Atualizado em 25/01/2023 por Ana Clara Magalhães
Se você tem interesse em vender online sem precisar manter um estoque físico, certamente já ouviu falar em dropshipping. E mais do que isso: ao pesquisar sobre o assunto, também encontrou o Nuvemshop Dropshipping. Pois é… Não foi à toa que você chegou neste artigo. Acompanhe os próximos tópicos pois nós vamos te ensinar tudo sobre o como fazer dropshipping com a Nuvemshop!
Segundo pesquisa realizada pelo Ecommerce Platforms, site que compara plataformas de loja virtual, 27% dos varejistas online já adotaram o dropshipping. Um percentual bem expressivo, não é verdade?
É inegável que essas empresas aproveitaram fortemente todas as facilidades de não precisar lidar com gerenciamento de estoque no dia a dia. E você, que quer investir no dropshipping, deve estar se perguntando neste momento: o que devo fazer para seguir o mesmo caminho?
Pois bem, nós podemos afirmar que existem alguns passos básicos para você ter sucesso no Ecommerce vendendo a partir do dropshipping. O primeiro deles é contar com uma boa plataforma para isso…
Sendo assim, ao longo deste artigo, você vai saber mais sobre dropshipping como um todo, além, claro, de como atuar no Ecommerce por meio do Nuvemshop Dropshipping, uma das melhores opções disponíveis hoje no mercado.
Ah, para te dar uma ajudinha extra nesse processo de configurar o Nuvemshop Dropshipping, assista ao vídeo abaixo. Nele, o Fábio Ludke, consultor de Ecommerce, mostra como fazer dropshipping na Nuvemshop:
Índice:
O que é dropshipping?
Dropshipping é um modelo de logística que permite que lojistas vendam no ambiente digital sem a necessidade de manter um estoque físico.
Na prática, as mercadorias vendidas na loja virtual são disponibilizadas por um fornecedor, que também fica responsável pelo armazenamento e envio dos pedidos. Assim, a varejista – que vende os produtos na sua loja virtual – é quem faz o contato direto com o consumidor final.
Pronto, isto é o básico que você precisa saber sobre o que é dropshipping. Simples, não é mesmo? Agora vamos entender como esse modelo funciona na prática…
Como funciona o dropshipping?
O dropshipping funciona a partir de três etapas: a compra do cliente feita na loja virtual, o envio do pedido e da ordem de compra por parte do lojista para o fornecedor e, por fim, a entrega do produto.
Ou seja, tanto o armazenamento quanto o envio dos produtos acontecem de forma terceirizada nos negócios que operam utilizando o modelo de dropshipping.
Mas o empreendedor fica responsável pelo o quê? Só divulgação dos produtos? Não!
É claro que os lojistas têm a função de manter o site de vendas sempre atualizado – o que já gera um trabalho e tanto. Mas eles também ficam encarregados pelo gerenciamento de todas as estratégias de vendas e de marketing, além da disponibilização e manutenção dos serviços de pagamento e, claro, também do atendimento ao consumidor.
Neste ponto, vale abrir um parênteses: quando falamos em iniciativas para a loja realmente vender, estamos nos referindo à gestão das redes sociais, geração de tráfego, ações de e-mail marketing e demais iniciativas que forem necessárias para o bom desempenho do negócio no Ecommerce.
O primeiro ponto, inclusive, é a definição de uma plataforma de Ecommerce que possibilite que você atue com o dropshipping. E é aí que entra o dropshipping com a Nuvemshop, tema central deste artigo…
O que você precisa saber sobre dropshipping com a Nuvemshop?
Trabalhar a partir do dropshipping com a Nuvemshop implica, antes de qualquer coisa, saber que a importação de produtos é feita por meio do AliExpress, exclusivamente.
O marketplace chinês abriu suas portas para os sellers brasileiros há pouco tempo, mas há anos é muito conhecido por aqui como um dos principais canais quando o assunto é importação de produtos.
Sendo assim, se o seu foco é fazer dropshipping com a Nuvemshop, fique atento: você precisa ter uma loja criada na plataforma. Depois, deve também ter login e senha do AliExpress e, por fim, ter acesso ao aplicativo Dropi, pois é por lá que você vai gerenciar todos os pedidos da sua loja e também os do Aliexpress.
A configuração do app Dropi na plataforma é bem simples, basta acessar a Loja de Aplicativos da Nuvemshop. A companhia, inclusive, disponibiliza um passo a passo bem completo de como fazê-lo.
💡 Bônus: se você ainda não tem sua loja Nuvemshop, pode começar agora mesmo e garantir o acesso ao plano gratuito ou a QUALQUER OUTRO PLANO com 25% de desconto no primeiro pagamento. Para isso, é só fazer o seu cadastro por meio deste link exclusivo para quem acompanha o Ecommerce na Prática.
