Para ser verificado no Instagram você deve solicitar o selo diretamente na plataforma – desde que preencha alguns requisitos – ou participar do Meta Verified, serviço de verificação pago. Entenda todos os passos agora!



O selo de verificado no Instagram serve para indicar a autenticidade de perfis que pertencem a marcas e personalidades públicas. Atualmente, existem dois principais meios de conseguir o famoso “selo azul”: requisitá-lo gratuitamente ou participar do programa Meta Verified. 

Enquanto o Meta Verified distribui os selos de verificação mediante o pagamento de uma assinatura – e está acessível a quem quiser pagá-lo –, a verificação gratuita obedece a critérios mais rigorosos.

E ainda que o selo de verificado não influencie no alcance das postagens, nem no engajamento do público, este é um recurso que pode ajudar a transmitir maior credibilidade e fortalecer a imagem de uma marca

Nesse artigo, vamos te contar todos os detalhes de como ser verificado no Instagram, comprando o selo azul  ou solicitando-o gratuitamente. 

Vamos começar… 

O que é a verificação do Instagram?

A verificação do Instagram é como um certificado de autenticidade que a rede social dá a perfis de relevância, que pertencem a uma figura pública ou marca.

De acordo com o próprio Instagram, os selos de verificação não são um atestado de qualidade, que mostra o quão bom é o conteúdo daquele perfil. Nem tampouco representa um apoio direto da rede às mensagens compartilhadas pelo perfil verificado… 

Ele apenas atesta a autenticidade do perfil dentro da plataforma. 

Para ser verificado no Instagram, não é preciso ter milhares ou milhões de seguidores. Muitos perfis menores – como o de jornalistas, ativistas e ONGs – também recebem a verificação. 

Para influenciadores e produtores de conteúdo em geral, o selo pode servir como uma forma de diferenciar o perfil e mostrar aos seguidores que a pessoa por trás daquele perfil é realmente quem diz ser. 

Para empresas, ter o selo de verificação pode ser interessante, já que oferece uma segurança a mais para clientes que entram em contato buscando atendimento pós-venda ou tirar dúvidas antes de comprar. Dentro de um contexto onde golpes no Ecommerce são cada vez mais comuns, este pode ser um cuidado extra, que diferencia a sua empresa dos concorrentes. 

Leia também: O que é o serviço de atendimento ao consumidor? Entenda conceito e importância 

Quais os requisitos para ser verificado no Instagram?  

Os requisitos para ser verificado variam de acordo com o tipo de verificação escolhida. Vamos tratar os dois casos agora: 

Para perfis sem Meta Verified

Para perfis que desejam a verificação, mas não querem participar do programa Meta Verified – ou seja, buscam a verificação gratuita – existem alguns critérios rigorosos. 

Além de seguir os Termos de Uso e Diretrizes da Comunidade do Instagram, sua conta também precisa ser:

  • Autêntica: representar uma pessoa real ou uma entidade/empresa registrada;
  • Única: representar a presença única da pessoa ou empresa em questão. Apenas uma conta por pessoa ou por empresa pode ser verificada, com exceções para contas específicas de idiomas;
  • Completa: sua conta deve ser pública e ter uma biografia, uma foto do perfil e estar ativa quando você se inscrever;
  • Notável: sua conta deve representar pessoas, marcas ou entidades famosas e muito pesquisadas. O Instagram analisa contas que aparecem em várias fontes de notícias. Não consideramos conteúdo de mídia pago ou patrocinado como fontes para análise.

No programa Meta Verified

De acordo com o próprio Instagram, para participar do programa Meta Verified, é preciso ter os seguintes requisitos:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Perfil público ou privado associado ao seu nome completo;
  • Foto de perfil que mostre seu rosto;
  • Autenticação de dois fatores habilitada;
  • Documento de identidade emitido pelo governo que corresponda ao nome e a foto do seu perfil;
  • Um histórico de publicações anteriores.

⚠️ Reforçamos que não existe um número mínimo de seguidores ou taxas de engajamento para perfis que desejam a verificação.

📚 Leia também: Como colocar o link do WhatsApp no Instagram [GUIA]

Como ser verificado no Instagram? 

Agora que você já entendeu os requisitos para ser verificado no Instagram, vamos mostrar as duas únicas formas de receber o “selo azul”: solicitando-o gratuitamente ou comprando-o por meio do Meta Verified. 

Confira:

Como pedir o verificado ao Instagram sem pagar

O Instagram oferece um formulário gratuito para que empresas e pessoas públicas solicitem a verificação sem pagar nada.

Vale lembrar, no entanto, que solicitar o selo gratuitamente não é garantia de recebê-lo. Nessa modalidade os critérios para verificação são analisados cuidadosamente e apenas alguns casos se encaixam nesta categoria. 

Veja o passo a passo: 

1. Entre no seu Instagram: abra o app do Instagram no seu celular, seja Android ou iPhone. Clique na sua foto no cantinho embaixo, à direita, para ver seu perfil;

2. Vá para as configurações: olhe para o topo, à direita, e toque nos três traços. Isso abre um menu. Aqui, clique em “Configurações e privacidade”;

3. Ache a parte para quem faz conteúdo: desça a tela até ver “Para Profissionais”. Toque em “Tipo e ferramenta da conta”. Se você usa o Instagram para negócios, vai ver algo como “Ferramentas para criadores de conteúdo”;

4. Peça o selo azul: clique em “Solicitar Verificação” para abrir o formulário.

5. Preencha o formulário: O formulário tem três partes:

  • Escreva seu nome de usuário, seu nome de verdade e mande uma foto de um documento seu;
  • Explique por que seu perfil é interessante ou importante para uma área, lugar ou todo o país;
  • Se tiver, coloque links de notícias sobre você, suas outras redes sociais ou qualquer coisa que mostre que as pessoas conhecem você.

6. Mande o formulário: depois de colocar todas as informações, aperte “Enviar” embaixo. Vai aparecer uma mensagem dizendo que você mandou o pedido. Clique em “Concluir” para acabar.

Como pedir o verificado ao Instagram pelo Meta Verified

Agora que você já sabe como solicitar a verificação gratuitamente, vamos te ensinar como conseguir o selo pelo programa Meta Verified

Veja os passos:

1. Abra o Instagram: toque no ícone do Instagram no seu celular para abrir o app;

2. Vá para seu perfil: clique na sua foto, que fica no cantinho embaixo da tela;

3. Ache o menu: olhe para cima, no canto direito, e toque lá para abrir o menu;

4. Entre nas configurações: clique em "Configurações". Depois, vá em "Ver mais" na parte da Central de Contas;

5. Procure por meta verified: desça até achar "Meta Verified" e clique nele;

6. Escolha seu perfil: decida qual perfil você quer usar no programa e selecione;

7. Leia sobre o Meta Verified: dê uma lida com calma nos benefícios que o Meta Verified oferece;

8. Clique para assinar: aperte o botão que diz "Assinar";

9. Escolha como vai pagar: veja as opções de pagamento, escolha uma e toque em "Assinar";

10. Confirme o pagamento: agora, confirme seu pagamento e clique em "Confirmar sua identidade";

11. Preencha suas informações: atualize o que o app pedir com suas informações e clique em "Avançar";

12. Escolha seu documento: decida qual documento você vai usar para provar quem você é;

13. Tire fotos do documento: escolha "tirar foto" para enviar a frente e o verso do seu documento;

14. Envie as fotos: dê uma olhada nas fotos para ver se estão boas e aperte "Enviar".

Quanto custa assinar o Meta Verified?

O custo de assinar o Meta Verified é de US$ 14,99 por mês, o que dá mais ou menos R$ 75.

Lembre-se que as assinaturas do Meta Verified para o Instagram e para o Facebook são tratadas de forma separada. Isso significa que uma única assinatura garante o selo de verificação apenas para a conta da plataforma escolhida.

Portanto, se a sua intenção é ter o Meta Verified tanto para o Instagram quanto para o Facebook, será necessário realizar duas assinaturas distintas.

⚠️ Para ter o selo de verificação no Instagram o processo deve ser feito no aplicativo do celular, exclusivamente.

No Brasil, o serviço já está disponível, contudo ainda não foi liberado para todas as regiões. Se você se encontra em uma área onde o serviço ainda não chegou, não se preocupe. Há a opção de entrar em uma lista de espera, assim, você será prontamente informado quando o serviço estiver disponível na sua região.

👉Leia também:  Tamanho de post no Instagram: qual é o ideal? [+ dicas]

Quais as vantagens de ter uma conta verificada no Instagram?

Se você está buscando como ser verificado no Instagram, provavelmente sabe que o selo tem algumas vantagens bem interessantes. 

Para começar, o selo de verificação é muito associado com exclusividade e, querendo ou não, transmite autoridade e credibilidade para os visitantes de um perfil. Esse pode ser um diferencial interessante, sobretudo para lojas virtuais, que precisam de cada vez mais recursos para se diferenciar da concorrência.

Além disso, perfis que têm a verificação podem experimentar uma pequena melhora da sua performance em mecanismos de busca, principalmente para termos que envolvem o nome da marca. 

E o melhor de tudo isso é que você não precisa pagar uma taxa, nem ter um alto número de seguidores para conseguir o Instagram verificado. Sendo assim, a sua empresa não tem nada a perder – e muito a ganhar – ao solicitar a verificação de seu perfil. 

Veja alguns dos benefícios diretos e indiretos de participar do programa Meta Verified:

  • Selo de verificação: o programa concede um selo de verificação à conta do assinante, confirmando sua autenticidade e ajudando a prevenir fraudes e usurpação de identidade;
  • Recursos exclusivos: os assinantes do Meta Verified têm acesso a recursos únicos, como figurinhas exclusivas nos Stories do Instagram, que também estarão disponíveis para Reels;
  • Maior proteção para a conta: o Meta Verified oferece um monitoramento proativo da conta, ajudando a impedir qualquer tipo de falsificação de identidade;
  • Suporte direto: os assinantes do Meta Verified têm acesso a suporte direto, com a possibilidade de falar com um atendente em tempo real para resolver problemas relacionados à conta;
  • Credibilidade: a conta verificada transmite uma imagem de autenticidade e confiabilidade para os seguidores e visitantes do perfil;
  • Aumento do público: o selo azul pode atrair mais seguidores e aumentar a audiência do perfil, já que os usuários tendem a seguir contas autênticas e de qualidade. Mas lembre-se: por si só, o selo de verificação não garante mais seguidores;
  • Prioridade nos resultados de pesquisa: o Instagram dá prioridade às contas verificadas nos resultados de pesquisa e recomendações, o que pode aumentar a visibilidade do perfil;
  • Fortalecimento da imagem da marca: a verificação de conta pode ajudar a fortalecer a imagem da marca e transmitir uma imagem mais profissional. Um plus frente a uma concorrência cada vez mais acirrada, certo?

É importante lembrar que o selo de verificação não influencia no alcance das postagens nem no engajamento do público.

É possível transferir um selo de verificação de uma conta para outra?

Não, o selo de verificação é único e intransferível. Como você já percebeu, o processo de verificação é bastante criterioso e exclusivo… por isso, as contas verificadas não podem mudar o seu nome de usuário, nem transferir o selo para um perfil diferente. 

O selo, afinal de contas, é uma forma de atestar a autenticidade de quem está por trás daquela conta. Transferir esse selo para outra pessoa ou empresa tornaria essa análise obsoleta. 

Você também pode gostar deste artigo: Como fazer tráfego pago no Instagram [GUIA PRÁTICO] 

Quanto tempo leva para a solicitação ser avaliada pelo Instagram?

Atualmente, o Instagram pode levar até 30 dias para avaliar uma solicitação, mesmo depois do pagamento. É preciso ter paciência, afinal, o processo de verificação é feito por uma equipe da Meta. O tempo de espera pode variar de acordo com a demanda da sua região.

Como funciona o processo de verificação do Meta Verified?

Você será solicitado a fornecer um documento de identidade emitido pelo governo e, quando disponível, um vídeo selfie para que a Meta possa confirmar sua identidade. Tudo isso acontece antes de você ter a sua assinatura aprovada.  

A identidade deve corresponder ao nome e à foto do perfil da conta do Instagram para a qual você está se candidatando. Uma vez que seu perfil seja verificado, você não poderá alterar seu nome de usuário ou data de nascimento em seu perfil sem passar novamente pelo processo de assinatura e verificação do Meta Verified.

O Instagram pode retirar a verificação de uma conta?

Sim. Se o Instagram entender que aquele selo foi recebido de maneira indevida – como por transferência ou venda – ele pode ser removido. Além disso, a rede também pode tomar outras providências, como desativação ou banimento das contas irregulares. 

Outra forma de perder a verificação é promovendo serviços ou atividades que violam os Termos de Uso e Diretrizes da Comunidade. Muitas vezes, mudar a privacidade da conta repetidamente também pode causar uma remoção do selo. 

Para resumir, portanto, estes são os casos mais comuns em que a retirada da verificação pode acontecer: 

  • Anunciar, transferir ou vender o selo de verificação;
  • Tentar verificar sua conta por meio de terceiros;
  • Mudar a sua conta de pública para privada diversas vezes;
  • Usar a foto do perfil, biografia ou seção de nome para promover outros serviços ou atividades que violam as regras da plataforma;

Dicas para ter a sua solicitação de verificação aceita 

Mesmo que o selo azul possa ser comprado, a sua conta ainda vai passar por uma análise extra antes de receber a verificação. E, nesse contexto, existem alguns cuidados que você pode tomar para acelerar o processo e aumentar as chances de aceite:

1. Prove que seu perfil é real

Se você tem um perfil pessoal, postar selfies, vídeos e conteúdos com amigos e familiares pode ser uma alternativa para provar que o seu perfil é realmente seu. Já para empresas, uma boa maneira de fazer essa verificação é postando conteúdos de bastidores. 

Também use a bio do seu Instagram para colocar o links oficiais, como aqueles que levam para o seu site de vendas

Leia também: Como colocar link no Instagram: tutorial para Bio, Stories e Ads

2. Respeite as normas do Instagram

As normas do Instagram servem para padronizar o comportamento de todos os usuários. Seguir essas diretrizes garante que o seu perfil não será prejudicado por sanções e aumenta as suas chances de conseguir um Instagram verificado, caso seja seu desejo. 

Práticas como a compra de seguidores, comentários repetitivos e frequentes – também chamados de spam – ferem as regras do Instagram e podem prejudicar seu perfil. 

3. Esteja presente em outras redes sociais

Parte do processo de verificação do Instagram envolve o cruzamento de informações. Por isso, se a sua empresa também tem um perfil atualizado em outras redes sociais isso pode facilitar a verificação. 

Leia também: Como organizar o Feed do Instagram [GUIA PRÁTICO 2023] 

4. Publique um conteúdo de qualidade

Antes de mais nada, é preciso entender que a verificação do Instagram nada mais é do que uma forma de as pessoas saberem se as contas de destaque que estão seguindo ou pesquisando são exatamente quem elas pensam que são. 

Embora a verificação, por si só, não seja um atestado de qualidade do conteúdo, uma conta verificada tem mais chances de ser vista com bons olhos pelos usuários. 

Portanto, publicar um conteúdo realmente relevante pode ajudar a reter aqueles seguidores que chegaram por conta da verificação – mas que não permaneceriam, caso seu conteúdo fosse raso, equivocado ou irrelevante.  

E é aí que entra seus conhecimentos em produção de conteúdo. Em nosso treinamento Marketing de Conteúdo para negócios, mostramos todas as boas práticas para tornar as suas redes sociais mais engajantes. Conheça o curso clicando aqui

Estratégias para aumentar as vendas no Instagram (sem a ajuda do selo azul)

Existem diversas estratégias que um empreendedor pode usar para aumentar as vendas no Instagram – e nenhuma delas tem o famoso selo azul como requisito. Veja alguma de nossas ideias:

  • Crie imagens impactantes;
  • Faça sorteios;
  • Produza vídeos para o Reels;
  • Publique conteúdo relevante e bem planejado;
  • Utilize hashtags relevantes para seu nicho de mercado;
  • Faça parcerias com influenciadores;
  • Utilize o Instagram Shopping;
  • Faça anúncios no Instagram Ads;
  • Crie uma conta comercial;
  • Analise a concorrência.

É importante lembrar que cada negócio é único e pode exigir estratégias específicas para aumentar as vendas no Instagram. Portanto, é importante experimentar diferentes estratégias e avaliar os resultados para determinar o que funciona melhor para o seu negócio.

Leia também: Como criar conta no Instagram e usá-la a favor do seu negócio?

O meu pedido de verificação foi negado. E agora? 

Se a sua empresa atende todos os requisitos do programa Meta Verified, é muito difícil que a sua solicitação seja negada. No entanto, se isso acontecer, o processo de solicitação pode ser repetido. Certifique-se apenas que, ao solicitar novamente, você esteja dentro dos parâmetros exigidos pela Meta.

O Instagram é uma plataforma riquíssima para conseguir leads e engajar possíveis clientes. Vender através da rede social é mais do que apenas possível – é a realidade para muitas empresas atualmente. 

Vale lembrar que também existem outras formas de mostrar a autenticidade do seu perfil, que vão além de um selo de verificação. Fazer conteúdos mostrando os bastidores da empresa, ou os relatos de outros clientes, por exemplo, também pode funcionar muito bem. 

Se você ainda está começando e precisa de uma ajuda extra para ter ideias do que postar… nós temos um material que pode ser útil. 

O e-book com 57 ideias de postagem para redes sociais é um recurso que pode ser usado diariamente para engajar seu público e manter o conteúdo do seu perfil relevante. Este é um material gratuito e está disponível para download agora mesmo. 

Clique no botão abaixo para garantir o seu: 

Perguntas Frequentes

O que é preciso para ter o verificado no Instagram?

Para ser verificado no Instagram, é preciso ser maior de 18 anos, ter um perfil associado ao seu nome completo, uma foto de perfil que mostre o rosto, autenticação de dois fatores habilitada e um documento de identidade emitido pelo governo.

Quanto custa para ser verificado no Instagram?

O custo de assinatura do programa Meta Verified, que garante a verificação, é de US$ 14,99 por mês, o que é mais ou menos R$75

Precisa pagar para ter o verificado no Instagram?

Nem sempre. O Instagram verifica perfis oficiais e de pessoas públicas, mas é preciso atender a uma série de critérios. Do contrário, é preciso participar do programa Meta Verified e pagar uma mensalidade de US$ 14,99 para obter a verificação.

Quais as vantagens de ter o verificado do Instagram?

A verificação oferece maior autenticidade e credibilidade ao perfil, acesso a recursos exclusivos, maior proteção contra falsificação de identidade, suporte direto, maior visibilidade nos resultados de pesquisa e fortalecimento da imagem da marca.

Quantos seguidores você precisa para ser verificado no Instagram?

Não existe um número mínimo estipulado de seguidores para se ter a verificação no Instagram. Contudo, a quantidade de seguidores e o engajamento podem influenciar na avaliação da relevância da conta.