A Inteligência Emocional é essencial para ter um negócio de sucesso. Você aprende a conviver bem com a sua equipe e clientes, consegue tomar decisões melhores e está sempre evoluindo sua performance no trabalho. Confira aqui como desenvolver a sua Inteligência Emocional.

inteligencia emocional capa

O que é Inteligência Emocional?

Inteligência Emocional é a capacidade de compreender e gerenciar os próprios sentimentos para nos motivar, nos acalmar, encontrar soluções e, claro, melhorar a performance no trabalho.

Isso porque, além de se beneficiar, você também pode ajudar a sua equipe. Com controle emocional é possível gerenciar relacionamentos e ser um líder de forma inspiradora.

Afinal, com os seus sentimentos controlados, vai ser bem mais fácil tomar boas decisões para o seu negócio.

Pessoas emocionalmente inteligentes conseguem compreender melhor os outros, ou seja, têm maior capacidade de entender os consumidores.

Assim, fica bem mais fácil de engajar pessoas, fazer campanhas de marketing, fechar vendas… Além de poder compreender melhor a própria equipe e descobrir como melhorar a performance de trabalho de cada um.

Mas ter Inteligência Emocional pode ser difícil. Ter que lidar com um funcionário que não está ajudando ou com um cliente insatisfeito nem sempre é tarefa simples.

Só que é possível ter inteligência emocional mesmo nessas horas. E o melhor é que qualquer um pode aprender.

Abaixo, coloquei algumas dicas para te ajudar nesta trajetória.

inteligencia emocional empatia

1 - Trabalhe com Empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e, assim, conseguir compreender suas dores. Essa é a base da Inteligência Emocional.

A empatia pode ser o diferencial na hora engajar com um cliente e fidelizá-lo, enquanto bajulação e falsas promessas apenas os espantam.

A melhor forma de vender para alguém é se colocar no lugar dela, compreender suas dores e fazer com que o seu produto seja a solução para ela. Isso pode gerar valor para a sua marca.

Sem dizer que a empatia dentro do local de trabalho também pode ser diferencial. Afinal, o funcionário precisa estar bem para fazer um bom trabalho.

Por isso, pense que o seu funcionário talvez precise de alguma ajuda. Se você der o amparo possível, as coisas podem melhorar.

E como desenvolver a empatia?

Você pode desenvolver sua empatia com 3 dicas essenciais:

1 - Autoconhecimento

Antes de compreender seus clientes e a sua equipe, você deve tentar se compreender a si.

Isso ajudará, por exemplo, a entender em quais situações você fica mais estressado e o que pode fazer para contornar esses momentos.

Quando consegue entender o que te deixa sob estresse, fica mais fácil de encontrar soluções para os seus pontos fracos.

inteligencia emocional conversa

2 - Ouça e demonstre interesse

Em uma conversa, perceba os movimentos, respiração, tom de voz, postura… Não é muito difícil notar quando uma pessoa não está confortável ou engajada. Se esforce para realmente prestar atenção, porque você não vai desenvolver empatia se ficar apenas fingindo que está escutando os outros.

Muitos ficam em silêncio enquanto o outro fala apenas para esperar a sua hora de dizer algo. Isso não é empatia.

Demonstre que você está realmente interessado, porque isso gera engajamento e a pessoa vai ficando cada vez mais confortável com você.

Portanto, preste sempre atenção às conversas com os seus clientes e funcionários.

3 - Diminua o julgamento

Por empatia ser se colocar no lugar do outro, não faz sentido ficar julgando.

Evite olhar para as pessoas pensando unicamente nos seus valores, emoções e opiniões. Todo mundo é diferente de todo mundo, então é claro que estranhamentos podem acontecer.

Mas evite o julgamento. Aos poucos, você vai se acostumar a se colocar no lugar dos outros e os preconceitos vão ficando de lado.

inteligencia emocional resiliencia

2 - Seja resiliente

No empreendedorismo, as coisas podem acontecer de formas inesperadas, principalmente nos canais de marketing. Campanhas de lançamento, postagens novas… tudo pode ter um resultado inesperado.

