Quer lucrar com o segmento de delivery? Ter boas ideias de comidas para vender é essencial para destacar a sua empresa e alcançar mais clientes. Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas. Vem ler! 

Seja por conta da correria da rotina, ou por preferirem uma comida diferente da feita em casa, a verdade é que o delivery é um segmento que cresce sensivelmente ano a ano. Para muitas pessoas, pedir comida por meio de aplicativos é um hábito diário.

Segundo dados da pesquisa Consumo Online no Brasil, realizada pela agência Edelman e promovida pela empresa PayPal, 66,1% dos brasileiros afirmam que pedir comida fez parte da sua rotina em 2021. Em anos anteriores, esse número era de 40,5%. 

Não à toa, esse foi um dos segmentos de mercado mais lucrativos para empreendedores nos últimos anos. 

Se você também quer aproveitar esse grande momento, leia este artigo. Ao longo dos próximos tópicos, vamos compartilhar ideias de comidas para vender, além de diversas dicas importantes para ter sucesso nesse ramo. 

Vamos lá! 

O segmento de delivery de alimentos ainda é lucrativo?

Sim, o segmento de delivery é muito lucrativo para empreendedores que desejam vender comida na internet. Para você ter uma ideia, o Brasil, sozinho, é responsável por 50% de toda a movimentação de delivery alimentício na América Latina, de acordo com dados publicados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). 

Um estudo da Mobilis mostrou que, durante 2020, o mercado de delivery de alimentos cresceu 187%, com um ticket médio de R$ 100. 

Já em 2021, a  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mostrou que as vendas por plataformas de delivery movimentaram 20% de todas as transações no setor. Isso inclui também os estabelecimentos físicos. No total, a quantia arrecadada foi de  R$35 bilhões

Por tudo isso, é fácil de dizer que o Brasil ganhou uma outra paixão nacional: o delivery de alimentos. 

Mas para ser bem-sucedido nesse segmento de mercado tão aquecido é essencial que você tenha estratégias eficientes. E tudo começa com as ideias de comidas para vender…

10 ideias de comidas para vender e ter lucro 

Quando o assunto é pedir comida via aplicativos de delivery, estamos falando de um mercado amplo, que inclui desde sobremesas e itens de consumo rápido, até refeições elaboradas e com toque autoral. 

O primeiro passo para decidir qual será o produto escolhido, dentre todas as ideias de comidas para vender, é conhecer bem o seu nicho de mercado, ter bons fornecedores e prezar pela qualidade das suas entregas. 

A seguir, você vai conhecer algumas das melhores ideias de comidas para vender em aplicativos de delivery. Veja agora!

1. Quentinhas saudáveis 

As quentinhas são – com perdão do trocadilho – um prato cheio para quem quer lucrar com a venda de comidas na internet. Isso porque esse produto é, de longe, um dos mais procurados nas plataformas de delivery

Vender quentinhas é uma opção lucrativa principalmente para empresas alocadas em áreas residenciais, ou que têm fácil acesso a bairros de escritórios. 

E, dentro desse ramo, as quentinhas saudáveis se destacam como uma opção interessante. Sejam congeladas ou prontas para o consumo, as quentinhas voltadas para um público mais preocupado com a saúde precisa ter ingredientes de alta qualidade e bom valor nutricional. 

Em alguns casos, você pode até mesmo oferecer opções de quentinhas com valor calórico reduzido, para pessoas que querem emagrecer. 

Alguma das informações importantes para venda de quentinhas saudáveis são as seguintes: 

  • Valor calórico da refeição;
  • Data da produção, no caso das quentinhas congeladas; 
  • Instruções para o preparo, se houver a necessidade.

2. Pães e artigos de panificação

Cada vez mais pessoas buscam exclusividade na hora de pedir comidas por meio de aplicativos. E uma forma de fornecer isso é vendendo itens de panificação, como pães e bolos. 

Essa é uma grande oportunidade para criar receitas próprias, que se diferenciam do que um cliente pode encontrar em padarias tradicionais. Se preciso, comece vendendo para amigos e familiares… a melhor divulgação de produto acontece na indicação pessoal. 

3. Salgadinhos 

Seja para comemorações, reuniões com amigos ou só porque deu vontade, os salgadinhos também são alimentos com alta procura.

Nesse segmento incluímos produtos como coxinhas, kibes, bolinhas de queijo e demais variações do amado quitute. Os salgadinhos podem ser fritos ou, para os que optam por opções mais saudáveis, assados.

Esse também é um produto que permite a venda congelada, o que facilita a logística de entrega e controle de estoque. Você pode até mesmo praticar preços diferentes para clientes que optam pelos salgadinhos prontos para o consumo, ou aqueles que desejam cuidar dessa última parte.

Tenha atenção à proporção da massa e recheio, afinal, salgadinhos muito “massudos” não costumam cair no gosto dos consumidores. 

4. Brownies, cookies e artigos de confeitaria 

Os artigos de confeitaria, como brownies, cookies e os famosos bolos de pote, são produtos com alta procura entre usuários de aplicativos delivery.  Por isso, essas são ideias de comidas para vender muito lucrativas. 

Artigos como os brownies podem ser vendidos aos pedaços ou inteiros, dependendo da necessidade do cliente. Existe até mesmo um mercado inteiro interessado em comprar as bordas do brownie, você sabia? 

Os alimentos de confeitaria precisam de um cuidado extra com as medidas, afinal, qualquer mínimo desvio da receita pode prejudicar o resultado final. Sendo assim, invista em balanças e instrumentos de precisão, caso decida vender itens do tipo. 

5. Panquecas 

As panquecas podem ser vendidas em suas versões doce ou salgada, congeladas ou prontas para o consumo. Além disso, elas também permitem uma grande variedade de recheios e apresentações. 

Se você escolher as versões salgadas, procure combinar a venda dos itens com saladas e acompanhamentos, criando uma refeição diferente e que chame a atenção do consumidor. Se, por outro lado, a sua preferência for pela venda das panquecas doces, crie uma experiência combinando o item a sabores famosos da confeitaria. 

6. Brigadeiros 

Os brigadeiros são um verdadeiro patrimônio nacional. Presentes em quase todas as comemorações brasileiras, o pequeno doce também é uma excelente ideia de comida para vender em aplicativos de delivery.

Hoje em dia, a paixão pelos brigadeiros vai muito além do sabor tradicional de chocolate. Você pode brincar com as combinações da confeitaria e criar sabores diferentes do esperado. Existe um grande mercado para brigadeiros gourmet.

Apenas certifique-se de que você dominou a receita tradicional, mais conhecida, antes de se aventurar pelos sabores mais complexos.

Esses são produtos que vendem o ano todo, mas têm uma demanda maior em datas comemorativas como Dia dos Namorados, Páscoa e etc. Tenha essas datas bem mapeadas em seu calendário comercial.

7. Sacolé 

No Brasil, faz calor durante a maior parte do ano. E, para empreendedores do ramo alimentício, essa é uma oportunidade para vender produtos gelados e refrescantes, como o sacolé. 

Esse é um produto que muda de nome de acordo com a região do país, mas sua essência é sempre a mesma: um creme congelado, vendido em um saquinho cilíndrico. 

Os sabores podem variar desde os mais simples, que contêm frutas, até os mais elaborados, contendo ingredientes premium. Quem sabe a sua clientela também não pode se interessar também pelos sacolés alcoólicos? A sua criatividade é o limite - mas as vendas são para maiores de 18 anos, lembre-se disso!

A receita base para o sacolé é simples, contendo leite condensado, leite e derivados. Isso torna essa uma das ideias de comida para vender mais simples e econômicas. Apenas tenha atenção ao armazenamento e entrega, já que o produto precisa chegar congelado até o cliente

8. Bolo de pote 

O bolo de pote é uma daquelas febres gastronômicas que mudam todo um mercado. E, ainda que a montagem seja diferente, a receita é quase a mesma que a de outros bolos e produtos de confeitaria. 

Isso quer dizer que você pode aproveitar a tendência, sem precisar investir muito tempo aprendendo ou aperfeiçoando uma nova receita. A ideia é usar um pote de plástico para criar camadas de bolo e recheio. 

Você pode criar experiências com sabores diferentes e chamativos. Vale lembrar que esse é um produto mais relacionado à compra por impulso, por isso, capriche na apresentação. 

Leia também: O que é a Psicologia do Consumidor

9. Papinhas para bebês 

As papinhas para bebês fazem parte de um grupo de ideias de comida para vender que ainda não foram muito exploradas. 

O tipo de cliente que busca um produto como este procura por praticidade e qualidade, por isso, certifique-se de que você pode oferecer esses benefícios antes de escolher atuar nesse nicho de mercado. 

Também tenha cuidado com as restrições alimentares dos bebês, usando apenas ingredientes liberados para o consumo e que, claro, tenham alta qualidade. Uma boa alternativa é buscar a orientação de pediatras e profissionais da saúde, a fim de criar um produto ainda mais exclusivo e completo. 

10. Geleias 

As geleias caseiras são uma alternativa incrível para pessoas que desejam consumir comidas mais saudáveis, diminuindo a ingestão de conservantes que existem nos produtos industrializados. 

Esses são ótimos acompanhamentos para o café da manhã ou o lanche da tarde. Use isso na apresentação dos seus produtos, como por exemplo nas fotos de sua loja. Temos certeza que uma apresentação interessante faz toda a diferença nas vendas. 

5 tendências do mercado de delivery 

Assim como todo mercado, o segmento de delivery de comidas está sujeito às mudanças trazidas por influências externas e internas. Em poucos meses, podem acontecer alterações no perfil de consumidor, tipos de produtos mais procurados e até mesmo no processo como as comidas são feitas e entregues. 

Para ter um negócio de sucesso é preciso, antes de tudo, ser adaptável. 

É por isso que, a seguir, listamos algumas das principais tendências do mercado de delivery. Dessa forma você, que está procurando por ideias de comidas para vender, pode se preparar para entrar neste mercado com o pé direito. 

Sustentabilidade 

A sustentabilidade é um assunto em alta no mundo dos negócios como um todo. Nós vemos isso em mercados como a moda – com o slow fashion, por exemplo – e o segmento de produtos usados como um todo.

Uma pesquisa feita pela agência Union + Webster e divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) mostrou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Além disso, 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar um pouco mais por isso.

A grande sacada é que, no segmento de delivery de comida, essa também é uma tendência clara.

Cada vez mais pessoas se preocupam com a procedência das comidas que consomem, com o impacto da empresa em seu contexto social e como as suas operações contribuem para a preservação ambiental. 

Não à toa, grandes plataformas do ramo, como o próprio iFood, implementaram iniciativas de logística sustentável, diminuindo a emissão de carbono. Interessante, não concorda?

Mas como tudo isso se aplica ao seu negócio? Bom, para começar, é possível usar embalagens mais sustentáveis, que gerem menos desperdício de plásticos. 

Em resumo, dê preferência para materiais recicláveis, como o papel. Embalagens reaproveitáveis também são boas opções. Além disso, busque fazer entregas por meios de baixo impacto ambiental, como a bicicleta. 

Na preparação da comida, opte por ingredientes orgânicos e fornecedores confiáveis. 

Vegetarianismo e veganismo 

O vegetarianismo e o veganismo são tendências de sustentabilidade que impactam diretamente os negócios do ramo alimentício. Um levantamento da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), feito em todas as regiões brasileiras, mostrou que 46% das pessoas optaram por diminuir o seu consumo de carne voluntariamente

Nesse contexto, existe um grande espaço para empresas que atuam com ingredientes sem procedência animal ou que usam esses recursos apenas em partes. Dietas ovolactovegetarianas, por exemplo, permitem o consumo de ovos e laticínios, ainda que restrinjam pratos com carne. 

Esse ainda é um mercado muito carente de opções realmente interessantes e apetitosas, já que a maioria das empresas foca nas refeições com carne. 

Delivery rápido 

A entrega é, provavelmente, a parte mais importante dos serviços de delivery de comida. Tanto é que o conceito está até no nome – delivery, em tradução livre para o português, significa entrega. 

O prato precisa chegar aos clientes nas condições ideais para o consumo e, de preferência, no menor tempo possível. É isso que os consumidores esperam quando usam plataformas de entrega de comida. 

Por isso, usar serviços terceirizados, como os que são oferecidos por plataformas como o iFood e o Rappi, por exemplo, podem ser boas alternativas. 

Dark kitchens 

O conceito de dark kitchen diz respeito aos estabelecimentos de comida que não têm uma loja física, preparada para receber clientes. Essas são empresas que funcionam exclusivamente por meio do delivery. 

Esse é um dos modelos que mais cresce no mercado, já que demanda um investimento inicial muito menor do que o necessário para abrir um restaurante completo. 

Pagamento online 

As formas de pagamento online se tornaram muito mais comuns para empresas do segmento alimentício nos últimos anos. Hoje, existem muitas alternativas de pagamento que facilitam a vida de clientes e empreendedores. Algumas delas são o PIX, o cartão de débito e crédito digital, transferência e mais. 

Vale lembrar que, quando falamos do delivery, estamos falando de compras que acontecem no mobile e, por isso, os meios de pagamento online só têm a crescer daqui para frente. 

Isso dá mais agilidade durante a entrega – já que o entregador não terá que esperar pelo pagamento – e segurança para o cliente. 

O que eu preciso saber para ter um delivery de sucesso? 

Agora que você já viu algumas ideias de comida para vender e conheceu tendências desse mercado, queremos fechar o artigo com algumas dicas práticas. 

Nosso intuito é te ajudar a destacar a sua empresa nesse competitivo mercado e lucrar com a venda de comidas. Temos certeza que, independentemente do nicho escolhido, esses ensinamentos vão ser muito úteis… 

1. Use ingredientes frescos e de qualidade 

A comida é um elemento essencial para a rotina da maioria das pessoas. E, por isso, os consumidores são cautelosos na hora de escolher um restaurante ou prato. Basta um pedido aquém das expectativas para que você perca um cliente fiel… 

Sendo assim, priorize o uso de ingredientes frescos e de qualidade. Esse cuidado faz toda a diferença na retenção de clientes e no seu marketing dentro e fora dos ambientes digitais. 

2. Faça fotos interessantes 

Dizer que uma refeição começa pelos olhos pode até parecer um grande clichê, mas empreendedores de sucesso no ramo alimentício sabem que essa é uma verdade. 

Sendo assim, invista tempo para criar fotos apetitosas e interessantes de seus produtos. Lembre-se que, além da descrição, este é o único recurso que o seu cliente tem para tomar a decisão de compra

3. Capriche nas embalagens 

As embalagens do seu Ecommerce de alimentos devem traduzir a identidade da sua empresa e contribuir para a experiência do cliente

Ela deve deixar claro, por exemplo, as iniciativas sustentáveis que o seu negócio tem aplicado. Também pode ser uma ideia enviar mimos e brindes

Mas, o mais importante de tudo, é que a comida seja protegida durante o trajeto e chegue intacta à mesa do consumidor. 

4. Crie promoções  

Assim como todo negócio, o seu Ecommerce de comida também precisa de estratégias de venda para ser bem-sucedido. 

Promoções, por exemplo, são boas maneiras de colocar isso em prática. Elas podem ser concretizadas por meio de cupons de desconto ou preços sazonais, obedecendo aos movimentos do seu mercado.  

5. Escolha bem seus canais de venda

Depois de ter boas ideias de comidas para vender, o segundo ponto mais importante é escolher os seus canais de venda. Afinal de contas, é preciso estar onde seus clientes estão… 

Muitas empresas desse ramo – principalmente aquelas que já têm uma operação física –  optam por vender no WhatsApp. Mas, se você ainda não conta com uma clientela fiel, é importante colocar a sua empresa à vista em plataformas com alto tráfego, como o iFood. 

De acordo com dados publicados pela FGV, o iFood é responsável por 83% da movimentação desse mercado. Em outras palavras, essa é uma plataforma que monopoliza o segmento de delivery de alimentos.

Por isso, esse é um canal de vendas obrigatório para todas as empresas que querem atuar no ramo. 

Foi por isso que nós criamos o treinamento exclusivo sobre como vender no iFood. As aulas são ministradas por João Barcelos, especialista e embaixador oficial do Ifood. Ele já faturou mais de R$ 1 milhão na plataforma, sem ter uma loja física sequer. 

No curso, você vai aprender: 

  • Como escolher um nicho de mercado;
  • Como identificar nomes e elementos de identidade visual que chamam a atenção; 
  • Como configurar sua loja no iFood;
  • Como estruturar os processos logísticos da sua loja; 
  • Quais estratégias de venda usadas por restaurantes campeões de vendas; 
  • E mais!

Não importa se você está começando do zero, já tem um restaurante ou quer trabalhar na cozinha da sua casa. No treinamento, você vai aprender a montar sua loja no iFood do zero e lucrar R$ 15 mil por mês. 

O treinamento Como Vender no iFood é exclusivo para assinantes do Ecommerce na Prática. Para saber mais sobre, clique aqui

Perguntas Frequentes

Qual o tipo de comida que mais vende?

Isso vai depender da sua região de atuação. Mas, no geral, refeições prontas – como quentinhas – e lanches são os produtos mais procurados dos aplicativos de entrega de comida.

O que vender de comida para dar lucro?

Alguns dos produtos que você pode vender para ter lucro são quentinhas, artigos de panificação, salgadinhos, itens de confeitaria, panquecas, brigadeiros, sacolés e até papinhas para bebês.

O que fazer de comida para vender rápido?

Produtos como quentinhas e sobremesas costumam ter alta procura e vendem rápido nos aplicativos de delivery. Ainda assim, é importante conhecer o seu público para entender quais as demandas mais latentes.