Você sabe como colocar link no Instagram? Espaços como a Bio, os Stories e os anúncios não podem ser desperdiçados. Neste artigo, vamos te mostrar os passos para completar esse processo. Acompanhe! 

Muitos empreendedores que vendem pelas redes sociais têm dúvidas sobre a melhor maneira de divulgar os seus produtos dentro dessas plataformas. E o Instagram é uma das principais delas, já que possui um alto volume de usuários ativos e diversos recursos que facilitam a compra. 

Você provavelmente já sabe que não é possível inserir linkagens nas legendas do Instagram. Mas também é preciso saber que essa não é a sua única opção. Os Stories, a sua Bio e até mesmo os anúncios que você faz dentro da plataforma podem ser usados para atrair tráfego para o seu site. 

Neste artigo, portanto, vamos te ensinar como colocar link no Instagram em todos esses canais. Temos certeza de que, depois de ler este conteúdo, você vai estar pronto para usar o máximo potencial da plataforma e atrair muitos clientes. 

Vamos começar? 

O que é o link no Instagram? 

O link no Instagram nada mais é do que um espaço dedicado para linkagens que levam o usuário para outras páginas. Eles são usados para atrair tráfego para sites de venda, páginas de vendas ou landing pages. No geral os links do Instagram são usados como estratégia de marketing para vender mais e criar um banco de leads

Existem alguns espaços nos quais os links do Instagram são permitidos e outros nos quais eles não podem ser colocados. Usuários do Instagram podem colocar links nos Stories, em suas Bios e em qualquer anúncio que fazem na plataforma. 

No entanto, não é possível colocar link no Instagram em postagens não patrocinadas, seja na legenda ou nos comentários. A seguir, vamos entender os passos necessários para usar o link do Instagram em cada um dos posicionamentos disponíveis. Continue acompanhando o artigo! 

Leia também: Como organizar o Feed do Instagram [GUIA PRÁTICO] 

Quais tipos de contas podem colocar link no Instagram? 

Todos os usuários do Instagram podem colocar link no Stories e em suas Bios. Não é preciso ter um perfil comercial, nem uma conta verificada para usar a linkagem na plataforma. 

Essa não é uma novidade para quem usa o Instagram regularmente. Ainda assim, essa informação pode vir como surpresa para algumas pessoas, já que apenas perfis com mais de 10 mil seguidores poderiam usar as linkagens em seus perfis. 

Há algum tempo, o famoso recurso de “arrastar para cima” – anteriormente, apenas disponível para perfis com alto volume de seguidores ou que eram verificados – foi substituído por stickers. 

A notícia da mudança foi muito bem recebida por empreendedores e gestores de empresas, que usam o Instagram como canal de aquisição para suas estratégias de vendas

Vale lembrar que, ainda que você não precise de um perfil comercial para colocar link no Instagram, criá-lo mesmo assim é a opção mais adequada se você usa a plataforma para vendas online. 

Nós falamos mais sobre o assunto neste artigo: Como aumentar as vendas no Instagram: 12 dicas para fugir do óbvio.

Como colocar link no Instagram? 

Agora que você já sabe o que é o link no Instagram, vamos mostrar os passos para colocá-lo em diferentes posicionamentos da plataforma. Veja! 

Como colocar link na Bio do Instagram?

Permitir que usuários colocassem links na Bio foi uma das primeiras iniciativas do Instagram para transformar a plataforma em uma ferramenta para lojas virtuais e produtores de conteúdo.

Essa é uma funcionalidade que está disponível para todos os usuários da plataforma, e o processo pode ser feito por meio do aplicativo para celulares ou pelo site do Instagram. Contas comerciais precisam aplicar essa estratégia, já que ela ajuda o cliente a chegar à sua página de vendas. 

O passo a passo é o seguinte: 

  • Abra o Instagram;
  • Vá até o seu perfil e clique em “Editar Perfil”;
  • Em “Site”, insira a URL que deseja compartilhar e toque no ícone.

Fácil, não é? Agora veja o tutorial ilustrado: 

1. Abra o Instagram e vá até a opção Editar Perfil”

como colocar link no instagram

2. Em “Site”, insira a URL que deseja compartilhar e toque no ícone

como colocar link no instagram

Como colocar o link do WhatsApp no Instagram?

Colocar o link do WhatsApp no Instagram é um objetivo de muitos empreendedores, afinal, isso facilita o contato com os clientes e dá mais autoridade para a empresa. 

Na prática, existem duas maneiras de se fazer isso. A primeira delas envolve os passos que mostramos no tópico anterior. Nesse caso, a URL que você deve inserir deve ser a de um gerador de link para WhatsApp – e nós indicamos o da Nuvemshop!

Basta criar a URL com a ferramenta e, depois, inseri-la diretamente em sua Bio do Instagram. 

A outra opção envolve criar um botão do WhatsApp diretamente em seu perfil. Como você já sabe, tanto o WhatsApp quanto o Instagram pertencem à mesma empresa – a Meta – e, por isso, têm integrações nativas.

O processo de criar esse botão do WhatsApp no Instagram é bem simples. Veja o passo a passo: 

1. Clique em “Exibição do perfil” nas configurações do seu perfil 

como colocar link no instagram

2. Selecione a opção “Adicionar informações de contato” e toque em “Telefone do WhatsApp Business” 

como colocar link no instagram

3. Se você já tiver um número cadastrado, ele vai aparecer. Caso contrário, preencha no espaço disponível e clique em “Enviar código”

como colocar link no instagram

Depois de receber o código do WhatsApp Business, insira os números no espaço pontilhado e, assim que o código for verificado, seu WhatsApp estará aparecendo em seu perfil. 

Para finalizar, volte para a página de edição do seu perfil e clique em “Concluir”. 

Leia também: Como criar loja virtual no WhatsApp?

Como colocar link nos Stories do Instagram?

Como você deve imaginar, a demanda para que todos os usuários – e não apenas os que contam com mais de 10 mil seguidores – pudessem usar link nos Stories era grande. Afinal de contas, essa é uma ferramenta poderosa para aumentar o engajamento do público e levá-los para sites de venda. 

A plataforma, é claro, não decepcionou. Hoje, qualquer pessoa pode usar as linkagens em Stories, abrindo um mar de possibilidades para empreendedores e suas lojas virtuais. Os passos para colocar link no Instagram Stories são simples: 

  • Abra o app do Instagram e crie seu Story;
  • Clique no ícone de sticker;
  • Busque pela funcionalidade “Link”;
  • Escolha a URL desejada;
  • Clique em “Concluir”. 

1. Abra o app do Instagram e crie seu Story

como colocar link no instagram

2. Clique no ícone de sticker e busque pela funcionalidade “Link”

como colocar link no instagram

3. Escolha a URL desejada e conclua o processo 

como colocar link no instagram

Como colocar link nos anúncios do Instagram?

Se você anuncia no Instagram – ou seja, faz campanhas pagas na plataforma – já sabe que pode colocar links em suas comunicações. Esse é um processo essencial, que ajuda o seu público-alvo a chegar à página de vendas e completar a sua compra. 

Os anúncios do Instagram podem ser publicados em diferentes formatos, como os Stories, Reels e Feed. Para criar uma campanha no Instagram, você vai precisar de uma conta no Facebook Ads, a plataforma que controla todos os anúncios para produtos da Meta. 

Ali, você poderá escolher o posicionamento das suas campanhas, assim como as URLs que serão usadas em cada linkagem. Para saber mais sobre como colocar link no Instagram por meio dos anúncios, recomendamos este artigo: Como fazer tráfego pago no Instagram [GUIA PRÁTICO]

É possível colocar link na legenda do Instagram?

Não. Por enquanto, não é possível colocar links clicáveis na legenda do Instagram, seja em postagens no Feed ou no Reels.

É possível, no entanto, indicar que o link que as pessoas procuram naquela postagem está na Bio do perfil. Essa pode ser uma estratégia interessante pois estimula a visita ao seu perfil e pode gerar novos seguidores. 

Daqui a alguns tópicos, vamos mostrar uma ferramenta incrível, que pode te ajudar a agregar links em sua Bio e trazer mais visitantes para o seu site. Continue acompanhando o artigo! 

5 dicas na hora de colocar link no Instagram

Neste artigo te mostramos algumas formas de como colocar link no Instagram, e cada uma delas pode ajudar o seu perfil de uma maneira diferente. 

Ainda assim, é preciso ter atenção a alguns detalhes antes de inserir linhagens em seu perfil. Existem boas práticas que podem te ajudar a maximizar visitas e criar uma experiência ainda melhor para o cliente. 

Veja agora: 

1. Sempre teste o link antes de usá-lo 

Antes de colocar o link em seu perfil, o primeiro passo deve ser testá-lo. A página para qual o link leva existe? Ela carrega rapidamente? Seu layout é responsivo? 

Vale lembrar que, na maioria das vezes, o visitante vai acessar o seu site por meio de um celular. Por isso, é essencial que a sua página esteja adaptada para oferecer uma boa experiência para dispositivos móveis

Nunca use um link que leva o seu cliente para uma página quebrada. Isso vai gerar uma grande frustração e pode comprometer a reputação da sua empresa. 

2. Leve o cliente para a página que você prometeu 

Essa é uma dica que pode parecer óbvia para muitos, mas certamente vale o destaque. Se você prometeu que certo link leva para uma oferta promocional, certifique-se de que a página é realmente a que você mencionou. 

Mais uma vez, destacamos que gerar uma frustração em seu cliente nesse momento do funil de vendas vai fazer com que ele perca a confiança na sua marca. Um cenário nada favorável, certo? 

Por isso, evite criar chamadas sensacionalistas, que não vão corresponder às ofertas que o cliente vai encontrar ao clicar no link usado. Trate o seu cliente como você deseja ser tratado! 

3. Use um agregador de links 

Usualmente, perfis que usam o recurso do link na Bio utilizam também os famosos agregadores de links. Eles são links únicos, normalmente encurtados, que levam o usuário para uma página onde existem outros links. 

Dessa forma, você pode oferecer ao seu visitante uma experiência mais completa, dando a ele a opção de baixar diferentes materiais, visitar diferentes páginas, etc. 

Veja como o agregador de links funciona na prática: 

como colocar link no instagram

4. Não adicione muitos links na bio

Quando se trata de adicionar links à sua bio no Instagram, menos é mais. Em vez de sobrecarregar a sua bio com muitos links, opte por adicionar até 5 links relevantes. Isso traz diversos benefícios:

Ter apenas alguns links na sua bio ajuda a manter as coisas claras e focadas. Os visitantes entenderão facilmente quais recursos você está destacando.

Uma bio organizada é visualmente atraente. Muitos links podem tornar a sua bio confusa e desordenada, enquanto alguns links essenciais mantêm uma aparência limpa.

5. Crie CTAs memoráveis

A CTA, ou Call to Action, nada mais é do que um texto curto e direto ao ponto, que direciona a curiosidade do usuário e o faz clicar no link proposto. O seu intuito é mostrar os benefícios daquela oferta e fazer com que o cliente avance no funil de vendas. 

Algumas das CTAs mais comuns são: 

  • Baixe nosso e-book;
  • Saiba mais; 
  • Assine a newsletter;
  • Assista ao vídeo;
  • Leia o artigo.

As chamadas para ação mais adequadas vão variar de acordo com o seu tipo de produto, perfil de cliente e mais. O mais importante é que essa CTA seja criativa e, acima de tudo, ofereça um benefício real para o cliente. 

A CTA é o que vai fazer o cliente clicar no link do seu Instagram, não importa se ele está na Bio, nos Stories ou em um anúncio. 

Escrever boas chamadas para ação não é uma habilidade nata, mas ela pode ser desenvolvida ao longo do tempo. Para isso, é preciso muito estudo e um método comprovado – duas coisas que o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios pode te oferecer! 

Nele, você vai aprender como criar conteúdos específicos para redes sociais, entendendo como atrair visitantes e aumentar as vendas por meio do Instagram, TikTok e mais. O treinamento já está disponível na assinatura Ecommerce na Prática. 

Para começar a estudar agora, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

Como colocar um link em um post do Instagram?

Para colocar link em uma postagem de Stories no Instagram, basta criar um Storie, clicar no ícone de sticker, buscar pela funcionalidade “Link”, escolher a URL e concluir o processo. Ainda não é possível colocar link em postagens no Feed.

Como colocar um link nos Stories?

Para colocar link em uma postagem de Stories no Instagram, basta criar um Storie, clicar no ícone de sticker, buscar pela funcionalidade “Link”, escolher a URL e concluir o processo. Hoje, qualquer perfil pode colocar links nos Stories.

Como colocar um link no Instagram na Bio?

Primeiro, abra o Instagram, depois vá até o seu perfil e clique em “Editar Perfil”. Na aba “Site”, insira a URL que deseja compartilhar e toque no ícone. Pronto! A sua Bio já vai estar com o link inserido.

Como colocar link na legenda do Instagram?

Ainda não é possível colocar links clicáveis na legenda de postagens no Instagram, seja em Reels ou Feed.