A verdade é que se você quer ser inovador no seu trabalho e com a sua marca, inconstância sempre vai estar presente.

Muitas vezes isso gera estresse e pressão… e não há nada melhor para abalar o seu emocional e prejudicar o seu trabalho.  

Por isso, esteja preparado para qualquer novidade.

A melhor maneira de se preparar é trabalhar na sua resiliência, que significa ter a capacidade de lidar com mudanças e adversidades.

Hoje o mercado precisa de pessoas resilientes, que consigam resolver problemas.

Você pode desenvolver a sua resiliência seguindo essas dicas:

1 - Veja como oportunidade

Ao se deparar com uma mudança, encare como uma oportunidade de crescimento e experiência. Pessoas resilientes encaram situações difíceis como desafios a serem superados, o que pode fazer a diferença no seu trabalho.

inteligencia emocional criatividade

2 - Use a criatividade

Os obstáculos são perfeitos para testar a sua criatividade. Pense: como que você vai lidar com um problema?

Uma dica é olhar sempre com mais atenção para os pontos positivos, assim você consegue tirar algo bom de todas as situações.
3

3 - Aprenda a lidar com as críticas

Quando receber um Feedback, ouça com atenção. Ele serve como uma guia para a sua resiliência e mostra exatamente em qual parte do seu trabalho pode evoluir ou mudar de vez.

inteligencia emocional gatilhos mentais

3 - Use gatilhos mentais

Além de saber gerenciar as suas emoções, você pode utilizar os sentimentos para vender mais, engajando clientes.

Para isso que servem os gatilhos mentais. Eles funcionam como gatilhos que fazem uma pessoa realizar uma compra.

Por exemplo, sabe quando você lê em uma promoção: “última chance!” ou, “últimas unidades!”? Querendo ou não, isso pode gerar um impacto em você. Afinal, se são as últimas unidades, melhor comprar antes que acabe logo, certo?

Usar gatilhos mentais em promoções, campanhas e ofertas induz os consumidores a realizarem a compra. Você engaja o seu cliente, o que aumenta as chances de gerar vendas.

inteligencia emocional falar

4 - Aprenda a se expressar com equilíbrio

Uma pessoa com Inteligência Emocional consegue expressar suas opiniões de forma clara e assertiva. No ambiente de trabalho, isso é de extrema importância, porque você consegue guiar a sua equipe da maneira correta e sem criar conflitos.

Por exemplo: ao dar uma tarefa, você pode falar de maneira respeitosa, sem ser agressivo e autoritário. E, caso o funcionário não se sinta apto para fazer algo que lhe foi pedido, é possível negar o pedido com clareza e delicadeza.

Com os clientes isso é tão importante quanto. Se você não tem paciência ou não consegue se expressar da maneira correta, você pode acabar assustando esse cliente.

Todos os consumidores gostam de se sentir bem-vindos ao comprarem em uma loja. Afinal, sem ele, você não vende. Portanto, seja educado quando alguma dúvida ou problema aparecer.

Ter uma boa Inteligência Emocional para lidar com o seu Ecommerce te ajuda a construir um ambiente de trabalho saudável para você mesmo e para sua equipe. Consequentemente, melhores resultados vão vir juntos com a melhora de performance do trabalho.

Inteligencia Emocional te ajuda a cumprir metas

Agora que você já sabe como manter suas emoções em equilíbrio, vai ficar muito mais fácil de comprir todas as suas metas e objetivos. Isso porque um dos principais problemas que impedem as pessoas de as alcançarem é a falta de clareza.

Consegue imaginar como seria saber se você está dando os passos certos? Ou até mesmo quais passos dar?

No artigo abaixo, criamos um passo a passo para te ajudar a alcançar metas e objetivos de forma simples, sem se perder pelo caminho. Além disso, também apresentamos uma técnica bem bacana para definí-los.

Confira aqui: