O segundo domingo de agosto é um momento especial para pais e filhos, mas também para lojistas. Como essa é uma das principais datas comemorativas do ano, saber fazer como fazer uma campanha de Dia dos Pais é indispensável. Neste artigo, vamos te dar dicas de como colocar esse plano em prática e ainda mostraremos exemplos para te inspirar! 

O Dia dos Pais é uma das datas mais movimentadas e lucrativas para empresas dos mais variados setores. Essa é uma oportunidade única para não só fazer muitas vendas, mas também aproximar a sua marca do público. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Globo, 77% das pessoas veem o Dia dos Pais como um momento para demonstrar carinho e afeto e fortalecer as relações. E, além disso, mais da metade dos entrevistados (55%) pretende comemorar a data. 

Você já pensou em como usar a campanha de Dia dos Pais na estratégia do seu negócio? Essa pode ser uma grande oportunidade de fortalecer a sua marca e ainda faturar. 

Neste artigo o nosso objetivo é te ajudar com isso!

Vamos compartilhar algumas dicas para criar uma grande campanha de Dia dos Pais no seu Ecommerce e ainda mostrar algumas campanhas inspiradoras de grandes empresas brasileiras. 

Vamos começar?

Vale a pena fazer campanha de Dia dos Pais? 

Sim, vale muito a pena fazer campanha de Dia dos Pais. Mas, por quê? 

Bom, essa ainda é uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro – dentro e fora do Ecommerce

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), a semana do Dia dos Pais em 2022 registrou uma alta de 11,7% em relação ao mesmo período do ano anterior

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostraram que a data faturou R$7,3 bilhões no ano passado. Quebrando recordes que já tinham se estabelecido em 2021… 

Só para você ter uma ideia: em 2021, o Dia dos Pais já tinha quebrado recordes em volume de faturamento, valor do ticket médio e número de pedidos. Só no Ecommerce, o lucro foi de R$ 6,2 bilhões, uma quantia 16% maior do que a observada no mesmo período do ano anterior. 

Outro estudo, este realizado pela Nuvemshop, mostra que o Dia dos Pais foi a data comemorativa com o 6º maior ticket médio da plataforma. Nada mal, não é mesmo? 

E uma pesquisa da Globo mostrou que 50% dos brasileiros pretendem presentear alguém durante o Dia dos Pais – e que a maioria desses vão presentear mais de uma pessoa. 

Por isso, se você ainda acha que o Dia dos Pais não é uma data tão lucrativa, é hora de repensar esse conceito! Temos certeza de que, com as iniciativas certas, sua loja virtual pode fazer muitas vendas durante esse momento do ano. 

E, se você precisa de uma ajudinha para entender quais iniciativas adotar neste momento, vamos ao próximo tópico, que está recheado de dicas sobre o assunto… 

Como fazer uma boa campanha de Dia dos Pais: 10 dicas 

Criar uma campanha de Dia dos Pais requer muito planejamento e cuidado, assim como qualquer outra data comemorativa importante. 

Para te ajudar a preparar sua loja online para esse importante período de compras, listamos 10 dicas essenciais

Veja só: 

1. Produza conteúdo nas redes sociais da sua empresa

Estar presente nas redes sociais é um cuidado que você deve ter o ano inteiro, mas principalmente em datas comemorativas importantes como o Dia dos Pais. É por meio desses canais que seus clientes vão ter o primeiro contato com a sua empresa e conhecer os seus produtos ou serviços. 

Em uma campanha de Dia dos Pais você pode, por exemplo, usar formatos que incentivam o engajamento, como os Stories e Reels, utilizando recursos como as votações, figurinhas interativas, enquetes e mais. Também é uma boa ideia incentivar a interação por meio dos comentários em publicações. 

Independentemente do formato escolhido, o importante é que o seu conteúdo seja de qualidade e esteja alinhado às necessidades da persona do negócio. E nada de improvisar um conteúdo de última hora… o ideal é que você faça um planejamento estratégico de redes sociais que englobe o ano inteiro, incluindo o Dia dos Pais.

2. Use o e-mail marketing 

O e-mail marketing ainda é uma das ferramentas mais poderosas para quem vende online. E ela pode ser ainda mais útil em ações sazonais, como uma campanha de Dia dos Pais. 

Com o e-mail marketing você pode atingir os seus leads, ou seja, pessoas que têm interesse em sua empresa ou produto, mas que ainda não realizaram uma compra ainda. 

Nesse canal de comunicação você pode falar abertamente sobre produtos, promoções, condições especiais de compra e tudo mais que você julgar importante para experiência de compra do seu cliente! 

Aqui, vale um aviso: o assunto do seu e-mail – ou seja, o título dele – é essencial para garantir uma boa taxa de abertura

Pense bem… seu cliente provavelmente recebe dezenas de e-mails diariamente. Como a sua empresa pode chamar a atenção dele em um contexto como esse? Teste diferentes assuntos e diferentes horários de envio, observando quais os e-mails que mais têm aderência dentro da sua base de leads. 

Apenas tenha cuidado com a frequência dos envios. Você não quer que seus clientes se cansem da sua empresa, certo? 

Uma boa estratégia para o e-mail marketing é oferecer cupons de desconto exclusivos. Apenas lembre-se de destacar que essa é uma condição de compra limitada, que acaba ao fim da data comemorativa. 

Para conhecer outras estratégias, leia: 5 Formas de Vender Mais usando Email Marketing.

3. Prepare o seu site para a ocasião

Se você tem uma loja virtual própria, é essencial que ela esteja preparada para a campanha de Dia dos Pais. 

E, quando falamos de preparação, estamos falando de dois itens essenciais: a estética e os produtos. Vamos explicar… 

Se você está preparando uma grande promoção de Dia dos Pais, o ideal é que seu site tenha banners personalizados que informem seus visitantes dessa iniciativa. 

Destaque os itens ou categorias que terão preços diferenciados e faça com que esses espaços sejam clicáveis, levando para uma página específica de seu site com essa seleção de produtos. 

Crie artes especiais para a sua página inicial e, se possível, mantenha um chat online para tirar dúvidas de clientes conforme eles navegam em sua loja. Um cuidado como esse pode aumentar muito a sua taxa de conversão

Algumas plataformas de Ecommerce também permitem a criação de pop-ups, notificações dinâmicas, que aparecem na tela do cliente. Elas podem ser grandes aliadas na comunicação de sua campanha de Dia dos Pais, mas vale lembrar que precisam ser usadas com cuidado, para não se tornarem invasivas. 

🎁  8 ideias de promoção para atrair clientes no Ecommerce

4. Precifique seus produtos corretamente

Um aspecto muito ignorado pelos lojistas na hora de criar campanhas promocionais é a precificação. Precificar o produto corretamente nada mais é do que aplicar a margem de lucro certa para a venda, sem cobrar demais ou de menos. 

Esse é um cuidado que faz parte de uma estratégia de preço. Isso pode parecer óbvio, mas muitos lojistas esquecem de tomar esse cuidado e acabam tomando prejuízo durante campanhas sazonais, como a do Dia dos Pais. 

A ideia de criar uma campanha como essa não é que você entre em uma guerra de preços com seus concorrentes, mas que ofereça condições de compra vantajosas dentro das possibilidades da sua empresa. 

E, para isso, seus produtos precisam estar precificados da maneira certa

💡 Se você necessita de ajuda nesse quesito, saiba que o Ecommerce na Prática tem uma planilha financeira exclusiva e completamente personalizável. Ela foi criada para ajudar lojistas a precificar seus itens corretamente, sem deixar dinheiro na mesa. 

O download é gratuito e você pode fazê-lo clicando aqui

5. Realize ações promocionais

Quando falamos em campanha de Dia dos Pais, assim como qualquer outra data comemorativa, é importante notar que seus clientes vão esperar por ações promocionais exclusivas… 

Essa já é uma prática comum entre os varejistas brasileiros e, se a sua empresa não oferecer algo do tipo, pode ficar para trás frente à concorrência. 

Algumas ideias de ações promocionais são: 

Dados mostram que os dias que antecedem a data – mais especificamente, a semana do Dia dos Pais – é o momento no qual a maioria dos clientes realiza a compra. 

Por isso, essa pode ser a janela de tempo ideal para converter visitantes indecisos, que estavam esperando por um cupom para concluir a compra. Lembre-se: quando se trata de datas comemorativas, o timing é muito importante para as vendas.

6. Crie um mix de produtos personalizado para a data 

Na hora de planejar a sua campanha de Dia dos Pais é importante ter em mente que nem todos os seus clientes sabem o que querem comprar. Essa é uma ótima oportunidade, portanto, para criar um mix de produtos personalizado e dar sugestões. 

Uma forma de colocar isso em prática é criar uma página específica em seu site com todos os produtos mais indicados para presentear na data. Se você vende relógios, óculos, acessórios e itens de vestuário, essa vai ser uma tarefa fácil! 

Essa é uma forma de aumentar o ticket médio, fazendo cross sell ou o upsell. Se você não sabe do que estamos falando, indicamos que leia este artigo aqui: Cross selling e up selling: o que são, diferenças e como fazer.

7. Faça um sorteio

Fazer um sorteio é uma forma de dar mais dinamismo e engajamento à sua campanha de Dia dos Pais. Mas, atenção, essa é uma iniciativa que demanda mais preparação, já que as ações precisam acontecer com algumas semanas de antecedência. 

Em uma iniciativa como essa, você pode usar suas redes sociais para atrair novos compradores, aumentar o número de seguidores e ainda vender mais durante o Dia dos Pais

Vale destacar também que o produto escolhido para premiar os vencedores deve estar alinhado com as expectativas do cliente. Falamos isso porque se a sua loja vende produtos de ticket alto, mas escolhe apenas os itens com menor preço para sortear, essa pode não ser uma ação tão valorizada pelos consumidores… 

8. Incentive a compra antecipada

A proatividade é um ótimo aliado na organização de uma campanha de Dia dos Pais. 

Como você pode imaginar, muitos consumidores deixam as compras de presentes para o último momento possível, gerando uma demanda que pode sobrecarregar o site, o estoque e os serviços de entrega da sua empresa

Para evitar essas situações de estresse e garantir um melhor planejamento, uma estratégia muito eficaz é incentivar a compra antecipada.

Uma opção é oferecer descontos especiais para quem se antecipa, ou frete grátis nas semanas que antecedem a data. Para implementar essa estratégia, você pode estabelecer um valor mínimo de compra que qualifique o cliente para o frete grátis ou oferecer a opção para todos os produtos durante um período limitado.

Você também pode pensar em oferecer um pequeno brinde para quem fizer a compra antes de uma determinada data. Esse brinde pode ser um produto complementar ou algo que não necessariamente esteja à venda, mas que represente um valor para o cliente.

Para comunicar estas ações, é importante usar todos os seus canais de marketing. Anuncie a promoção de compra antecipada em suas redes sociais, site, e-mail marketing e através de anúncios pagos, sempre deixando claro os benefícios de fazer a compra antecipada e o prazo para aproveitar a oferta. 

9. Invista no atendimento ao cliente

O sucesso de qualquer campanha de vendas, incluindo a do Dia dos Pais, vai muito além da atração de clientes. É fundamental que a experiência de compra do cliente seja positiva, da atração até o pós-venda. 

Afinal, muitos clientes podem chegar à sua loja por conta do Dia dos Pais e continuar comprando durante todo o ano. E uma das maneiras de assegurar isso é oferecendo um atendimento de qualidade. 

Primeiramente, você deve estar disponível nos canais de comunicação relevantes para seus clientes – seja e-mail, telefone, WhatsApp ou direct do Instagram

Além disso, é importante que o seu atendimento seja rápido e eficiente. No competitivo cenário das vendas online, uma resposta rápida e clara pode fazer toda diferença para o seu cliente. 

Para garantir a satisfação do cliente, também é essencial ir além das expectativas. Ofereça um serviço personalizado, ouça o feedback do cliente e esteja sempre procurando maneiras de melhorar. 

10. Invista em anúncios 

Não podemos falar sobre campanha de Dia dos Pais sem destacar a importância que os anúncios (também chamados de "ads") têm nessa estratégia. 

Por mais que iniciativas orgânicas sejam eficientes e necessárias, elas costumam gerar resultados apenas a médio e longo prazo.

E, dentro de um contexto dinâmico de uma campanha sazonal, esse não é um período de tempo que funciona muito bem. Por isso, nossa indicação é que você separe uma parte do seu orçamento para campanhas de tráfego que levem as pessoas ao seu site e destaque os produtos mais importantes. 

Você pode usar ferramentas como o Google Ads para fazer campanhas em sites e na rede de pesquisa; ou o Facebook Ads, para veicular anúncios no Instagram, Facebook e outros aplicativos parceiros. 

Essas são ferramentas robustas, que permitem a veiculação de anúncios não apenas em canais muito específicos, mas também para um público qualificado, que tenha tudo a ver com a sua empresa. 

Se esse é um assunto que você precisa trabalhar na sua companhia, saiba que no final deste artigo temos uma proposta que pode te interessar. Mas, antes, que tal uma dose de inspiração para sua campanha de Dia dos Pais? 

Leia também: Calendário comercial 2023: confira datas para vendas mais [+ modelo gratuito]

5 exemplos de campanhas de Dia dos Pais que fizeram sucesso 

Ao longo deste artigo falamos bastante sobre as iniciativas que você pode adotar para aumentar as vendas durante o Dia dos Pais. Essas são ações práticas, que você pode começar a aplicar assim que acabar de ler este artigo… 

No entanto, é importante lembrarmos que esta é uma data que está ligada ao lado emocional da compra. Nesse caso, ter inspiração de conceitos para sua campanha pode ser de grande ajuda! 

Por isso, listamos 5 campanhas incríveis que empresas brasileiras colocaram no ar nos últimos anos. Veja só! 

1. “#MeuPaiPresente” | Natura

A Natura é uma marca de cosméticos muito tradicional no Brasil. Por estar em um segmento bem propício para datas comemorativas como essas, a empresa se tornou referência quando o assunto é campanha para o Dia dos Pais

Na campanha “#MeuPaiPresente”, a empresa escolheu trazer uma mensagem que mostra todas as diferentes formas que a presença do pai pode impactar a vida de seus filhos. Vale assistir! 

2. “Pai é quem ensina a voar” | Azul e Imaginarium

A campanha “Pai é quem ensina a voar” foi o fruto de uma parceria entre as empresas Azul – companhia aérea – e Imaginarium, varejista do ramo de presentes e decorações. 

Esse é um bom exemplo de como empresas de ramos diferentes podem atuar juntas para criar um conteúdo realmente tocante! 

A ideia da campanha foi homenagear um pai e um filho durante um voo, ambos profissionais da Azul. Veja só como foi: 

3. “Sempre é tempo para ser pai” | O Boticário 

A campanha “Sempre é tempo para ser pai” do grupo O Boticário convida os clientes a refletirem sobre a importância que o tempo tem na construção de uma relação sólida entre pais e filhos. 

O vídeo veio logo após o anúncio de que o grupo estava adotando a Licença Parental Universal para todos os seus colaboradores, mostrando que o seu discurso e a sua prática estão bem alinhados – um ponto muito positivo aos olhos do consumidor. 

Assista agora: 

4. “Buscando o melhor pai do mundo” | Itaú

A campanha “Buscando o melhor pai do mundo”, do Itaú, empresta aos pais a perspectiva de seus filhos, mostrando como até os pais que não se consideram tão bons podem ser verdadeiros heróis na  visão dos filhos. Assista agora: 

5. “Novo Pai” | Casas Bahia

A presença do pai também foi o tema da campanha “Novo Pai”, da Casas Bahia. A campanha mostra a influência paterna na vida da criança e como a sua falta pode influenciar a vida adulta. 

O vídeo é bem emocionante, vale assistir! 

Quais os produtos mais procurados no Dia dos Pais?

Escolher o presente perfeito para o Dia dos Pais é uma verdadeira saga para muitos filhos. E, nessa equação também entram os lojistas, que precisam estar preparados para atender as demandas da sua clientela. 

Mas como entender o que os clientes estão procurando durante a data? Com a ajuda de dados, é claro… 

Ainda de acordo com a pesquisa da Globo, artigos de vestuário, cosméticos e experiências estão no topo da lista de desejos de pais e filhos. Veja o ranking dos presentes mais procurados: 

  • Roupas (35%);
  • Perfumes (24%);
  • Calçados (17%);
  • Almoço/Jantar (14%);
  • Produtos de Cuidados Pessoais (12%);
  • Acessórios (12%);
  • Roupas Esportivas (11%);
  • Chocolates/Doces (8%);
  • Cesta de Café da Manhã/da Tarde (6%);
  • Eletrônicos (6%).

E vale destacar que as preferências variam de acordo com o perfil dos clientes. De acordo com os dados, pais de crianças têm como presentes preferidos as roupas, perfumes e eletrônicos. Enquanto isso, pais de adolescentes e adultos têm os perfumes e smartphones no topo de sua lista. 

Interessante entender como diferentes personas podem impactar o seu mix de produtos, não concorda? 

👫🏻 Sobre isso, temos um artigo muito interessante, vale a leitura: Confira 14 ferramentas para criar uma persona

Quais os meios de pagamento mais usados no Dia dos Pais? 

Parte de gerenciar um Ecommerce, sobretudo em datas comemorativas – nas quais o volume de vendas aumenta significativamente – é se preparar para receber os meios de pagamento mais usados entre os clientes. 

Dados da Globo mostram que o parcelamento no cartão de crédito e o pix são as modalidades preferidas dos consumidores durante a época, com 31% e 24% das intenções, respectivamente. 

Logo depois vem o pagamento à vista, também no cartão de crédito, com 18% da intenção dos participantes da pesquisa; cartão de débito, com 11%; dinheiro ou boleto, com 6% e carteira digital, com 4%. 

💲 Receber pagamentos de forma segura é, certamente, uma preocupação que o empreendedor deve ter durante todo o ano, e não apenas no Dia dos Pais. Se você quer saber mais sobre o assunto, leia: Como receber pagamentos online? Confira as 10 melhores opções 

Faça campanhas incríveis para o Dia dos Pais! 

Neste artigo te mostramos algumas dicas para fazer uma campanha de Dia dos Pais realmente incrível e ainda mostramos alguns vídeos inspiradores sobre o tema. 

Nós também destacamos a importância de investir em tráfego e campanhas para conversão, afinal de contas, você quer ver suas vendas aumentarem durante esse período, certo? 

Sendo assim, te convidamos a colocar a mão na massa e conhecer o curso Tráfego Pago para Ecommerce, disponível na assinatura do Ecommerce na Prática. 

Nele, você vai aprender:

  • Como planejar e criar campanhas; 
  • Como otimizar campanhas já publicadas;
  • Como solucionar problemas;
  • Como analisar resultados;
  • E mais! 

Para começar a estudar, assine o Ecommerce na Prática clicando aqui

Perguntas Frequentes

Como fazer uma campanha de Dia dos Pais?

Para fazer uma campanha de Dia dos Pais, você deve produzir conteúdo para redes sociais, usar o e-mail marketing, personalizar o seu site, criar ações promocionais e investir em tráfego pago.

O que postar no Dia dos Pais?

Você pode postar uma homenagem nas redes sociais da sua empresa. Isso vai humanizar a sua marca e trazê-la mais para perto dos clientes.