Todo consumidor gosta de economizar, não é verdade? Por isso, saber como fazer uma promoção é muito importante para que os lojistas aumentem os lucros de seus negócios. Quer saber como fazer uma promoção de sucesso? Este artigo vai te ajudar! 

Seja em períodos de menor procura de produtos ou em datas badaladas, como Natal, Dia dos Namorados e Black Friday, as lojas faturam alto em cima do volume de vendas gerados a partir de ofertas. 

Mas como fazer a promoção certa para atrair novas pessoas e aumentar a conversão do seu negócio? Quais são as melhores práticas para um Ecommerce? É sobre isso que vamos falar neste artigo!

Confira a seguir 10 dicas que vão te ajudar a organizar as melhores promoções para você e seus clientes.

No vídeo abaixo, a Babi Tonhela, especialista e consultora de Ecommerce, explica como criar promoções da forma certa. Assista:

O que é promoção?

Promoção nada mais é do que usar um conjunto de ações e estratégias para potencializar as vendas de um serviço ou produto

Esse é um dos pilares mais importantes do marketing para empresas. Ainda que exista muita pesquisa por trás das medidas tomadas durante uma promoção de vendas, o seu objetivo é relativamente simples: fazer com que os clientes completem uma compra.

Outra característica importante das promoções de vendas é a seguinte: elas ocorrem por tempo limitado. Isso acontece porque o gatilho mental da urgência e da escassez costumam funcionar muito bem para a compra. 

Por que saber como fazer uma promoção é importante?

As promoções são iniciativas cruciais para aumentar o volume de vendas dos negócios, desde que sejam feitas da maneira correta e sem gerar prejuízos para o caixa.

Alguns empreendedores ficam em dúvida se vale a pena ou não investir em ações promocionais, mas nós afirmamos que sim. Isso porque as promoções são essenciais para atrair novos e antigos clientes… 

É claro que elas não podem ser feitas de qualquer maneira. É preciso ter um planejamento mínimo e um domínio sobre os gastos do seu negócio. Mas fique tranquilo que vamos falar sobre isso mais adiante neste artigo…

Por ora, só queremos que você tenha em mente que as promoções podem ser feitas em diversas situações, desde lançamento de um produto até quando há um acúmulo de mercadorias no estoque. 

Um cenário bem animador, não é verdade?

Tipos de promoção

Como você já deve imaginar, não existe apenas um tipo de promoção. Eles variam de acordo com os objetivos da sua empresa, os produtos que precisam ser vendidos e o público para o qual a comunicação está direcionada. 

Se você tem o objetivo de zerar o estoque, uma promoção que envolva brindes ou a estratégia de “pague 2 e leve 3” pode ser a melhor saída. Já para fidelizar clientes, o compartilhamento de um cupom para próxima compra pode ser o ideal. 

Os tipos de promoções mais usados pelas empresas são: ofertas relâmpago, sorteios e frete grátis, mas existem muitos outros.

Se você quer conhecer vários tipos de promoção, indicamos a leitura do artigo: Promoção de vendas: o que é, como fazer e exemplos

Como fazer uma promoção em 10 passos

Ao contrário do que muitos podem pensar, fazer uma promoção não consiste em abaixar o preço dos produtos, apenas. O cálculo para tornar os produtos mais baratos sem comprometer a margem de lucro deve ser feito com cuidado. Afinal de contas, uma promoção deve servir para aumentar os seus ganhos e não diminuí-los. 

A seguir, listamos os 7 cuidados que você precisa ter ao fazer uma promoção, seja em seu Ecommerce ou sua loja física. Confira: 

1. Faça um planejamento eficaz

Existem as datas já carimbadas no calendário, como feriados religiosos e outras festas populares, como o Carnaval. Há também as sazonais, como Copa do Mundo e Olimpíadas, a cada quatro anos, por exemplo. 

Além disso, negócios específicos, como vender sorvetes ou serviços para formaturas, têm suas particularidades. É importante entender quando é o pico de vendas e em quais períodos seu faturamento seria menor. 

Planejar a promoção com antecedência minimiza os riscos de ter dores de cabeça e barateia os custos com material, caso haja.

2. Tenha em mente o seu público

Depois de fazer o seu planejamento, fica mais fácil determinar quem é o público das suas campanhas. Esse é um cuidado essencial para acertar no tom das comunicações… 

Se a ideia é atrair um novo público, por exemplo, o que você precisa fazer é investir em uma pesquisa de persona e entender quem são essas pessoas que você deseja atingir. 

Por outro lado, se a intenção é chamar a atenção de clientes recorrentes, o ideal é que você mapeie quais os gatilhos que mais costumam funcionar com essa parcela do público. 

Nesse caso, pode ser mais fácil usar a sua própria base de dados durante as promoções. Isso pode ser feito por meio do e-mail marketing, contato via WhatsApp ou redes sociais

3. Controle seu estoque

Ainda dentro do planejamento, é fundamental que o Ecommerce tenha um bom controle de estoque. Se você fica sem mercadoria para vender e ainda há pessoas tentando comprar em seu site, é dinheiro que deixa de entrar na empresa. 

Em contrapartida, acabar o período promocional com muitas peças “encalhadas” seria péssimo para a saúde financeira de sua loja. 

Calcular o investimento com antecedência e prever o movimento não são tarefas fáceis, mas uma ação promocional bem feita pode render recursos fundamentais para a expansão do negócio.

4. Use a sazonalidade a seu favor

O comércio no geral, principalmente o comércio eletrônico, conta com muitas oportunidades de venda durante o ano. Essas são as chamadas sazonalidades, ou seja, períodos nos quais os clientes estão mais propensos a comprar. 

Pense em datas comemorativas, como o Dia das Mães, a Copa do Mundo e o Natal. Ou períodos de descontos no ano, como a Black Friday e a volta às aulas. 

E você nem precisa depender das datas sazonais que já existem! É possível criar as suas próprias datas comemorativas e aumentar as vendas em qualquer mês do ano. A Amazon, por exemplo, conseguiu fazer isso com muito sucesso com o Prime Day.

5. Fique de olho no custo-benefício da promoção

Uma parte crucial de planejar uma promoção é saber se os descontos oferecidos são, de fato, viáveis. Avaliar mal os preços pode trazer grande prejuízo financeiro para seu Ecommerce. Outro detalhe importante é que nem tudo se resume a preço

É possível que um cliente até se encante com um produto barato e de pouca qualidade à primeira vista, mas a repercussão negativa nas redes sociais pode trazer danos irreparáveis à sua imagem e ao seu negócio. 

Sendo assim, faça as contas e perceba se a economia oferecida não vai prejudicar a qualidade do produto nem o caixa da sua loja.

6. Pense em modelos de divulgação alternativos

Usar a criatividade é sempre uma maneira de fomentar o interesse de seus clientes. Nem sempre os descontos precisam ser diretos, dados no ato da compra. 

Um cupom de desconto ou um vale-presente pode ser uma saída interessante para fidelizar o público, garantindo futuras compras em sua loja. 

Entretanto, é importante analisar em quais circunstâncias tal prática é válida. Nem todas as pessoas gostam deste tipo de oferta. 

Muitos consumidores querem apenas o desconto na hora, o que pode fazê-los optar por migrar para a concorrência.

7. Estipule um prazo  para a promoção acabar

Lembra sobre como falamos que o prazo limitado é uma característica importante da promoção de vendas? Acredite, não estamos exagerando… 

Determinar um prazo para o fim das promoções pode acelerar o processo de tomada de decisão do cliente. Afinal de contas, ter a sensação de que o desconto pode ser perdido é um dos principais motivos para a compra imediata. 

Mas aqui vale um aviso: honre os prazos criados

Se você determina que uma promoção vai até as 23h59 de um determinado dia, esteja pronto para cessar os descontos na data. 

Do contrário, os seus clientes podem entender que a sua oferta não era assim tão vantajosa, prejudicando futuras promoções de venda criadas pela sua empresa. 

8. Escolha os melhores canais para divulgação da sua promoção

O famoso ditado “Quem não é visto, não é lembrado” é muito relevante quando se fala de Ecommerce. Ter uma excelente promoção e produtos incríveis não adianta se o público não consegue alcançá-los. 

Não tenha medo de usar suas redes sociais e o site da loja para divulgar as ofertas. 

Em alguns momentos, pode ser interessante contratar um serviço de marketing especializado ou utilizar os serviços pagos de plataformas como Google, Facebook e Instagram para alavancar o alcance do seu Ecommerce. 

Se você quer se aprofundar mais neste tópico, confira nosso material exclusivo: Vale a Pena Contratar uma Agência de Marketing?

9. Fique atento às tendências no mercado

É possível dizer que as tendências ajudam a antecipar o futuro e, quando você trabalha de forma eficiente, contando com as ferramentas certas, consegue se adiantar e se adaptar a elas.

Nesse sentido, cases de sucesso sempre são uma boa fonte de inspiração. Por isso, estude tendências e acompanhe o que empresas bem colocadas estão fazendo de positivo. 

Esteja especialmente atento à sua concorrência direta. Estar um passo à frente das lojas que oferecem produtos similares aos seus será o diferencial para conseguir prosperar no mercado.

10. Aprenda a divulgar as suas promoções no Facebook Ads

Como você pode perceber, toda boa promoção só pode ter sucesso se for bem divulgada. E, nessa missão, você pode utilizar o Facebook Ads, a ferramenta de anúncios do Facebook e Instagram. 

Nós, do Ecommerce na Prática, criamos um guia completo – e gratuito! – de como fazer anúncios na plataforma.

Nele, você vai aprender como criar e personalizar suas campanhas, como interpretar resultados e muito mais.

Baixe agora o guia Como fazer anúncios no Facebook Ads, clicando no botão abaixo:

Perguntas Frequentes

O que é promoção?

Promoção nada mais é do que usar um conjunto de ações e estratégias para potencializar as vendas de um serviço ou produto.

Quais são os tipos de promoção de vendas?

Alguns dos tipos de promoções de vendas que existem são: oferta relâmpago; sorteios; testes gratuitos; frete grátis; combos de produtos; programas de indicação; brindes; cashback e mais!

Como fazer uma promoção de vendas?

Primeiro, entenda quais são os seus objetivos e defina um público bem segmentado. Então, use a sazonalidade ao seu favor e estipule um prazo para o fim das condições especiais. Não se esqueça de oferecer um valor real com a sua promoção. Para isso, você precisa conhecer os tipos de promoção que existem.