Você sabe como fazer collab no Instagram, aquela postagem que aparece simultaneamente em duas contas? Este é um recurso que está ganhando cada vez mais espaço na estratégia de empresas nas redes sociais. Neste guia, te explicamos o motivo disso e ensinamos como fazer. Leia agora!

O Instagram é uma rede social poderosa para quem vende na internet. Por lá, empresas podem utilizar diversas ferramentas para ampliar ainda mais o alcance de suas marcas e, consequentemente, também seus volumes de vendas. 

Uma das mais populares nos últimos tempos é a de collab, que permite às companhias a criação de publicações de maneira colaborativa. Se duas marcas têm uma boa audiência e trabalham com assuntos complementares, por que não unir forças, não é mesmo?

Essa é a proposta das publicações colaborativas no Instagram. Quer entender tudo sobre como fazer collab no Instagram? Acompanhe os próximos tópicos!

O que é o Instagram Collabs?

O Instagram Collabs é uma ferramenta da plataforma que permite que dois perfis criem uma publicação em conjunto. Ela pode ser feita tanto no Feed quanto no Reels, e exibe o nome dos dois perfis que produziram o conteúdo

Essas publicações colaborativas geram todas as métricas de interação já conhecidas na rede social, como curtidas, comentários e compartilhamentos. E também fornecem insights, como números de alcance, impressões, cliques, dentre outros dados. 

O recurso, anunciado em outubro de 2021, pode ser utilizado por todos os usuários, mas tem sido uma das principais apostas dos perfis comerciais no Instagram. Vamos explicar o porquê disso a seguir…

como fazer collab no instagram

Por que é importante fazer collab no Instagram?

As chamadas “collabs” permitem que uma única publicação seja exibida em dois perfis diferentes, o que ajuda bastante a expandir o alcance das marcas envolvidas na produção do conteúdo

Parcerias no mundo dos negócios são bastante comuns e são vistas com bons olhos pelo público quando feitas da maneira adequada.

Não existem regras fixas para se estabelecer este tipo parcerias entre empresas… mas o indicado é que elas atuem em nichos de mercados similares ou que tenham, no mínimo, alguma ligação.

Elas podem acontecer tanto entre duas companhias, quanto com influenciadores digitais. Mas vamos falar sobre isso em mais detalhes ainda neste artigo. Por ora, que tal aprender de uma vez como fazer collab no Instagram?

 📚 Leia também: Como postar no Instagram? Veja passo a passo para smartphone e PC [+ dicas]

Como fazer collab no Instagram?

Depois de saber tudo sobre o Instagram Collabs, chegou o momento de entender como fazer uma publicação utilizando a ferramenta. 

A rede social disponibiliza recursos e atualizações voltadas para os negócios há um bom tempo… E esses conteúdos colaborativos são mais uma forma de as empresas expandirem seus nomes no mercado e alcançarem bons resultados em vendas. 

Por isso, você, que é dono de negócio, não pode deixar de aprender a como fazer collab no Instagram. Veja o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o aplicativo e faça login ou o cadastro de sua conta do Instagram;
  2. Vá em (+) e escolha a opção “Publicar” ou “Vídeo de Reels”;
  3. Selecione a imagem ou vídeo desejado;
  4. Aplique o filtro de sua preferência, se este for o caso;
como fazer collab no instagram
  1. Em seguida, clique em “Marcar pessoas”, logo abaixo do campo para a criação de legenda;
  2. Depois, vá em “Convidar colaborador”;
  3. Faça uma pesquisa pelos colaboradores da publicação e clique no nome ou na imagem de perfil deles;
  4. Confirme o convite no botão check no canto superior direito;
  5. Revise a publicação, observando se todas as informações estão corretas;
  6. Clique em “Compartilhar”, no canto superior direito, para que o colaborador convidado receba o convite.
como fazer collab no instagram

Vale lembrar que a collab só irá ao ar se o perfil convidado aceitar o convite recebido via Direct. Para isso, nós indicamos que ambos os perfis mantenham uma comunicação aberta. 

Revise a legenda, marcação e demais informações e clique em “Compartilhar” no canto superior direito. Os colaboradores convidados receberão o convite pelo Direct do Instagram e precisarão aceitá-lo para a collab funcionar.

É preciso ativar a função de collab no Instagram?

Não. A função collab está disponível para todos os usuários e não precisa de nenhum tipo de ativação ou autorização para ser utilizada. 

O que pode acontecer, entretanto, é o perfil não estar devidamente ativado e, por isso, não ser possível visualizar o recurso. Nesse caso, é preciso fazer a verificação por e-mail e conferir se está tudo certo.

Dá para fazer uma publicação colaborativa pelo computador?

Não. Até o momento, o Instagram não liberou a publicação colaborativa entre perfis pelo computador. É possível apenas marcá-los na imagem.

Entretanto, a plataforma permite que as demais publicações sejam feitas pelo PC também. Falamos sobre isso no artigo: Como postar no Instagram pelo PC [GUIA] 💻

Como aceitar um convite de collab no Instagram?

Além de entender como fazer collab no Instagram, você também precisa saber como aceitar o convite de uma publicação desse tipo. Afinal de contas, você também pode ser convidado para um post colaborativo, não é mesmo?

O passo a passo de como aceitar a collab no Instagram é bem simples:

  1. Acesse o aplicativo e faça login ou o cadastro de sua conta do Instagram;
  2. Vá na seção do Direct, no canto superior direito da tela;
  3. Clique em “Ver convite”;
  4. Após a abertura do convite, selecione “Analisar
  5. Para aceitar o convite, basta clicar em “Aceitar” e pronto!

Fácil, não é mesmo? Mas para deixar que você explore o máximo o potencial da ferramenta, ainda temos algumas dicas bem interessantes para te dar… Continue a leitura!

O que acontece se eu recusar a colaboração?

Não há nenhuma punição caso você ou outro usuário opte por recusar a collab no Instagram. O perfil apenas não vai aparecer como parte colaborativa na publicação, entretanto, continuará no feed do perfil que fez a publicação ou o convite.

Sobre essa questão, vale a pena alinhar com as partes envolvidas como será feita a colaboração, a fim de evitar problemas para que o conteúdo seja publicado na rede social. 

👉Leia também:  Tamanho de post no Instagram: qual é o ideal? [+ dicas]

Quem pode excluir uma publicação colaborativa?

Pode excluir a publicação colaborativa apenas o perfil fez o convite ou a publicação em si. Isso significa que o convidado, ou seja, quem aceitou o convite, não pode editar ou excluir o conteúdo publicado.

Por isso, é interessante alinhar desde o início quem será o principal responsável pela iniciativa de colaboração e qual o conteúdo da postagem. 

Isso ajuda definir não só quem terá em mãos a possibilidade de exclusão da publicação, mas também a manter uma boa comunicação entre os envolvidos.

Como fazer collab no Instagram depois de postado?

Realizar uma collab no Instagram após a publicação já ter sido postada, infelizmente, não é possível. O recurso de colaboração do Instagram precisa ser configurado durante o processo de criação da postagem. Uma vez que a publicação é compartilhada, não há opção para adicionar um colaborador posteriormente.

Entender este aspecto é importante para planejar suas estratégias de marketing e colaborações no Instagram. A regra é: se você deseja fazer uma collab, é importante decidir isso com antecedência. 

Como funciona a collab no Instagram com perfil privado?

Atualmente, apenas perfis públicos – sejam eles profissionais, comerciais ou pessoais – podem colaborar nas postagens do Instagram. 

Isso significa que, se você, ou algum de seus colaboradores, tem um perfil privado no Instagram e deseja participar de uma collab, primeiro precisará alterar a configuração de privacidade da sua conta para pública.

Isso ocorre porque as collabs no Instagram são projetadas para ampliar o alcance e a visibilidade das publicações, algo que não é compatível com a natureza restrita de um perfil privado.

Como analisar e medir o sucesso de uma collab no Instagram?

Para avaliar o sucesso de uma collab no Instagram, é essencial focar em métricas específicas e análises detalhadas. São elas:

  • Definição de objetivos claros: os objetivos claros  podem incluir aumentar o alcance, melhorar o engajamento, ganhar seguidores ou impulsionar vendas. Isso ajuda a direcionar a análise para as métricas mais relevantes;
  • Análise de engajamento: avalie o engajamento da publicação colaborativa, incluindo curtidas, comentários e compartilhamentos. Um aumento significativo no engajamento em comparação com publicações regulares pode indicar o sucesso da collab;
  • Alcance e impressões: verifique o alcance e as impressões da publicação. Um alcance ampliado significa que a postagem foi vista por um número maior de usuários, o que é um indicativo de sucesso, especialmente se o objetivo era aumentar a visibilidade;
  • Crescimento de seguidores: monitore o crescimento do número de seguidores durante o período da collab. Um aumento notável pode ser atribuído à colaboração, indicando sucesso na expansão da base de seguidores;
  • Tráfego para o site ou conversões: se a collab tinha como objetivo direcionar tráfego para um site ou gerar vendas, use ferramentas de rastreamento de URL para medir cliques e conversões;
  • Feedback e comentários: além das métricas quantitativas, avalie os comentários e feedbacks recebidos. Comentários positivos e menções podem indicar uma percepção favorável da collab;

Comparação com publicações anteriores: compare o desempenho da collab com publicações anteriores. Isso oferece um contexto para entender o impacto real da colaboração.

8 dicas para fazer collabs incríveis no Instagram

Agora que você já sabe como fazer uma collab no Instagram, que tal conferir algumas dicas para que essas publicações feitas de maneira colaborativa fiquem ainda mais incríveis?

Talvez você já aplique alguma delas no seu negócio… mas, com certeza, conhecer todas as dicas que vamos listar aqui pode fazer a diferença nas estratégias de marketing digital da sua empresa. Confira! 

1. Tenha uma estratégia definida

Ao estabelecer uma estratégia clara, você poderá alinhar suas metas e ações com os parceiros da collab

Defina o tipo de conteúdo que será produzido, a frequência das postagens, os canais de divulgação e as métricas que serão utilizadas para avaliar o sucesso da colaboração.

Saiba que ter uma estratégia bem definida ajudará a manter o foco e a alcançar os resultados desejados.

2. Encontre parceiros que tenham a ver com a sua marca

Para que a collab no Instagram seja um sucesso, é preciso que as empresas envolvidas tenham alguma ligação.

Isso não significa que elas precisam atuar no mesmo nicho de mercado. Mas é interessante que seus produtos ou serviços tenham alguma conexão, mesmo que momentânea, para a parceria fluir.

Por exemplo, quando um influenciador digital do ramo de beleza participa de collabs com empresas deste segmento. Muitas dessas personalidades não focam apenas em cuidados pessoais, mas também têm uma boa audiência que gosta desse tema.

Aproveite para ler também: Como aumentar as vendas nas redes sociais [passo a passo]

3. Promova as publicações

Criar anúncios e impulsionar publicações são práticas comuns dentro da plataforma. E isso não poderia ser diferente quando falamos em como fazer collab no Instagram.

Na verdade, promover as publicações colaborativas aumentam as chances de as duas marcas serem conhecidas por mais pessoas e também conseguirem bons resultados dentro da plataforma

Quer saber mais sobre o assunto, sugerimos a leitura dos artigos:

- Como fazer anúncio pago no Instagram em 9 passos [TUTORIAL]

- Instagram Ads: o que é e como anunciar no Instagram

4. Promova o lançamento de um produto ou serviço

Usar o Instagram Collabs pode ser uma excelente aposta para o lançamento e divulgação de um produto ou serviço. Lembra do exemplo que demos anteriormente com a parceria entre influenciadores e empresa?

Você pode aproveitar a ampla visibilidade dessas pessoas e criar uma collab para um lançamento da sua loja virtual. Para isso, basta fechar um contrato entre as partes e criar um briefing com todas as informações importantes sobre o conteúdo e começar a produção!

Não esqueça de deixar claro o dia e o horário em que o conteúdo será divulgado. Reforçamos isso porque a publicação da collab só vai ao ar quando o convidado aceitar o convite na plataforma. Lembre-se disso!

5. Aposte em sorteios em conjunto

Outra dica interessante sobre como fazer uma collab no Instagram é criar sorteios para atrair e engajar a audiência. 

Muitos empreendedores acham essa iniciativa um pouco batida, mas ela ainda surte grande efeito entre os usuários da plataforma. Para isso, entretanto, evite criar sorteios com foco apenas de obter novos seguidores…

Quantidade não é o mesmo que qualidade quando falamos em engajamento no Instagram.  É mais interessante você ter seguidores realmente interessados nos seus conteúdos, do que muitas pessoas que nem ao menos visualizam o que você publica.

Aposte em sorteios em conjunto para engajar a sua audiência e a do seu colaborador. Essa estratégia geralmente funciona porque as pessoas adoram a ideia de receber um presente! 

6. Inicie um desafio ou uma trend

Ao criar um desafio ou uma trend você estimula a interação dos seguidores e a criação de conteúdo gerado pelo usuário. 

Para isso, certifique-se de que o desafio seja envolvente e fácil de participar. Promova-o de maneira clara e incentive as pessoas a compartilharem suas participações usando uma hashtag específica. Dessa forma, você criará um senso de comunidade e aumentará a visibilidade da collab, impulsionando o engajamento e o alcance das publicações.

7. Apoie uma causa por meio de uma collab no Instagram

Iniciar uma collab no Instagram para apoiar uma causa pode ser uma excelente maneira de criar conexões com sua audiência e gerar um impacto positivo em relação a sua marca. 

Diante disso, escolha uma causa alinhada aos valores do seu negócio e, é claro, da outra empresa também. Desenvolva um conteúdo que transmita a mensagem de forma autêntica e, ao mesmo tempo, impactante. 

Isso vai incentivar os seus seguidores a se envolverem ativamente com a causa. Além do fato de que você demonstra um compromisso real com a comunidade e pode inspirar mudanças positivas.

8. Analise os resultados

O último ponto sobre como fazer collab no Instagram não é menos importante: acompanhe os resultados obtidos com cada ação!

Pense que nenhuma estratégia feita dentro da rede social deve ser em vão… É preciso sempre mensurar os resultados para entender quais ações geraram resultados interessantes e quais deixaram a desejar. 

Isso é importante para que você consiga definir novas iniciativas para o futuro. Isto é, mensurando os resultados,  você vai saber se vale a pena ou não repetir a iniciativa novamente. Interessante, não é?

Sabemos que produzir conteúdo dentro do Instagram  pode ser bastante desafiador…  afinal de contas, é preciso sempre manter a audiência engajada com os  seus produtos e serviços,  não é verdade?

Foi pensando nisso que nós desenvolvemos um material gratuito com 57 Ideias de Post para Bombar suas Redes Sociais o ano inteiro!

Se você está buscando inspiração, esta é a oportunidade perfeita para diversificar e apostar nos melhores conteúdos para o perfil da sua empresa dentro do Instagram.

Para baixar o material gratuitamente, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é o Instagram Collabs?

O Instagram Collabs é uma ferramenta da plataforma que permite que dois perfis criem uma publicação em conjunto. Ela pode ser feita tanto no Feed quanto no Reels, e exibe o nome dos dois perfis que produziram o conteúdo.

Quem pode fazer collab no Instagram?

A ferramenta de collab do Instagram está disponível para todos os usuários, mas tem sido uma das principais apostas dos perfis comerciais no Instagram.

Como fazer post colaborativo no Instagram?

Para fazer post colaborativo no Instagram você deve acessar o aplicativo, ir em (+) e escolher a opção “Publicar” ou “Vídeo de Reels”. Depois, é preciso selecionar a imagem ou vídeo desejado e aplicar o filtro de sua preferência, se este for o caso. Em seguida, vá em “Marcar pessoas” e em “Convidar colaborador”. Pesquise pelo nome do perfil e, após achá-lo, confirme o convite. Ao final, você poderá revisar o post e clicar em “Compartilhar”.

Como fazer Collab depois de postado?

Busque pelo colaborador da publicação e selecione-o. Certifique-se de que o @ dele apareceu no campo “Colaborador”. Por fim, basta avançar para concluir o post O conteúdo será exibido tanto no seu perfil quanto no do seu colaborador, que receberá antes um convite para participar.