O banner para loja virtual pode ser uma estratégia de ouro quando o assunto é converter os acessos dos usuários em vendas. A verdade é que a publicidade online faz toda diferença na hora de vender mais e os banners são grandes aliados dos empreendedores nesse sentido.

Só não pense que basta criar um banner, inseri-lo na página inicial do seu Ecommerce e pronto, as vendas acontecerão aos montes! Como toda ação de marketing, o uso do banner requer uma estratégia certa para gerar os resultados desejados. Fora o fato de que existem vários tipos de banners, cada um com uma proposta diferente. 

Se você quer entender tudo sobre banner para loja virtual e como criar alguns modelos para o seu negócio, este artigo é para você! Acompanhe os próximos tópicos…

O que é um banner para loja virtual?

Certamente você já ouviu no termo “banner” como uma peça gráfica impressa, utilizada em PDVs (pontos de vendas) e em diversas lojas físicas. E isso não é está errado de certa forma...

Entretanto, com o decorrer dos anos e o aumento das lojas virtuais em todo o mundo, o nome banner também passou a ser utilizado em artes para as lojas virtuais. Isto é, aquele design que geralmente aparece na página principal de um Ecommerce, apresentando promoções, produtos em destaque, cupons de desconto, etc

Por que usar banner na loja virtual?

Por que usar banner na loja virtual é bem simples: para aumentar as chances de venda de um ou mais produtos de um Ecommerce. Isso porque o recurso tem o poder de chamar a atenção dos consumidores para os itens os quais você quer dar mais visibilidade por um determinado período.

Essas peças publicitárias passam mensagens e despertam sensações em quem as vê, fazendo com que as pessoas tenham a melhor experiência visual possível enquanto navegam pela loja virtual.

São fundamentais nas compras online, pois é por meio da visualização de fotos e imagens que você consegue mostrar todos os detalhes dos produtos e, consequentemente, convencer os clientes a comprá-los. Mas não só isso: os banners também podem ser ferramentas importantes na hora de informar e aprimorar a percepção das pessoas em relação à sua marca.

Um único ponto de atenção nestes casos é o cuidado para não transformar esses recursos em um empecilho para a boa navegação na loja virtual. Isto é, poluir visualmente a página com tantos anúncios ou pesar a mão nos pop-ups ( avisos que saltam na tela quando a pessoa menos espera). 

Tipos de banners 

Existem diversos tipos de banners para lojas virtuais. E você não precisa se prender a regras sobre qual usar, já que isso vai depender principalmente do layout do seu Ecommerce e dos seus objetivos. De qualquer maneira, é importante conhecer os modelos que são amplamente utilizados pelos lojistas hoje em dia:

Banner Retangular 

É o banner com dimensões mais largas, permitindo que você trabalhe detalhes sobre o produto. Dá para usar uma imagem do item, inserir informações sobre frete grátis (se for o caso), informar se é uma novidade na loja ou não, etc. 

É uma das opções de banners mais utilizada no Ecommerce. Geralmente, estão na página principal, chamando logo a atenção do potencial cliente para o produto ou oferta em destaque. Além disso, podem ser usados em diferentes dimensões, das mais estreitas às mais largas, e tanto na posição vertical quanto na horizontal. 

Banner Quadrado

Por conta do formato compacto, são excelentes opções para mostrar as categorias de produtos disponíveis. Isto é, as seções da sua loja virtual. 

Por exemplo:

Se você vende roupas online, dá para utilizar um banner quadrado para cada tipo de mercadoria. Vestidos, Camisas, Calças, Bermudas, Roupas de Praia, etc. Basta o cliente clicar na opção que está buscando e conhecer as peças disponíveis no seu negócio!

Banner Estático

Também é um dos modelos de banner para loja virtual mais utilizados pelos empreendedores. É comum que sejam inseridos na página principal, contendo detalhes sobre produtos ou até mesmo outras informações, como logotipo e slogan da marca. 

São mais simples de criar e também mais leves, não prejudicando o carregamento das páginas da loja virtual. Ou seja, fator indispensável na hora de pensar em aprimorar a experiência de compra dos usuários. Caso queira saber mais sobre o assunto, aproveitamos para sugerir a leitura do artigo “Como Melhorar a Experiência de Compra do Cliente na sua Loja”.

Banner de Texto

São artes mais simples, mas que não perdem o seu valor por causa disso. Normalmente são utilizadas para comunicar informações importantes aos clientes.

E, para que a mensagem seja de fato eficiente, o banner de texto deve contar com frases construídas de forma clara, objetiva e criativa

Banner Animado

O banner com animação pode ser uma ótima escolha na hora de dar destaque para uma informação em específico. Vou te dar um exemplo:

Você quer avisar aos seus clientes que vai permitir o parcelamento em até 10x sem juros para comemorar o aniversário da empresa? Sem problemas! No mesmo banner em que vai contar detalhes sobre a data, você pode dar destaque sobre as possibilidades de parcelas. Pode, inclusive, fazer com que esse trecho em específico mude de cor, por exemplo.

Banner Carrossel

É composto por duas, três ou mais imagens que surgem na tela do dispositivo em sequência. Na verdade, podem ser roladas para o lado conforme o usuário clique para que isso aconteça ou de maneira automática. 

O banner com animação acaba fazendo com que a comunicação com o cliente seja ainda mais dinâmica. É uma excelente opção caso queira mostrar vários produtos em um mesmo espaço, cada um no seu respectivo banner. 

Como criar um banner para o seu negócio

1. Faça um planejamento

Não adianta criar um banner para o seu negócio sem ter uma ideia bem definida do que divulgar e dos resultados esperados pela ação. Por isso, fazer um bom planejamento é uma ótima iniciativa nesse momento.

Qual imagem pretende utilizar? Vai ser preciso fazer mais fotos dos seus produtos? Usará um banco de imagens? Qual impacto visual você quer despertar nos clientes com o banner para loja virtual?

Lembrando que também é preciso pensar na fonte, nas cores e demais elementos que serão utilizados na criação do seu banner. Então, mãos à obra para fazer um planejamento bem completo!

2. Preste atenção ao visual

Qual o foco central de um banner? Gerar impacto visual em quem o vê, certo? Diante disso, não há como fugir: é preciso dedicar um tempinho para fazer uma arte excelente! 

Tente não utilizar informações demais, lembre-se que, nessas horas, menos é mais. O anúncio deve ter uma mensagem central e o que você pode fazer é inserir mais alguns elementos para evidenciar ainda mais a mensagem que deseja passar para o usuário. 

3. Defina o tamanho do banner

Vai liberar na sua loja uma mega promoção? Não adianta colocar essa informação ao final da página, certo? Dê o devido destaque para essa ação, fazendo um banner para a página principal da sua loja. 

Um ponto de atenção é não utilizar uma arte que, de alguma forma, atrapalhe a experiência de compra do cliente. Veja as dimensões certas, que mais se encaixam ao layout, para não carregar demais a página e ficar esteticamente desagradável. 

4. Use imagens de qualidade na hora de criar o banner para loja virtual

No Ecommerce, as pessoas não têm os produtos em mãos para verificar fatores como: tamanho, peso, caimento (no caso de roupas, por exemplo), material, qualidade, etc. Por isso, neste ponto em específico, as fotos fazem toda a diferença. Elas são capazes de fazer com que o cliente realmente compre os seus produtos.

Logo, na hora de criar um banner para loja virtual, priorize imagens de qualidade! E quando falo isso, não me refiro necessariamente a apenas fotos feitas por câmeras profissionais. Hoje, os smartphones estão tão avançados que suas câmeras conseguem dar muito bem conta dessa tarefa…

Então, aproveite o seu aparelho para fazer fotos incríveis! Se quiser saber mais dicas para se aprofundar ainda mais no assunto, sugiro que confira o artigo “7 dicas para tirar Fotos de Produtos profissionais pelo celular”.

5. Tenha cuidado ao usar as cores

Não basta só ficar atento à paleta de cores da identidade visual do seu negócio quando for criar um banner para loja virtual. Lembre-se que você quer chamar atenção e despertar alguma emoção nas pessoas com a arte. 

Por isso, escolha bem as cores, seus tons e variações quando for criar um banner.  As cores têm o poder de influenciar o subconsciente, transformando-se em sentimentos. Ou seja, podem deixar o seu potencial cliente feliz, calmo, impulsivo, confiante, etc. 

6. Faça textos objetivos

Não dá para escrever linhas e mais linhas nos banners e achar que a pessoa vai ler tudo prontamente, certo? Como dito anteriormente, é preciso escrever de forma clara e objetiva, eliminando frases desnecessárias e palavras difíceis de entender. 

Crie mensagens curtas e aproveite para inserir CTAs (Call to Action, em inglês, e, em português, Chamada para Ação), estimulando o usuário a praticar uma ação em específico (aproveitar o cupom de desconto ou cashback, comprar produtos na promoção, etc). 

7. Certifique-se de que layout seja responsivo

Um estudo recente feito pela Visa mostra que os brasileiros são os que mais fazem uso de dispositivos móveis para comprar online, registrando 20% contra 10%, do computador. Para você ter uma ideia, o Brasil sai na frente de nações como Reino Unido (17% versus 22%) e Estados Unidos (16% contra 25%)...

E o que isso tem a ver com a criação de banner para loja virtual? Tudo! 

Imagine que o seu cliente está navegando pelo site e percebe que ele não é adaptado para a versão mobile. Ou seja, o que aparece é a versão para desktop, com suas limitações de visualização em smartphones ou tablets. Isso é um grande problema, pois a pessoa certamente desistirá da compra. 

Se você quiser entender em mais detalhes a importância desse tema, leia o artigo “M-commerce: Site Mobile ou Responsivo? Qual a melhor opção?”.

8. Mantenha os banners sempre atualizados

Toda vez que você ou a sua equipe de marketing desenvolver ações para divulgar um lançamento, ou dar destaque para um produto estrela, lembre-se de atualizar os banners da sua loja virtual. 

As estratégias de marketing digital precisam ser pensadas levando em conta todos os canais e espaços, e o banner promocional não pode ficar de fora disso. Assim, troque as artes com frequência…

Isso vai ajudar a fazer com que os clientes saibam não só sobre as ofertas e promoções que estão acontecendo no momento na sua loja virtual, mas também conhecer produtos que podem não ser tão conhecidos assim. Pense nisso!

3 ferramentas para criar banner para Ecommerce

1. Canva

O Canva é um grande conhecido de todos que precisam criar conteúdo para Ecommerce, redes sociais, etc. A ferramenta possui modelos editáveis de vários tamanhos e conta com um banco de imagens próprio super completo. 

Algumas das fotos, elementos e ícones são liberados gratuitamente para os usuários. Mas, caso você queira ter acesso a mais opções, existe uma assinatura do Canva Pro.

Inclusive, nós criamos um completo sobre como utilizar a plataforma, é só clicar em “Aprenda Como usar o Canva”.

2. Venngage

Antes, o Venngage era muito conhecido por auxiliar as pessoas que queriam criar infográficos. Contudo, com o passar do tempo e das atualizações, a plataforma se tornou uma excelente opção na hora de fazer as mais diferentes artes. 

Basta escolher o modelo de banner para loja virtual que deseja, adicionar os recursos visuais e o texto necessário… Dá para personalizar o banner de acordo com as necessidades do seu negócio!

3. Adobe Spark

Ferramenta que também é muito conhecida, principalmente por fazer integração com outros produtos da Adobe, como o Lightroom, software de organização e manipulação de imagens. Aliás, esse é o grande diferencial da plataforma!

E, assim como as outras ferramentas, o Adobe Spark também possui uma vasta gama de templates e imagens gratuitas. Dá para editar o banner para sua loja virtual do jeito que você quiser e precisar!

Tudo sobre Empreendedorismo em um só lugar: conheça a assinatura Ecommerce na Prática!

Com a quantidade de informações que temos na internet, é difícil priorizar os conteúdos que realmente importam para o seu momento de negócio, certo?

Foi por isso que criamos a assinatura Ecommerce na Prática. 

Nesse espaço, você terá acesso a centenas de cursos completos e conteúdos exclusivos sobre precificação, gestão financeira, planejamento de redes sociais, busca de fornecedores e muito mais! 

Para começar a estudar, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é um banner para loja virtual?

Banner é aquele design que geralmente aparece na página principal de um Ecommerce, apresentando promoções, produtos em destaque, cupons de desconto, etc.

Quais são os tipos de banners?

Banner retangular; Banner quadrado; Banner estático; Banner de texto; Banner animado e Banner carrossel.

Como criar um banner para o seu negócio?

1. Faça um planejamento; 2. Preste atenção ao visual; 3. Defina o tamanho do banner; 4. Use imagens de qualidade; 5. Tenha cuidado ao usar as cores; 6. Faça textos objetivos; 7. Certifique-se de que layout seja responsivo; 8. Mantenha os banners sempre atualizados.

3 ferramentas para criar banner

1. Canva; 2. Venngage; 3. Adobe Spark.