Os bancos de imagem gratuitos são sites que disponibilizam fotos de alta qualidade, sem custo algum. Essas imagens podem ser usadas em diversos contextos, como em projetos gráficos, apresentações, sites de vendas e redes sociais, entre outros. Para conhecer as melhores opções, leia este artigo!

A utilização de bancos de imagens gratuitos pode ser muito importante para quem empreende no ambiente digital. Isso porque uma imagem de qualidade pode ser determinante para chamar a atenção do público e se destacar em meio a tantos outros conteúdos. 

Além disso, é comum que os lojistas tenham recursos financeiros limitados no início de suas operações, o que torna o uso de bancos de imagens gratuitos uma opção mais viável do que pagar por imagens individuais ou assinaturas em bancos de imagens pagos.

Foi pensando nisso que criamos um artigo com as melhores opções de bancos de imagem gratuitos para empreendedores usarem em seus negócios. Vamos começar?

O que são bancos de imagens gratuitos?

Os bancos de imagens gratuitos são plataformas online que oferecem imagens, vetores, ícones e ilustrações para uso pessoal ou comercial. Essas imagens podem ser baixadas, compartilhadas e utilizadas em projetos, sem a necessidade de pagar pelos direitos autorais ou de obter permissão do autor.

Os bancos de imagens gratuitos são uma excelente alternativa para quem precisa de recursos visuais para suas publicações em sites, blogs, redes sociais e campanhas publicitárias, mas não tem orçamento disponível para contratar um fotógrafo ou ilustrador profissional.

Esses bancos de imagens possuem uma grande variedade de imagens em diferentes estilos, temas e resoluções, o que permite encontrar facilmente o recurso visual que melhor se adequa às suas necessidades. 

Muitos deles, inclusive, possuem uma comunidade de fotógrafos e ilustradores que compartilham suas obras, ajudando a criar uma diversidade maior de imagens para escolher.

No entanto, é importante lembrar que nem todas as imagens disponíveis nesses bancos são livres de direitos autorais. É necessário verificar a licença de uso de cada imagem antes de utilizá-la, para evitar problemas legais. 

Alguns bancos de imagens possuem licenças mais restritivas, que limitam o uso da imagem em projetos comerciais ou exigem atribuição ao autor. É importante ler e entender as regras de cada banco de imagens antes de utilizar as imagens disponíveis.

Por que usar bancos de imagem gratuitos?

Existem várias razões pelas quais os empreendedores devem considerar o uso de bancos de imagens gratuitos em seus negócios:

  • Economia de dinheiro: um dos maiores benefícios dos bancos de imagens gratuitos é que eles permitem que os empreendedores acessem recursos visuais de alta qualidade sem ter que investir na contratação de fotógrafos ou ilustradores profissionais;
  • Facilidade de acesso: os bancos de imagem gratuitos estão disponíveis online, o que torna fácil e rápido encontrar e baixar as imagens necessárias para seus projetos;
  • Variedade de opções: esses bancos possuem uma grande variedade de imagens em diferentes estilos, temas e resoluções, o que permite que os empreendedores encontrem facilmente o recurso visual que melhor se adequa às necessidades de seus negócios;
  • Agilidade na produção de conteúdo: ao utilizar recursos visuais de bancos de imagens gratuitos, os empreendedores podem produzir conteúdo visualmente atraente e profissional de forma mais rápida e eficiente, o que é importante em um mundo onde o tempo é valioso;
  • Melhoria da comunicação visual da marca: o uso de imagens de alta qualidade em campanhas publicitárias, sites, blogs e redes sociais pode ajudar a melhorar a comunicação visual da marca, atraindo a atenção do público e reforçando a identidade da marca.

22 bancos de imagem gratuitos

Existem muitos bancos de imagens gratuitos disponíveis na internet, que podem ser utilizados por empreendedores para enriquecer a comunicação visual de seus negócios. 

Abaixo, listamos 30 bancos de imagens gratuitos que podem ser úteis para sua empresa:

  1. Pixabay;
  2. Flickr;
  3. Freepik;
  4. Pexels;
  5. Unsplash;
  6. Rawpixel;
  7. Depositphotos;
  8. Death To The Stock Photo;
  9. StockSnap.io;
  10. Vecteezy;
  11. Gratisography;
  12. Iso Republic;
  13. RGB Stock;
  14. Libreshot;
  15. Morguefile;
  16. Public Domain Pictures;
  17. Burst;
  18. Picjumbo;
  19. Flaticon;
  20. New Old Stock;
  21. Reshot;
  22. Wikimedia Commons.

Vamos falar em detalhes sobre cada um deles a seguir… Veja:

1. Pixabay

O Pixabay é um banco de imagens gratuitas que oferece uma ampla variedade de fotos, vetores e ilustrações de alta qualidade para uso comercial e não comercial. 

Com uma biblioteca de mais de 1,9 milhões de imagens, o site é um excelente recurso para empreendedores que desejam adicionar imagens aos seus sites, blogs e projetos sem precisar gastar dinheiro.

O Pixabay permite que os usuários filtrem as imagens por tipo, tamanho, cor, orientação e outras opções. As imagens podem ser baixadas em diferentes tamanhos e formatos, incluindo JPG, PNG, SVG e mais. 

2. Flickr

O Flickr é um site de compartilhamento de fotos que oferece uma biblioteca enorme de imagens de alta qualidade, incluindo fotos licenciadas Creative Commons e outras imagens gratuitas

Ele permite aos usuários compartilhar suas fotos com a comunidade e acessar milhões de outras imagens. O site é um excelente recurso para empreendedores que procuram imagens para complementar sua produção de conteúdo.

3. Freepik

O Freepik é outra excelente opção de bancos de imagem gratuitos. Ele oferece uma vasta biblioteca de recursos gráficos, como ícones, vetores, ilustrações, PSDs, fotos e mais. 

A plataforma tem recursos gráficos em diferentes categorias, desde design gráfico e web design até educação e esportes. É possível pesquisar por palavras-chave, categoria, cor e outras opções de filtro

Além disso, o site também oferece opções de download gratuito e opções de download premium para acesso ilimitado aos recursos gráficos. É uma boa opção para empreendedores que procuram recursos gráficos de alta qualidade e uma grande variedade de opções.

4. Pexels

O Pexels é um banco de imagens gratuito que oferece uma grande variedade de fotos, incluindo retratos, paisagens, imagens conceituais, etc. Elas podem ser baixadas em diferentes tamanhos e formatos, incluindo JPG e PNG. 

O site também tem uma seção de vídeo com clipes de alta qualidade para download e oferece uma opção para pesquisar por imagens gratuitas de domínio público. É um dos bancos de imagem gratuitos que se destaca pela qualidade de suas imagens.

5. Unsplash

O Unsplash tem uma vasta biblioteca de imagens, como fotos e ilustrações. O site é popular entre empreendedores, designers e criadores de conteúdo por oferecer imagens gratuitas e de alta resolução, que podem ser usadas nas mais variadas ações de marketing.

Por lá, as imagens podem ser baixadas em diferentes tamanhos e formatos, incluindo JPG e RAW. Além disso, há uma seção de coleções curadas com imagens temáticas e uma comunidade ativa de fotógrafos e criadores de conteúdo que contribuem com imagens para a plataforma.

6. Rawpixel

Quem pesquisa por bancos de imagem gratuitos certamente se depara com o Rawpixel, que é bastante popular entre os usuários. 

O site possui uma forte gama de imagens, incluindo fotos, vetores e ilustrações. E um dos pontos que chama a atenção é que ele distribui suas imagens em vários outros bancos gratuitos.

Além disso, o Rawpixel tem uma opção de assinatura paga que oferece acesso a uma biblioteca ainda maior, além de recursos exclusivos como mockups e fontes. 

7. Depositphotos

O Depositphotos conta com uma biblioteca de mais de 170 milhões de arquivos. Não é à toa que é considerado um dos maiores bancos de imagem gratuitos do mundo.

Além de oferecer imagens de tamanhos e formatos variados – incluindo JPG e PNG –, a plataforma tem opções de licenciamento flexíveis, que permitem que os usuários comprem apenas a licença necessária para seus projetos. 

Outro ponto interessante é que o Depositphotos também tem uma opção remover fundo das fotos, o que facilita bastante a vida dos empreendedores e demais usuários que na hora de editar imagens. 

8. Death To The Stock Photo

O Death to the Stock Photo foi fundado por dois fotógrafos que estavam cansados de ver as mesmas imagens genéricas em todos os lugares. Eles queriam fornecer outra alternativa para as pessoas, oferecendo imagens autênticas e exclusivas.

O site funciona através de um modelo de assinatura e os usuários podem se inscrever para receber um pacote de imagens a cada mês ou pagar por uma assinatura anual que dá acesso a toda a biblioteca de imagens do site. 

Se você está buscando por imagens diferentes das mais comuns, encontradas na maioria dos bancos de imagem gratuitos, o Death To The Stock Photo pode ser uma excelente opção. 

Aproveite para ler também: Como vender fotos na internet: confira as melhores plataformas e dicas

9. StockSnap.io

O StockSnap.io tem uma seleção cuidadosa de imagens, que são curadas e selecionadas por uma equipe de editores. Todas estão disponíveis sob a licença Creative Commons Zero (CC0), o que significa que os usuários podem baixar, modificar e usar as imagens sem precisar atribuir crédito ao fotógrafo ou ao site.

Além disso, o site também oferece recursos para que os usuários possam pesquisar e encontrar rapidamente as imagens de que precisam, como um sistema de tags e um recurso de busca por cores.

10. Vecteezy

O Vecteezy é uma plataforma que oferece uma ampla variedade de recursos gráficos editáveis, permitindo que os usuários personalizem e adaptem os elementos de acordo com suas necessidades.

Além disso, o site também oferece ferramentas de edição simples que possibilitem que os usuários façam ajustes rápidos em suas imagens diretamente na plataforma, sem a necessidade de baixar e abrir em outro software de edição.

Assim como a maioria dos bancos de imagem gratuitos, o Vecteezy também dispõe de uma opção de assinatura paga que dá acesso a recursos exclusivos, como ícones premium e imagens de alta resolução. 

11. Gratisography

O Gratisography é um banco de imagens gratuito criado pelo fotógrafo Ryan McGuire. O site oferece uma seleção única de imagens de alta qualidade e com um estilo mais criativo – isto é, com um viés mais conceitual e divertido.

O Gratisography permite que os usuários baixem e usem as imagens para fins pessoais e comerciais sem precisar pagar ou atribuir crédito ao autor, o que é uma grande vantagem para empreendedores que buscam imagens diferenciadas e criativas para seus projetos. 

No entanto, é importante notar que as imagens do Gratisography não são tão amplas em variedade quanto as de outros bancos de imagens maiores, mas podem ser ideais para quem busca imagens únicas e de alta qualidade com um estilo diferenciado.

12. Iso Republic

Outra ótima opção de bancos de imagem gratuitos é o Iso Republic. Ele tem como foco oferecer imagens mais realistas e autênticas, com ênfase em retratar pessoas e situações do cotidiano de forma natural.

O Iso Republic permite que os usuários pesquisem por imagens por meio de palavras-chave ou categorias, como negócios, tecnologia, natureza, viagens, entre outras. 

Além disso, o site oferece uma seção de "melhores imagens" e também possui uma newsletter que envia novas imagens gratuitas diretamente para a caixa de entrada dos assinantes.

13. RGB Stock

O RGB Stock tem em seu nome a sigla para o sistema de cores aditivas: Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Seu foco é reproduzir as imagens em dispositivos eletrônicos, como smartphones, computadores, televisores, tablets, etc.

Além disso, o site possui uma seção de "destaques" que apresenta as imagens mais populares da semana. Também disponibiliza uma gama de opções de planos de fundo, texturas, filtros, dentre outros elementos.

14. Libreshot

O Libreshot foi criado pelo fotógrafo e designer gráfico Martin Vorel e conta com uma grande variedade de imagens de alta qualidade, sem a necessidade de atribuição ao autor.

O Libreshot é atualizado regularmente com novas fotos e possui diversas categorias, incluindo animais, comida, natureza, tecnologia e mais. Além disso, o site permite que os usuários pesquisem imagens por meio de palavras-chave ou naveguem pelas categorias.

15. Morguefile

O Morguefile é conhecido por ter um acervo de fotos bastante diversificado e por permitir que os usuários façam o download de imagens de alta resolução. Além disso, o site possui uma comunidade ativa de fotógrafos que contribuem regularmente com novas imagens.

O diferencial do Morguefile é que as imagens são fornecidas por fotógrafos amadores e profissionais de todo o mundo, o que significa que há uma grande variedade de estilos e temas disponíveis. 

16. Public Domain Pictures

A grande maioria das imagens do Public Domain Pictures são de domínio público, ou seja, não possuem direitos autorais e podem ser usadas sem a necessidade de atribuição ao autor. Vale a pena apenas ficar atento às imagens que possuem logotipos.

O site conta com um vasto catálogo de cliparts gratuitos, que nada mais são do que coleções de diagramas, desenhos, ícones, dentre outros elementos gráficos. 

17. Burst

O Burst é um banco de imagens gratuito criado pela plataforma de Ecommerce Shopify, com muitas imagens de alta resolução divididas em categorias, que vão desde negócios e finanças até viagens e animais.

Além disso, por lá há uma seção de "Negócios em Destaque", com imagens relacionadas a tendências atuais de negócios.

18. Picjumbo

O Picjumbo, por sua vez, foi criado pelo fotógrafo Viktor Hanacek e oferece diversas imagens de maneira gratuita – além de um serviço de assinatura premium com acesso a ainda mais fotos exclusivas.

Entre as principais categorias disponíveis, estão: negócios, tecnologia, moda, comida, viagens, entre outras. 

19. Flaticon

Outra opção de bancos de imagem gratuitos é o Flaticon, que contém mais de 8 milhões de ícones, logotipos e ilustrações vetoriais em diversos estilos e formatos

O site permite que você pesquise e baixe arquivos gratuitos, ou se inscreva em uma conta premium para acessar mais recursos exclusivos e baixar arquivos em diferentes formatos. 

Além disso, o Flaticon também disponibiliza plug-ins para Photoshop, Illustrator e outras ferramentas de design, permitindo que você acesse facilmente sua biblioteca de ícones e ilustrações vetoriais diretamente de suas ferramentas de design.

20. New Old Stock

O New Old Stock é um site que oferece uma vasta coleção de fotos vintage e históricas em alta resolução e de domínio público. As imagens encontradas no site são especialmente úteis para designers gráficos, blogueiros e criadores de conteúdo que buscam adicionar um toque nostálgico ou retrô às suas criações. 

As fotos disponíveis no New Old Stock são fornecidas pelo Arquivo Público de Fotografia. Além disso, o site oferece uma opção para doações, que ajudam a manter o projeto em funcionamento e a adicionar novas imagens ao acervo.

21. Reshot

Outro site que não poderia ficar de  fora desta lista de bancos de imagem gratuitos é o Reshot, que se concentra em imagens autênticas e não convencionais

Os fotógrafos da plataforma focam em disponibilizar fotos de alta qualidade e livres de restrições de direitos autorais, destacando a importância de ter acesso a boas imagens para ajudar as marcas a se destacarem no mercado. 

A plataforma é fácil de usar, com uma ampla variedade de categorias de imagens disponíveis para pesquisa e download, incluindo natureza, arte, tecnologia e muito mais. Certamente, é o banco de imagem ideal para quem busca qualidade em vez de quantidade.

22. Wikimedia Commons

Por último, mas não menos importante, há o Wikimedia Commons. O site hospeda uma enorme coleção de imagens, áudios e vídeos de domínio público e sob licenças Creative Commons

Esses arquivos podem ser usados ​​para qualquer finalidade, incluindo uso comercial, sem a necessidade de permissão ou pagamento de royalties, desde que os termos da licença sejam respeitados

A plataforma é mantida pela Wikimedia Foundation, a mesma organização por trás da Wikipédia, e é alimentada por voluntários de todo o mundo que contribuem com suas próprias fotos, ilustrações e outros tipos de mídia. 

Aprenda como fotografar para Ecommerce com o curso exclusivo do EnP!

É claro que conhecer bancos de imagem gratuitos é uma excelente pedida para ter fotos de qualidade para a sua empresa. Contudo, você pode – e deve – ser capaz de produzir as suas próprias imagens

Já pensou na possibilidade de fazer excelentes fotos dos seus produtos, por exemplo? Se sim, nós podemos te ajudar com o curso Fotografia para Ecommerce!

As aulas são ministradas por Amanda Garcia, especialista em fotografia da Escola de Lojista. Nelas, você aprenderá a como fazer fotos profissionais dos seus produtos com pouco investimento, usando apenas o seu celular, e estudará assuntos como:

  • Enquadramento;
  • Iluminação;
  • Ângulos;
  • Criação de cenários;
  • Erros que não devem ser cometidos.

Para acessar as aulas, basta fazer a assinatura do Ecommerce na Prática clicando nesse link ou no botão abaixo:

Perguntas Frequentes

O que são bancos de imagem gratuitos?

Os bancos de imagens gratuitos são plataformas online que oferecem imagens, vetores, ícones e ilustrações para uso pessoal ou comercial. Essas imagens podem ser baixadas, compartilhadas e utilizadas em projetos, sem a necessidade de pagar pelos direitos autorais ou de obter permissão do autor.

Qual o melhor banco de imagem gratuito?

Não há um único banco de imagem considerado o melhor. Na verdade, existem excelentes opções disponíveis hoje, como: Pixabay, Flickr, Freepik, Pexels, Unsplash, Rawpixel, Depositphotos, Death To The Stock Photo, StockSnap.io, Vecteezy, dentre outros.