Aprender como importar produtos para revender é um conhecimento que se tornou essencial para muitos nichos de mercado no Ecommerce. Neste artigo, vamos te mostrar o passo a passo, dar dicas e algumas ideias de produtos. Leia agora! 

Se você é um empreendedor que busca novas oportunidades para aumentar a receita do seu negócio, importar produtos para revender pode ser uma excelente alternativa.

Com baixo custo e facilidade de vendas, as mercadorias importadas têm ganhado espaço no mercado brasileiro, permitindo que empreendedores como você diversifiquem o estoque de suas lojas virtuais.

Embora a importação possa parecer complexa à primeira vista, o processo fica mais claro quando você tem a orientação certa. Entender essas exigências é essencial para elaborar um planejamento que garanta bons resultados para o seu negócio, sem comprometer a situação financeira e fiscal da sua empresa. 

E foi com o intuito de ajudar empreendedores como você que nós criamos este guia completo de como importar produtos para revender

Depois de concluir a sua leitura, ficará muito mais fácil trazer as mercadorias certas do exterior para fazer parte do seu negócio. Continue com a gente e aprenda a importar produtos da maneira correta!

Como importar produtos para revender?

Para importar produtos para revender, é necessário seguir alguns passos essenciais, como pesquisar fornecedores confiáveis, entender a legislação e os impostos envolvidos, realizar o processo de importação propriamente dito, cuidar da logística de transporte e desembaraço aduaneiro, e garantir uma estratégia de precificação e marketing para a revenda. 

Com um planejamento adequado e conhecimento dessas etapas, é possível aproveitar as vantagens da importação e expandir o mix de produtos da sua loja virtual, alcançando novos patamares de sucesso empresarial.

A seguir, vamos desenvolver melhor esses tópicos e alguns outros, para que o processo fique realmente claro. Leia com atenção: 

1. Defina a sua persona

O primeiro passo a tomar antes de saber como importar produtos para revender na internet é definir a sua persona e se dedicar a conhecer tudo sobre ela.

Caso você ainda não saiba, a persona é uma representação semificcional do seu cliente ideal. 

Ou seja, para conhecer a sua persona, é preciso saber qual a idade, sexo, classe social, renda mensal e demais informações da persona, inclusive, os hábitos de compra dela. 

Com essas informações em mãos, fica mais fácil se comunicar com seus futuros clientes e também de produzir um conteúdo atrativo para que o seu Ecommerce chame a atenção dessas pessoas.

Para saber mais sobre a persona, leia também: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo

2. Encontre bons fornecedores 

Ao buscar fornecedores para importar produtos para revender, é essencial agir com cautela e evitar cair em golpes de sites fraudulentos. Para cada bom fornecedor que você encontra, existem vários sites mal-intencionados. 

Dedique tempo suficiente para pesquisar e avaliar a qualidade dos fornecedores encontrados na internet. Procure por feedbacks e críticas de outros clientes para ter uma ideia mais precisa da reputação do fornecedor. 

Lembre-se de que a escolha de fornecedores confiáveis é crucial para garantir produtos de qualidade e estabelecer uma relação sólida e duradoura no seu negócio de importação.

Leia também: Onde encontrar Fornecedores Dropshipping? Veja a lista

3. Entenda como funcionam as normas de importação 

Para quem está querendo aprender como importar produtos para revender, talvez, num primeiro momento, as normas de importação podem parecer burocráticas, mas certamente não é nada que não se possa ser entendido com um pouco de atenção. 

Além do mais, depois das primeiras experiências, você vai ver que o processo é sempre igual. Ainda assim, é preciso ficar sempre atento a possíveis alterações nas importações, como taxas, prazos, entre outros.

Para ter sucesso no negócio de importações, é preciso entender que, mesmo que os impostos cobrados sobre o preço das mercadorias sejam altos, esse continua sendo um negócio lucrativo

Isso porque é possível encontrar produtos com valores absurdamente mais baixos com fornecedores estrangeiros. Ou seja, mesmo pagando todas as taxas, ainda assim é viável revender as mercadorias por preços atrativos e conseguir um bom lucro sobre cada venda. 

Além disso, é muito importante estar atento para saber como importar produtos legalmente, para que no futuro você não tenha problemas ou mesmo prejuízos no futuro.

4. Procure um intermediador de confiança 

Para que você entenda como importar produtos para revender, é preciso saber que muitos sites não aceitam que você compre e envie direto para o Brasil

Ou seja, você vai precisar de um intermediador para fazer isso. Uma das soluções possíveis é fazer dropshipping. Afinal, essa é uma forma de venda de produtos sem estoque – ou seja, o produto é entregue diretamente ao cliente final. 

Assim, os seus riscos ficam reduzidos pois o cliente faz a compra e o intermediador repassa a mercadoria para ele imediatamente. 

5. Atenção à emissão das notas fiscais 

De acordo com a Receita Federal, o processo de importação de qualquer produto deve vir acompanhado de nota fiscal.E é preciso ficar atento com os itens proibidos de entrar no país.

Além disso, é preciso saber que qualquer produto, independente da categoria do negócio, precisa de uma nota fiscal.

E assim que seus produtos estiverem legalizados para entrar no Brasil, você poderá contabilizar o estoque em trânsito para seu estoque próprio de venda. As informações necessárias para emissão das notas são: 

  • Volume;
  • Peso da mercadoria;
  • Fatura;
  • Nome da transportadora.

Observe também o CFOP que é o Código Fiscal de Operação. Para importação é o 3000, que é referente a entradas ou aquisições do exterior.

6. Atenção à precificação dos produtos 

Antes de precificar seus produtos, você precisa saber quais são suas despesas fixas e variáveis para poder fazer um planejamento de quais serão todas as suas despesas para os próximos meses. 

Observe alguns custos a considerar:

  • Custo do atacado do produto;
  • Custos de remessa;
  • Custos de publicidade/marketing;
  • Taxas mensais recorrentes;
  • Taxas do site (tema da loja, design de logotipo);
  • Empreiteiro/Salários de funcionários/Seu salário;
  • Fundo de emergência.

Neste artigo, nós falamos tudo sobre precificação, vale a leitura: Precificação de produtos: o que é e como fazer corretamente? 

7.  Escolha a logística adequada

Para ter sucesso com uma loja virtual, é fundamental pensar na logística. E esse ponto tem uma importância ainda maior no caso de lojas que atuam com produtos importados. 

Por isso, você precisa avaliar a possibilidade de ter um grande estoque próprio, revendendo a partir dos itens disponíveis. Afinal, esse caminho diminui o tempo de entrega ao cliente final, o que agrega valor à sua marca.

Leia também: Como fazer logística para Ecommerce? [GUIA PRÁTICO] 

Onde comprar produtos importados para revender?

Uma das primeiras dúvidas que surgem à mente do empreendedor é sobre onde comprar produtos importados para revender. Fizemos uma lista para ajudar nisso… veja a seguir:

AliExpress

O AliExpress é um dos maiores sites de venda de todo mundo e, no que diz respeito à importação de produtos, é uma das principais plataformas para fazer isso.

Assim, se você pretende importar mercadorias, vale a pena conhecer as políticas da companhia sobre isso. Principalmente porque, por lá, você consegue encontrar os mais variados tipos de produtos. 

Alibaba

A gigante chinesa é outra opção para quem quer saber onde comprar produtos baratos para revenda. O Grupo Alibaba é, inclusive, dono de diversos marketplaces importantes na China e fora dela, incluindo o AliExpress.

Na plataforma, há uma vasta diversidade de categorias e preços atraentes para os empresários, tornando o Alibaba uma das melhores opções na hora de se ter bons parceiros comerciais.

Neste artigo aqui falamos mais sobre como fazer dropshipping por lá: “Dropshipping com o Alibaba: o que é, como funciona e vantagens

Amazon

Quem não conhece ou já ouviu falar na Amazon, não é verdade? A varejista norte-americana é referência quando o assunto é venda de produtos online. E isso não fica diferente quando o assunto é importação de mercadorias. 

Além do amplo sortimento no varejo, o site da Amazon também tem diversas opções para os empresários que querem comprar no atacado. Vale a pena conferir e fazer uma comparação e preços. 

Aproveite para ler o artigo: Amazon Dropshipping: o que é, vantagens e como fazer [GUIA] 

Wish

A Wish é bastante popular entre os consumidores e também pode ser bastante útil para os empresários. 

Na plataforma, você também consegue achar boas opções de mercadorias sendo vendidas no atacado. Vale a pena conferir o site.

iOffer 

A iOffer é uma companhia que faz a venda de produtos importados de lojas de todo o mundo, principalmente no continente asiático e na América Sul. 

No site deles você encontra diversas categorias de produtos que vão desde roupas e acessórios, até eletrodomésticos. Caso você não conheça a iOffer, vale a pena navegar pelo site e fazer um comparativo de preços por lá.

Como funciona a importação de produtos?

A importação de produtos envolve um processo que vai além da simples seleção e espera pela entrega das encomendas em sua casa. Para começar, é necessário que o vendedor possua um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e esteja credenciado junto à Receita Federal.

Com essa autorização, o importador deve acessar o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) para verificar se o produto que deseja importar requer licença prévia e registro para entrar no país. 

Além disso, é importante analisar os custos de frete, seguro e outras despesas associadas a esse tipo de serviço, pois eles afetarão diretamente o custo final do produto.

Em seguida, é necessário solicitar a abertura de uma carta de crédito ao vendedor internacional, caso essa seja a condição de pagamento acordada na compra. Essa taxa será paga em reais em um banco previamente determinado pelo comprador.

É importante lembrar que todas as mercadorias importadas estão sujeitas a impostos na entrada do país. Esses impostos variam de acordo com o tipo de produto, podendo haver isenções em alguns casos. Geralmente, esses valores são pagos no momento da retirada da encomenda no Brasil.

💡 Vale também ficar tento à nova regra para produtos importados, que afirma que mercadorias estrangeiras com valor inferior a US$ 50 (cerca de R$ 240) serão isentas do imposto de importação, desde que as plataformas façam adesão a um plano de conformidade da Receita Federal. Antes, essa isenção valia apenas entre pessoas físicas, mas agora será ampliada também para vendas de empresas para pessoas físicas – sob condições e o pagamento de imposto estadual.

O que vale a pena comprar nos EUA para revender?

Muitas pessoas se perguntam o que vale a pena comprar nos EUA para revender. Se você é uma delas, fique tranquilo: criamos uma lista com as melhores opções nesse sentido.

Veja:

  • Eletrônicos;
  • Roupas de marca;
  • Maquiagem e produtos de beleza;
  • Eletrodomésticos;
  • Cosméticos;
  • Bolsas;
  • Itens de esporte;
  • Vitaminas e suplementos alimentares;
  • Brinquedos;
  • Peças para enxoval infantil;
  • Perfumes;
  • Games;
  • Relógios;
  • E outros.

As opções são variadas. Mas, antes de decidir qual produto vale a pena comprar nos EUA para revender, lembre-se de pensar em algo com o qual você se identifique. Afinal, você trabalhará com a mercadoria todos os dias. 

O que vale a pena comprar na China para revender?

A China é outro país que os empreendedores pensam na hora de importar e revender produtos. Alguns itens que vale a pena você comprar por lá, são:

  • Shampoos de marca;
  • Bolsas;
  • Babá eletrônica;
  • Garrafa de água esportiva;
  • Mini alto-falante Bluetooth.
  • Fones de ouvido Bluetooth sem fio;
  • Tripé para câmeras;
  • Mochilas e bolsas para câmeras e equipamentos de imagem;
  • Ring light;
  • Relógios;
  • E outros.

Na hora de saber o que vale a pena comprar na China para revender, a verdade é que existe uma infinidade de mercadorias. Por isso, pesquise com calma com qual segmento você deseja trabalhar e faça um comparativo de preços.

Saiba como encontrar fornecedores de qualidade em qualquer segmento!

Encontrar parceiros comerciais confiáveis é um dos principais desafios enfrentados por empreendedores. Pensando nisso, desenvolvemos um recurso valioso para ajudá-lo nessa jornada: o e-book "Como Encontrar Fornecedores de Qualquer Segmento em 30 Minutos"

Neste e-book, compartilhamos um processo detalhado que o guiará na busca por fornecedores, independentemente do segmento em que sua empresa atua.

 Com dicas práticas e estratégias eficientes, você terá acesso a informações essenciais para encontrar os melhores fornecedores para o seu negócio. Faça o download gratuito do e-book agora mesmo e aproveite esse recurso exclusivo para impulsionar suas operações comerciais.

Clique aqui para baixar:

Perguntas Frequentes

O que é preciso para vender produtos importados?

Para vender produtos importados, é preciso ter um CNPJ e se credenciar junto à Receita Federal, além de seguir as regulamentações e requisitos legais relacionados à importação.

O que posso importar para ganhar dinheiro?

É possível importar uma ampla variedade de produtos para ganhar dinheiro, desde eletrônicos e roupas até acessórios, cosméticos, produtos para o lar e muito mais. A escolha do produto dependerá de sua demanda no mercado e da margem de lucro que ele pode proporcionar.

Como trabalhar com a importação de produtos?

Para trabalhar com a importação de produtos, é necessário pesquisar fornecedores confiáveis, entender as leis e regulamentos de importação, cuidar da logística de transporte e desembaraço aduaneiro, além de ter uma estratégia de precificação e marketing para a revenda.

Qual valor mínimo para importar?

Não há um valor mínimo fixo para importação, pois isso pode variar dependendo do produto, do país de origem e das leis aduaneiras. No entanto, é importante considerar os custos envolvidos na importação, como preço do produto, frete, seguro e taxas aduaneiras, para garantir que seja uma operação viável financeiramente.