Loja física ou virtual: essa é uma questão que deixa muitos empreendedores em dúvida. Ambos os canais têm suas vantagens e desvantagens – e é sobre isso que falaremos neste artigo. Vem ler!

Ter uma presença digital nos dias de hoje é fundamental, não só para manter um negócio vivo e financeiramente viável, mas também para atrair novos clientes e expandir a atuação no mercado. 

Mas, ao contrário do que muitos pensam, uma opção não anula a outra. É possível – e até indicado, na verdade – que uma empresa equilibre a sua atuação em lojas físicas e virtuais, se isso for financeiramente viável. 

Neste artigo nós vamos mostrar como as lojas físicas e virtuais se relacionam, quais os pontos fortes e fracos de cada opção e ainda falaremos um pouco sobre o contexto de mercado que envolve esses dois canais atualmente.

Nosso objetivo é mostrar o mundo de possibilidades que ambos os canais podem oferecer, seja você um empreendedor do mundo virtual ou físico. Vamos começar? 

Vantagens e desvantagens da loja física

As lojas físicas, por muito tempo, foram o padrão do varejo brasileiro. Em outros tempos, se você quisesse empreender, independentemente do seu segmento, ter um estabelecimento físico era uma obrigação. 

Ainda hoje, este é um modelo muito forte e, como tudo na vida, também tem suas vantagens e desvantagens. Vamos falar sobre elas a seguir: 

Vantagens 

Uma das principais vantagens de uma loja física é, sem dúvidas, o atendimento direto que o modelo proporciona para os clientes. A experiência de entrar em uma loja e ser auxiliado por um vendedor ainda é muito importante para alguns consumidores. E os estabelecimentos físicos oferecem exatamente isso… 

Ter uma loja física também dá ao consumidor um senso de segurança na marca, desde que o estabelecimento seja otimizado para melhorar a experiência do cliente

Para muitos consumidores, o fato de poderem ver e tocar nos produtos antes de comprá-los também é uma vantagem interessante, assim como não ter que pagar uma taxa de frete para receber suas encomendas. 

Em resumo, as vantagens da loja física são: 

  • Mais autoridade para a marca;
  • Centralização das operações;
  • Maior contato com o público;
  • Retirada imediata dos produtos. 

Desvantagens 

Ter uma estrutura física é ótimo para uma marca, mas esse pode representar um investimento relativamente alto, principalmente para empreendedores que começam com pouco dinheiro. 

Aluguel, salário de funcionários, contas de luz, água e internet… tudo isso pode pesar no orçamento empresarial e comprometer o fluxo de caixa da companhia. 

Além de tudo isso, em estabelecimentos físicos, a localização é crucial. Ter um ponto de venda numa rua pouco movimentada ou que não está relacionada com o seu público-alvo pode ser uma fonte de grandes prejuízos. 

Uma loja física também está limitada ao horário comercial, podendo fazer vendas apenas em determinado período de tempo de um dia. Para resumir, portanto, algumas das desvantagens de uma loja física são: 

  • Alto custo de investimento inicial;
  • Custos recorrentes também são maiores; 
  • Limita a janela de compras do cliente ao horário comercial;
  • É preciso estar em uma boa localização. 

Vantagens e desvantagens da loja virtual

Com cada vez mais consumidores tornando-se adeptos do comércio eletrônico, os empreendedores voltam os seus olhares para esse canal de vendas, que tem muitas vantagens, mas também algumas desvantagens. Vamos conhecer melhor cada uma delas? 

Vantagens 

As lojas virtuais são ótimas opções, tanto para quem está começando a empreender, quanto para quem já vende no mundo físico. E o principal motivo é este: o investimento inicial é muito baixo. 

Existem plataformas de comércio eletrônico que custam menos de R$50 reais por mês – a Nuvemshop, por exemplo – e oferecem um alto grau de personalização e controle sobre como a sua loja virtual vai ser apresentada ao público. 

Além disso, ao contrário das lojas físicas, essa é uma plataforma que fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, sempre que o seu cliente quiser comprar… esta é uma grande revolução no varejo. 

Por conta da economia em alguns aspectos, também é possível oferecer ofertas mais vantajosas, o que pode atrair mais compradores em comparação às lojas físicas. 

Com uma loja virtual, você não precisa mais manter o seu alcance limitado por questões geográficas. É possível vender para todo o Brasil, o que aumenta muito o seu alcance e a sua possibilidade de lucro. 

O resumo das vantagens de uma loja virtual é o seguinte: 

  • Maior comodidade para o cliente;
  • Expansão do mercado consumidor;
  • Preço mais acessível para o cliente;
  • Disponível a todo tempo; 
  • Requer um investimento inicial menor. 

Desvantagens

Uma das principais desvantagens da loja virtual está no fator atendimento. Dentro do comércio eletrônico, é esperado que o cliente faça as suas próprias compras, sem o auxílio que ele teria de um vendedor em uma loja física.

Isso pode ser contornado com algumas ferramentas de atendimento, como o chatbot, por exemplo. Mas, alguns clientes realmente sentem falta dessa proximidade. 

Além disso, uma loja virtual não conta com um fluxo espontâneo de consumidores. Ou seja, as pessoas não vão simplesmente chegar à sua loja se você não investir em marketing e anúncios, ao menos em um primeiro momento. 

Lojas virtuais também podem necessitam de políticas de segurança de dados e medidas de proteção contra ataques hackers e compradores mal-intencionados. 

Por último, mas não menos importante, muitos clientes sentem-se reticentes ao pagar pelo frete e desejariam poder ver o produto em mãos antes de realizar a compra. 

Em resumo, as desvantagens de uma loja virtual são: 

  • Menos proximidade com o cliente;
  • Necessidade de pagar pelo frete para receber a encomenda; 
  • São necessárias medidas de segurança contra ataques hackers; 
  • Anúncios são necessários para realização de vendas, ao menos no início. 

O cenário do mercado hoje

Para você entender a relação, antes, temos que explicar como está o cenário atual do mercado no geral. Começando pelo comércio físico… 

As vendas no varejo físico estão vivendo um momento delicado. Desde sempre, as lojas físicas estiveram limitadas ao espaço geográfico no qual estão localizadas. Dessa maneira, elas podem atender de maneira simples e ágil aquelas que pessoas que estão por perto. 

Se você tem uma loja física em um ponto bem movimentado, perfeito! Se não, a coisa fica um pouco mais complicada. 

Há alguns anos atrás, quando o comércio eletrônico ainda não era tão difundido, as pessoas não tinham outra opção senão dirigir-se às lojas físicas para comprar os produtos que estavam precisando. Hoje, no entanto, a história é um pouco diferente… 

Aqui vai um dado interessante: em 2020, o mercado de Ecommerce ganhou 20,2 milhões de novos consumidores. Isso mesmo, mais de 20 milhões de pessoas fizeram uma compra em lojas virtuais pela primeira vez, de acordo com dados da Neotrust

E essa tendência não dá sinais de retração. Ainda de acordo com a Neotrust, nos primeiros três meses de 2021 foram feitas 78,5 milhões de compras online

Veja bem, não estamos dizendo que o comércio eletrônico vai substituir as lojas físicas. No entanto, esses números mostram que lojas virtuais não podem mais ser ignoradas por empreendedores que desejam crescer em seus respectivos mercados. 

As vendas online representam 11,6% de todo o mercado de varejo brasileiro, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Muitas pessoas estão deixando de ir até as lojas físicas, justamente porque podem comprar os mesmos produtos em uma loja por meio da internet. 

E em apenas poucos cliques e em poucos os dias o produto já está em mãos. 

Mas, afinal, o que fazer? Será que o certo seria todas as lojas físicas fecharem e se tornarem lojas virtuais? Ou toda loja virtual continuar concentrada na internet, sem nem ao mesmo pensar em abrir uma loja física? 

Na nossa visão, toda empresa precisa de uma presença digital. Isso é um fato no mundo de hoje. Porém, a presença física também não pode ser totalmente descartada, já que os clientes gostam de ter contato pessoal e humano com as empresas.

Então, qual a alternativa dentro desse cenário? A multicanalidade. Se você quer saber do que se trata esse conceito, vamos para o próximo tópico… 

Como a multicanalidade pode ajudar uma loja física ou virtual? 

Se você tem uma loja física, é importante ter em mente este fato: os tempos mudaram. Não é mais viável esperar que os clientes simplesmente passem na frente de sua loja e resolvam comprar. O mercado não é mais o mesmo… 

É preciso que você comece a construir sua presença digital, seja por meio de um Ecommerce próprio, canais de marketplace ou vendas por meio das redes sociais. Afinal de contas, quando o assunto é o crescimento da sua empresa, o céu é o limite.  

Mas atenção: isso não quer dizer que você deva abandonar a sua loja física! 

A ideia de ter a presença digital aliada a loja física é ampliar os canais de venda com a Internet. Você vai usar o online para somar nos resultados da empresa e até mesmo potencializar a Loja Física.

Se você tem interesse em abrir uma loja virtual, nós indicamos a Nuvemshop, que é a plataforma líder na América Latina – e você ainda pode fazer um teste gratuito por 30 dias.

Caso você já seja um lojista virtual, também temos uma dica: fique de olho no conceito de omnichannel. O cliente de hoje quer facilidade e diferentes tipos de opções para comprar. O seu cliente quer ter também a possibilidade de retirar rapidamente em um ponto físico o produto que ele achou em sua loja virtual. 

🔄 Entre nossos alunos, temos muitos casos de sucesso de empreendedores que juntaram as suas operações físicas e virtuais, faturando alto. Para conhecer uma dessas histórias, leia: Ela digitalizou a loja física e passou a ter 70% das vendas no online.

Então, se você é lojista virtual, não descarte a possibilidade de ter uma loja física ou um ponto de retirada. Mas como fazer a digitalização do seu negócio em pouco tempo? Para descobrir essa resposta, preste atenção no próximo tópico… 

Como integrar a loja física com a loja virtual?

