Certamente você já ouviu o velho ditado: a primeira impressão é a que fica. O que pouca gente sabe é que, quando se trata da sua loja virtual, essa regra também está valendo. 

Você já pensou na importância do layout para Ecommerce? 

Cores, formatos e disposição de informações. Tudo isso está sendo julgado pelo seu cliente desde o momento que a página carrega. E, para começar essa relação com o pé direito, você precisa preocupar-se com a aparência da sua loja. 

Neste artigo, vamos explicar como um bom layout pode te ajudar a fechar mais negócios, além de te ajudar a melhorar a aparência da sua loja em apenas alguns passos simples, mostrando alguns exemplos. 

Continue acompanhando o artigo! 

Qual a importância do layout para Ecommerce? 

Um layout para Ecommerce nada mais é do que a forma como as informações estão dispostas em seu site, considerando fatores como tipografia, imagens, cores e etc. Em outras palavras, o layout e a identidade visual da sua empresa estão intimamente ligados

Para entender a importância do layout para Ecommerce, é só lembrar que nós, seres humanos, somos muito visuais. E, mesmo que a gente não perceba isso no dia a dia, pode apostar que essa característica influencia o modo como nos comportamos durante as compras online. 

Comprar na internet pode ser uma experiência nova para muitos de seus clientes e, no momento em que eles chegam à sua loja virtual, precisam se sentir acolhidos e guiados. Um bom layout para Ecommerce é capaz de fazer isso. 

Ao dispor de informações bem organizadas, com fluxos de ações eficientes, os seus clientes poderão tomar o caminho mais rápido até o produto que desejam. Isso se traduz em mais conversões para você e mais valor para o seu cliente. Todo mundo ganha! 

Falaremos um pouco mais sobre os benefícios de um bom layout para Ecommerce no próximo tópico, confira… 

Os benefícios de um bom layout para Ecommerce

Beleza, organização, eficiência. Esses são apenas alguns dos muitos benefícios que um layout para Ecommerce pode trazer para a sua empresa. Veja mais alguns deles a seguir: 

Destaca a sua loja das demais

Segundo a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, feita pelo PayPal Brasil em parceria com a BigDataCorp, o número de lojas virtuais no Brasil em 2021 era de 1,59 milhão. Uma quantidade 22,05% maior do que no mesmo período do ano anterior. 

Bastante competição, não é mesmo? 

Por isso, seu Ecommerce precisa se destacar em todas as categorias possíveis, incluindo o layout. Acredite: oferecer uma experiência de compra agradável para seus clientes já é meio caminho andado para conquistar a sua fidelização. 

Melhora a usabilidade

Os produtos da sua loja virtual estão bem organizados? A experiência de checkout é otimizada? seu cliente consegue encontrar informações relevantes sobre o produto facilmente? 

Todas essas são questões que precisam ser levadas em consideração… 

Pois ao contrário do que pode parecer, o papel do layout em Ecommerce não é apenas dar uma “carinha bonita” ao seu negócio, mas torná-lo mais eficiente em levar os clientes até a conversão. 

Inspira confiança nosm seus clientes

Ainda que um bom layout tenha benefícios práticos, é impossível ignorar os fatores psicológicos e emocionais por trás de um site bem organizado. Se o seu site é bonito e funciona, os seus clientes confiarão mais em sua loja. 

Além disso, uma identidade visual forte, que se mantém coesa ao longo de todo o seu site,  também inspira mais solidez na sua marca, fazendo com que a compra seja mais provável. 

Facilita a compra

Por último, mas não menos importante, um site organizado também ajuda a eliminar algumas das objeções de clientes, tais como dúvidas sobre forma de pagamento, prazo de entrega, opiniões de outros consumidores e por aí vai. 

5 dicas para melhorar o layout do seu Ecommerce

Certo! Agora você já sabe todos os benefícios de se investir na melhoria do seu layout. Mas, por onde começar? Nós temos algumas dicas e compartilhamos elas com você agora. Continue lendo: 

Foco na barra de pesquisa

Começando pelo mais simples: a barra de pesquisa de seu site. Essa é uma ferramenta valiosa para o seu cliente, principalmente quando ele entra no seu Ecommerce em busca de um produto específico. 

Uma pesquisa da SLI Systems mostrou que 34% das pessoas que compram em lojas virtuais utilizam o campo de busca para encontrar o que estão procurando.

Por isso, a barra de pesquisa do seu site deve estar em destaque na sua página principal e presente em todas as páginas do seu site, exceto no checkout. A barra de pesquisa pode aumentar o tempo que o cliente passa em seu site, então pense nesse elemento com carinho!  

Crie menus eficientes

Se a sua loja online atende a diferentes públicos – como homens, mulheres e crianças –  ou vende produtos de diferentes tipos – como camisas, vestidos e óculos de sol, por exemplo – segmente os produtos por meio do menu.

Mais uma vez, isso tornará mais simples o processo de compra do seu cliente, fazendo com que ele chegue ao produto que procura com mais facilidade. Também é uma boa alternativa utilizar o menu para comunicar promoções, criando uma seção de saldos. 

Utilize fotos de boa qualidade

Ao contrário das lojas físicas, onde os compradores podem tocar e experimentar os produtos, na loja virtual, seu cliente tem apenas as imagens para guiar a sua decisão de compra. 

Por isso, faça elas valerem! 

Invista em fotos de alta qualidade, que mostram os detalhes do seu produto. Evite as fotos tiradas do Google, ou outros sites da internet, uma vez que elas são usadas em massa e podem falhar em diferenciar a sua loja. 

Temos um artigo sobre como tirar fotos profissionais com o seu celular. Leia aqui: 7 dicas para tirar Fotos de Produtos profissionais pelo celular.

Não deixe as redes sociais de fora

A experiência do seu cliente deve ser, acima de tudo, multicanal. É muito comum que a sua loja atraia clientes por meio das redes sociais, e vice-versa. Por isso, integrar as redes sociais à sua loja virtual é muito importante. 

Você pode incluir as suas redes sociais por meio de ícone no rodapé de cada página, ou criar uma seção para mostrar as suas postagens do Instagram, por exemplo. A sua criatividade é o limite! 

Você também pode gostar deste artigo: 7 Passos para Vender no Instagram em 2022 

Inclua depoimentos de outros clientes

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope, 47% dos consumidores buscam informações sobre um produto antes de comprá-lo. Você pode ajudar o seu cliente nessa jornada, oferecendo as opiniões de outros clientes. 

Além de dar mais segurança para seus clientes, essa também é uma forma de estabelecer a qualidade das suas ofertas e mostrar que a sua loja é, de fato, um empreendimento sério. 

3 inspirações de layout para Ecommerce

Agora que você já conhece algumas das estratégias de layout para ecommerce, que tal inspirar-se com algumas lojas online que nós consideramos cases de sucesso? Aqui vão algumas opções… 

Hering

A Hering é uma marca tradicional de roupas, que atua há 130 anos no mercado. Mas, toda essa tradição no mundo do varejo físico não a impede de investir pesado em seu Ecommerce, oferecendo um layout limpo e funcional, o que combina bastante com o minimalismo característico da marca, não é mesmo? 

Logo de cara, você pode ver um banner de novidades, o que atrai a atenção do público e o convida a passar mais tempo navegando pelas páginas. O site também está bem segmentado em menus para cada tipo de pessoa que pode comprar na loja. 

Morango Brasil

A Morango Brasil é uma loja de moda praia tipicamente brasileira e seu layout dinâmico e colorido parece estar bem alinhado à persona da marca. 

Essa é uma loja feita com a plataforma da Nuvemshop, que oferece uma infinidade de opções de personalização de layout. E tudo isso está disponível de forma intuitiva,  sem que você precise saber como programar.  

Americanas

A Americanas dispensa apresentações, não é mesmo? Esse é um dos maiores Ecommerces do Brasil e, exatamente por isso, tem muito a ensinar quando o assunto é layout

Ao mesclar o online e o offline, o site deles oferece opções interessantes, como a função de encontrar uma loja física, por exemplo. Mais uma vez, vemos a presença de banners dinâmicos, que informam logo de cara quais as novidades que esperam pelo cliente.  

Tire o seu Ecommerce do papel agora. Baixe a checklist Ecommerce do Zero gratuitamente!

Escolher um layout para seu Ecommerce pode ser muito divertido mas, infelizmente, montar uma loja virtual do zero vai muito além das escolhas estéticas. Para tirar o seu projeto do papel, você precisa entender sobre o seu negócio e planejar bem cada passo.

Para te ajudar com isso, montamos um checklist simples, com apenas 6 passos, que vão te ajudar a montar uma loja virtual de sucesso e fazer a sua primeira venda online. Baixe o conteúdo gratuitamente clicando no botão abaixo…