A prateleira infinita é uma estratégia que permite a integração dos estoques de lojas físicas e virtuais, proporcionando aos consumidores acesso a uma ampla variedade de produtos, mesmo quando não estão fisicamente disponíveis nas prateleiras das lojas. Quer entender tudo sobre prateleira infinita? Leia este artigo!

Nos últimos anos, o comércio eletrônico tem experimentado um crescimento exponencial, revolucionando a forma como se compra e vende produtos. Esse fenômeno, impulsionado pela tecnologia e pela mudança no comportamento do consumidor, trouxe uma nova realidade para os empreendedores: a integração entre o mundo online e o mundo físico.

A integração das vendas online com as de lojas físicas se tornou uma estratégia essencial para os empreendedores que desejam se manter relevantes e atender às demandas dos consumidores modernos. E o surgimento da prateleira infinita é uma resposta a essa necessidade, proporcionando uma experiência de compra fluida e abrangente, unindo o melhor dos dois mundos.

Ao longo deste artigo, vamos explicar o que é prateleira infinita, quais são suas vantagens, como implementar e mais. Boa leitura!

O que é prateleira infinita?

Prateleira Infinita, ou vitrine infinita, é uma solução omnichannel que possibilita a integração dos estoques de uma empresa, a fim de que não haja perda de venda por causa de indisponibilidade de itens em um determinado canal. 

Um bom exemplo de prateleira infinita é quando um cliente vai a uma loja física em busca de um produto, mas descobre que o item não está disponível naquela unidade. O vendedor, para não deixar de fechar a venda, acessa o catálogo compartilhado de todos os estoques e assegura a aquisição do cliente, que pode receber no seu endereço ou retirar na loja.   

Vale ressaltar que o pedido pode ser feito tanto com o atendente, quanto em algum dispositivo móvel - como tablet, smartphone ou toten - por meio da loja virtual da marca. 

Isso faz com que não exista a necessidade de o lojista manter um estoque completo na unidade, diminuindo o espaço de armazenamento e, de certa forma, possibilitando a redução de custo com compra ou aluguel de grandes espaços. 

Quais são as vantagens da prateleira infinita?

A prateleira infinita oferece várias vantagens significativas para os varejistas. Conheça as principais delas a seguir:

Amplia a oferta de produtos

Com a prateleira infinita, os itens podem ser oferecidos para compra mesmo que não estejam fisicamente presentes na loja. Isso faz com que os varejistas possam disponibilizar uma variedade mais ampla de opções para os clientes, ampliando as opções disponíveis aos consumidores e atendendo a diferentes preferências e necessidades.

Leia também: Tipos de clientes: conheça os 12 principais e como tratá-los

Diminui a desistência de compra

Quando um cliente procura por um produto específico na loja física e descobre que está indisponível, é comum que ele desista da compra ou procure em outro lugar. Esse é um cenário temido por varejistas, não é mesmo?
Com a prateleira infinita, é possível evitar essa desistência, oferecendo ao cliente a opção de comprar a mercadoria mesmo que não esteja disponível fisicamente na loja.

Na prática, isso aumenta as chances de fechar a venda e reduz a perda de oportunidades de compra. Um cenário ideal tanto para os compradores quanto para os vendedores e donos de negócios. 

Reduz custos logísticos

Como mencionamos anteriormente, ao utilizar a prateleira infinita, os varejistas não precisam manter um estoque completo em cada local físico. O principal reflexo disso é a  economia de custos ligados à logística, como armazenamento, transporte e gerenciamento de estoque

No fim das contas, a integração dos estoques permite um planejamento mais eficiente e reduz a necessidade de manter grandes quantidades de produtos em cada ponto de venda.

Aproveite para ler também: Picking e packing: o que é e como implementar na sua logística [+ dicas]

Aprimora o atendimento ao cliente

Outra vantagem da prateleira infinita é a chance de aprimorar o atendimento ao cliente, deixando-o mais eficiente e personalizado. 

Isso acontece porque os vendedores podem verificar a disponibilidade de produtos em tempo real – seja no estoque físico da loja ou no estoque online – e fornecer informações precisas aos consumidores. Se for o caso, também conseguem oferecer opções alternativas para concluírem a venda. 

Por fim, o atendimento se torna mais ágil e satisfatório, melhorando a experiência do cliente.

Aumenta as vendas

Com a prateleira infinita, as chances de fechar uma venda são maiores. Os varejistas podem oferecer aos clientes uma opção alternativa quando um produto não está disponível fisicamente na loja, direcionando-os para a compra online. 

Além disso, a ampliação da oferta de produtos e o atendimento a diferentes demandas dos consumidores contribuem para o aumento das vendas e, consequentemente, da receita do negócio. 

Permite a aplicação de novas estratégias de venda

A prateleira infinita abre possibilidades para a implementação de novas estratégias de vendas

Por exemplo, os empreendedores podem criar "guide shops", que nada mais são do que lojas físicas que apresentam uma seleção limitada de produtos para que os clientes possam conhecer e experimentar antes de fazer a compra online. 

Isso combina a conveniência da compra online com a experiência tátil da loja física, proporcionando uma abordagem inovadora de vendas.

Além disso, com a prateleira infinita, os vendedores têm mais liberdade para aplicar estratégias que influenciam a compra de produtos com um ticket médio maior, como é o caso do upsell.

Também é o caso de oferecer produtos complementares ao escolhido, buscando aumentar o valor de cada compra. Chamamos essa técnica de cross sell. E, em último caso, se o cliente quiser desistir da compra, o downsell pode fazê-lo mudar de ideia.

Enfim, as possibilidades são muitas. Para conhecer mais estratégias de venda, leia: 8 estratégias de vendas online para alavancar o seu Ecommerce.

Como implementar a prateleira infinita?

A implementação da prateleira infinita pode ser um passo importante para impulsionar o seu negócio e oferecer uma experiência de compra aprimorada aos seus clientes. Essa solução omnichannel permite integrar os estoques do seu negócio, combinando a disponibilidade de produtos entre o ambiente físico e o online. 

A seguir, abordaremos de forma detalhada os passos necessários para implementar a prateleira infinita em seu negócio, desde a avaliação das necessidades específicas da sua empresa até a escolha e integração de um sistema adequado. Veja!

1. Faça a integração de estoques

O primeiro passo para implementar a prateleira infinita é, de fato, fazer a integração dos estoques. É verdade que, em alguns casos, isso pode incluir também os seus fornecedores… Mas, em termos gerais, estamos nos referimos mais precisamente aos estoques do seu Ecommerce e da sua loja física. 

Isso pode ser feito por meio de um sistema de gerenciamento de estoque centralizado, que permite o compartilhamento de informações atualizadas em tempo real. 

2. Utilize a tecnologia a seu favor

Além de avaliar a infraestrutura física e logística do seu negócio, é fundamental considerar a atualização tecnológica necessária para implementar a prateleira infinita. 

Ao contar com softwares ou sistemas integrados, por exemplo, os vendedores têm a capacidade de consultar o catálogo completo de produtos disponíveis no estoque compartilhado. Dessa forma, eles podem oferecer opções alternativas caso o produto desejado não esteja disponível no local físico. 

Essas soluções permitem que os estoques sejam atualizados em tempo real, garantindo que as informações sobre a disponibilidade dos produtos sejam precisas e confiáveis.

Além disso, também podem oferecer recursos como rastreamento de pedidos, notificações de estoque baixo e integração com outros sistemas do negócio, otimizando o fluxo de informações e agilizando os processos internos.

Leia também: Controle de estoque: o que é, para que serve e como fazer [GUIA]

3. Treinamento dos funcionários

É fundamental capacitar os funcionários, especialmente os vendedores, para utilizar a prateleira infinita de forma eficiente. Eles precisam compreender o funcionamento do sistema, saber consultar o estoque online, auxiliar os clientes na realização de pedidos e garantir uma boa experiência de compra.

Lembre-se que, na sua loja, os vendedores precisam dominar suas atividades, tornando-se verdadeiros especialistas nos produtos e serviços. 

4. Acompanhame os resultados e faça mudanças, se necessário

Por último, mas não menos importante, é essencial acompanhar de perto os resultados obtidos e estar aberto a fazer mudanças, se necessário. Monitorar e analisar os dados relacionados às vendas, ao estoque e ao comportamento dos clientes permitirá que você avalie a eficácia da estratégia e identifique oportunidades de melhoria.

Analise os dados de vendas por produto, canal e período de tempo, identificando padrões, tendências e possíveis gargalos. Isso ajudará a compreender quais produtos são mais populares, quais canais estão gerando mais vendas e se existem problemas recorrentes que afetam a disponibilidade dos produtos.

Além disso, esteja atento aos feedbacks dos clientes. Ouça suas opiniões, sugestões e reclamações relacionadas à prateleira infinita. Essas informações valiosas podem fornecer insights sobre possíveis melhorias na experiência do cliente, no processo de compra e na gestão do estoque.

Com base nas análises e no feedback recebido, esteja disposto a fazer ajustes e adaptações em sua estratégia de prateleira infinita. Isso pode incluir a atualização do estoque compartilhado, a otimização dos processos de atendimento e entrega, o treinamento dos vendedores para um melhor uso da tecnologia disponível, entre outras medidas.

Devo adotar a prateleira infinita no meu negócio?

A adoção da prateleira infinita no seu negócio é uma decisão estratégica que deve ser analisada com cuidado. Para determinar se essa solução é adequada para a sua empresa, é importante considerar alguns aspectos…

Primeiramente, avalie o perfil dos seus clientes e o comportamento de compra deles. Caso eles tenham o hábito de pesquisar e comprar produtos online, além de valorizarem a conveniência e a variedade de opções, a prateleira infinita pode ser uma escolha acertada. 

Outro fator a ser considerado é a presença de diferentes canais de venda no seu negócio. Se você possui uma loja física, um Ecommerce e talvez até mesmo venda em marketplaces, a prateleira infinita pode ajudar a unificar esses canais, proporcionando uma experiência consistente aos clientes. 

De qualquer maneira, saiba que implementar a prateleira infinita é apenas um dos muitos processos que você precisa estabelecer para operar no Ecommerce e ter sucesso com as vendas. 

Em nossa plataforma de educação para empreendedores nós te ensinamos tudo sobre logística, vendas, atendimento ao cliente e mais. Assine agora e tenha acesso a todo suporte que você precisa para levar o seu negócio ao sucesso. 

Conheça um pouco mais sobre a plataforma aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é prateleira infinita?

Prateleira Infinita, ou vitrine infinita, é uma solução omnichannel que possibilita a integração dos estoques de uma empresa, a fim de que não haja perda de venda por causa de indisponibilidade de itens em um determinado canal.

Qual exemplo de prateleira infinita?

Um exemplo de prateleira infinita é quando um cliente vai a uma loja física em busca de um produto, mas descobre que o item não está disponível naquela unidade. Para não perder a venda,o vendedor acessa o catálogo compartilhado de todos os estoques e assegura a aquisição do cliente, que pode receber no seu endereço e retirar na loja.

Como implementar a prateleira infinita?

O primeiro passo para implementar a prateleira infinita é fazer a integração dos estoques e utilizar a tecnologia ao seu favor, com um bom sistema. Também é indicado treinar os funcionários e, por fim, acompanhar os resultados, fazendo mudanças quando necessário.