Razão social é o nome legal e formal de uma empresa, usado em contratos e documentos oficiais. Já o nome fantasia é o nome comercial ou marca sob o qual o negócio opera no dia a dia, sendo mais usado para fins de marketing. Ambos são importantes e, neste artigo, você vai aprender como criá-los e usá-los. 

Todos aqueles que já abriram uma empresa, ou já pesquisaram sobre o processo, se pararam com esses dois termos: razão social e nome fantasia. Se você ainda não sabe, estes são elementos obrigatórios para a criação de qualquer negócio. 

Muitos, no entanto, não sabem a diferença entre os dois termos, ou quando eles são aplicados. 

É por isso que, neste artigo, vamos abordar a fundo a diferença entre razão social e nome fantasia, suas funções, como escolhê-los, e responder a algumas das perguntas mais comuns que empreendedores podem ter. 

Faça uma boa leitura! 

O que é a razão social de uma empresa? 

Razão social é o nome oficial de uma empresa. Seria como o nome completo de uma pessoa na sua certidão de nascimento, ou seja, é aquele que vai estar em todos os documentos legais, contratos, notas fiscais e registros governamentais. A razão social é a forma como o seu negócio será reconhecido perante os órgãos públicos.

Imagine, por exemplo, que você tem uma loja de produtos naturais. Seu nome fantasia pode ser "Natureza Pura", mas a sua razão social, o nome oficial, pode ser "Natureza Pura Produtos Naturais Ltda.".

Também vale salientar que a razão social é exclusiva. Isso significa que, ao registrar sua empresa, é essencial garantir que a razão social escolhida não seja já utilizada por outra entidade. No caso de haver uma duplicidade, o registro da sua empresa pode ser barrado. 

Como escolher a razão social? 

Escolher a razão social para a sua empresa é uma tarefa que exige muito cuidado. Este, afinal, trata-se do nome que será registrado oficialmente e estará presente em todos os documentos mais importantes da sua empresa. 

Aqui vão algumas dicas para fazer essa escolha: 

  • Leve em consideração a identidade da sua empresa: na hora de escolher a razão social, é importante que você escolha termos ligados ao seu nicho de mercado;
  • Verifique a disponibilidade com cuidado: a razão social da sua empresa deve ser única. Essa informação pode ser consultada na Junta Comercial do seu estado;
  • Mantenha o nome simples: dê preferência para os nomes mais simples e fáceis de pronunciar. Além disso, evite nomear a sua empresa com termos que podem parecer datados ao longo do tempo;  
  • Escolha um nome para durar: por mais que alterações na razão social sejam possíveis, elas costumam ser custosas e burocráticas. Por isso, escolha um nome que você gosta e que possa acompanhar o seu negócio à medida que ele cresce; 
  • Na dúvida, consulte um profissional: os processos de abrir uma empresa e criar uma razão social podem ser um tanto demorados. Por isso, você não deve hesitar em pedir ajuda profissional – seja de um contador, um consultor de Ecommerce ou qualquer outra especialidade – para garantir que você está seguindo todas as normas. 

Leia também: Nomes para loja virtual? Dicas para escolher, ferramentas e +250 exemplos 

Quando a razão social é usada? 

A razão social é usada em uma variedade de situações que exigem formalidade e legalidade. Essencialmente, sempre que sua empresa interage com órgãos governamentais, outras empresas ou até mesmo com clientes em um contexto oficial, a razão social é utilizada. Aqui estão alguns exemplos comuns de quando a razão social é aplicada:

  • Notas fiscais;
  • Faturas de clientes;
  • Certificados;
  • Contratos;
  • Comunicados à imprensa;
  • Folha de pagamento;
  • Emissão de cheque bancário.

O que é o nome fantasia de uma empresa? 

O nome fantasia de uma empresa é como ela é conhecida popularmente e como será apresentada ao público. É o nome que você vê na fachada de uma loja, no website de uma empresa, ou na embalagem de um produto. Ele serve para atrair clientes e criar uma conexão entre o público e o negócio.

Por exemplo, se considerarmos uma livraria online, o nome fantasia poderia ser "Livros & Saberes", enquanto a razão social seria "Livros & Saberes Comércio de Livros Ltda.".

Ao contrário da razão social, não existem regras rígidas para o nome fantasia e este é escolhido livremente pelo empreendedor. Embora possa ser igual à razão social, geralmente é diferente e tem como objetivo principal ser memorável e facilmente reconhecível pelo público.

Outro ponto importante a considerar é o registro do nome fantasia. Apesar de não ser obrigatório, o registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) pode ser realizado para assegurar a exclusividade do uso desse nome.

Isso significa que, se o nome fantasia da sua empresa for registrado, outra empresa não poderá usá-lo. É um passo adicional que pode trazer segurança para a sua marca e evitar possíveis conflitos no futuro.

Leia também: Licenciamento de marca: o que é e como utilizar no Ecommerce 

Como escolher o nome fantasia? 

O nome fantasia da sua empresa é a primeira impressão que muitos clientes terão do seu negócio e, por isso, fazer uma boa escolha é essencial. Portanto, dedique algum tempo a esse processo e escolha um nome que represente verdadeiramente o que você e sua empresa querem transmitir.

Aqui estão algumas dicas para tornar o processo um pouco mais fácil:

  • Considere a relevância para o negócio: o seu nome deve tornar fácil para o cliente entender o que a sua empresa faz. Selecione os termos que mais se relacionam com o seu nicho e pense em como torná-los mais atrativos; 
  • Preze pela simplicidade: um nome curto e fácil de lembrar tem maiores chances de causar um impacto em seus clientes. Evite termos complicados ou que pertençam à uma língua estrangeira, se possível; 
  • Seja original: o nome fantasia da sua empresa deve ser único, a fim de tornar seu negócio diferente da concorrência. Faça uma pesquisa rápida online para garantir que nenhuma outra empresa esteja usando o mesmo nome;
  • Verifique a disponibilidade de domínio na web: se você planeja ter um site, é uma boa ideia verificar se o domínio com o nome fantasia que você escolheu está disponível;
  • Peça opiniões: fale com amigos, familiares ou colegas de trabalho. Muitas vezes, eles podem fornecer insights valiosos e ajudá-lo a ver as coisas de uma perspectiva diferente.

Quando o nome fantasia é usado? 

O nome fantasia da sua empresa é usado em uma variedade de situações e contextos. Aqui estão alguns dos momentos mais comuns:

  • Divulgação e marketing: 
  • Na loja online, na fachada e em divulgações digitais e físicas;  
  • Durante o atendimento ao cliente; 
  • Nos e-mails, cartas e quaisquer outras correspondências comerciais; 
  • Na embalagem dos produtos.

Lembre-se, o nome fantasia é a face da sua empresa para o mundo, é como os clientes conhecerão e lembrarão do seu negócio. Portanto, deve ser usado de forma consistente e estratégica.

A diferença entre razão social e nome fantasia

Se pudermos resumir a diferença entre razão social e nome fantasia, diríamos que a distinção se baseia no uso de cada um desses elementos. 

A razão social se refere ao nome oficial e legal da empresa, sendo registrado junto a órgãos governamentais e utilizado em contextos formais, como a emissão de documentos e contratos e o cumprimento de obrigações fiscais. 

O nome fantasia, por outro lado, é como a empresa se apresenta no cotidiano, sendo usado em campanhas de marketing, na fachada do estabelecimento, na interação com clientes e em diversos outros contextos menos formais.

Para te ajudar a entender melhor a diferença entre esses dois elementos, aqui vai uma tabela comparativa:

Razão SocialNome Fantasia
DefiniçãoNome oficial e legal da empresa.Nome popular/comercial da empresa.
UsoUsado em contextos formais (documentos, contratos).Usado em contextos informais (publicidade, atendimento ao cliente).
RegistroRegistrado junto aos órgãos governamentais.Registro não é obrigatório, mas recomendado.
ExclusividadeDeve ser única, não pode haver duplicidade.Pode haver duplicidade, a menos que seja registrado.
AlteraçãoProcesso burocrático para alteração.Pode ser alterado com mais facilidade. Embora esse processo não seja recomendado.
FunçãoIdentificação legal da empresa.Construção e fortalecimento da marca no mercado.

O nome fantasia e a razão social podem ser alterados posteriormente?

Sim, é possível alterar tanto o nome fantasia quanto a razão social de uma empresa, porém, os processos são diferentes.

O nome fantasia, mais flexível, pode ser modificado a qualquer momento. Só é necessário garantir que não exista outra empresa com o mesmo nome. Essa alteração é mais simples, não envolvendo tantas burocracias.

Por outro lado, a alteração da razão social é mais complexa e burocrática, e é realizada em casos específicos, como uma mudança de atividade da empresa, ou durante processos de fusão ou cisão. Para o Microempreendedor Individual (MEI), a mudança da razão social é viável, mas exige a realização de um novo registro.

Vale ressaltar que qualquer alteração no nome fantasia ou na razão social deve ser comunicada aos órgãos competentes e as mudanças devem ser refletidas em todos os documentos oficiais da empresa. 

Quais as regras para a escolha da razão social e nome fantasia?

Ao selecionar a razão social e o nome fantasia da empresa, existem algumas diretrizes e regras que você deve seguir. Vamos aos principais pontos:

Para a razão social:

  • Deve estar relacionado à atividade exercida pela empresa;
  • Precisa ser de fácil compreensão e assimilação;
  • Evite nomes muito longos;
  • Deve ser único e não pode ser demasiadamente semelhante à razão social ou nome fantasia de outras empresas.

Para o nome fantasia:

  • Deve ser fácil de lembrar;
  • Evite nomes muito semelhantes aos dos concorrentes;
  • Deve ser um nome que não possa ser interpretado de forma negativa;
  • Antes de definir, verifique se não há empresas com nome igual ou parecido;
  • O nome escolhido deve ser adequado para comunicação com o público e representar a imagem do negócio.

É possível ter mais de um nome fantasia?

Sim, é perfeitamente possível ter mais de um nome fantasia para a mesma empresa. Contudo, é crucial lembrar que o nome fantasia atua como uma marca, e para assegurar sua exclusividade, é recomendado que seja registrado. 

Outro ponto importante é garantir que o nome fantasia escolhido não esteja sendo utilizado por outra empresa, evitando assim, futuras complicações legais. Por fim, é fundamental frisar que a razão social é única e não pode ser idêntica à de outra empresa.

O que fazer se o nome fantasia já estiver sendo usado por outra empresa?

Se você descobrir que o nome fantasia que escolheu já está sendo utilizado por outra empresa, será necessário selecionar um novo nome. Isso porque o nome fantasia atua como uma marca, necessitando de registro para garantir seu uso exclusivo. 

Além disso, a utilização de um nome fantasia que já pertence a outra empresa pode levar a complicações jurídicas, como processos por violação de marca. Ninguém quer se preocupar com um problema como esse, certo? 

Exemplos de razão social e nome fantasia

Agora, para fecharmos este guia com chave de ouro, vamos dar exemplos de nomes fantasia e razão social de empresas famosas no mercado brasileiro. Veja: 

Razão SocialNome Fantasia
Coca Cola Indústrias LtdaCoca-Cola
Carrefour Comércio e Indústria LTDA.Carrefour
Itaú Unibanco Banco Múltiplo S.AItaú
Globo Comunicação e Participações S/A.Globo
Petróleo Brasileiro S.APetrobrás
Apple Computer Sistemas de Computação, Indústria, Comércio, Representação, Exportação e Importação LTDAApple (no Brasil)

Entendeu a diferença entre razão social e nome fantasia?

Espero que este guia sobre a diferença entre razão social e nome fantasia tenha esclarecido suas dúvidas e lhe proporcionado dicas úteis para sua jornada empreendedora. A escolha do nome é uma etapa fundamental, mas é importante lembrar que ela é apenas o primeiro passo para tirar uma empresa do papel.

Existem muitos outros aspectos a considerar ao abrir sua loja virtual e muitos empreendedores se vêem perdidos neste momento. Mas nós podemos te ajudar a dar o próximo passo agora mesmo… 

Convidamos você para a aula gratuita Ecommerce do Zero. Nela, você aprenderá os primeiros passos para tirar seu Ecommerce do papel, mesmo sem nenhuma experiência anterior. Parece interessante?

Então, não perca mais tempo. Clique aqui para se inscrever e iniciar sua aventura no mundo do Ecommerce:

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre razão social e nome fantasia?

Razão social é o nome legal e formal de uma empresa, usado em contratos e documentos oficiais. Já o nome fantasia é o nome comercial ou marca sob o qual o negócio opera no dia a dia, sendo mais usado para fins de marketing.

É possível ter mais de um nome fantasia?

Sim, é possível ter mais de um nome fantasia para a mesma empresa. Contudo, lembramos que o nome fantasia atua como uma marca, e para assegurar sua exclusividade, é recomendado que seja registrado.

O que fazer se o nome fantasia já estiver sendo usado por outra empresa?

Se você descobrir que o nome fantasia que escolheu já está sendo utilizado por outra empresa, será necessário selecionar um novo nome. Isso porque o nome fantasia atua como uma marca, necessitando de registro para garantir seu uso exclusivo.

O nome fantasia e a razão social podem ser alterados posteriormente?

Sim, é possível alterar tanto o nome fantasia quanto a razão social de uma empresa, porém, os processos são diferentes.