O Reels é mais uma ferramenta que as empresas estão usando freneticamente para atrair e ganhar novos seguidores no Instagram. Mas como usar o Reels para ganhar seguidores que realmente possam comprar os seus produtos?

Com vídeos curtos e divertidos, os Reels chamam a atenção do público que engaja nos comentários e compartilham os vídeos no Story…

E quanto mais compartilhamentos a publicação tiver, mais longe o seu conteúdo vai, alcançando diversas pessoas que têm interesse pelo assunto do seu Reels.

Por isso, hoje vamos mostrar as estratégias de vendas que podem ser usadas no Reels para alavancar o seu negócio

No vídeo abaixo, Ana Clara Magalhães, diretora de Inbound Marketing do Ecommerce na Prática, mostra como usar o Reels para ganhar seguidores no Instagram. Assista: 

O que é e como funciona o Reels?

O Reels é uma funcionalidade do Instagram que permite a criação de vídeos curtos

Esse formato de vídeos ficou popular com o crescimento do Tik Tok em 2020… E por isso o Instagram criou essa ferramenta, para concorrer com a ascensão do “aplicativo vizinho” (apelido que os internautas deram para o Tik tok). 

Desde sua criação, o Reels vem caindo no gosto popular e está fazendo sucesso no Instagram, principalmente por conta do potencial do engajamento de conteúdos nesse formato… 

Afinal, uma das maiores reclamações entre os criadores de conteúdo que postam no Instagram é o baixo engajamento por conta do algoritmo da plataforma.

Geralmente, o algoritmo do Instagram não entrega os conteúdos para todos os seus seguidores conforme o esperado... Mas, os conteúdos postados no Reels não passam pela mesma situação.

Pelo contrário, o Reels alcança muito mais pessoas, atraindo novos seguidores para as empresas que estão apostando nessa ferramenta.

E a pergunta que fica no ar é: como usar o Reels para ganhar seguidores de verdade? Ou seja, aqueles que engajam, curtem, comentam, compartilham e recomendam os seus conteúdos e produtos...

Vamos dar algumas dicas técnicas para você saber como usar o Reels mais adiante. Por ora, que tal saber como fazer um Reels na prática? Veja a seguir… 

Como fazer um Reels?

Criar um Reels é mais fácil do que você imagina. Na verdade, existem três formas de você começar a fazer isso:

  • Através do botão de “+” que fica na tela inicial do Instagram;
  • Pela própria aba do Reels; 
  • Por meio da câmera do Instagram Stories.

Escolhido um desses caminhos, siga os seguintes passos:

  1. Faça o login na sua conta do Instagram;
  2. Clique em adicionar Reels (de acordo com a opção escolhida acima);
como-usar-o-reels

3. Configure o Reels (duração, filtro, etc);

4. Toque no disparador para gravar;

5. Edite ou exclua os vídeos adicionados;

como-usar-o-reels

6. Faça as edições finais;

como-usar-o-reels

7. Compartilhe o vídeo.

Bem simples, não é? Sabendo isso você já está meio caminho andado para criar Reels incríveis para o seu negócio. Mas calma que ainda existem outros pontos cruciais para ter sucesso usando esse recurso...

Como usar o Reels para ganhar seguidores?

Antes de falarmos sobre as estratégias por trás do Reels, precisamos explicar alguns pontos que podem te ajudar a aumentar as visualizações do reels e te fazer ganhar mais seguidores.

1. Use áudios que estão em alta

A primeira dica é usar as músicas e áudios que estão em alta no momento. Isso porque a ideia é adaptar o conteúdo original das músicas ao seu modelo de negócio e à transformação que ele oferece.

Inclusive, já fizemos um Reels usando uma música em alta e postamos no nosso perfil lá no Instagram (@ecommercenapratica).

Mas você não precisa seguir uma tendência… Você pode e deve usar seus próprios áudios e criar sua própria linha de conteúdos.  

Lembrando que lá, você pode incluir:

  • Músicas;
  • Filtros;
  • Ajustar velocidade;
  • Fazer retoques;
  • Colocar trechos de vídeo;
  • Layout;
  • E muito mais. 

2. Crie conteúdo original

Por conteúdo original podemos entender algo que não seja copiado e que, principalmente, faça sentido para a persona do seu negócio. 

Um dos maiores erros cometidos pelos empreendedores na hora de usar o Reels é ir na onda dos vídeos viralizados e não levar em conta o público da empresa. Nem tudo que está na moda pode se encaixar ao gosto dos seus clientes e você precisa ficar atento a isso. 

Então, antes de qualquer coisa, conheça profundamente a sua persona e crie conteúdo original, ou seja, aquele que você sabe que tem grandes chances de ela engajar. 

Falamos mais sobre definição da persona neste artigo aqui: Como criar uma persona para a sua loja? [Guia para 2022]

3. Capriche no Call to action

O call to action, ou apenas “CTA”, nada mais é do que aquele textinho que você usa para levar a pessoa a tomar uma ação que você deseja. Pode ser comprar o seu produto, baixar um material gratuito, enfim… as opções são variadas.

A escolha pelo CTA certo depende não só da ação em si, mas da etapa do funil em que a pessoa está…

Isso porque enquanto algumas pessoas já conhecem a sua empresa, outras podem nem saber que têm uma dor que pode ser resolvida por algum de seus produtos. 

Independentemente disso, tenha em mente que essas chamadas para ação são indispensáveis para converter mais… Por isso, não deixe de utilizá-las!

Leia também: 7 Formas REAIS de Aumentar Engajamento no Instagram

Como divulgar produtos em Reels?

Para divulgar produtos no Reels você precisa de um smartphone com uma boa câmera, uma iluminação adequada e, claro, o produto

Muitas pessoas pensam que é preciso ter muitos equipamentos e aparatos para criar vídeos divulgando itens no Reels, mas isso não é verdade. 

É claro que se você tiver um ring light e um tripé para câmera, por exemplo, o seu vídeo pode ficar mais bem produzido. Mas, como eu disse antes, isso não é uma regra. 

Tem uma janela grande que permite uma ótima entrada de luz? Pode apoiar o celular em algum objeto para deixar a imagem estável? Ótimo, faça tudo isso!

O que você não pode é deixar de gravar e divulgar os seus produtos usando a desculpa de que não tem os equipamentos necessários para isso…. Então, não perca tempo e mãos à obra!

O que não é permitido nos Reels?

Existem algumas coisas que não são vistas com bons olhos pelo Instagram. Quando falamos em Reels, a “reciclagem” de vídeos feitos originalmente no TikTok é um bom exemplo disso.

Apesar de a plataforma não mencionar o nome do outro aplicativo diretamente, ela já informou que as mídias recicladas de outros aplicativos não são recomendadas pelo Instagram.

Fora isso, de forma geral, vale a pena você ficar atento aos conteúdos que vão contra as diretrizes, como conteúdo inapropriado, conteúdo copiado e sem direito de publicação, etc. 

Use o Reels estrategicamente [Aquisição de audiência]

O Reels é uma ótima ferramenta para a estratégia de aquisição de audiência e crescimento no Instagram.

Isso porque o Reels é um formato que, hoje, gera maior alcance e impressão nas publicações, chegando a pessoas que não necessariamente já estão na sua rede.

Você já deve ter visto algum Reels com temáticas do seu interesse dentro da aba explorar, por exemplo. Ou até mesmo viu algum Reels que um amigo seu compartilhou no Story

Além, é claro, da aba exclusiva que o Instagram criou só para o Reels. Então, quem curte conteúdos nesse formato, tem acesso bem rápido e fácil por lá. 

Mas o pulo do gato não é só saber como usar o Reels. O ideal é que você utilize o Reels como forma de atração de pessoas (pensando em topo de funil).

Neste caso, estamos falando do funil de vendas, no qual o topo fica com a audiência nova, que chegou agora até o seu perfil.

O meio do funil são aqueles que já seguem você, engajam com o seu conteúdo, mas não necessariamente compram o seu produto. 

E o fundo de funil são aqueles que já compraram o seu produto e tem um relacionamento muito bom com a marca. 

Só que, dentro do seu perfil, deve ter também outros formatos de conteúdo que atenda a esses diferentes níveis. 

Não adianta apostar apenas em conteúdo de topo de funil e não apostar nos outros, pois você precisa acompanhar a jornada do cliente na sua empresa.

Lembre-se: o objetivo do Marketing de Conteúdo vai além de simplesmente ganhar seguidores e fazê-los engajar. O foco principal é fazê-los comprar da sua marca! 

Por isso, você precisa oferecer mais valor para a pessoa do outro lado por meio do conteúdo e fazê-la comprar o seu produto. 

E a nossa última dica é: saiba como usar o Reels para aproveitar esse formato e o alcance que ele pode te oferecer como forma de atração neste momento. 

Não sabemos até quando o Reels vai continuar entregando os conteúdos tão bem como agora, por isso, é muito importante aproveitar a onda do momento! 

Mas atenção: não se esqueça de publicar conteúdos em outros formatos, como IGTV, Stories, e Carrossel!

Todos esses formatos ajudam a envolver o seu público até ele se tornar um cliente fiel da sua marca.

“Ah mas é muito difícil criar muitos conteúdos diferentes todos os dias, o que eu posso fazer?”

Se você está pensando dessa forma, preste atenção na dica bônus do próximo tópico…

Conheça as melhores ideias de postagem para o seu negócio!

Achou que nós não ajudaríamos com a criação de conteúdo? Achou errado...É claro que vamos te ajudar em todas as etapas! 

Para você produzir AINDA MAIS conteúdos de valor, todos os dias, nas suas redes sociais, desenvolvemos um material GRATUITO com 32 ideias de postagem para aplicar HOJE no seu negócio.

São ideias simples e fáceis de implementar, que vão trazer resultados imediatos de engajamento, retenção de clientes, atração e vendas. 

Baixe agora mesmo o seu:

Perguntas Frequentes

O que é o Reels?

O Reels é uma funcionalidade do Instagram que permite a criação de vídeos curtos. Esse formato de vídeos ficou popular com o crescimento do Tik Tok em 2020 e por isso o Instagram criou essa ferramenta, para concorrer com a ascensão do “aplicativo vizinho”.

Como fazer um Reels?

1. Faça o login na sua conta do Instagram; 2. Clique em adicionar Reels (de acordo com a opção escolhida acima); 3. Configure o Reels (duração, filtro, etc); 4. Toque no disparador para gravar; 5. Edite ou exclua os vídeos adicionados; 6. Faça as edições finais; 7. Compartilhe o vídeo.

Como usar o Reels para ganhar seguidores?

1. Use áudios que estão em alta; 2. Crie conteúdo original; 3. Capriche no Call to action.