Saber como criar conta no Instagram é a dúvida de muitos empreendedores que querem começar a utilizar a plataforma nos negócios. Se você é um deles, acompanhe os tópicos deste artigo… Nós vamos explicar como criar a sua conta comercial no Instagram!

Quem vende pela internet – ou pretende fazer isso em breve – sabe o quanto o Instagram se tornou uma plataforma poderosa para potencializar as vendas. Por lá, existem mais de 1 bilhão de usuários prontos para conhecer e acompanhar marcas dos mais variados segmentos.

Estar presente no Instagram significa aproveitar todo o potencial de vendas que a rede social possui… Mas o problema que logo surge para quem está começando é como criar conta no Instagram

Para ajudar nessa questão, nós elaboramos um artigo com todos os passos para você criar e já começar a utilizar a sua conta comercial no Instagram, além de outros pontos importantes.

Vamos começar?

O que é uma conta comercial no Instagram?

Uma conta comercial no Instagram é a conta destinada para as empresas dentro da plataforma. É uma opção voltada apenas para os negócios, contando com diversos recursos que uma conta pessoal não possui. 

Ao ter uma conta comercial no Instagram, as empresas podem montar uma loja virtual para vender produtos, criar anúncios e impulsionar publicações, analisar os resultados, conquistar o selo de verificação e muito mais.

O Instagram hoje conta com uma forte audiência interessada tanto no consumo de informações, quanto na compra de produtos. Por isso, é crucial as companhias estarem presentes na rede social e não perderem nenhuma oportunidade de aumentar o alcance e o volume de vendas de suas marcas.

Qual a importância de ter uma conta no Instagram?

Como dito anteriormente, ter uma conta no Instagram é estar presente em uma das maiores redes sociais da atualidade e aproveitar todo potencial de vendas que ela oferece para os negócios.

Há muito tempo o Instagram deixou de ser uma rede social voltada apenas para o compartilhamento de fotos e vídeos entre amigos e familiares. Hoje, a plataforma é um poderoso canal de vendas.

Para você ter uma ideia, segundo pesquisa feita pela All iN | Social Miner, 62% dos usuários utilizam o Instagram para pesquisar por produtos. Além disso, 50% das pessoas usam a plataforma para, de fato, fazerem compras de mercadorias

Esses dados reforçam o quanto a rede social é grande aliado dos empresários, sejam eles donos de pequenos, médios ou grandes negócios. O primeiro passo para aproveitar seus recursos, entretanto, é entender como criar conta no Instagram.

Vamos conferir como fazer isso, no próximo tópico?

Como criar conta no Instagram?

Agora que você já tem uma boa visão sobre o tema, podemos avançar para o foco deste artigo… Vamos ensinar, a seguir, como criar conta no Instagram

O passo a passo é mais simples do que você imagina e bastante similar aos processos de criação de contas comerciais de outras redes sociais

Confira!

  1. Baixe o aplicativo do Instagram faça seu cadastro a partir da sua conta comercial do Facebook ou informando nome do usuário, e-mail, telefone e senha;
criar conta no Instagram
  1. Uma vez feito o login, clique ícone do perfil, que fica no canto inferior direito, e depois vá nas três barrinhas do Menu;
  2. Acesse “Configurações” e, em seguida, “Conta”;
criar conta no Instagram
  1. Selecione a opção “Mudar para conta profissional”;
criar conta no Instagram
  1. Escolha uma categoria para seu negócio. Entre as opções, há: Artista, Blogueiro, Criador de conteúdo digital, Empreendedor, Compras e Varejo, dentre outras;
criar conta no Instagram
  1. Escolha a opção de sua preferência e,depois, clique em “Concluir”;
  2. Preencha as informações solicitadas e vá em “Concluir” novamente;
  3. Na sequência, vincule o perfil à página da sua loja no Facebook;
  4. E, por fim, selecione “Concluir”.

Viu como o passo a passo para criar conta no Instagram é simples? Agora você pode aproveitar outras funcionalidades da plataforma, como a que vamos mostrar a seguir… Continue a leitura!

Como criar outra conta no Instagram com o mesmo e-mail?

O Instagram é uma plataforma bastante dinâmica e que disponibiliza diversos recursos para seus usuários. Um deles, inclusive, é o de criar outra conta no Instagram com o mesmo endereço de e-mail

Para fazer isso, siga as seguintes etapas:

  1. Acesse o Instagram no seu celular e vá no seu perfil; 
  2. Clique no seu nome de usuário e, em seguida, em “Adicionar conta”;
criar conta no Instagram
  1. Selecione a opção “Criar nova conta”;
criar conta no Instagram
  1. Insira um nome de usuário;
  2. Escolha a opção que deseja;
  3. Clique em “E-mail” e em “Criar nova conta”;
  4. Pronto, outra conta foi criada e adicionada à original.

Leia também: Como trocar a senha do instagram? Confira passo a passo para celular e PC

Quais são as vantagens de criar conta comercial no Instagram?

Depois de tantas informações relevantes, que tal conferir as vantagens de criar uma conta comercial no Instagram? Você certamente vai querer que elas se apliquem ao seu negócio… Confira!

1. Aumenta o alcance da marca

Como mencionamos lá no início, o Instagram conta atualmente com milhões de usuários espalhados pelo mundo… E grande parte deles está interessada na pesquisa e aquisição de bens. 

Na prática, isso significa que, a partir do momento que a sua marca está presente na plataforma, maiores são as chances de aumentar o alcance da sua marca. Afinal de contas, mais pessoas podem encontrar e conhecer a sua empresa, seus produtos ou serviços.

2. Ampla visibilidade dos resultados

O Instagram disponibiliza diversas ferramentas importantes para as empresas… E a seção de insights é uma delas. Por lá, você consegue conferir e analisar diversas métricas, como alcance, número de curtidas, compartilhamentos, comentários, etc. 

Mensurar os resultados é importante para que os negócios consigam traçar estratégias de vendas mais assertivas e alinhadas às suas respectivas personas

3. Aumento da taxa de conversão

Outra vantagem de criar uma conta comercial no Instagram é a possibilidade de aumentar a taxa de conversão da sua empresa. Hoje já é totalmente possível fazer vendas diretas pela plataforma, por meio do Instagram Shopping

Isso acontece não só por meio da criação de uma loja virtual lá dentro, mas através da produção de conteúdos que sejam relevantes para a sua audiência, levando-a, ao final, para o seu site de vendas.

3 dicas para ter sucesso com sua conta comercial no Instagram 

Neste ponto do artigo, você já sabe como criar conta no Instagram, quais são as vantagens de fazer isso e diversos outros pontos. 

Mas, para complementar ainda mais o tema, vamos agora apresentar dicas cruciais para que a conta comercial da sua empresa no Instagram seja um sucesso.

Veja!

1. Saiba quais são os melhores dias e horários para postar

Existem diversas especulações sobre os melhores horários para publicar no Instagram. Mas a verdade é que isso varia de acordo com o perfil… 

Falamos isso porque os seguidores podem engajar mais com seus conteúdos em horários diferentes dos seguidores de outras empresas – e tudo bem! O que você deve fazer é entender quais são os melhores horários para o perfil do seu negócio.

Lembra que mencionamos as métricas anteriormente? São elas que vão te ajudar a definir quando as suas publicações podem ir ao ar para obter melhores resultados. Vamos dar uma outra dica sobre isso em breve… Continue a leitura!

2. Crie anúncios com a sua conta no Instagram

O alcance das publicações orgânicas dentro do Instagram hoje é bem baixo… Por mais trabalho que você tenha em criar conteúdos relevantes para a sua audiência, o algoritmo da plataforma não entrega para grande parte dos seguidores. 

Uma forma de driblar isso e atingir mais pessoas é criando anúncios com a sua conta do Instagram. Você pode fazer anúncios nas publicações do Feed, no Reels, nos Stories e mais. 

Esse é um dos principais meios de ter sucesso com a sua conta comercial no Instagram, gerando cliques, vendas e aumentando a visibilidade da sua marca. 

Leia também: Tamanho de post no Instagram: qual é o ideal? [+ dicas]

3. Acompanhar as métricas

Por fim, não podemos deixar de citar, com um pouco mais de detalhes, a importância de você acompanhar as métricas da sua conta comercial no Instagram

Sabemos que ao mesmo tempo em que há muitos usuários na plataforma, também existem diversos empreendedores buscando atrair, cativar e fidelizar clientes. 

Diante disso, a sua missão é extrair os melhores resultados por lá com a criação de anúncios e, claro, com a mensuração dos resultados. 

Falamos isso, porque você precisa entender quais publicações estão gerando bons números ou não. É isso que vai guiar a sua produção de conteúdo dentro da plataforma!

E talvez você não saiba, mas uma ferramenta que vai ser extremamente útil nessa tarefa é o Facebook Ads… principalmente porque é por meio dele que você vai desenvolver boa parte dos seus anúncios no Instagram. 

Para te ajudar a entendê-lo, inclusive, nós temos o Manual Completo de Facebook Ads, onde montamos um guia para que você entenda como criar anúncios no Instagram do jeito certo. 

Ficou interessado? Para fazer o download gratuitamente, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é uma conta comercial no Instagram?

Uma conta comercial no Instagram é a conta destinada para as empresas dentro da plataforma. É uma opção voltada apenas para os negócios, contando com diversos recursos que uma conta pessoal não possui.

Como criar uma conta no Instagram no mesmo celular?

Você deve se cadastrar na plataforma utilizando seu login do Facebook ou dados como: usuário, e-mail, telefone e senha. Depois, é preciso acessar "Configurações" e "Conta". Feito isso, é só clicar em "Mudar para conta profissional", escolher a categoria que deseja e preencher as demais informações solicitadas. Por fim, basta vincular o perfil à sua página do Facebook e clicar em concluir.

É possível ter duas contas no Instagram no mesmo celular?

Sim. Basta clicar no seu nome de usuário e “Adicionar conta”. Em seguida, selecionar a opção “Criar nova conta”, inserir um nome de usuário, escolher a opção que deseja, clicar em “E-mail” e em “Criar nova conta”.