Agora que você sabe que não é preciso escolher entre uma loja física ou virtual, que tal falarmos um pouco sobre como integrar essas duas faces de um mesmo negócio? A seguir compartilhamos algumas das principais recomendações relacionadas a esse processo, veja só: 

Escolha os canais de venda adequados

Vender na internet não precisa se limitar apenas a plataforma de Ecommerce própria. Você também pode utilizar as plataformas de marketplaces, por exemplo, a fim de validar produtos e criar uma base de clientes. 

Se esse caminho te interessa, saiba que temos um artigo especial sobre o assunto: Top 30 Maiores Marketplaces do Brasil. 

Escolher os canais de venda certo depende de conhecer bem a sua persona e ter um bom planejamento de marca. Vale lembrar que você pode optar por mais de um canal ao mesmo tempo, apenas certifique-se de que seus esforços estão sendo igualmente divididos até que você descubra qual é o canal mais lucrativo. 

Tenha atenção ao seu mix de produtos

Você certamente já conhece o conceito de mix de produtos. Esse é um termo utilizado para referenciar todos os itens que estão em seu estoque…

Definir o mix de produtos certo para o seu Ecommerce é um passo fundamental, afinal de contas, é ele que vai atrair os clientes e mantê-los fiéis à sua marca. 

Para definir o seu mix de produtos, é importante fazer um estudo de concorrência e ter foco. Não tente oferecer tanta variedade, ao menos em um primeiro momento. Concentre os seus esforços em trazer produtos de alto giro, boa qualidade e que tenham fornecedores confiáveis

Faça um bom controle de estoque

Sem um controle de estoque eficiente, é difícil fazer uma loja prosperar. Essa é uma verdade para lojas físicas, mas torna-se ainda mais importante no comércio eletrônico. Para controlar o seu estoque eficientemente leve em consideração a sazonalidade dos itens, o volume de vendas que ele representa para sua empresa e se os seus fornecedores são de confiança. 

Conheça alguns dos principais tipos de estoque neste artigo: Tipos de estoque: quais são, para que servem e qual o melhor? 

Foque em um nicho de mercado 

Um dos principais erros de quem está começando a vender na internet é tentar atingir a maior quantidade de pessoas possível. A verdade é que, para prosperar no comércio eletrônico, você precisa de um nicho de mercado, ou seja, um público específico que tem tudo a ver com a sua marca e o seu produto. 

Isso permite que você possa focar seus esforços em estratégias de marketing mais eficientes e que têm mais chances de se converter.

Atente-se aos detalhes logísticos

Poucas pessoas sabem de todos os detalhes que levam um produto do estoque de uma empresa até a casa do consumidor. Pode acreditar… são muitos. Desde a separação do pedido, passando pela coleta da transportadora, até a entrega da encomenda: é preciso ter um processo muito bem estruturado para evitar atrasos. 

Lembre-se: a reputação da sua loja depende de realizar uma entrega satisfatória. 

Também vale a pena lembrar que, caso o cliente desista do produto – de acordo com a Lei do Ecommerce, ele tem até 7 dias para devolver a mercadoria – é preciso ter processos de logística reversa para receber o produto de volta. 

Se você quiser aprofundar os seus conhecimentos neste quesito, assista a este vídeo em nosso canal do YouTube: 

Qual a melhor opção: loja física ou virtual? 

Para escolher entre uma loja física ou virtual é preciso que você analise as finanças do seu negócio, a fim de encontrar a alternativa mais viável a curto, médio e longo prazo. Nós destacamos este ponto porque, enquanto uma loja física pode ser uma boa adição à marca, ela é consideravelmente mais custosa que uma loja virtual.

Se você já tem um comércio físico, construir a sua loja para o virtual é um movimento que, mais cedo ou mais tarde, será inevitável. Lembre-se, você não precisa renunciar a um modelo de negócio físico para abrir um virtual, as duas lojas podem trabalhar muito bem em conjunto! 

Por outro lado, se você está começando do zero e tem pouco dinheiro para investir logo de cara, recomendamos que você opte primeiro pela loja virtual, uma vez que o capital necessário é menor e o seu gerenciamento é menos burocrático. 

No final das contas, tanto a loja física quanto a virtual apresentam vantagens e podem ser fruto de muitos lucros para o empreendedor! 

Tire o seu Ecommerce do papel em 6 passos! 

Tirar um Ecommerce do papel é uma tarefa e tanto! São muitas as variáveis que separam a  teoria da prática e, por isso, muitos empreendedores desanimam na hora de colocar a mão na massa. 

Ao longo de nossos muitos anos de experiência, o Ecommerce na Prática já ajudou milhares de pessoas a começarem a sua jornada empreendedora por meio de um método eficaz e comprovado.

Esse método está resumido no checklist Ecommerce do Zero, um guia com 6 passos para ajudar você a criar um Ecommerce, mesmo sem experiência no assunto. Para baixar gratuitamente, basta clicar no botão abaixo: