, o SKU é um código que busca centralizar algumas informações importantes sobre o produto, então você pode encontrar abreviações de cor, tamanho, numeração e outras informações similares.  

Enquanto isso, se você está em uma loja online, esse processo pode ser um pouco diferente. Usualmente, o SKU é mostrado na página do produto, próximo às informações de preço ou na descrição, por exemplo. 

Comece o seu Ecommerce em 6 passos! 

Nesse texto você descobriu o que é o código SKU e o motivo dele ser um recurso tão essencial. Seu objetivo é manter seus processos internos bem organizados e, com isso, melhorar as vendas da sua loja. 

Saber o que é SKU e como criar um padrão que funcione para sua loja é um passo importante na construção do seu Ecommerce – mas não é o único. 

Se você quer conhecer o caminho para vender na internet, mesmo sem experiência, nós temos um material que pode ajudar… 

O checklist Ecommerce do Zero conta com as 6 etapas fundamentais para tirar o seu projeto do papel e começar a lucrar na internet. 

Ele foi criado com base no nosso método exclusivo, que já ajudou milhares de pessoas a se tornarem empreendedores digitais. 

Você pode baixar o material gratuitamente, clicando aqui

Perguntas Frequentes

O que é o SKU de um produto?

O SKU é um código interno usado para identificar produtos dentro do estoque de uma empresa. A sigla significa Stock Keeping Unit, ou Unidade de Manutenção de Estoque.

Para que são usados os SKUs?

O SKU diferencia cada variação de produto dentro do estoque. O objetivo dessa categorização é facilitar o controle interno e evitar problemas de gestão de estoque.

Quais informações um SKU precisa ter?

Um SKU precisa ter informações como quem é o fornecedor do produto, a marca, o modelo, tamanho e cor do produto.

Quais os benefícios de usar SKUs no Ecommerce?

Usar SKUs no seu Ecommerce facilita a comunicação entre os setores de venda e o estoque, possibilita a integração entre Ecommerces e marketplaces e aprimora a experiência de compra.

Como fazer um SKU?

Torne cada SKU único e curto. Também evite usar espaços ou caracteres especiais e não use letras que podem ser confundidas com números.