Quer saber como lucrar com a Copa do Mundo dentro do segmento de Ecommerce? Neste artigo vamos trazer dicas e boas práticas que você pode começar a aplicar agora para fazer muitas vendas durante o período!

As sazonalidades são muito importantes para o Ecommerce – isso é indiscutível. Temos datas como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday, Dia das Crianças… enfim, diversos momentos importantes para as vendas e que devem ser aproveitados ao máximo.

Ainda que essas datas aconteçam todos os anos, não podemos nos esquecer daquelas sazonalidades que acontecem com menor frequência, mas que guardam muitas oportunidades de negócio! E a Copa do Mundo é uma delas… 

Em 2022, a Copa será sediada no Catar, entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. Para empreendedores que desejam lucrar com a data, é importante saber que o planejamento é essencial. 

Por isso, neste artigo, vamos te dar dicas de como lucrar com a Copa do Mundo. Vamos começar? 

Qual a importância da Copa do Mundo para o comércio? 

A Copa do Mundo pode até ser um evento tradicional do ambiente físico, mas isso não quer dizer que o digital fique para trás. De acordo com a FIFA, a Copa realizada no Brasil em 2014 teve 3,2 bilhões de espectadores em todo o mundo e 280 milhões assistiram aos jogos pela internet. 

E não foi só para acompanhar os jogos que os espectadores recorreram ao digital… 

De acordo com a 30ª edição do relatório Webshoppers – um relatório que tem como objetivo difundir informações sobre o funcionamento do comércio eletrônico no Brasil – o Ecommerce nacional faturou R$ 16 bilhões nos seis meses que antecederam a Copa de 2014. O destaque nas vendas foi de  produtos eletrônicos, jogos e itens de vestuário.

Falaremos mais sobre os produtos mais vendidos em breve! 

Mas, por enquanto, queremos deixar claro que a Copa do Mundo é uma grande aliada dos lojistas virtuais, promovendo um contexto de consumo acelerado. Sendo assim, você deve preparar a sua loja para o aumento no volume de vendas, a fim de não deixar a oportunidade passar. Lembre-se: esse momento só acontece a cada 4 anos! 

De acordo com a pesquisa Copa do Mundo 2022: expectativas e ações das MPEs, realizada pelo Sebrae-SP, 81% dos lojistas afirmam que serão afetados pelo evento. No entanto, 79% das empresas que ainda não estão se preparando afirmam que é porque ainda não sabem o que fazer.

Vamos, portanto, às ideias? 

Quais os setores que mais vendem na Copa do Mundo?

A Copa do Mundo é uma época de muitas vendas e isso não é à toa. Durante o período, os consumidores são bombardeados com acessórios, produtos personalizados e itens colecionáveis. 

Alguns dos produtos que mais se destacam nas vendas durante a data são:  

  • Camisetas de seleção, bolas, chuteiras e outros artigos esportivos; 
  • Álbum de figurinhas; 
  • Bonés personalizados;
  • Pelúcias, almofadas, toalhas e bandeiras; 
  • Tintas de cabelo e maquiagem;
  • Apitos;
  • E mais!

Mas, esses produtos representam apenas a ponta do iceberg quando falamos em como lucrar com a Copa do Mundo. Existem segmentos inteiros que veem as suas vendas crescerem e, nos próximos tópicos, vamos falar sobre eles…

Continue acompanhando para entender quais as melhores coisas para vender na Copa do Mundo.

1. Eletrônicos

De acordo com dados da GfK, a venda de televisões cresceu 60% por semana em 2014. Em países como o Chile e a Argentina, as vendas do produto aumentaram 50% nos meses que antecederam o evento. 

Outros itens eletrônicos, como projetores, celulares e câmeras também passaram por um aumento nas vendas. Tudo isso impulsionado pela Copa do Mundo! 

Aqui vão algumas ideias de produtos que podem ter uma alta procura durante o período: 

  • Geladeiras;
  • Churrasqueira e grills; 
  • Pipoqueiras;
  • Panelas elétricas;
  • Notebooks e tablets;
  • Sofás, racks e painéis;
  • Chopeiras;
  • Jogos de videogame (FIFA, PES etc.) e consoles;
  • Aparelhos de som e caixas de som portáteis;
  • E mais!

2. Alimentação 

Assistir aos jogos é uma prática que envolve reunir os amigos – seja em um bar, restaurante ou em casa – e comer! Por isso, o setor alimentício, que inclui não só comidas mas também as bebidas, fatura muito durante o evento

Nesse caso, não são apenas as vendas que aumentam, mas também o ticket médio de cada compra. Um levantamento da consultoria McKinsey mostra que as cervejas de categoria premium ganharam espaço durante a Copa do Mundo e, hoje,  correspondem a 13% do mercado.

Essa é uma boa oportunidade, portanto, para pessoas que desejam vender itens alimentícios de todo o tipo, focando principalmente nas bebidas e quitutes tradicionalmente brasileiros. 

3. Moda e acessórios 

Parte da diversão de acompanhar a Copa do Mundo é entrar na brincadeira e se caracterizar com as cores do seu time preferido. Quem nunca comprou uma roupa ou acessório para assistir a um jogo da Copa do Mundo? Blusas de time, brincos, gorros, meias… enfim, as possibilidades são muitas.

Alguns dos itens que podem ser comercializados neste segmento são: 

  • Capinhas personalizadas;
  • Blusas e camisetas;
  • Acessórios da Copa do Mundo;
  • Vestidos;
  • Conjuntos infantis
  • Gorros e cachecóis;
  • Tênis personalizado;
  • Fantasias;
  • Colares, anéis e brincos;
  • Óculos personalizados;
  • Bijuterias;
  • E mais!

4. Serviços turísticos

Os jogos da Copa do Mundo também são um ponto alto para as empresas de turismo no Brasil e no mundo. No ano de 2014, por exemplo, o setor no Brasil teve um aumento de 11,1% no segundo trimestre – um crescimento que foi certamente influenciado pelo fato de que o nosso país sediou os jogos. 

Ainda assim, não é possível ignorar o volume de brasileiros que desejam visitar o país que sedia a Copa, tampouco os estrangeiros que visitam o Brasil em busca das festas relacionadas ao evento.

A Copa do Mundo é um prato cheio para empresas desse segmento! 

5. Beleza e cuidados pessoais

O Brasil é um país de pessoas vaidosas. Por isso, durante a Copa do Mundo, existe um aumento considerável da demanda por produtos de beleza e serviços relacionados ao cuidado pessoal, como manicure, pedicure e cabeleireiro. 

A venda de acessórios e maquiagens temáticas também aumenta, já que muitas pessoas optam por se arrumar em casa, sem a ajuda de profissionais. Interessante, não é? Alguns dos produtos que têm alta procura durante a Copa são: 

  • Sombras coloridas;
  • Delineadores coloridos;
  • Pedras e adesivos para o rosto; 
  • Unhas postiças;
  • Esmaltes coloridos;
  • Cílios postiços; 
  • Batons de cores divertidas;
  • Mechas coloridas;
  • Spray de cor temporária para cabelos.

Como lucrar com a Copa do Mundo no Ecommerce: 6 cuidados essenciais

Agora que você conhece alguns dos produtos que têm maior procura durante o evento, vamos te mostrar algumas boas práticas de como lucrar com a Copa do Mundo. Veja só: 

1. Tenha atenção à sua concorrência 

Durante a Copa do Mundo, a competição é acirrada não somente nos campos, mas também no mercado. Por isso, tenha atenção ao que os seus concorrentes estão fazendo, pensando em como melhorar as estratégias que eles colocam em prática. Esse é o processo de benchmarking

Essa é uma prática importante, mesmo fora das datas sazonais importantes, afinal, você precisa saber o que seus concorrentes estão fazendo para se manter sempre atualizado das principais estratégias de venda.  

2. Use sua criatividade 

A chave para lucrar com a Copa do Mundo é ter criatividade! Você pode, por exemplo, criar artigos exclusivos e personalizados, dar brindes para seus clientes, oferecer condições de compra especiais e mais… 

Lembre-se de que você não precisa estar em um setor tradicionalmente impulsionado pela Copa para aumentar as suas vendas durante a data. A chave é conhecer bem o seu nicho de mercado e aplicar estratégias inovadoras. 

3. Tenha cuidado com as marcas licenciadas 

Você já entendeu que a Copa do Mundo é o período perfeito para lucrar e alavancar as vendas do seu Ecommerce, mas precisamos fazer um alerta: cuidado com as marcas licenciadas.

O uso incorreto de marcas protegidas por licenciamento pode gerar multas, apreensão de mercadoria e muitas outras dores de cabeça para o empreendedor. Empresas como a FIFA, por exemplo, são conhecidas por abrir processos judiciais contra o uso indevido da sua marca, seja na produção, personalização ou importação de produtos.

O licenciamento protege desde escudos, símbolos e mascotes até a identidade visual do campeonato e o próprio termo “Copa do Mundo”.

Existem duas opções para lojistas que desejam vender produtos relacionados à marca: fazer o licenciamento ou comercializar itens que não fazem relação direta com a empresa em questão. 

Nós falamos mais sobre esse assunto no artigo: Licenciamento de marca: o que é, como faz e como utilizar no Ecommerce

4. Planeje-se com antecedência 

A Copa é um evento planejado com muita antecedência, ainda assim, muitos lojistas deixam os preparativos para última hora. 

É preciso entrar em contato com fornecedores, ajustar detalhes logísticos, planejar promoções e controlar o estoque de forma eficiente – tudo isso leva tempo. Então, quanto mais cedo você começar, melhor!  

5. Crie promoções sazonais

Pense bem: quantas grandes marcas criam promoções durante a Copa do Mundo? A Coca-Cola e a Elma Chips são dois ótimos exemplos de como o evento pode ser incorporado aos produtos e conteúdos. 

Essa é uma oportunidade de engajar os seus clientes e causar uma boa impressão naqueles que comprarem na sua loja pela primeira vez. 

6. Invista na divulgação de seus produtos e serviços

Por último, mas não menos importante: se você tem ofertas especiais durante a Copa do Mundo, certifique-se de que a divulgação desses itens será executada de acordo com um planejamento. 

Isso deve incluir, por exemplo, anúncios no Google Ads, Facebook Ads e criação de conteúdo para redes sociais. Para saber como fazer isso com maiores detalhes, leia: Divulgação de produto: 11 dicas para você não errar na sua estratégia. 

Comece o seu Ecommerce do Zero com a ajuda do Ecommerce na Prática!

Nesse artigo nós te mostramos algumas dicas de como lucrar com a Copa do Mundo! Sabemos que, depois dessas informações, você está mais preparado para fazer muitas vendas durante o evento… 

Mas, se você está procurando por uma fonte de renda estável – ou seja, um negócio duradouro – criar um Ecommerce é o caminho a ser seguido. E você pode fazer isso mesmo sem experiência no empreendedorismo!

Assista agora a palestra gratuita Ecommerce do Zero! 

Nela, te ensinamos como planejar, criar e gerenciar o seu próprio negócio digital. Clique aqui para começar

Perguntas Frequentes

Como lucrar com a Copa do Mundo no Ecommerce?

1. Tenha atenção à sua concorrência; 2. Use sua criatividade; 3. Tenha cuidado com as marcas licenciadas; 4. Planeje-se com antecedência; 5. Crie promoções sazonais; 6. Invista na divulgação de seus produtos e serviços.

Quais os setores que mais vendem na Copa do Mundo?

1. Eletrônicos; 2. Alimentação; 3. Moda e acessórios; 4. Serviços turísticos; 5. Beleza e cuidados pessoais.

Qual a importância da Copa do Mundo para o comércio?

De acordo com a 30ª edição do relatório Webshoppers, o Ecommerce nacional faturou R$ 16 bilhões nos seis meses que antecederam a Copa de 2014. O destaque nas vendas foi de produtos eletrônicos, jogos e itens de vestuário.