Há anos o Instagram já se provou uma ferramenta de divulgação e vendas eficaz para Ecommerce, mas, a cada dia que passa, a concorrência também se multiplica. Nessas horas, uma das estratégias implementadas por negócios é o sorteio no Instagram com objetivo de alcance, crescimento no número de seguidores e conversão. Mas fazer um sorteio não é apenas decidir o prêmio e divulgar. Como qualquer outra estratégia de marketing de sucesso, esta também precisa de planejamento.

Se você já vende online, com certeza sabe da importância de ter redes sociais ativas e integradas a suas estratégias de venda. Inclusive já falamos por aqui sobre Instagram Shopping (a famosa lojinha do Instagram) e como construir um perfil atrativo, com biografia, fotos e boas postagens. Todos esses elementos serão importantes para que sua estratégia de sorteio no Instagram funcione corretamente.

Ao longo deste artigo, vamos te mostrar como fazer sorteios no Instagram do jeito certo, também apontando ferramentas, dicas e nossa visão sobre esta estratégia.

O que é um sorteio do Instagram?

Sorteio é uma maneira de selecionar algo ou alguém, de maneira impessoal, para receber determinada coisa, deixando por conta do acaso a escolha. Essa é a definição do Oxford Languages. De forma simples, significa escolher alguém ou algo usando a sorte como critério. Este é o princípio básico de um sorteio e é exatamente como acontece no Instagram.

Se você é utiliza o Instagram com frequência, com certeza já viu perfis de influenciadores digitais e empresas oferecendo prêmios em troca de ações simples, como curtidas, marcação em comentários e seguir o perfil. Em geral, as regras do sorteio aparecem desta forma:

  • Curta o post oficial 
  • Siga os perfis (X,Y,Z)
  • Marque três amigos nos comentários, não vale perfis de famosos
  • O sorteio vai acontecer no dia XX/XX e você tem até o dia YY/YY para participar
  • O vencedor será divulgado aqui no Instagram no dia (xx/xx), às xx horas.

Depois do período de participação aberta no sorteio, o dono do perfil utiliza uma ferramenta de sorteio, que pode ser paga ou gratuita, e faz a seleção aleatória do vencedor, que é anunciado no perfil e ainda recebe uma notificação via DM (mensagem direta) avisando sobre o resultado.

Você pode até nunca ter visto o cenário acima em nenhum perfil,  mas aposto que já participou indiretamente de um sorteio. Quem nunca recebeu uma notificação do Instagram, ficou feliz porque pensou que era uma mensagem de possível cliente, mas, na realidade, era só alguém te marcando em um perfil aleatório?

Isso é comum porque a estratégia, ao longo dos anos, se tornou extremamente popular para os objetivos de marketing ligados ao branding e aquisição. O problema é que, como qualquer estratégia de marketing que se torna massiva, os preceitos envolvidos na estratégia de sorteio no Instagram se perderam ao longo do caminho e centenas de pessoas e empresas começaram a realizar a ação sem seguir os passos básicos de definição de objetivo e métricas de sucesso.

No vídeo abaixo, Ana Clara Magalhães, especialista em Marketing e Redes Sociais, fala sobre o assunto e ainda conta qual o tipo de estratégia por trás dos sorteios. Assista:

Vantagens de fazer sorteios para os seus seguidores

Fazer sorteios para os seguidores do Instagram tem muitas vantagens, Veja algumas delas: 

  • Aumenta o alcance da sua página;
  • Traz novos seguidores para o seu perfil;
  • É uma estratégia de baixo custo;
  • Incentiva o marketing boca a boca;
  • Ajuda na divulgação de produtos;
  • Aumenta o engajamento do seu perfil.

Desvantagens de fazer sorteios no Instagram

Como toda estratégia, os sorteios no Instagram também têm suas desvantagens. Veja: 

  • O sorteio pode atrair um público que não condiz com a sua persona;
  • É preciso conhecer bem o seu público para oferecer um produto desejável;
  • Nem todos os seus novos seguidores vão permanecer após a conclusão do sorteio. 

Quem pode fazer sorteio no Instagram?

De acordo com as leis brasileiras, apenas pessoas jurídicas podem fazer sorteios, mesmo em redes sociais. 

Muitos sorteios acontecem de forma clandestina no Instagram e podem gerar problemas para as empresas e participantes. A solicitação para realização do sorteio deve ser feita para o Ministério da Economia, que regula a distribuição gratuita de prêmios.

Além disso, também é importante que você tenha um regulamento bem claro e específico sobre as regras do sorteio.

Como planejar um sorteio no Instagram

Realizar um sorteio no Instagram não é uma tarefa complicada. O esforço real está em construir uma estratégia conectada a esse sorteio, utilizando-o como porta de entrada para um segundo passo mais importante dentro da jornada do consumidor. Esse é o ponto que costuma ser ignorado por quem faz sorteios, mas, para que você não cometa o mesmo erro, trouxemos aqui os passos que deve seguir para desenhar uma estratégia eficaz para sua empresa. Veja:

1. Comece com antecedência

Se você quer ter bons resultados com suas ações de marketing, precisa ter em mente que tudo começa criando um planejamento com antecedência. Ele vai te ajudar a não se perder, pois terá todas as informações base que servirão como uma bússola para qualquer tomada de decisão que precisar fazer.

Quando se trata de planejamento para sorteio no Instagram, você vai precisar:

  • Defina o objetivo da ação: pense no que você quer com essa ação, aquele objetivo final. Você quer aumentar os seguidores? aumentar o engajamento dos seus posts? Aumentar o reconhecimento da sua marca? Vender mais seu produto ou serviço no período da ação? Aumentar o tráfego para sua loja? Tenha em mente que o objetivo deve ser mensurável.
  • Defina as métricas de desempenho: com base no objetivo definido, você vai colocar quais números que irá levar em consideração. Portanto, deve definir qual KPIs vai acompanhar para entender se o resultado foi positivo ou não. Por exemplo, se a sua ideia é aumentar o alcance da sua marca, você deve levar em consideração o número de contas alcançadas do post oficial do Sorteio, do momento que divulgou o sorteio até o dia de encerramento. Depois de separar esses dados, faça uma comparação com o alcance dos posts das semanas anteriores à ação do sorteio e o alcance geral do perfil.
  • Defina as estratégias e ações: aqui entra o que vai ser feito para promover o sorteio, como stories, posts no feed, reels, vídeos, posts com influenciadores ou anúncios no Facebook Ads. Aqui também entra a lista de prêmios e custos envolvidos.
  • Liste de recursos necessários: aqui você deve prever o que será necessário para colocar este sorteio no ar, seja material ou imaterial, inclusive a parte legislativa - pois é necessário ter autorização para realizar o sorteio - e a ferramenta de sorteio utilizada. Entenda quantas artes de divulgação serão necessárias para o sorteio, se vai ter vídeo ou não; também quantas pessoas serão necessárias para realizar essa ação do sorteio do Instagram e quais tipo de profissionais vai precisar (designer, gestor de mídias sociais, produtor de conteúdo, editor de vídeo, fotógrafo).
  • Construa um cronograma: quando vai sair os posts do sorteio e, caso faça anúncios, a partir de quando vai estar ativo. Além disso, é aqui que entra a data de abertura para as pessoas participarem do sorteio e da divulgação do resultado da ação.      

2. Defina e entenda o objetivo

O objetivo deve estar no seu planejamento, mas agora vamos entender um pouco mais sobre esse tópico que vai nortear suas ações. Na hora de definir o objetivo do sorteio, você precisa ter bem claro na sua mente qual o impacto que deseja alcançar e em qual canal.

Por exemplo, se você deseja que mais pessoas conheçam a sua marca no Instagram, por meio do sorteio, uma ação que vai te ajudar com isso é pedir para os seus seguidores marcarem os amigos nos comentários do post. 

Mas tenha cuidado na hora de pedir esse tipo de ação, porque, ao pedir para marcar uma quantidade muito grande de perfis, você pode acabar desanimando as pessoas. Assim sendo, peça que as pessoas marquem no máximo três perfis por comentário e incentivem a elas a fazerem muitos comentários, mostrando que assim elas têm mais chances de ganhar.

Um outro exemplo de objetivo é levar tráfego para outro canal da empresa. Eu mesma participei de um sorteio no Instagram em que a responsável pela ação fez um post no Instagram e colocou como uma das regras estar seguindo o podcast dela no Spotify. Assim, ela usou o Instagram para promover um outro canal (podcast), que tinha relação direta com o prêmio do sorteio.

Outros objetivos que são bem comuns para um sorteio no Instagram:

  • Promover um produto ou serviço da marca.
  • Aumentar o número de seguidores do perfil.
  • Promover uma marca parceira.

3. Defina o prêmio

Qualidade é melhor do que quantidade. É isso que você precisa ter na cabeça na hora de escolher o prêmio do seu sorteio do Instagram.

Como assim, você deve estar se perguntando?

Para que um sorteio traga vendas futuras ao seu Ecommerce, você precisa trazer pessoas qualificadas para o perfil. Isso só é possível quando os prêmios do sorteio tem a ver com o seu negócio. No entanto, vemos por aí diversos de perfis não seguindo essa linha de raciocínio. Eles colocam, por exemplo, prêmios desejados e caros, como Iphone, mesmo tendo um negócio que não tem nada a ver com tecnologia...

Aí eu te pergunto: o perfil vai conseguir algum tipo de resultado colocando o Iphone como prêmio do sorteio? Até vai, mas, se o negócio não tiver relação com o prêmio (Iphone) do sorteio, vai trazer pessoas totalmente desqualificadas, que só estão ali pelo sorteio em si e não pela marca (produto ou serviço) do responsável pelo sorteio, o que torna mais difícil converter essas pessoas em clientes depois.

Aqui vão algumas ideias de prêmios:

  • Livros: excelente prêmio se você é uma livraria ou trabalha com educação. Vale a pena fazer uma pesquisa informal, usando a caixinha ou enquetes dos stories, para saber quais livros a sua audiência tem interesse e ver se há a possibilidade de sortear os livros que seus seguidores demonstraram interesse.
  • Cursos: prêmio ideal para qualquer instituição de educação. Nesse caso, pode escolher um curso que seja de entrada ou seja aquele curso que é mais barato, para que o ganhador ou ganhadora possam experimentar como é fazer parte da comunidade de alunos. Tendo uma boa experiência, com certeza, o(a) sorteado(a) vai acabar comprando um outro curso da empresa.
  • Camisa: excelente prêmio para um ecommerce de roupas. Esse prêmio parte da mesma lógica do curso. Ao oferecer uma camisa como prêmio,  a loja de roupas  vai estar dando a oportunidade do ganhador ou da ganhadora experimentar o produto da marca sem precisar pagar por isso. Caso curta, vai acabar comprando outras e o sorteio servirá como uma porta de entrada.
  • Cesta de cosméticos: excelente prêmio para lojas no segmento de moda e beleza. Nesse caso, o dono do negócio deve criar uma cesta com produtos diversos que são vendidos na loja dele, para que as pessoas (ganhadoras ou não) possam conhecer o catálogo de produtos da empresa.  Além de conhecer melhor o que é oferecido pela marca, se caso a pessoa ganhadora curtir os produtos, uma hora vai precisar repor e aí ela tem grandes chances de comprar com quem criou o sorteio.
  • Um mês de assinatura: excelente prêmio para quem tem um programa de recorrência do seu produto ou serviço. 

Leia também: Como recuperar conta do Instagram desativada [GUIA]

4. Defina as regras e condições para fazer sorteio no Instagram

A comunicação sobre as regras será essencial para que as pessoas se sintam seguras e participem. Depois de saber o objetivo do sorteio e o prêmio, você vai precisar criar um texto com o que é preciso fazer para participar, ou seja, quais são as regras.

Um exemplo de regra de um sorteio no Instagram:

  • Marque dois amigos nos comentários;
  • Curta a foto;
  • Siga os perfis x e y;
  • Vamos desconsiderar as marcações de perfis de marcas e de famosos;
  • Seu perfil precisa estar aberto na hora da realização do sorteio;
  • Não é permitido marcar as mesmas pessoas em comentários diferentes;
  • Só vale para quem mora no Brasil;
  • O resultado sai no dia XX/XX.

5. Regularize o sorteio

Todo sorteio realizado no país precisa ser regularizado pelos órgãos públicos. A verdade é que a grande maioria das pessoas e empresas que realizam sorteios não consideram isso, mas a falta de regularização pode causar problemas posteriores. A fim de evitar isso, siga os passos abaixo:

Cadastre-se como CNPJ

É necessário ter um CNPJ, comprovando que você realiza algum tipo de atividade industrial, comercial, de compra e venda de imóveis. Caso seja uma pessoa física, vai precisar fazer um pedido especial de autorização ao Ministério da Economia para realizar o sorteio dentro da lei.

Quite seus débitos

A realização do sorteio está ligada ao Ministério da Economia e, para realizá-lo, o seu CNPJ ou CPF deve estar livre de débitos referentes a impostos municipais, estaduais ou federais.

Pague a taxa de fiscalização e anexe os documentos necessários

Todo sorteio está sujeito ao pagamento de uma taxa de fiscalização. Após realizar este pagamento, você poderá pedir autorização do Ministério da Economia para fazer o seu sorteio, desde que anexe a cópia do comprovante de pagamento no pedido de autorização.

Além do comprovante do pagamento da taxa de fiscalização, você precisa anexar no seu pedido de autorização os seguintes documentos:

  • Certidões comprovando que não há débitos estaduais, municipais, federais e mobiliários da empresa responsável pelo sorteio.
  • Procuração reconhecida pela empresa que deseja realizar o sorteio.
  • Termo de responsabilidade com assinatura dos representantes legais.
  • Demonstrativo da receita operacional com data anterior ao sorteio da empresa responsável pelo pedido da autorização do sorteio, com a assinatura do representante legal da empresa e do responsável contábil.

Confira a lista completa de documentos e modelo para cada um deles

Solicite a autorização

Você deve solicitar a autorização do seu sorteio por meio do Sistema de Controle de Promoção Comercial do Ministério da Economia. Esse pedido de autorização deve ser feito com, no mínimo, 40 dias e, no máximo, 120 dias com relação ao dia da realização do sorteio. Além disso, vale lembrar que essa autorização dura até um ano.

Pós-autorização: divulgue e preste contas

Quando o Ministério da Economia aprovar seu sorteio, você receberá um número e ele deve ser colocado em todos os materiais de divulgação, pois é o te dará um amparo legal para a sua ação. Além disso, ao mesmo em tempo que estiver divulgando o seu sorteio com o número de autorização, você deve informar às pessoas qual ferramenta usará para fazer o sorteio.

Fora esses pontos, você ainda deve verificar as regras da plataforma que vai realizar o sorteio - no caso, o Instagram. A rede social disponibiliza uma guia com Diretrizes de Promoção na plataforma e, por lá, você pode ver a fundo as regras que deve seguir. Veja as principais abaixo:

  • Ao usar o Instagram para comunicar ou administrar alguma promoção, você é totalmente responsável pelas regras oficiais, os termos da oferta e os requisitos de qualificação ( restrições de idade e residência).
  • Não deve marcar conteúdo ou incentivar as pessoas a marcarem algum conteúdo de maneira inadequada.
  • Deve deixar claro que o Instagram não tem qualquer responsabilidade na ação do sorteio.

Por fim, você deve fazer uma prestação de contas do sorteio, colocando em um documento os prêmios que foram entregues e os que não foram. Isso deve ser feito no Sistema de Controle de Promoções Comerciais, em, no máximo, 30 dias após o sorteio para mostrar que você seguiu o que foi prometido.

6. Crie o material de divulgação do sorteio

Já falamos aqui sobre a importância de criar fotos de qualidade e atraentes para o seu perfil do Instagram e isso vale também para os sorteios. Quando for criar a imagem oficial do seu sorteio, faça uma foto criativa do prêmio que vai ser sorteado, edite e poste no feed no melhor horário de postagem, ou seja, quando mais pessoas do seu público estiverem online.

Na imagem, além do prêmio, é preciso ter a indicação que é a foto oficial do sorteio para que as pessoas saibam onde devem focar os seus comentários. Além da imagem do feed, você deve criar material para colocar nos stories do Instagram e, se possível, também vídeos para o Reels, quanto mais lugares, melhor.

Para fazer um bom material do sorteio, você vai precisar de:

  • Noções de fotografia ou um fotógrafo para ter fotos de qualidade do prêmio.
  • Programas e profissionais especializados para editar as fotos ou os vídeos.
  • Programas e profissionais especializados para fazer o conteúdo e gestão da rede social.

Assim, tendo esses três elementos acima, você conseguirá criar um material de qualidade para fazer a divulgação do seu sorteio e causará um impacto positivo no seu público.

7. Divulgação do sorteio no Instagram

Depois de ter o material do sorteio criado, você precisará postar e fazer com que ele chegue ao máximo de pessoas qualificadas possíveis. Para isso, indico que você faça stories diários falando sobre o sorteio, colocar contagem regressiva do sorteio nos stories e fazer parcerias com influenciadores para que eles divulguem seu sorteio.

Além disso, você deve criar vídeos curtos para colocar no Reels, criar conteúdos nos seus outros canais (blog, Facebook, Youtube, podcast) falando sobre o sorteio e, se possível, criar anúncios no Facebook Ads direcionado para o post do sorteio.

8. Realização do sorteio

O Instagram não tem a opção de realizar sorteios em sua plataforma e, por conta disso, é necessário que você use uma ferramenta externa para sortear. Há opções gratuitas e pagas, vamos falar de algumas delas ainda neste artigo. Portanto, continue com a gente.

9. Divulgação do resultado

Planejou, criou o sorteio, regularizou ele, divulgou, sorteou? Agora é a hora de divulgar o resultado.

O mais indicado é que essa divulgação seja feita durante uma transmissão Ao Vivo no Instagram, convidando todas as pessoas que participaram do sorteio a estarem presentes para conferir o resultado. Além disso, é preciso que esse vídeo de divulgação do resultado fique salvo para quem não possa participar ao vivo veja o resultado depois e não tenha nenhum tipo de desconfiança em você.

Qual o melhor aplicativo para fazer sorteio no Instagram?

Agora que você já sabe tudo que é preciso para estruturar sua ação, vou te fornecer as ferramentas e aplicativos para realizar o sorteio de maneira simples e rápida.

Vale lembrar que a maioria das ferramentas são gratuitas e também dá para usar para fazer sorteio no Instagram pelo celular.

1. Sorteador de números Nuvemshop

Com o Sorteador de Números da Nuvemshop, você consegue fazer sorteios de números aleatórios e não precisa pagar para usar. Para usar você só precisa seguir esse passo a passo:

  • Primeiro, selecione o intervalo de números a ser sorteado. Ou seja, qual vai ser o menor número e o maior número possível no sorteio. 

Para escolher esse intervalo, vai precisar saber quantos comentários tiveram no seu post, porque cada comentário representará um número. Por exemplo, um post com 900 comentários, o primeiro comentário será representado pelo número 1 e o último comentário pelo número 900.

  • Segundo, preencha o seu email.
  • Terceiro, clique no botão "Sortear números". Em pouco tempo, você saberá qual o número vencedor do sorteio.

Vantagens dessa ferramenta: gratuita e fácil de usar. Além disso, essa é uma ferramenta confiável porque a Nuvemshop é uma empresa líder de mercado no segmento de Ecommerce.

Desvantagens dessa ferramenta: não tem integração com o Instagram, o que faz o processo de sorteio ser mais manual.

2. Sorteador de nomes da Nuvemshop

A Nuvemshop também tem um sorteador de nomes exclusivo e gratuito, que permite a seleção aleatória de nomes para seu sorteio no Instagram. 

Para usar, siga as instruções:

  • Primeiro, selecione a quantidade de nomes a serem sorteados. 

Seu sorteio pode ter mais um ganhador e, por isso, esse é um passo importante. 

  • Segundo, preencha a lista com todos os nomes, separados por vírgula (,); 
  • Terceiro, clique em “Sortear agora”.
  • Quarto, preencha o seu e-mail para receber o resultado. 

Vantagens dessa ferramenta: gratuita e fácil de usar.

Desvantagens dessa ferramenta: não tem integração com o Instagram.

3. Sorteio.com

O sorteio.com é o antigo SorteioGram, mas segue com o seu compromisso de ajudar as pessoas a realizarem sorteios. A usabilidade desta plataforma é muito simples, veja só:

  • Primeiro: informe a @ do seu perfil do Instagram e o email, depois clique em avançar. Se achar melhor, você pode entrar na ferramenta usando o seu email de acesso do Facebook.
  • Segundo: escolha o post oficial do seu sorteio no seu feed para que a ferramenta carregue os comentários da publicação certa.
  • Terceiro: os comentários serão carregados do post que você selecionou e aí você deverá clicar no botão "Sortear" . Depois de pouco tempo, você terá o número sorteado em mãos.

Vantagens desta ferramenta: Integração com o Instagram e Facebook. Além disso, você pode carregar até 750 comentários sem pagar nada. Isso pode ser o suficiente para você se ainda não tem um grande volume de engajamento (comentários) no seu perfil.

Desvantagens desta ferramenta: limitação de 750 comentários no modo gratuito. Caso o seu sorteio ultrapasse essa quantidade e você quiser usar o Sorteio.com vai ser necessário pagar algum dos planos da ferramenta. Há planos de R$ 29,90 até R$ 199,90, o que muda de um para outro é o limite de comentários. Todos esses planos têm 100% dos comentários válidos carregados, suporte via chat e conexão segura usando API oficial do Instagram. Assim, o que vai definir qual você deve escolher é o tamanho do seu orçamento e quanto costuma ser o seu alcance na rede social.

4. Sorteador

O Sorteador é um gerador de números aleatórios gratuitos que pode ser usado para realizar sorteios no Instagram. Para isso você só precisa seguir o passo a passo abaixo:

  • Primeiro: ir no botão de conectar o Facebook.
  • Segundo: escolher os perfis que você gerencia para usar no sorteio.
  • Terceiro: selecionar o perfil dentro do Sorteador e clicar no botão visualizar posts.
  • Quarto: escolher a imagem do post oficial do sorteio.
  • Quinto: ir no botão de "Carregar os comentários''.
  • Sexto: clicar no botão "Realizar sorteio!". Pronto, assim, a ferramenta vai te dar o comentário sorteado e a opção de salvar o resultado para consultar depois.

Vantagens desta ferramenta: 100% gratuita independente da quantidade de comentários do post.

Desvantagens desta ferramenta: a necessidade de conectar com o perfil do Facebook.

5. Instasorteio

O Instasorteio é uma ferramenta que vai te ajudar a realizar sorteios no seu perfil do Instagram. Para isso você só precisa seguir o passo a passo abaixo:

  • Primeiro: colocar o seu perfil do Instagram.
  • Segundo: colocar seu email para onde deseja que eles mandem as informações do sorteio.
  • Terceiro: escolher entre as opções "Colar o link do post" ou "Buscar post na galeria".
  • Quarto: escolhido o post oficial do sorteio, você vai colocar o número de vencedores, filtrar os comentários com determinada hashtag ou não, sortear a mesma pessoa mais de uma vez ou não. Além disso, é possível colocar se deseja permitir comentários duplicados e mais de um comentário por pessoa.
  • Quinto: conectar com o Facebook.
  • Sexto: clicar no botão sortear comentários. Pronto, os comentários ganhadores irão aparecer na sua tela.

Vantagens desta ferramenta: 100% grátis para posts com até 1.000 comentários carregados e tem a possibilidade de filtrar os comentários. Para posts com mais comentários, é cobrado  R$ 29,90 até 35 mil e acima disso é preciso realizar uma consulta com a ferramenta.

Desvantagens desta ferramenta: a necessidade de conectar com o perfil do Facebook.

6. Heyo

O Heyo vai te ajudar a executar os sorteios do seu Instagram. Essa ferramenta está disponível apenas por um período de 7 dias grátis para experimentar. Depois desse tempo, você será obrigado a atualizar para um dos planos disponíveis. 

Há três tipos de planos e todos são cobrados em dólar. O preço varia de 25 dólares por mês a 199 dólares por mês. 

Além disso, vale ressaltar que essa ferramenta, além de ser um sorteador aleatório, um dos grandes benefícios dela é a possibilidade de construir concursos em diferentes formatos e fazer integrações com ferramentas de email marketing terceirizadas.

Vantagens desta ferramenta: possibilidade de outras formas de engajamento para as redes sociais (concursos) e integração com email marketing.

Desvantagens desta ferramenta: planos da ferramenta são cobrados em dólar. Isso torna a ferramenta pouco acessível para quem é dono de um Ecommerce brasileiro.

7. Shortstack

O Shortstack vai te ajudar a executar e gerenciar os concursos do Instagram instantaneamente e sem esforço. Você poderá usar essa ferramenta para:

  • Coletar comentários feitos nos posts do seu Instagram e selecionar de maneira aleatória os vencedores. A ferramenta tem um recurso chamado "seletor de entradas aleatórias". Ele vai selecionar os comentários com nome de usuário de quem comentou, o comentário dele e um link para o comentário.
  • Depois de coletar, a ferramenta vai sortear de forma aleatória entre os comentários a quantidade que você desejar de vencedores para o sorteio.
  • Por fim, você só precisará anunciar os vencedores no Instagram.

Há três planos que vão de 99 dólares por mês a 499 dólares por mês. Além da possibilidade de fazer sorteios, a ferramenta disponibiliza formas de concursos bem interessantes para gerar engajamento nas suas redes sociais. Portanto, essa ferramenta vai muito além de sorteios aleatórios.

Vantagens desta ferramenta: possibilidade de outras formas de engajamento nas redes sociais, além dos sorteios.

Desvantagens desta ferramenta: planos cobrados em dólares, o que faz dela pouco acessível para os empreendedores brasileiros.

Quer aumentar o engajamento do seu Instagram?

Se seu objetivo é fazer com que seu Instagram tenha o potencial de gerar clientes qualificados para sua empresa, você vai precisar ir além dos sorteios. Para ter um perfil atrativo que vá trazer mais pessoas para conhecerem sua marca, você vai criar posts relevantes e que se conectem com a sua persona.

E, para te ajudar com isso, nós desenvolvemos um material gratuito com "32 ideias de postagem para bombar suas redes sociais". Para ter acesso, basta fazer o download do material abaixo.

Perguntas Frequentes

Como se faz um sorteio pelo Instagram?

Planeje-se com antecedência, defina metas e objetivos para o sorteio, defina o prêmio, regularize o sorteio, crie o material de divulgação e use uma ferramenta de sorteio para completar a iniciativa.

Sorteio no Instagram é ilegal?

O sorteio no Instagram não é proibido. No entanto, é importante respeitar todas as normas estabelecidas pelo Ministério da Economia.

Como fazer sorteio gratuito no Instagram?

Para sortear nomes ou números gratuitamente, é possível usar ferramentas como os sorteadores da Nuvemshop ou aplicativos como o Sorteio.com, Instasorteio e mais.