Todo empreendedor busca maneiras de aumentar a taxa de conversão e o ticket médio de seu negócio, não é verdade? Se este também é o seu caso, saber como montar um kit de produtos pode te ajudar. Leia este artigo para saber mais!

Não é novidade que a rotina de um empresário de Ecommerce é composta por diversos desafios. Despertar o interesse dos clientes para compra e movimentar o estoque evitando mercadorias paradas são alguns deles.

Mas e se nós te disséssemos que existe uma maneira de conseguir vencer esses desafios de um jeito prático e vantajoso – tanto para o lojistas quanto para o consumidor? Nós estamos falando dos kits de produtos

Eles são excelentes alternativas para chamar a atenção dos compradores e acelerar as vendas. Fatores indispensáveis para um negócio de sucesso, concorda? 

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar o que é um kit de produto, quais são suas vantagens e como montar um. Veja!

O que é kit de produtos?

O kit de produtos é uma técnica de venda focada em oferecer um conjunto de produtos que se complementam, por um preço mais baixo que o normal. É uma iniciativa usada para incentivar o cliente a comprar mais itens e, consequentemente, aumentar a taxa de conversão e o ticket médio do negócio.  

Um exemplo clássico disso são as lojas virtuais de produtos de beleza, que oferecem um shampoo vendido individualmente, mas também dão a opção da compra do item somado a outros, como condicionador, máscara capilar, creme de pentear, etc. 

Os preços mais baixos para levar uma quantidade de itens maior é algo que chama a atenção do consumidor, fazendo com que ele sinta que a compra é realmente vantajosa. Mas algo que o lojista deve ficar atento é a margem de lucro, que não pode ser comprometida com a ação. 

Vamos falar mais sobre isso adiante neste artigo… Por enquanto, vale a pena você saber que os kits de produtos são cadastrados em um Ecommerce como um único item. Isso facilita a compreensão do cliente de que aquela oferta é um kit e, ao mesmo tempo, ajuda na boa gestão das vendas

kit de produtos

Qual a diferença entre kit de produtos e venda casada?

Quando falamos sobre kit de produtos, é comum que algumas pessoas confundam a iniciativa com a venda casada. Contudo, ressaltamos que as práticas são completamente diferentes

O kit de produtos, como vimos, consiste no oferecimento de dois ou mais produtos, que se complementam, em um único item. 

Esta informação está exposta de maneira clara no site de venda, não deixando margem para dúvidas por parte dos clientes. Além disso, o kit de produtos é benéfico para o cliente, por oferecer mais itens complementares a um preço reduzido. Funciona de maneira parecida ao cross sell.

A venda casada, por sua vez, é uma prática ilegal de acordo com Código de Defesa do Consumidor. Ela obriga o cliente a comprar um determinado produto para que ele consiga adquirir outro, mesmo que isso seja contra a sua vontade. 

Muitas vezes, na venda casada, o cliente é induzido a compra de itens que não precisa ou deseja, sem ao menos se dar conta 

Assim, a prática da venda casada não deve ser adotada nos negócios. Para evitá-la, basta que você disponibilize a opção de o cliente comprar os itens de maneira separada. Ou seja, cada um em sua respectiva página de venda. 

Temos um artigo que pode te ajudar a entender mais sobre este tema: Quais são os direitos do consumidor? Saiba tudo sobre o assunto. Leia quando puder!

Quais as vantagens do kit de produtos?

Já sabemos que o kit de produtos é uma excelente estratégia para movimentar o estoque e aumentar o volume de vendas de um negócio… Contudo, vale a pena você conhecer em detalhes cada vantagem dessa ação.

Veja:

Aumento do ticket médio

Muitos empreendedores procuram coisas baratas para revender – pois o preço baixo incentiva a compra – mas depois têm dificuldades de aumentar o valor gasto por compra, ou seja, o ticket médio.

E os kits podem ajudar a contornar isso!

A partir do momento que duas ou mais mercadorias são vendidas em pedidos únicos, maiores serão os valores de cada transação. E isso, automaticamente, faz o ticket médio da empresa aumentar. Nada mal, não é verdade?

Mais conversão em vendas

Os kits de produtos chamam muito a atenção dos consumidores e, por isso, são ótimos para aumentar a taxa de conversão de uma loja virtual

A venda de kits é interessante durante todo o ano, mas certamente ganha mais força em datas comemorativas do calendário comercial, como Natal, ou outras também comuns, como Dia das Crianças, Dia dos Pais, etc. 

Frete mais barato

O frete é um fatores determinantes para um cliente comprar em um Ecommerce.  Entretanto, sabemos que nem sempre é possível aplicar fretes baratos demais, o que acaba espantando muitos consumidores. 

Uma das vantagens dos kit de produtos é a oportunidade de o cliente adquirir vários produtos em um só pedido, fazendo com que o preço do frete tenha um impacto menor na percepção do comprador. Ou seja, o valor do frete acaba sendo compensado por causa do kit de produtos. 

Leia também: Frete fixo: saiba como funciona e se vale a pena para o seu Ecommerce

Melhor gestão do estoque

Os kits de produtos costumam movimentar bastante o estoque de uma empresa, dando a chance de vender de itens que estão parados ou não possuem uma boa saída. Isso, no geral, melhora consideravelmente o controle de estoque.  

Por exemplo, você pode criar um kit que contém tanto produtos que têm uma boa quantidade de vendas, quanto aqueles que não estão sendo vendidos como o esperado. Uma vantagem e tanto, não é mesmo? 

Como montar um kit de produtos?

Agora que você já sabe o quanto pode ser vantajoso vender itens em conjunto, chegou o momento de, de fato, aprender como montar um kit de produtos. É possível que você já aplique em seu negócio alguns dos passos que vamos explicar, mas fique atento a todos os tópicos…

Se você trabalhá-los de maneira conjunta, as chances de ter sucesso vendendo kits de produtos na sua loja virtual são enormes. Confira como montar um kit de produtos a seguir:

1. Escolha itens complementares

Já mencionamos ao longo deste artigo o quanto é vital que o kit de produtos seja composto por mercadorias complementares – ou seja, que façam sentido entre si –, certo? 

Este talvez seja o fator mais importante da venda de kits, pois um cliente dificilmente terá interesse por um conjunto de produtos que não tenham alguma ligação

Pense que faz muito mais sentido quando um kit de material de limpeza possui sabão em pó, esponja e desinfetante, do que todos esses itens e mais um lápis, por exemplo. Dentro do contexto, não faz o menor sentido. 

Leia também: Mix de produtos: o que é, importância e como definir

2. Use produtos com pouca saída 

Produtos encalhados são um verdadeiro desafio na vida dos empreendedores. Além de ocuparem espaço no estoque, eles simbolizam vendas que não estão sendo feitas, o que é um problema para a saúde financeira do negócio. 

Por isso, ao criar um kit de produtos, não deixe de levar em consideração as mercadorias que têm pouca ou nenhuma saída. Os clientes costumam ver vantagem em comprar mais de um produto ao mesmo tempo e isso é ótimo para movimentar o seu estoque e aumentar as vendas

3. Precifique de maneira correta

Outro ponto importante quando falamos de como montar um kit de produtos é a precificação. Os itens precisam ter preços adequados, tanto quanto vendidos de maneira individual quanto em conjunto

Na verdade, você precisa enxergar essa precificação de maneira estratégica, pensando na margem de lucro que deseja obter. Não deixe de considerar também o valor de produção da mercadoria (ou de compra pelo fornecedor, se for o caso), o custo do frete, etc. 

Se você quiser entender mais sobre precificação de produtos, temos duas sugestões: a primeira é a leitura do artigo “Precificação de produtos do zero: saiba como fazer”. E a segunda é o uso da nossa Planilha Precificação Inteligente, que você pode baixar gratuitamente neste link

4. Ofereça vantagens reais

Nada mais inconveniente para um cliente do que comprar um kit de produtos esperando uma coisa e receber outra. Ele fica insatisfeito, não retorna para comprar novamente na sua loja e, de quebra, ainda pode falar negativamente dela para outras pessoas. 

Para evitar isso é simples: não engane os seus consumidores e ofereça vantagens reais em seus kits de produtos

Seja um cupom de desconto, frete grátis, brinde, enfim… Apresente ao cliente apenas benefícios que realmente façam a diferença para ele. Caso contrário, você perderá boas oportunidades para cativar e fidelizar seus clientes. E não é isso que você quer para o seu negócio, certo?

5. Aproveite feriados e datas comemorativas 

Como dito anteriormente, os kits de produtos podem ser vendidos ao longo de todo ano. Contudo, eles possuem um apelo mais forte em feriados e datas comemorativas, e você deve aproveitar isso!

Páscoa, Dia das Mães, Dia do Cliente, Black FridayEstas e tantas outras datas são excelentes para conseguir o máximo de vendas possível com os seus kits de produtos

6. Faça testes

Se você não sabe, sugerimos que anote: a rotina de uma empresa é composta por testes e você não pode deixar de fazê-los. Isso vale, inclusive, para a criação de um kit de produtos. 

Caso você tenha montado um kit que não tenha dado o resultado esperado, não desanime. Estude a persona da sua empresa com mais atenção, analise a situação atual do seu estoque e parta para mais uma tentativa

Os gostos dos consumidores mudam com frequência e isso significa que um kit que fez sucesso ontem, pode não ter o mesmo efeito hoje… e tudo bem! O importante é você manter o foco e fazer testes para aquecer o interesse de compra das pessoas. 

Ideias de kits de produtos para vender

Além de explicarmos como montar um kit de produtos, também vamos apresentar algumas ideias que podem te ajudar a criar o seu. Nessa hora, entretanto, vale a pena ficar atento ao seu nicho de mercado, para que você consiga inserir produtos que realmente fazem sentido para o seu negócio. 

Confira algumas ideias a seguir:

  • Kit de vinhos;
  • Kit de bijuterias;
  • Kit de produtos de limpeza;
  • Kit de perfumes;
  • Kit de higiene para bebê;
  • Kit de maquiagem;
  • Kit de ferramentas;
  • Kit de utensílios de cozinha;
  • Kit de skincare;
  • Kit de churrasco;
  • Kit de roupa de cama;
  • E mais!

Gostou das sugestões? Montar um kit de produtos não é uma tarefa muito complexa, mas exige certa expertise por parte do empreendedor para evitar quaisquer problemas. Uma das formas de obter esse conhecimento, claro, é estudando sobre como ter um negócio bem estruturado e apto para faturar todos os dias. 

Para te ajudar nisso, nós criamos a aula gratuita Ecommerce do Zero!

Nela, você vai aprender tudo que há por trás de um negócio digital milionário e como dar os seus primeiros passos para chegar nesse patamar de lucratividade.

Essa é uma aula exclusiva, ministrada por Bruno de Oliveira, fundador de um negócio milionário: o Ecommerce na Prática…

Para se inscrever e assistir agora, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é kit de produto?

Kit de produtos é uma técnica de venda focada em oferecer um conjunto de produtos que se complementam, por um preço mais baixo que o normal. É uma iniciativa usada para incentivar o cliente a comprar mais itens e, consequentemente, aumentar a taxa de conversão e o ticket médio do negócio.

Como montar um kit de produto?

Para montar um kit de produto você precisa escolher itens complementares e dar preferência a produtos com pouca saída. Também é necessário precificar as mercadorias de maneira correta, oferecer vantagens reais e aproveitar os feriados e as datas comemorativas para vender mais.

Qual a diferença entre kit de produtos e venda casada?

Enquanto o kit de produtos consiste no oferecimento de dois ou mais produtos, que se complementam, a venda casada é uma prática ilegal de acordo com Código de Defesa do Consumidor que obriga o cliente a comprar um determinado produto para que ele consiga adquirir outro, mesmo que isso seja contra a sua vontade.