Que o algoritmo do Instagram não ajuda muito na hora de propagar as suas publicações para os seus seguidores a gente já sabe… Mas o que você precisa fazer para aumentar seu engajamento no Instagram

De nada adianta apenas reclamar que seus os seus conteúdos não estão sendo entregues para o seu público e não fazer nada para mudar essa situação…

Isso é apenas um alerta, ok? Não nos leve a mal… 

Mas a verdade é que precisamos nos movimentar sempre e ir em busca de mais soluções para conseguirmos alcançar mais pessoas dentro das redes sociais. 

E no Instagram não é diferente…

Por isso, nós listamos aqui 8 dicas IMPORTANTÍSSIMAS para você aplicar no seu perfil e aumentar seu engajamento por lá. 

Leia este artigo até o final para coletar todas as informações e colocar o plano em AÇÃO! 

No vídeo abaixo, a Ana Clara Magalhães, Diretora de Inbound Marketing do Ecommerce na Prática, traz algumas ideias que você pode aplicar no seu negócio para aumentar o alcance e engajamento no Instagram. Assista: 

O que é engajamento no Instagram?

O engajamento no Instagram é todo o tipo de interação feita pelos usuários nos conteúdos publicados, seja uma curtida, um comentário, um compartilhamento… 

Ou seja, quando você usa os recursos de imagem e vídeo que o Instagram oferece e faz com que as pessoas se interessem e interajam com aquilo, elas estão engajando com a sua marca. 

E por que engajar é tão importante para uma empresa presente no Ecommerce? Vamos explicar…

Qual a importância de ter engajamento no Instagram?

Ao engajar ou não com a sua marca, isso é um sinal de que o usuário demonstrou interesse (ou desinteresse) pelo seu produto ou serviço. E mesmo que ele não compre o seu produto de imediato, já conhece o seu nome, os seus produtos, o tipo de conteúdo que você divulga e o seu propósito como empresa. 

Isso quer dizer que essas pessoas que engajam estão ENVOLVIDAS com a sua marca, o que é muito importante na questão de posicionamento de marca na mente do consumidor. 

Essa estratégia é focada em preparar o seu público e mantê-los aquecidos, sempre lembrando da sua marca para realizar a primeira compra ou comprar novamente os seus produtos. 

Então, não ache que o engajamento é algo para deixar de lado totalmente… Pois se fizer isso, estará perdendo não só engajamento, mas também deixando de ganhar mais dinheiro! 

Por esta razão, nós selecionamos as melhores dicas para você aplicar no seu negócio a partir de hoje e aumentar o seu engajamento. Vamos falar sobre elas adiante, combinado? Continue a leitura…  

Como medir o engajamento no Instagram

A principal ferramenta para medir o engajamento na plataforma é o Instagram Insights. Ela vai te permitir ver diferentes métricas para que você calcule o engajamento do seu perfil...

Mas saiba que o recurso só está liberado para contas comerciais ou para criadores de conteúdo.

Dessa forma, é preciso deixar claro que não há uma fórmula exata para usar na hora de saber como medir o engajamento no Instagram. O que você pode fazer para chegar em um resultado é seguir a seguinte linha de raciocínio: 

Some o número de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos) e divida o resultado pelo número de seguidores. Depois, pegue esse valor resultante e multiplique por 100 para conseguir um percentual. 

Mas vamos repetir: essa fórmula é apenas uma possibilidade de fazer isso…

Muitos especialistas da área de marketing utilizam ela, mas outros não seguem esse processo. Veja o que faz sentido para o seu negócio.

Por que o engajamento cai?

É importante que você saiba que o Instagram passou por algumas mudanças nos últimos anos, mais especificamente em 2020, por conta da pandemia da Covid-19 e o aumento do uso das redes sociais.

Hoje, como você já sabe, a plataforma funciona por meio de algoritmos, que analisam o comportamento dos usuários…

A partir disso, esses algoritmos sugerem conteúdos similares e que possam ser interessantes para as pessoas

Assim, quando uma conta faz uma publicação que registra muitas curtidas, comentários ou outras interações, o algoritmo automaticamente classifica esse post como relevante… 

E o Instagram começa a entregar a publicação para mais pessoas, o que contribui para o aumento do engajamento.

Diante disso, percebe-se que a taxa de entrega da plataforma diminuiu bastante…

Atualmente, existe uma média que aponta que 10% da sua audiência recebe o conteúdo postado, mas esse número pode variar de acordo com o tamanho do seu perfil. Caso o post tenha bom desempenho algumas horas depois de ir ao ar, o algoritmo pode apresentá-lo ao restante - os outros 90% - ou pelo menos uma boa aparte dele. 

Analisando assim parece um cenário um pouco complicado, não é? Mas calma!

Existem formas de aumentar o engajamento no Instagram…

Dicas para Aumentar o seu Engajamento no Instagram 

Agora que você já sabe pontos importantes sobre engajamento no Instagram, vamos apresentar dicas para aumentar o seu engajamento no Instagram. Veja:

1-  Aposte em Stories e Reels

O Stories do Instagram é uma das funcionalidades mais poderosas e não é à toa que diversas empresas apostam em publicidade e conteúdo por lá. Dentro do Stories, você pode utilizar diversos recursos como as figurinhas de Enquetes, Testes, perguntas, Localização, Hashtags, Gifs… 

Todos eles são ótimos para humanizar a sua marca e aumentar o seu engajamento no Instagram, pois as pessoas gostam de se entreter com esse tipo de conteúdo. 

Elas gostam de responder, de dar opiniões sobre os temas que elas têm interesse.

Por isso, é muito importante não só fazer vídeos de oferta no Stories, mas também postar conteúdo interativo para as pessoas engajarem. 

Isso serve também para o Reels. A ferramenta mais recente do Instagram virou febre entre os usuários, e as empresas não perderam a oportunidade de engajar por meio dele. 

Os Reels foram inspirados nos vídeos curtos e divertidos do aplicativo vizinho (assim como é chamado o TikTok pelos usuários dentro do Instagram). 

Então, para temáticas educativas mais simples ou voltadas para o entretenimento, o Reels pode ser uma ótima opção para o seu negócio. 

Caso queira falar se assuntos mais densos, com mais informações e em formato de vídeo, recomendamos que utilize o vídeos longos ou as lives. Com eles, você consegue postar vídeos maiores, com mais conteúdos para engajar o seu público. 

Leia também: 7 Ideias De Conteúdo Para Postar Nos Stories Do Instagram

2- Use as hashtags certas 

Acreditamos que você já utilize algumas Hashtags nos seus posts, mas é necessário entender quais delas realmente trazem resultados para o seu negócio.

Não adianta você colocar inúmeras Hashtags e nenhuma delas ter relação com a sua loja ou com o conteúdo em si. Ou, pior, usar hashtags proibidas que podem até ocasionar o banimento do seu perfil (o chamado Shadowban). 

A ideia aqui é que você entenda quais hashtags têm a ver com a sua marca, como se fossem hashtags fixas que sempre estarão nos seus posts.

Por exemplo, vamos supor que você tenha uma loja de moda praia. Então, o mais interessante para aumentar o engajamento do seu Instagram é usar Hashtags do tipo #modapraia ou #moda e sempre usá-las. 

Mas além dessas, é importante usar hashtags mais específicas de acordo com o tema que for a sua publicação…

Vale lembrar que o ideal é usar entre 5-15 hashtags por publicação e prestar atenção no volume de publicações nas hashtags mais  abrangentes (acima de 100 mil) e específicas (abaixo de 100 mil). 

Portanto, ao usar as hashtags da maneira correta, assim como explicamos neste tópico, a sua publicação vai aparecer na aba explorar para as pessoas que realmente tem interesse pelo seu produto. 

E alcançando as pessoas certas, com certeza, aumenta o engajamento do seu Instagram.

3- Reposte as publicações da sua audiência 

As pessoas amam receber os produtos, tirar uma foto, marcar a empresa e postar nos Stories. E o mínimo que elas esperam é a reciprocidade das empresas! 

Ou seja, as pessoas marcam esperando serem notadas pelas empresas que eles compraram o produto… E a melhor forma de mostrar esse carinho e atenção com a sua audiência, é repostando as publicações que eles fazem.

E qual será o real benefício para a sua empresa ao fazer isso?

Ao repostar o Stories do seu cliente, você estará aproximando ou criando definitivamente uma relação com ele… 

E de alguma forma você está implementando uma sementinha na mente dessa pessoa… 

Ou seja, posicionando a sua marca na mente dela por meio de uma experiência de compra completa. A pessoa comprou, recebeu, gostou do produto, postou nas redes e ainda teve retorno da marca! 

Além de posicionar a marca na mente do cliente que já comprou o seu produto, ao repostar as publicações, outras pessoas serão influenciadas…

Então, aquela pessoa que ainda não confiava na sua marca ou simplesmente não a conhecia, vai passar a olhar de uma forma diferente ao ver um cliente satisfeito. 

E isso pode levar essas novas pessoas a comprarem de você em algum momento, seja de forma imediata ou não. 

4- Interaja com o público 

Repostar uma publicação está dentro da parte de interação com o público, mas há outras formas de interagir com os seus seguidores e fazer com que eles engajem. 

Seja por meio de comentários nas publicações ou por direct, a ideia aqui é que você responda a maioria dessas interações.

Dessa forma, o cliente pode até responder novamente e engajar ainda mais com a sua marca. Além, é claro, de ser uma forma de mostrar para o algoritmo do Instagram que há pessoas interessadas pelo seu conteúdo..

Quanto mais elas engajam, mais os seus conteúdos aparecem para elas (e nós sabemos o quanto é difícil lidar com o algoritmo inconstante do Instagram).

Por isso, é muito importante interagir com o seu público para aumentar seu engajamento no Instagram. 

Leia também: Conta do Instagram Desativada? Veja Como Proceder

5-  Aposte na consistência de posts 

Outra coisa que interfere bastante no aumento do engajamento no Instagram é a frequência na qual você posta os seus conteúdos. 

Ter uma certa regularidade nas suas publicações faz com que as pessoas sempre lembrem da sua marca, pois você está conectado com elas todos os dias.

Se você não posta, as pessoas serão impactadas por outras empresas que postam e a sua marca vai acabar ficando de lado. 

Para que isso não aconteça, monte um planejamento de conteúdo para ter mais chances de engajar com o seu público. 

6- Analise os melhores horários

Além da constância dos posts, é fundamental saber quais são os melhores horários para você postar os seus conteúdos para aumentar o engajamento no Instagram. 

Isso porque as pessoas não ficam 24h por dia direto rolando a linha do tempo do instagram para ver todas as publicações…

Existem alguns horários em que as pessoas estão online por mais tempo dentro do Instagram e são esses horários que você precisa mapear para postar os conteúdos.

Mas como descobrir esses horários?

O próprio Instagram libera alguns insights sobre o comportamento dos seus seguidores. São várias métricas que você pode acessar no próprio perfil e entender como está o andamento das suas publicações. 

E lá também há uma métrica específica mostrando os horários em que os seus seguidores ficam online…

Geralmente, esse horário fica entre 12h, 18h e 21h. Mas isso pode variar em cada perfil…

Portanto, dê uma olhada nas suas métricas para entender qual é o melhor horário para o SEU perfil e, assim, aumentar o seu engajamento no Instagram. 

Leia também: Instagram Analytics: Métricas para Acompanhar Todos os Dias

7- Escreva boas legendas

Não caia no erro de achar que só porque o Instagram é uma rede social extremamente visual as legendas em texto não importam…

Elas contam e MUITO para uma entrega de conteúdo bem feita!

Além de não cometer erros de português, escreva um texto complementando a imagem da publicação. A ideia é atrair e prender a atenção do usuário no seu post.

Outro ponto relevante é inserir CTAs (Call to Actions) ao final da legenda. Eles nada mais são do que chamadas para ação, em que você pode “convidar” a pessoa a baixar um material gratuito, se inscrever em sua newsletter ou até mesmo comprar um produto. 

Aproveite o espaço também para inserir as hashtags, como falamos anteriormente neste artigo. Temos certeza que com essas dicas as suas legendas vão ficar incríveis!

8 -Crie conteúdo de valor [marketing de conteúdo] 

A última dica para o seu engajamento no Instagram BOMBAR é: Crie Conteúdo de Valor para a sua audiência. 

É o que sempre falamos para os nossos alunos, não adianta você postar apenas fotos de produtos e esperar o milagre das vendas acontecer…

Pode até ser que você venda alguns produtos, mas é fundamental que, em meio as ofertas, você crie conteúdo de valor para engajar a sua audiência de alguma forma.

E os conteúdos vão variar de acordo com o nicho que você trabalha… Os mais comuns são listas, frases motivacionais, curiosidades sobre o seus produtos, dicas de como usar, entre outros conteúdos que sejam interessantes para a sua audiência. 

Mas também não é para criar qualquer conteúdo e sair publicando qualquer coisa no seu perfil. Por trás do Marketing de Conteúdo, existem estratégias para aumentar o seu engajamento no Instagram e também para gerar VENDAS! 

Afinal, o propósito do conteúdo também é esse…

Mas como criar estratégias de Marketing de Conteúdo eficazes que gerem engajamento e vendas para o seu negócio?

Presta atenção no próximo tópico… 

32 ideias de postagem para te inspirar e  aumentar as vendas no Instagram. Baixe agora gratuitamente! 

Ao longo deste artigo compartilhamos algumas dicas de como aumentar as vendas no Instagram. Cada uma delas envolve um pilar do seu negócio mas, quando o assunto é Instagram, não há como negar: o conteúdo ainda é um dos elementos mais importantes de qualquer estratégia… 

Apesar disso, nem sempre é fácil ter ideias de postagem à mão sempre que necessário. Essa é uma tarefa ainda mais desafiadora quando você empreende sozinho e, além de todas as outras variáveis do negócio, também precisa se preocupar com conteúdo… 

Foi para ajudar empreendedores como você que criamos o e-book “32 Ideias de Postagens para BOMBAR suas Redes Sociais”. Este é um guia completo, com dezenas de modelos de postagem prontos para personalização e uso. 

Para baixar gratuitamente, clique no botão abaixo: