Atuar no maior marketplace da América Latina em uma categoria campeã de vendas é um grande desafio. Afinal, como superar os obstáculos e vender roupas no Mercado Livre? É isso que quero contar para você nesse artigo.

Se você trabalha com o segmento de moda e quer saber mais sobre como vender roupa dentro do Mercado Livre, nós selecionamos 13 dicas incríveis para colocar em prática hoje mesmo.

Inclusive, muitos dos nossos alunos vendem roupas por lá e estão conquistando mais clientes todos os dias.

E isso não podia ser diferente, já que o Mercado Livre oferece toda a estrutura necessária para os lojistas venderem muito...

Mas é claro que os resultados só surgem se você utilizar as estratégias corretas.

Por isso, vamos às dicas para você vender roupas no Mercado Livre.

No vídeo abaixo, a Babi Tonhela, especialista e consultora de Ecommerce, fala sobre como vender roupas no Mercado Livre. Assista:

Aprenda a Vender no Mercado Livre e Fature +18,5 mil por mês [Treinamento GRATUITO].

É possível vender roupas no Mercado Livre?

A categoria de Moda está no ranking de mais vendidas no Ecommerce brasileiro em volume de pedidos todos os anos, oscilando entre primeira e segunda posições, como aponta o relatório Webshoppers.

Essa demanda pode ser muito bem observada na venda de roupas no Mercado Livre, em que grande parte das palavras mais buscadas tem relação direta com termos ligados ao mercado de Moda.

Como sei disso?

Existe uma página escondida na plataforma em que são exibidas as maiores tendências de buscas feitas pelos usuários nas últimas semanas.

São listados os 40 termos mais buscados pelos milhares de usuários ativos do Mercado Livre, fornecendo ótimas ideias de produtos que realmente possuem demanda.

Ao clicar em alguma dessas palavras, temos acesso aos anúncios que estão bem ranqueados naquela categoria, ou seja, os produtos com mais destaque.

Passando o mouse por cima de cada imagem, é possível ver a quantidade de vendas naquele anúncio.

E os números são impressionantes…

São milhares de vendas, com MILHÕES de reais em faturamento.

E, ao contrário do que muita gente imagina, há produtos de todos os tickets. Desde o mais barato até o mais caro.

Lembre-se: são mais de milhões de usuários na plataforma. Há demanda para tudo.

Leia também: Como conseguir fornecedores de roupas? Veja 15 opções confiáveis

Como vender roupas no Mercado Livre?

1- Crie uma Conta no Mercado Livre

Para vender roupas no Mercado Livre, você vai precisar criar uma conta na plataforma. É bem simples, basta acessar o site do Mercado Livre e clicar em criar conta.

Após preencher suas informações pessoais, é hora de cadastrar os seus produtos.

Essa parte é fundamental, pois é aqui que você vai conseguir destacar o seu negócio dos seus concorrentes.

Para conseguir bons resultados ao vender roupas no Mercado Livre siga as outras dicas abaixo:

2- Crie títulos irresistíveis

Um título incrível é a parte mais importante para o seu anúncio ganhar visibilidade dentro dos marketplaces como o Mercado Livre.

Isso porque em meio a tantos vendedores, é necessário saber utilizar o espaço de 60 caracteres da melhor forma possível para garantir destaque aos seus produtos.

Na hora de montar seu título, lembre-se daquela página de tendências que te mostrei no início desse texto.

E também utilize palavras-chave no seu título e combine de forma amigável para o seu cliente.

Além disso, coloque-se no lugar da sua persona e imagine como ela faria a busca pelo seu produto.

Isso vai aumentar suas chances de aparecer nas primeiras posições e, consequentemente, ter sucesso ao vender roupas no Mercado Livre.

E o mais importante: escreva os títulos de forma amigável, seu cliente não é um robô.

Não esqueça de trabalhar emoções através de gatilhos mentais. São ferramentas extremamente poderosas para criar títulos impossíveis de serem ignorados pelos seus clientes.

Siga o seguinte modelo ao criar seus títulos:

  • Selecione 1 palavra-chave central, utilize no início do título de preferência;
  • Relacione a atributos do produto (cor, tamanho, marca, etc);
  • Faça caber seu título em 60 caracteres de forma amigável ao cliente.

3- Selecione a categoria correta

Por incrível que pareça, muitos vendedores acabam selecionando a categoria errada na hora de cadastrar seus anúncios.

Isso gera uma confusão enorme para o marketplace e para o cliente na hora da compra.

Quando seu produto está na categoria errada, você acaba perdendo visibilidade. Consequentemente, deixa de vender roupas no Mercado Livre.

Aparecer para as pessoas erradas é tão ruim quanto não aparecer para ninguém!

Além disso, você ainda corre o risco do Mercado Livre remover seu anúncio. Portanto, tenha muita atenção ao selecionar sua categoria de produtos.

Ao vender roupas no Mercado Livre, após preencher seu título de forma correta, a plataforma vai sugerir a melhor categoria para o seu produto automaticamente.

Confira se tudo está correto com:

  • Linha de produto;
  • Categoria;
  • Gênero;
  • Marca.

Depois de conferir essas informações, basta continuar a vender.

4- Utilize fotos e vídeos com máxima qualidade

Para vender roupas no Mercado Livre, você precisa cuidar muito bem da exposição do seu produto. Fazendo isso, já estará largando na frente de grande parte dos seus concorrentes.

Aliás, a própria plataforma possui suas regras. Então, não cumpri-las pode ocasionar na exclusão do anúncio ou até mesmo no bloqueio da conta…

Por este motivo, atente-se a elas ao criar suas imagens, pois respeitar as regras vai garantir que seu anúncio esteja no ar para ser visualizado, mas o que vai fazer seu cliente confiar e comprar de você é mais do que isso.

Outra dica é: opte por produzir suas próprias fotografias. Dessa forma, você tem total liberdade para se diferenciar e garantir a qualidade das imagens.

O que dificilmente acontece quando são usadas imagens disponibilizadas pelos fornecedores.

Para vender roupas no Mercado Livre e em qualquer outro lugar online, as imagens são super importantes!

Utilize fotos com alta qualidade, explorando diferentes ângulos e detalhes do produto.

💡 Aproveite para conhecer o treinamento Ecommerce de Moda Masculina! Com ele, você aprende a metodologia de 4 etapas que já auxiliou milhares de pessoas a começarem do zero e construírem negócios de sucesso vendendo roupas e acessórios na internet.

5- Foto principal com fundo branco

Essa dica é complemento da anterior, mas tirar a foto principal com o fundo branco não quer dizer que você não possa montar um cenário com a peça de roupa e usar a criatividade. 

Só que, pensando em marketplace, o ideal é que a primeira foto do produto seja com o fundo branco, pois o algoritmo do ML prioriza essas imagens. 

Afinal, não há nada que atrapalhe ou confunda a identificação de palavras ou imagens proibidas nas imagens. 

6- Evite usar flash

Continuando com as dicas sobre fotografias de produtos para vender roupas no Mercado Livre, nós recomendamos que você não utilize flash.

Justamente para que não tenha sombras ou modificações nas cores das suas peças. E isso também é importante para que o algoritmo priorize o seu anúncio no Mercado Livre.

7- Use o poder dos vídeos

Até pouco tempo atrás, usar vídeos nos anúncios era um grande diferencial. Hoje, já vêm se tornando obrigação.

O valor que um vídeo agrega ao seu produto é incrível! Ele é capaz de dar movimento ao produto, possibilitando ao cliente uma experiência mais completa na compra.

Você pode seguir o mesmo modelo das fotos principais do produto ou até mesmo fazer um review, destacando características da peça, formas de usar... Use sua criatividade!

8- Elabore descrições detalhadas (Conte histórias)

Para criar um negócio de sucesso e vender roupas no Mercado Livre, é fundamental entender que você não vende apenas um produto. 

Sua roupa não é só uma roupa, mas uma transformação para o seu cliente.

Quando você entende isso, contar histórias fica mais fácil.

Essa técnica é muito famosa e utilizada há anos no Marketing… o Storytelling é muito efetivo!

Seu objetivo é contar histórias que envolvem os clientes às marcas, através de narrativas em torno do produto que vão transportar o cliente até a transformação desejada.

Além de contar uma história para o seu produto, não esqueça de fornecer detalhes técnicos, destacando características e atributos como:

  • Composição;
  • Medidas;
  • Cores;
  • Instruções de lavagem;
  • Modos de usar;
  • Prazo de envio;
  • Garantias;
  • Trocas e devoluções;
  • Perguntas frequentes.

9- Implemente um Guia de Tamanhos para vender roupas no Mercado Livre

E por falar em características do produto, quando você seleciona a categoria de moda no site do Mercado Livre, a funcionalidade de tamanhos é ativada. 

Então, você precisa colocar nos seus anúncios quais os tamanhos daquela roupa estão disponíveis. 

Esse simples detalhe vai fazer com que você quebre uma objeção e venda mais, uma vez que o cliente não vai ter quebra de expectativas colocando o item no carrinho e só depois descobrir que não há o tamanho dele…

Além de frustrante, pode afastar um possível cliente que não vai comprar mais da sua empresa. 

10- Apostar em bom mix de produtos

No mundo da moda, é fundamental que você tenha um bom mix de produtos para conseguir vender mais. E para vender roupas no Mercado Livre não seria diferente. 

Portanto, tenha uma variedade de produtos que façam sentido para o seu público-alvo, principalmente para acompanhar as tendências da moda.

Uma boa maneira de acompanhar essas tendências é por meio do Google Trends, realizando pesquisas por meio de palavras-chave, e o Mercado Livre Tendências que mencionamos anteriormente. 

11- Faça Kits

Os kits não necessariamente são de produtos diferentes... Você pode montar um kit com 3 camisas, por exemplo, para elevar o ticket médio da sua empresa.

Mas você também pode montar kits de produtos diferentes que são complementares, seguindo a ideia do seu mix de produtos.

O importante é criar kits personalizados que façam sentido para o seu público dentro do marketplace. 

Seguindo essas dicas, as vendas das roupas no Mercado Livre vão BOMBAR.

Mas calma, as dicas ainda não acabaram...

12- Construa e cuide da sua reputação

Construir uma boa reputação é fundamental para se destacar ao vender online.

Inclusive, no Mercado Livre existe um sistema próprio que concede diferentes níveis de reputação aos vendedores, oferecendo vantagens e destaque aos que seguem as boas práticas da plataforma.

Além das vantagens oferecidas pelo marketplace, a boa reputação é fator-chave para um cliente decidir por comprar o seu produto ou não.

Afinal, você compraria de um vendedor que não responde os clientes, atrasa as entregas e possui muitas avaliações ruins?

Aposto que não! Por isso, siga as regras, ok?

No início, é um pouco mais difícil… Todos os vendedores começam do mesmo patamar, com nenhuma venda, logo, nenhuma avaliação.

Mas, quando você atinge suas primeiras 10 vendas, você ativa o chamado “termômetro” de reputação dentro do Mercado Livre.

Realizando todas as vendas com as postagens dentro do prazo de 24h úteis e sem reclamações dos clientes, você recebe a cor verde.

Para manter sua conta dessa maneira  e seguir inspirando confiança no seu cliente e, consequentemente vendendo roupas no Mercado Livre, você precisa continuar postando os pedidos no prazo máximo de 24h úteis após a confirmação do pagamento.

Além disso, conforme seu faturamento vai aumentando, você irá progredir na hierarquia do Mercado Livre, alcançando as medalhas de Mercado Líder, Mercado Líder Gold e, no nível mais alto, Mercado Líder Platinum.

13- Aproveite as interações

No Mercado Livre, você não consegue realizar um atendimento ativo. Na plataforma, não é possível enviar mensagem para clientes interessados.

Você precisa esperar os clientes chegarem até você.

Portanto, quando você receber perguntas no seu anúncio, agarre essa oportunidade. É sua chance de impressionar o cliente e fechar a venda.

Seja solícito e resolva o problema do cliente de forma direta e gentil. Lembre-se que as perguntas e respostas ficam expostas publicamente no seu anúncio.

Após a compra, mantenha contato com seu cliente nas mensagens para saber se está tudo certo. Não esqueça de realizar um ótimo pós-venda.

Vender roupas no Mercado livre uma vez é muito bom, mas vender roupas no Mercado Livre repetidamente para os mesmos clientes é muito melhor.

Faça com que as pessoas optem por comprar de você.

Então, faça de tudo para garantir uma experiência completa de compra. Até o momento que o seu cliente receber o pedido em casa.

Após isso, não esqueça de solicitar uma avaliação do seu serviço.

É muito importante pedir ao cliente para qualificar a venda, pois isso também vai contar muito para manter sua boa reputação.

Pronto para vender roupas no Mercado Livre?

Com essas dicas você estará mais do que pronto para vender roupas no Mercado Livre. E não se preocupe com a concorrência…. 

Estude o que eles fazem, siga as nossas dicas e faça melhor!

Aprenda a Vender no Mercado Livre e Fature +18,5 mil por mês

Essa é a sua chance de aproveitar os números simplesmente incríveis do Mercado Livre para vender +18,5 mil reais por mês.

No nosso treinamento intensivo, você vai aprender tudo o que precisa para montar seu negócio e vender TODOS os dias no Mercado Livre. E o melhor: você NÃO precisa de nenhuma experiência prévia para alcançar esses resultados…

Veja só o que você vai aprender:

  • Como o Mercado Livre pode ser a maneira mais fácil de iniciar o seu negócio mundo das Vendas Online;
  • Como Encontrar Produtos com potencial de se tornar Campeões de Venda;
  • Como se Diferenciar da Concorrência e ser Encontrado pelos Clientes;
  • Como Fazer Anúncios Campeões de Vendas;
  • Como Ganhar Consistência Vendendo Todos os Dias;
  • Como Alcançar a Medalha de MercadoLíder (os Melhores Vendedores do Site).

Garanta a sua vaga no treinamento: