O Alibaba dropshipping é uma das primeiras opções para quem deseja vender produtos sem precisar montar um estoque. Você está pensando nessa possibilidade também? Então, este artigo vai te ajudar!

Se você está começando um negócio agora, é preciso que entenda logo de cara a importância de se ter bons parceiros comerciais. São eles que  podem ajudar a definir o quão bem sucedido será o seu negócio.

Isso é ainda mais importante quando você trabalha com o modelo de dropshipping, ou seja, as vendas sem estoque. Falando nisso… você sabe se o dropshipping com Alibaba faz sentido para sua empresa? 

Neste guia sobre o dropshipping com o Alibaba você vai aprender como utilizar a plataforma para sua estratégia de dropshipping e como encontrar bons fornecedores. Vamos lá?

O que é o Alibaba? 

O Grupo Alibaba é de origem chinesa e, atualmente, é responsável por uma das maiores plataformas de Ecommerces do mundo. O grupo é dono de diversos marketplaces importantes na China e fora dela, incluindo o AliExpress.

Sua grande diversidade de categorias e, acima de tudo, os bons preços praticados, tornaram o Alibaba um dos maiores parceiros comerciais de empresas brasileiras que desejam fazer o dropshipping

No Alibaba, você encontra produtos em diversas categorias, como eletrônicos, peças de vestuário, acessórios automotivos e esportivos, itens para decoração e também produtos de cuidados pessoais. 

🛒Nós falamos sobre o Alibaba e outros marketplaces estrangeiros neste artigo em nosso blog: Melhores Marketplaces ESTRANGEIROS na NOVA ERA das Vendas Online. Vale a pena a leitura!  

O que é dropshipping?

O dropshipping é um modelo de negócios no qual o vendedor comercializa produtos sem ter um estoque próprio. Ou seja, o armazenamento e envio dos produtos é terceirizado. 

Essa é uma ótima alternativa para pessoas que desejam começar um negócio, mas não têm o capital necessário para investir na compra de um estoque próprio. Nesse modelo, o consumidor compra na sua loja, mas é o seu fornecedor que fica responsável por armazenar e enviar o produto. 

Mas, tenha atenção: empresas que utilizam fornecedores de dropshipping internacionais – como o Alibaba, por exemplo – precisam estar legalizadas como Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli). 

Isso acontece porque, quando o produto vem de fora do Brasil, o negócio é classificado como um intermediador de importação

📦 Nós temos um artigo completo sobre como encontrar fornecedores de dropshipping. Se este assunto te interessa, essa é uma leitura obrigatória.  

Como fazer dropshipping Alibaba?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Alibaba e o dropshipping, é hora de entender como essas duas variáveis funcionam juntas. Como falamos anteriormente, o Alibaba é um dos parceiros internacionais mais utilizados por empresas brasileiras que desejam terceirizar o seu estoque. 

Mas, vale alertar que nem todos os vendedores do Alibaba trabalham com este modelo. Por isso, o seu primeiro passo para começar a fazer o dropshipping na plataforma é encontrar bons fornecedores

Entre em contato com essas lojas e entenda se eles fazem o dropshipping e se as suas condições são vantajosas. O ideal é que você escolha um grupo de produtos específicos antes de dar passos mais largos. 

A próxima etapa é publicar estes produtos em sua loja virtual. Capriche nas fotos e descrições, a fim de captar a atenção dos seus visitantes. 

Sempre que uma venda for concluída, você precisa repassar o pedido para o seu fornecedor, junto com as informações de envio. Ele será o responsável por entregar o produto. 

Mas, calma… o papel da sua loja não acaba por aí. É importante que você acompanhe a chegada do produto na casa do seu cliente, mesmo que o envio não tenha sido feito pela sua loja. 

Precisamos te lembrar que, mesmo que a sua loja funcione com o dropshipping Alibaba, você precisará de uma loja virtual para abrigar os seus produtos e dar uma cara à sua marca.

💻 Nós temos um artigo que pode te ajudar a criar uma loja virtual, mesmo sem experiência. Leia aqui: Como montar uma loja virtual partindo do zero.

As vantagens e desvantagens do Alibaba dropshipping

Assim como todas as plataformas, o Alibaba possui diversas vantagens e desvantagens para o modelo do dropshipping. Ao longo dos próximos tópicos, falaremos sobre cada um deles. Confira… 

Vantagens do Alibaba dropshipping

Leia agora os benefícios de se fazer o dropshipping com o Alibaba: 

1. Menores custos

O Alibaba é conhecido pelos seus custos menores, mesmo para os padrões chineses. Isso acontece porque boa parte dos fornecedores da plataforma são fabricantes diretos. Isso ajuda a manter o preço dos produtos mais baixo, o que é uma grande vantagem competitiva para sua loja.

2. Mais flexibilidade

No Alibaba, você negocia diretamente com os fornecedores, o que te dá mais liberdade para combinar métodos de entrega vantajosos, tanto para você quanto para os seus clientes. 

Por isso, para negociar no Alibaba, você precisa ter jogo de cintura e entender bastante sobre o seu negócio. Além disso, ter um planejamento claro de quais produtos você precisa também pode ajudar a tornar as negociações mais interessantes.  

3. Grande variedade de fornecedores

O Alibaba é um dos maiores marketplaces chineses, o que se traduz em uma grande variedade de fornecedores. Dessa maneira, é fácil encontrar diversas opções de fornecedores para seu nicho de mercado, comparando preços e prazos de entrega.   

📦 Leia também: Como importar do Alibaba e revender no Brasil em 2024? 

Desvantagens do Alibaba dropshipping 

Nem tudo são flores, não é mesmo? A seguir, você vai encontrar algumas das principais desvantagens de se fazer o dropshipping com o Alibaba.

1. Tempo de envio mais longo 

Quando você faz negócio com empresas asiáticas, é preciso entender que os prazos de envio podem ser um problema. Afinal de contas, os produtos estão do outro lado do mundo! 

Mas, é claro, você pode checar quais os tempos de entrega de cada fornecedor antes de fazer negócio. Principalmente hoje, já que existem novas regras sobre as importações

📤 Explicamos tudo no artigo: Como vai ficar o dropshipping com as taxas no Brasil? Entenda tudo

2. Barreira linguística e de fuso horário

Num primeiro momento, a barreira linguística pode ser um obstáculo nas negociações, afinal, todas as conversas são conduzidas em inglês. 

Além disso, também é importante entender que o fuso horário é bem diferente, por isso, atente-se ao horário de envio das mensagens e não espere por respostas imediatas

3. Limite mínimo de produtos

Lembra sobre como falamos que o Alibaba é uma plataforma muito popular entre fabricantes? Este é, certamente, um ponto forte, mas também pode gerar um problema para sua operação: o limite mínimo de produtos

Muitas empresas que vendem no marketplace têm uma quantidade mínima de itens para despachar.

Entretanto, vale a pena destacar que, nos últimos anos, o Alibaba tornou-se muito mais amigável ao dropshipping. Sendo assim, você vai encontrar fornecedores que enviam apenas um produto por vez, basta procurar com atenção! 

Qual é melhor Alibaba ou AliExpress?

Depende! Tanto o Alibaba, quanto o Aliexpress são plataformas que podem ser vantajosas, dependendo do seu modelo de negócio.

Ressaltamos que o Aliexpress e o Alibaba são pertencentes ao mesmo grupo, mas têm focos diferentes. Enquanto o Aliexpress foca mais em vendas B2C – ou seja, direto para o consumidor final – o Alibaba foca em vendas B2B, ou seja, para outras empresas. 

O Aliexpress pode ser utilizado, por exemplo, no início da sua estratégia de dropshipping, quando o volume de vendas ainda é menor. Enquanto isso, o Alibaba pode entrar em cena uma vez que a sua loja ganha força e começa a ter mais volume de vendas

💡 Aproveite e faça o download gratuito do nosso Guia Dropshipping! Nele, você aprende como começar o seu próprio negócio de vendas online sem a necessidade de montar estoque!

Como encontrar fornecedores de dropshipping no Alibaba?

A seguir, te daremos o passo a passo para encontrar fornecedores de dropshipping na plataforma do Alibaba: 

1. Visite o Centro de dropshipping Alibaba

Há algum tempo, o Alibaba criou uma página exclusiva com todos os seus fornecedores de dropshipping. É a Centro de dropshipping Alibaba. Nela, você pode visitar essa parte do site e avaliar as opções de fornecedores disponíveis ali. 

2. Procure por vendedores com boas avaliações

Antes de fechar negócio, procure pelas avaliações de outros compradores, leia suas opiniões e pese os prós e contras de cada um deles. Isso pode te ajudar a fugir de fornecedores que não prestam um bom serviço e também encontrar aqueles que podem ser ótimos para o seu negócio.

3. Peça o registro de entregas

Todo fornecedor conta com um registro de entregas e você pode pedir o acesso a essa informação antes de fechar negócio com alguma empresa. Aqui, vale a mesma linha  de raciocínio anterior: isso vai te ajudar a não cair nas mãos de fornecedores que não estão aptos a fazer boas entregas.

4. Compare preços

O Alibaba conta com uma grande variedade de fornecedores em seu site. Isso quer dizer que um mesmo produto pode ser vendido por diferentes empresas a preços bastante distintos. Por isso, compare e veja quais são as condições mais vantajosas para você.

5. Entre em contato

O último passo também é, provavelmente, um dos mais importantes. Uma vez que você encontra um fornecedor compatível com suas expectativas, é hora de entrar em contato e fechar a parceira. Seja conciso e cordial. Se necessário, traduza as suas mensagens para o inglês com a ajuda do Google Tradutor.

Encontre fornecedores para o seu nicho de mercado já!

Seja no dropshipping, ou nas vendas tradicionais, os fornecedores são parceiros essenciais para o sucesso do seu negócio.

Por isso, encontrar boas empresas parceiras é tão importante, principalmente se você está começando o seu empreendimento agora.

Nós do EnP, sabemos bem disso. Por este motivo, criamos um método para te ajudar a encontrar fornecedores em qualquer nicho de mercado.

Neste guia, você encontrará informações sobre:

  • Como usar as palavras-chave certas nas buscas por fornecedores;
  • Como encontrar fornecedores nas redes sociais;
  • Como encontrar bons fornecedores rapidamente;
  • E muito mais…

Para conseguir o acesso gratuito a este material, basta clicar aqui: