Está em busca de estratégias para aumentar a conversão das vendas? Saber como fazer banner no Canva pode te ajudar! Neste artigo, nós vamos te apresentar um guia completo sobre isso. Confira!

O Canva é uma das principais ferramentas para a criação de peças gráficas. Seus recursos são bem versáteis e fáceis de usar, conquistando empreendedores, gestores de Ecommerce e outros profissionais interessados no assunto. 

Uma das possibilidades que tem chamado a atenção dos usuários, entretanto, é a de criação de banners. Eles são fundamentais para atrair a atenção dos consumidores, levando-os a conhecer e comprar novos produtos

Quer aprender como é o processo de criação de banner na plataforma?

Ao longo deste artigo, nós vamos apresentar um guia de como fazer banner no Canva, além de algumas dicas valiosas para deixar as suas artes incríveis.

Vamos começar?

O que é banner?

Banner é uma peça publicitária que pode ser tanto digital quanto impressa. Na prática, ele tem como objetivo a comunicação de uma mensagem para um determinado público.

Os banners podem ser encontrados em lojas virtuais, blogspontos de venda físicos, lojas, fachadas e outros espaços. 

Independentemente da razão de sua criação ou do local onde será exposto, todos os banners precisam ser criados a partir de um software de edição, como o Canva, por exemplo.

Por que saber como fazer banner no Canva?

Os banners são elementos que contribuem diretamente para o sucesso de campanhas publicitárias e demais iniciativas de marketing digital das empresas que atuam online. E o Canva é uma das principais ferramentas para criá-los. 

Empreendedores de diversos nichos de mercado utilizam a plataforma para criar banners variados e isso não é à toa…

Essas artes passam mensagens e despertam sensações nos consumidores, fazendo com que os clientes tenham uma melhor experiência visual enquanto navegam pelas páginas. 

No fim das contas, os banners impactam diretamente na tomada de decisão dos consumidores na hora da compra. E, por isso, quem vende online precisa saber como usar esse recurso da melhor maneira possível. 

O primeiro passo, entretanto, é entender como fazer banner no Canva, a ferramenta queridinha dos empreendedores. E é isso que vamos ensinar a seguir…

Como fazer banner no Canva?

Como vimos, os banners são indispensáveis para a taxa de conversão de um negócio. Apesar de ganharem mais destaques em datas comemorativas, como Black Friday e Dia das Mães, por exemplo, eles podem – e devem – ser usados para o aumento das vendas durante todo o ano. 

Então, para você não perder nenhuma oportunidade na sua loja virtual, criamos um guia sobre como fazer banner no Canva.

Veja!

1. Acesse o Canva

O primeiro passo é acessar a página oficial do Canva. Lá, você terá a opção de fazer login ou cadastro na plataforma, caso ainda não tenha tenha uma conta. 

como fazer banner no canva

2. Clique em “Criar um design”

Após efetuar o login ou o cadastro, vá na opção “Criar um design”, no canto superior direito. A plataforma vai disponibilizar uma lista de opções de formatos de posts, inclusive para banners.

como fazer banner no canva

Você pode descer a barra de rolagem e procurar por “banner” ou escrever o termo na barra de pesquisa. Também há a opção de “tamanho personalizado”, em que você pode definir as dimensões do seu banner de acordo com as suas necessidades. 

Outro ponto importante é que o Canva disponibiliza uma série de templates de banners pré-prontos. Há banner nos formatos de paisagem e retrato, além de banners para anúncios em dispositivos móveis e anúncios feitos no Mercado Shops, por exemplo. 

Para este tutorial sobre como fazer banner no Canva, vamos usar o banner paisagem. Mas fique à vontade para escolher a opção que melhor se adeque ao que você precisa. Os passos seguintes serão, basicamente, os mesmos para qualquer tipo de banner. 

3. Personalize o seu banner

Depois de selecionar o modelo de sua preferência, uma nova página aparecerá com um banner em branco, pronto para que você o personalize como quiser. 

como fazer banner no canva

Nessa etapa, a plataforma permite que, com apenas alguns cliques, você adicione, edite e exclua imagens, textos e diversos outros elementos. 

As possibilidades são infinitas! 

Uma boa dica é considerar não só os objetivos da sua campanha, mas também as estratégias de branding e a identidade visual da sua marca. Você pode até usar a paleta de cores do Canva com as tonalidades da sua empresa. 

Isso ajuda o consumidor a identificar mais facilmente a sua empresa e chama a atenção dele para a mensagem que estará no seu novo banner. Bem interessante, não é?

4. Analise o resultado

Depois de todas as edições, chegou o momento de analisar como o seu banner ficou. Para isso, vale a pena responder às seguintes perguntas:

O banner está entregando a mensagem que você deseja? As cores usadas estão despertando o interesse dos clientes? As letras estão legíveis? 

Isso é importante porque cada elemento do design pode fazer a diferença na hora de o cliente tomar a ação que você deseja. Outra dica valiosa é considerar a persona do negócio, que é o perfil do seu cliente ideal. Mas vamos falar mais sobre isso adiante… 

Continue o passo a passo sobre como criar banner no Canva!

5. Baixe ou compartilhe

Por último, mas não menos importante, você deve baixar ou compartilhar o banner produzido. Sobre isso, há algumas informações importantes… 

como fazer banner no canva

Caso a sua opção seja a de baixar a imagem, a plataforma vai te dar algumas opções de formato (JPG, PNG, PDF, GIF, etc). Além disso, há três opções de configuração para o download: fundo transparente, comprimir arquivos (qualidade mais baixa) e salvar configurações do download. 

como fazer banner no canva

Mas, se você quiser compartilhar o banner, o Canva disponibiliza diversas redes sociais para isso. Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, Twitter e mais. 

como fazer banner no canva

Dicas para fazer um banner incrível no Canva

Agora que você já sabe como fazer banner no Canva, que tal conferir algumas dicas para deixá-lo realmente incrível?

Toda atenção é pouco na hora de criar um banner porque ele é responsável por gerar mais resultados para a sua empresa. Seja para apresentar promoções, produtos em destaque, cupons de desconto ou qualquer outra iniciativa. 

Veja as dicas a seguir:

1. Conheça a persona do seu negócio

As ações de uma loja virtual (ou qualquer outro negócio) precisam estar direcionadas para o público-consumidor. Quando falamos em marketing digital, o termo “persona” é o que mais se adequa a essa questão. 

A persona nada mais é do que o perfil do seu cliente ideal. Isto é, seus gostos, comportamentos, necessidades, localização, etc. Sabendo quem é a sua audiência, será mais fácil criar banners e demais peças gráficas que atendam ao que você precisa. 

O processo para descobrir a persona da sua empresa é simples. Basta apenas que você preencha o Mapa da Empatia, ferramenta vai te solicitar algumas informações básicas sobre a sua empresa e, por fim, dará o perfil do seu consumidor. 

Para acessá-lo gratuitamente, clique aqui.

2. Coloque apenas informações relevantes

Um erro grave que diversos empreendedores cometem é o de “poluir” o banner com muitas informações. Isso só atrapalha as pessoas a, de fato, entenderem a mensagem principal da imagem.  

Por isso, coloque em seu banner apenas as informações relevantes. Faça isso de maneira clara e objetiva, sem deixar quaisquer margens para dúvidas. A ideia é a pessoa bater o olho no seu banner e, automaticamente, compreender o que está sendo dito, seja via texto ou imagem. 

Acredite, menos é mais na hora de fazer um banner! Falamos bastante sobre isso no artigo: O que é banner: conheça tipos, aplicações e dicas para criar peças incríveis. Vale a pena a leitura!

3. Cuidado com o tamanho dos arquivos

Segundo o Google, um conteúdo deve carregar na tela do usuário em menos de 3 segundos. Isso significa que o seu banner deve ser leve para não atrapalhar o carregamento da página

Se você usar muitos elementos gráficos, por exemplo, é normal que o arquivo fique um pouco mais pesado. A solução para isso é comprimir a imagem, diminuindo seu tamanho. 

Existem algumas ferramentas excelentes para isso, como iLoveIMG, Tiny PNG e

Compressor.io, por exemplo. Use-as para não comprometer o carregamento da sua página, combinado? 

Mas não só isso…

Quando falamos em vendas online, sabemos o quanto boas imagens podem fazer a diferença para a conversão das vendas. 

Por isso, vale a pena ter em mente que você não precisa só saber como fazer banner no Canva, mas deve aproveitar os inúmeros recursos que a plataforma oferece… 

Acredite, o Canva é um grande aliado dos empreendedores não é à toa! 

E foi justamente pensando nisso que nós criamos o curso Segredos do Canva, exclusivo para assinantes do Ecommerce na Prática. 

As aulas são ministradas por João Couto, um dos maiores especialistas em Canva no Brasil. Ao longo do curso, você vai aprender como usar o Canva do zero, mesmo sem nenhuma experiência. 

Aprenda como usar o Canva para criar artes, identidade visual e muito mais. Para assinar o Ecommerce na Prática e começar o treinamento, clique aqui