“Quais os nichos que mais vendem na internet?” Essa é uma pergunta que muitos empreendedores fazem antes de dar o primeiro passo. Se essa também é a sua dúvida, saiba que temos uma lista atualizada para te mostrar. Vem ler! 

Montar uma loja virtual é um processo que requer muito planejamento. E, se você está nas fases iniciais do empreendimento, é possível que se pergunte quais os nichos que mais vendem na internet.

Esses nichos, normalmente, oferecem mais chances para empresas que estão começando, já que têm alta demanda do público consumidor. E, como nós não trabalhamos com adivinhações, e sim dados, trouxemos informações atualizadas sobre os segmentos com maior potencial

As informações que você vai ver neste artigo foram retiradas do relatório E-commerce Trends 2023 – produzido pela Octadesk e Opinion Box – e analisadas pela equipe do Ecommerce na Prática. 

Temos certeza de que, depois de ler este guia, você vai entender melhor quais nichos de mercado mais guardam oportunidades para a sua empresa. Temos muito conteúdo a cobrir, por isso, vamos começar. 

O que é um nicho de mercado? 

Um nicho de mercado nada mais é do que um recorte específico de um mercado maior. Essa segmentação existe para que seja mais fácil encontrar clientes qualificados – ou seja, que têm mais propensão a se interessar pelo seu produto ou serviço. 

Ao atuar dentro de um nicho de mercado específico, sua empresa tem uma grande oportunidade de entender a fundo as necessidades e desejos de seus clientes em potencial. Com isso, é possível criar ofertas mais atrativas e com maiores taxas de conversão

Existe uma grande confusão entre nicho e segmento de mercado. Enquanto um segmento representa uma parcela de público com interesses semelhantes, o nicho refere-se a um grupo com demandas bem específicas. 

Ambas as definições são importantes para empreendedores, mas é essencial entender que elas não significam a mesma coisa. 

Aqui vai um exemplo… 

Digamos que você queira abrir uma loja no ramo de moda. Este é um grande mercado, com muitas possibilidades. Dentro dele existem produtos como as roupas infantis, roupas de banho, roupas de academia. Tudo isso sem contar as segmentações de gênero. 

Vamos imaginar que a sua empresa esteja atuando especificamente no mercado de roupas para crianças. 

Devemos pensar: essas roupas atendem crianças recém-nascidas? Crianças em idade escolar? Seu diferencial é o conforto? Preço acessível? Todas essas são questões que ajudam a definir o seu nicho de mercado. 

Ressaltamos que, para encontrar um bom nicho de mercado, você não precisa de uma ideia inovadora ou  “fora da caixa”. O que você precisa é entender as necessidades do seu público e saber como trabalhar os diferenciais da sua empresa nas estratégias de marketing

Além de tudo isso, entender quais nichos que mais vendem na internet também pode ajudar, não é mesmo? Vamos ao próximo tópico…  

Quais os nichos que mais vendem na internet?

Agora que você já sabe o que é um nicho de mercado e para que ele serve, queremos te mostrar alguns dos segmentos mais lucrativos, de acordo com o relatório E-commerce Trends, produzido pela Octadesk e Opinion Box. 

Repare que falaremos sobre segmentos mais abrangentes, mas você pode – e deve! – tomar essas informações para decidir o seu próprio nicho de mercado, considerando as suas afinidades e recursos para estruturar a sua empresa. 

Vamos começar? 

1. Moda e acessórios 

O primeiro lugar dessa lista não é uma novidade para ninguém. Ano após ano o segmento de moda continua se destacando como um dos mais lucrativos do Ecommerce. De acordo com o relatório, 60% dos consumidores entrevistados compraram roupas pela internet de junho a dezembro de 2022. 

E esse é um dado corroborado por outros estudos do mercado, como o NuvemCommerce, que mostra que o segmento de moda e vestuário representa 20,8% de todas as lojas da Nuvemshop, a maior plataforma de Ecommerce da América Latina.

Os mesmos bons resultados para este segmento também foram ilustrados em uma pesquisa da SmartHint. O estudo mostra que o mercado de moda foi o mais buscado do ano passado, e contou com mais de 1 milhão de compras online. O faturamento total no segmento foi de R$ 20 bilhões.

Alguns dos nichos que mais vendem na internet – como roupas femininas, masculinas e infantis – pertencem a este segmento. E, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter um alto orçamento para começar. 

Com R$ 1 mil você consegue colocar a sua loja de roupas no ar e começar a empreender. Nós te damos maiores detalhes neste artigo: Como começar a vender roupas com 1000 reais [4 ETAPAS]

2. Eletrônicos e eletrodomésticos 

O segmento de eletrônicos e eletrodomésticos esteve entre as compras online de 49% e 42% dos clientes, respectivamente. Isso mostra a grande força que as lojas que trabalham com este tipo de produto têm no mercado. 

Vendas neste segmento incluem produtos para a casa, produtos de uso pessoal e mais. Além disso, o ticket médio costuma ser maior para lojas que atuam com esses produtos. Isso quer dizer que a sua loja fatura mais por cliente, o que te dá a oportunidade de criar um fluxo de caixa mais confortável. 

3. Beleza e cosméticos

No total, 41% dos entrevistados fizeram uma compra no segmento de beleza e cosméticos de junho a dezembro de 2022. 

Estes produtos têm um alto valor agregado e também contam com uma alta demanda, já que precisam ser repostos com certa frequência. Dentro deste segmento existem oportunidades para empresas que desejam se diferenciar pelo preço, pela qualidade e até mesmo pela inovação. 

Levantamento da SmartHint mostrou que lojas do ramo de perfumaria e cosméticos acumularam mais de 170 mil pedidos durante 2023, dentre os lojistas analisados. 

Empresas do ramo de beleza e cosméticos têm até mesmo a liberdade para testar outras categorias de loja virtual, vendendo clubes de assinatura, além de produtos avulsos. Dentre os possíveis nichos de mercado para o segmento de beleza e cosméticos estão os produtos veganos, os itens de cuidado para a pele negra, ativos que combatem o envelhecimento precoce e mais. 

Você também pode se interessar por: Fornecedores de cosméticos: saiba como encontrar os melhores

4. Alimentação 

De junho a dezembro de 2022, 40% dos consumidores entrevistados compraram itens do segmento de alimentação, de acordo com o relatório. Este sempre foi um segmento importante para o mercado de varejo brasileiro. 

Plataformas como o iFood, por exemplo, se destacaram muito nos últimos anos ao permitirem a comercialização dos mais variados produtos alimentícios. Dentre os produtos mais vendidos é possível destacar as refeições prontas para o consumo e as congeladas, além de doces, salgados para festa e mais. 

Alguns dos nichos que podem ser explorados neste segmento são os de alimentação saudável, vegana ou vegetariana, para diabéticos e mais. Vender em plataformas como o iFood, no entanto, tem as suas próprias particularidades. Nós falamos mais sobre isso neste artigo: Como vender mais no iFood: aumente o seu número de pedidos

5. Saúde e bem-estar 

A busca por uma vida mais saudável têm sido objetivos cada vez mais comuns para o consumidor brasileiro. E, é claro, empresas de Ecommerce já perceberam isso. 

De acordo com o relatório da Octadesk, o segmento de medicamentos esteve entre as compras de 35% dos consumidores. Enquanto isso, artigos de higiene estavam presentes em 26% das compras online. 

Este é um segmento que tem muito potencial para empresas. Nele, é importante entender o papel da produção de conteúdo para a venda, já que seus nichos rendem tópicos muito ricos para redes sociais, blogs e mais. 

Apenas lembre-se de que a saúde é um assunto delicado, que não pode ser tratado de forma irresponsável. Se a sua empresa estiver dentro deste segmento, não dispense a orientação de profissionais capacitados em todas as fases do negócio. 

6. Cursos, capacitações e consultorias 

E não é só de produtos que vive o varejo brasileiro. A venda de itens como cursos e consultorias também representa uma boa parte do mercado: 34% dos entrevistados fizeram uma compra neste segmento

Esta é uma grande oportunidade para empresas que desejam trabalhar com infoprodutos, como treinamentos online, cursos à distância e mais. Nesse quesito, também precisamos lembrar que cada vez mais empreendedores buscam uma consultoria em Ecommerce, a fim de entender os passos que levam uma loja virtual ao sucesso. 

Um contexto como esse dá oportunidade de crescimento para novos profissionais, como os consultores de Ecommerce e varejo. Se você quiser saber mais sobre como funciona a rotina de um profissional do tipo, leia: Consultoria empresarial para Ecommerce: o que é e como funciona [GUIA]

7. Esporte e lazer 

Ainda seguindo a linha da preocupação com a saúde, itens de esporte e lazer fazem parte dos nichos que mais vendem na internet. No total, 25% dos entrevistados fizeram uma compra neste segmento de junho a dezembro de 2022

Alguns dos itens que podem ser vendidos por empresas dessa categoria são chuteiras, artigos para natação, tênis de corrida, roupas fitness, acessórios para a prática de esportes, ferramentas e mais. 

Leia também: Como vender roupas pela internet: 11 dicas para se dar bem nesse negócio.

8. Decoração 

Deixar a sua casa mais confortável e aconchegante realmente se tornou uma prioridade para algumas pessoas. Com o fortalecimento do home-office, essa tendência se consolidou e, hoje, pode ser vista também nos comportamentos de compra dos consumidores. 

O relatório da Octadesk mostra que 21% dos consumidores compraram itens de decoração de junho a dezembro de 2022. Dentre os nichos que mais vendem na internet dentro deste segmento, podemos destacar os quadros decorativos, tapetes, almofadas, mantas, capas e demais itens de conforto para a casa. 

Outro levantamento, este feito pela SmatHint, mostrou que as lojas virtuais do segmento de decoração acumularam mais de 56 milhões de visitas durante 2022. Números impressionantes, não concorda? 

9. Artigos para pets 

A grande maioria das pessoas, hoje, tem ou quer ter um animal de estimação. A categoria figura entre os nichos que mais vendem na internet porque seus consumidores são verdadeiramente apaixonados, dispostos a gastar um pouco mais para garantir o conforto de seus bichinhos. 

Brinquedos, acessórios para passeio, camas personalizadas, roupas e até mesmo rações de qualidade superior podem ser encontrados em lojas na internet – os famosos pet shop online

De acordo com o E-commerce Trends, 19% dos consumidores compraram nesta categoria de junho a dezembro de 2022. 

10. Artigos infantis 

Os artigos infantis também fazem parte dos nichos que mais vendem na internet. Sejam roupas, brinquedos ou itens de conforto e alimentação… a grande verdade é que este segmento guarda muitas oportunidades para empreendedores que sabem como aproveitá-las. 

O relatório da Octadesk mostrou que 14% de todos os entrevistados fizeram uma compra dentro deste segmento de junho a dezembro de 2022. 

Por que definir um nicho de mercado? 

Ao definir um nicho de mercado, a sua empresa tem mais chances de cativar o público e aumentar o número de vendas logo de cara.

É comum que empreendedores – sobretudo os que ainda não têm muita experiência com Ecommerce – pensem que quanto mais abrangente e generalista for a sua loja, melhor. Afinal, quanto maior o seu público, maiores as chances de vender, certo? Errado. 

Quando a sua empresa não foca em um mercado específico e tenta atingir o máximo de pessoas ao mesmo tempo, o que acontece é que sua comunicação perde o poder, fica sem identidade… 

Por outro lado, quando a sua empresa sabe exatamente com quem está falando, é mais fácil usar uma linguagem mais impactante, focada na conversão. 

Esperamos que com este guia dos nichos que mais vendem na internet você esteja mais perto de encontrar o seu espaço no mercado e aproveitá-lo ao máximo. 

Se você quer dar o próximo passo para tirar sua empresa do papel, que tal participar da nossa palestra gratuita? O webinário Ecommerce do Zero vai te ensinar todos os passos para criar, validar e alavancar sua loja online. 

É online e de graça!

Para se inscrever, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é um nicho de mercado?

Um nicho de mercado nada mais é do que um recorte específico de um mercado maior. Essa segmentação existe para que seja mais fácil encontrar clientes qualificados – ou seja, que têm mais propensão a se interessar pelo seu produto ou serviço

Quais os nichos que mais vendem?

De acordo com dados do mercado, alguns dos nichos que mais vendem são o de moda, eletrônicos, beleza, alimentação, saúde, cursos, esportes, decoração, artigos para pets e para crianças. Para entender melhor, leia nosso artigo completo.

Quais nichos estão em alta?

Nichos saem e entram em tendência com grande frequência. Contudo, para criar um Ecommerce duradouro você pode apostar em segmentos mais estáveis, como o de moda, beleza, saúde, decoração ou pet shop, por exemplo.