Saber como vender no Aliexpress tem sido o foco de diversos empreendedores que enxergam no marketplace asiático uma oportunidade para faturar no ambiente online. Se você é um deles, acompanhe os tópicos deste artigo para aprender a vender no AliExpress!

Fundado em 2010 pelo Alibaba Group, o Aliexpress é considerado um dos maiores marketplaces do mundo, responsável por conectar fabricantes e vendedores a diversos consumidores ao redor do mundo, incluindo o Brasil. 

Apesar de estar presente no país há alguns anos, a plataforma abriu suas portas para os vendedores brasileiros apenas em 2021. De lá para cá, diversos empreendedores fizeram seu cadastro e começaram a vender todos os dias para os mais variados perfis de consumidores.

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar como vender no AliExpress:  como a plataforma funciona, quais são suas vantagens, qual é a comissão do marketplace, além do passo a passo completo para comercializar produtos por lá.

Vamos começar?

Como funciona vender no AliExpress?

O AliExpress funciona como a maioria dos marketplaces, que disponibilizam um espaço para os vendedores criarem suas lojas e, em troca, pagarem uma comissão a cada venda realizada.

Para isso, é necessário criar uma conta de vendedor e cadastrar os produtos. O cadastramento é gratuito e pode ser feito apenas por pessoas jurídicas. Depois da criação da conta de vendedor, é necessário cadastrar as mercadorias na plataforma, fornecendo o máximo de informações possível sobre os itens, como fotos, descrições e preços. 

Assim, a cada venda realizada o lojista recebe uma notificação para que ele comece o processo logístico, que envolve o embalo e envio do pedido para o consumidor final. O pagamento pela venda acontece após a confirmação do recebimento do produto pelo cliente. Simples, não é?

Mas fique tranquilo que vamos explicar cada uma dessas etapas em mais detalhes ainda neste artigo… Por ora, veja no próximo tópico os benefícios de vender no Aliexpress.

Vantagens de vender pelo AliExpress Brasil

Vender no AliExpress traz muitas vantagens para os lojistas que desejam expandir seus negócios e atingir um grande público. Abaixo, veja algumas das principais vantagens de vender no AliExpress:

Abrangência global

O AliExpress é um dos maiores marketplaces do mundo, com milhões de compradores em todo o planeta. Isso significa que os vendedores têm a oportunidade de comercializar seus produtos para um público internacional, aumentando suas chances de sucesso.

Para isso, entretanto, vai ser preciso planejar a logística internacional para o seu negócio, a fim de evitar problemas com as entregas dos pedidos.

Cadastro gratuito

O AliExpress oferece cadastro gratuito para vendedores, o que significa que qualquer pessoa pode criar uma conta e começar a vender seus produtos na plataforma. Isso torna a venda no AliExpress acessível para pequenos empreendedores que desejam atingir  um bom volume de venda.

Rede logística

O AliExpress tem uma rede logística global muito eficiente, que permite aos vendedores enviar seus produtos para diferentes partes do mundo de maneira rápida e eficiente. Isso é muito importante para garantir a satisfação do cliente e a reputação da loja.

Repasse rápido

Outra vantagem de vender no AliExpress é o sistema de repasse rápido, que permite aos vendedores receberem seus pagamentos em até 7 dias úteis após a confirmação do recebimento do produto pelo cliente

Isso é muito importante para garantir a saúde financeira da loja e evitar qualquer problema em seu fluxo de caixa.

Personalização de loja

O AliExpress possibilita que os vendedores personalizem suas lojas com logotipos, banners e paleta de cores que reflitam a identidade visual da marca. Todos esses elementos são cruciais para criar uma experiência de compra única para os clientes e ajudar a destacar a loja da concorrência.

Como vender no AliExpress?

Se você deseja entender como vender no AliExpress, saiba que é necessário seguir alguns passos importantes. Abaixo, vamos listar cada um deles para você dar o pontapé inicial no seu negócio dentro da plataforma.

Veja!

1. Tenha um CNPJ

Para vender no AliExpress, é necessário ter um CNPJ válido. Caso ainda não tenha um, você vai precisar abrir um negócio formalmente para conseguir fazer o seu registro como vendedor na plataforma.

Entre as principais modalidades disponíveis no mercado atualmente, há o MEI (Microempreendedor Individual) e o ME (Microempresa). Você só deve se atentar para o valor máximo de faturamento anual permitido para cada uma delas. No MEI, o teto é de R$ 81 mil, enquanto no ME, o valor total pode chegar a R$ 360 mil.

Lembrando que também existem outras modalidades que também servem como opção para você formalizar a sua empresa. São elas:

  • Sociedade Limitada (LTDA);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)
  • Escritório da filial de uma empresa estrangeira;
  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Empresa Individual (EI);
  • Sociedade Anônima (S/A).

Para saber seus respectivos valores e características, sugerimos a leitura do artigo: Quanto custa um Ecommerce? Conheça custos variáveis, fixos e mais! 

2. Faça o cadastro na plataforma

Depois de ter um CNPJ, é necessário criar uma conta de vendedor no AliExpress. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site da plataforma por meio dos seguintes passos:

  1. Acesse a página oficial de cadastro do AliExpress;
  2. Selecione o país de origem (no caso, Brasil) para abrir as demais opções;
como vender no aliexpress
  1. Preencha suas informações, como e-mail e criação de senha para acessar a plataforma;
como vender no aliexpress
  1. Preencha as informações do seu negócio – como registro da empresa, endereço, inscrição estadual etc –, faça o upload da licença do CNPJ e envie;
  2. O AliExpress irá conferir as informações e, caso esteja tudo de acordo com as regras da plataforma, aprovar o seu cadastro.

3. Escolha uma categoria de loja

Após criar a conta de vendedor, você vai escolher uma categoria de loja que melhor se adeque ao seu negócio. É importante escolher uma categoria relevante para seus produtos para facilitar a busca dos clientes na plataforma.

As opções que o AliExpress disponibiliza são:

  • Loja comum: voltada para os vendedores que queiram comercializar produtos variados no marketplace;
  • Loja oficial: direcionada para lojistas donos de marcas e que comercializam seus itens exclusivamente na plataforma;
  • Loja de franquia: indicada para vendedores que trabalham com franquia de alguma marca.

4. Monte a loja e cadastre os produtos

Outra etapa do processo de como vender no AliExpress é a construção da loja em si e cadastramento dos produtos. 

Aqui, é importante fornecer informações detalhadas sobre os itens, como fotos, descrições e preços. Quanto mais informações você fornecer, mais fácil será para os clientes encontrarem seus produtos e tomarem a decisão pela compra deles.

Para te auxiliar nessa tarefa, nós selecionamos os seguintes artigos:

5. Adicione fotos e vídeos

Nós já mencionamos a importância das imagens para a venda de produtos no AliExpress, mas não custa nada reforçar…

Uma boa maneira de destacar seus produtos na plataforma é adicionando fotos e vídeos de qualidade. Isso pode ajudar os clientes a entender melhor os produtos que você está vendendo e aumentar a confiança na sua loja.

Fora o fato de que, a partir de boas imagens, diminui-se consideravelmente a possibilidade de trocas e devoluções, questões que podem aumentar os custos para os lojistas a médio e longo prazo.

6. Participe das promoções feitas no marketplace

O AliExpress oferece diversas promoções e campanhas de marketing para incentivar os clientes a comprar mais. Nelas, o marketplace desenvolve ações como anúncios pagos tanto na plataforma quanto nas redes sociais

Participar dessas promoções pode ajudar a aumentar a visibilidade de sua loja e impulsionar as vendas.

7. Forneça um bom atendimento

Para ter sucesso vendendo no AliExpress é fundamental fornecer um bom atendimento ao cliente, para deixá-lo mais confiante em comprar na sua loja.

Existem várias maneiras de fornecer um bom atendimento ao cliente no Aliexpress…

Primeiramente, os vendedores devem responder rapidamente às perguntas dos consumidores. Isso pode ser feito através do sistema de mensagens do site, que permite que os clientes entrem em contato a qualquer momento. 

Além disso, os lojistas devem fornecer informações precisas sobre o status do pedido e o número de rastreamento para que os compradores possam acompanhar a entrega. Se houver algum problema com o pedido, os vendedores devem trabalhar rapidamente para resolvê-lo e garantir a satisfação do cliente.

O que vender no AliExpress?

O AliExpress permite a venda de diversos produtos, desde roupas e acessórios a eletrônicos e itens domésticos. No entanto, é importante que os vendedores considerem a demanda do mercado ao escolher os produtos para vender.

Uma das melhores maneiras de encontrar produtos para vender no AliExpress é analisando as tendências de mercado. Os vendedores podem pesquisar as tendências em sites como o Google Trends e observar quais produtos são populares no momento. 

Eles também podem usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave para identificar quais produtos as pessoas estão procurando. O Keyword Planner do Google é um bom exemplo disso. 

De qualquer maneira, o AliExpress trabalha com algumas categorias específicas que podem te ajudar a definir o que vender por lá. São elas:

  • Moda Feminina;
  • Moda Masculina;
  • Telefonia e Comunicação;
  • Computadores, Escritório e Segurança;
  • Eletrônicos;
  • Joias e Relógios;
  • Casa, Pet e Eletrodomésticos;
  • Bolsas e Calçados;
  • Brinquedos e Infantil;
  • Diversão Ao Ar Livre;
  • Saúde, Beleza e Cabelo;
  • Auto e Moto;
  • Ferramentas e Reforma, Construção.

Lembrando que cada uma dessas categorias possui as suas respectivas subcategorias. Por exemplo, Moda Feminina, em que há: vestidos, camisetas, blusas e camisas, moletons, bodys e mais. 

Quanto custa vender no AliExpress?

O AliExpress cobra uma taxa de comissão por cada venda realizada que varia de 5% a 10%. A seguir, confira a tabela com todas as categorias e seus respectivos percentuais de comissionamento:

CategoriaTaxa de comissão
Eletrodomésticos5%
Telefones & Telecomunicações em geral5%
Móveis5%
Computador & Escritório5%
Materiais escolares e para escritório8%
Beleza & Saúde8%
Ferramentas8%
Vestuário8%
Esportes e Entretenimento8%
Vestuário Feminino8%
Extensões de cabelo e perucas10%
Casamentos & Eventos8%
Roupas íntimas8%
Vestuário e acessórios8%
Segurança e proteção5%
Automóveis e Motocicletas8%
Sapatos8%
Componentes eletrônicos e suprimentos8%
Roupas masculinas8%
Alimentos8%
Eletrônicos de Consumo8%
Mãe e Filhos8%
Embalagem e Sacos8%
Luzes e Iluminação8%
Relógios8%
Brinquedos e Hobbies8%
Aperfeiçoamento em casa8%
Joias e Acessórios8%
Categorias especiais (comidas)10%
Inovações e uso especial8%
Casa & Jardim8%

Caso você queira conferir detalhes de algumas subcategorias – dentre outras informações –, basta acessar o Contrato de Regras de Adesão e Operação do Vendedor do AliExpress do Brasil

Como fazer dropshipping no AliExpress?

Para fazer dropshipping no AliExpress, você deve fazer o seu cadastro como vendedor, criar uma loja na plataforma e contar com bons fornecedores de produtos

Se você ainda não está familiarizado com o conceito, saiba que  o dropshipping nada mais é do que uma modalidade logística em que os vendedores podem vender produtos sem ter um estoque. Em vez disso, eles compram mercadorias de fornecedores, que ficam responsáveis não só pelo armazenamento, mas também pelos envios para os clientes.

O AliExpress é uma plataforma popular para dropshipping devido à sua grande variedade de produtos e preços competitivos. Se você quiser saber mais, vale a pena ler o artigo: Dropshipping com o AliExpress: vale a pena? Como começar?

Vale a pena vender no AliExpress?

Sim, vale a pena vender no AliExpress. Contudo, o sucesso dentro da plataforma depende da disponibilidade e dedicação dos empreendedores.

Falamos isso porque, com tantos vendedores oferecendo produtos semelhantes, pode ser difícil se destacar na multidão e atrair clientes se você não tiver as estratégias de venda certas. 

É preciso garantir a qualidade dos produtos que estão vendendo,  gerenciar o atendimento ao cliente para garantir a sua satisfação, etc. Ou seja, há bastante trabalho a ser feito – e ele depende diretamente do empenho dos vendedores.

Diante disso, podemos dizer que o primeiro passo para conseguir ter sucesso no AliExpress, ou em qualquer outro marketplace, é obter o conhecimento adequado. E a boa notícia é que nós podemos te ajudar nisso…

Em nossa plataforma de educação para empreendedores nós te ensinamos tudo sobre marketplaces, estratégias de vendas e mais. Assine agora e tenha acesso a todo suporte que você precisa para levar o seu negócio ao sucesso. 

Conheça um pouco mais sobre a plataforma aqui: 

Perguntas Frequentes

Como me tornar um vendedor da AliExpress?

Para ser vendedor do AliExpress você precisa fazer o seu cadastro na plataforma, cadastrar os seus produtos, vender e, por fim, pagar uma comissão por cada transação realizada.

Como vender pelo AliExpress no Brasil?

Para vender no AliExpress Brasil você deve: ter um CNPJ, fazer o seu cadastro, escolher a categoria da sua loja, montar a sua loja e cadastrar os produtos, adicionar fotos e vídeos, participar das promoções feitas no marketplace e fornecer um bom atendimento.

Tem que ter CNPJ para vender no AliExpress?

Para vender no AliExpress, é necessário ter um CNPJ válido. Caso ainda não tenha um, você vai precisar abrir um negócio formalmente para conseguir fazer o seu registro como vendedor na plataforma.