Conheça as vantagens e desvantagens do dropshipping Nuvemshop
Chegou o momento de entender os pontos positivos e os possíveis desafios de trabalhar a partir deste modelo de logística no seu negócio. Então, conheça as vantagens e desvantagens do Dropshipping Nuvemshop a seguir:
Vantagens do dropshipping na Nuvemshop
1. Baixo investimento
O dropshipping não é a opção de diversos empreendedores iniciantes à toa. Ele representa uma ótima oportunidade para quem quer ser dono do próprio negócio a partir de um baixo investimento.
Isso porque a gestão de estoque é um dos pontos que mais geram gastos para uma empresa. E como não há a necessidade de armazenamento de produtos com dropshipping, o investimento é consideravelmente mais baixo.
Aproveite para ler: Vendas online para iniciantes: 11 dicas para você começar AGORA
2. Disponibilidade para focar mais em estratégias de marketing e vendas
A partir do momento que o seu negócio funciona por meio de um dropshipping automatizado, você ganha mais tempo para focar em estratégias que realmente podem levar o seu negócio para outro patamar.
Ou seja, você consegue direcionar mais a sua atenção para as áreas de marketing e vendas!
Apesar de muitos empreendedores iniciantes acharem que isso pode ser tarefa fácil, não se engane: entender o que fazer para a sua loja virtual vender mais é algo trabalhoso. E que, querendo ou não, toma bastante tempo e empenho por parte do lojista.
Então, aproveite esse tempo extra para alavancar a sua empresa!
3. Variedade de mercadorias
É comum que fornecedores de dropshipping disponibilizem os mais variados tipos de produtos. Isso inclui, inclusive, os itens de categorias diferentes que fazem parte de um mesmo segmento, como maquiagens e pincéis para aplicação delas, por exemplo.
Assim, já que não há preocupação com estoque, o lojista acaba tendo a oportunidade de vender em meio a tantas opções de produtos. Bem interessante, não é mesmo?
💡 Aproveite para ler também: O que mais vende no dropshipping? Conheça 50 produtos para gerar mais lucro
Desvantagens do dropshipping na Nuvemshop
Talvez o ponto que vamos falar aqui não seja, de fato, uma desvantagem. Mas você deve ter em mente que ainda que existam muitos fornecedores de dropshipping disponíveis no mercado, a plataforma está conectada apenas ao AliExpress.
Isso é um problema? Não necessariamente…
Na verdade, como dito anteriormente, o AliExpress é uma das referências quando o assunto é importação de produtos. Não é à toa que é conhecido no mercado há anos como um dos principais players nesse sentido.
Sendo assim, cabe a você estudar se a possibilidade de trabalhar com a companhia é vantajosa para você ou não na hora de trabalhar com o dropshipping. Querendo ou não, há bastante variedade de produtos por lá, além de todos os outros pontos positivos que mencionamos anteriormente.
Como vender produtos com Dropshipping pela Nuvemshop?
Neste ponto do artigo você já tem uma boa base sobre o assunto, não é verdade? Mas podemos aprofundar um pouco mais… Vamos abordar agora tudo o que você precisa saber sobre como vender produtos com o Dropshipping Nuvemshop.
Confira abaixo:
1. Explique para os clientes como seu serviço funciona
Você, que quer trabalhar com Nuvemshop Dropshipping, precisa ter em mente a necessidade de criar o quanto antes uma página institucional para o seu negócio…
É verdade que muitos clientes entram sites para fazer compras sem nem ao menos buscar informações sobre a empresa ou como os seus serviços funcionam. Contudo, é sua obrigação disponibilizar essas e outras informações relevantes.
Então, informe tudo o que for necessário sobre a sua empresa nesse espaço: desde como funciona o processo de compra e as diretrizes sobre o prazo de entrega até a política de troca e devolução, etc.
O foco é manter o seu consumidor informado, evitando eventuais dores de cabeça por conta da desinformação.
2. Deixe o prazo de entrega visível
O prazo de entrega é um dos pontos decisivos para as pessoas optarem por comprar ou não em uma loja. No caso do dropshipping, que tende a ter um prazo um pouco maior que o habitual, sugerimos que você deixe claro ao seu cliente o tempo em média que vai ser necessário para a realização do envio.
Sendo assim, disponibilize essa informação não só no checkout, mas também na página do produto ou até mesmo na seção institucional do seu site de vendas.
O importante é o seu cliente saber exatamente qual será o prazo para o envio da compra realizada. Assim, ele consegue controlar a própria expectativa de receber o produto o mais rápido possível.
3. Tenha um frete atrativo
Já que o tempo de entrega pode ser mais longo com o dropshipping, vale a pena apostar em estratégias para não perder o cliente que sente que isso pode ser um problema. Uma boa pedida nesse sentido é oferecer opções atraentes de frete.
Você pode disponibilizar frete grátis a partir de determinado valor (como R$ 150 por exemplo) ou aplicar frete fixo, por exemplo. Ambas as ações podem ajudar a atrair mais clientes e, ao mesmo tempo, não perder aqueles que queriam entregas expressas ou ultra rápidas.
Portanto, analise quais alternativas ligadas ao frete fazem mais sentido tanto para os seus consumidores quanto para o seu negócio. É claro que você quer fidelizar cada vez mais clientes, mas isso não pode custar a margem de lucro da sua empresa. Tome essa decisão com consciência, combinado?
4. Disponibilize o código de rastreamento para o cliente
Independentemente do seu negócio ser focado no modelo de logística de dropshipping ou não, o seu cliente vai ter uma expectativa alta para receber o quanto antes o produto comprado. E algo que ajuda a “acalmá-lo” nesse sentido é ter o código de rastreamento.
Assim, o consumidor consegue acompanhar exatamente o caminho em que o pedido está percorrendo. Isso facilita, inclusive, a organização da pessoa para ter alguém no endereço indicado para receber o produto.
Sendo assim, no Nuvemshop Dropshipping, você deve solicitar o código de rastreio do pedido assim que tiver feito o envio do pedido para o fornecedor. Após o recebimento, compartilhe a numeração com o comprador…
Isso é importante, pois os consumidores modernos estão cada vez mais exigentes e isso implica diretamente no processo de entrega do produto.
5. Forneça um atendimento de qualidade
Ter um bom atendimento é algo crucial para todos os negócios, independentemente do nicho de mercado de atuação ou se é com o dropshipping pela Nuvemshop ou não. Mas quando falamos em lojas virtuais que trabalham com este modelo de logística, esse fator ganha ainda mais relevância. Vamos explicar:
Como mencionado anteriormente, o fornecedor é quem fica responsável pelos envios dos pedidos. Então, imagine a hipótese – nada agradável – de um atraso no envio…
O seu cliente vai precisar falar com alguém, certo? E ele não vai ligar para o fornecedor, mas para a sua empresa! Na verdade, ele nem sabe da existência do fornecedor… Por isso, saiba que é você quem vai prestar o atendimento que ele precisa.
Portanto, faça de tudo para evitar reclamações e não pense duas vezes antes de oferecer um atendimento de qualidade. Não são todos os empreendedores que levam isso a sério e, com o tempo, só atraem problemas para suas empresas e consumidores. Faça o oposto deles e priorize um atendimento de primeira!
Faça dropshipping do jeito CERTO [Guia Gratuito]
Ser dono de um negócio que opera por meio de dropshipping automatizado pode ser uma verdadeira mão na roda não só para quem está iniciando nas vendas online, como para quem já tem um Ecommerce lucrativo e quer ampliar o mix de produtos…
Mas, independente da sua razão para buscar por dropshipping, uma coisa que deve entender é que esse modelo logístico deve ser utilizado de forma estratégica. E fazer isso da maneira correta reduz as chances de erro e problemas que podem travar o desempenho da loja virtual.
Para te ajudar nesta jornada do Ecommerce utilizando Dropshipping, nós desenvolvemos um material gratuito e exclusivo a respeito do tema: o “Guia Dropshipping”. Nele, você vai descobrir o que é a estratégia, como ela funciona e quais os pontos mais importantes para empreendedores que desejam aplicar o dropshipping em seus negócios!
Acesse ao Guia Dropshipping agora mesmo de forma gratuita no link abaixo e aproveite.
Perguntas Frequentes
O que é dropshipping?
Dropshipping é um modelo de logística que permite aos empresários venderem online sem a precisarem manter um estoque físico.
Como funciona o dropshipping?
O dropshipping funciona com base em três etapas: a compra do cliente feita na loja virtual, o envio do pedido por parte do lojista para o fornecedor e, por fim, a entrega do produto.
Qual o melhor site para fazer dropshipping?
Existem diversas opções no mercado, como Nuvemshop, Dropi (AliExpress), Marketplaces, Nimble, Printful e outras.
Como montar uma loja dropshipping no Nuvemshop?
Crie uma loja virtual na plataforma; Explique para os clientes como seu serviço funciona; Deixe o prazo de entrega visível para os clientes; Tenha um frete atrativo; Disponibilize o código de rastreamento para o comprador; Forneça um atendimento de qualidade.
É possível ganhar dinheiro com dropshipping?
Sim! Esse é um modelo lucrativo, tanto que 27% dos varejistas online já adotaram o dropshipping, de acordo com pesquisa feita pelo Ecommerce Platforms.
Deixe um comentário