A publicidade é o motor que faz as empresas crescerem. Por meio de uma campanha publicitária, você consegue mostrar ao mundo os seus produtos, promover seus serviços, encontrar novos clientes e expandir o alcance da sua marca.

As campanhas publicitárias estão entre as estratégias mais eficazes para o seu negócio. Isso porque, a cada nova campanha, você descobre informações valiosas sobre a sua persona, além de identificar as áreas em que precisa melhorar.

Para te ajudar nisso, hoje vamos te mostrar o que é uma campanha publicitária, além dos 9 passos para construir uma. Vamos nessa?

O que é uma campanha publicitária?

Campanha publicitária é um conjunto de ações de marketing criadas para informar o público sobre uma marca ou produto. 

Os objetivos desse tipo de campanha variam de acordo com a estratégia do seu negócio. Normalmente, as empresas criam campanhas publicitárias para aumentar as vendas dos seus produtos e o reconhecimento da marca ou ainda anunciar a reestruturação da empresa. 

Outro ponto importante sobre uma campanha publicitária é que ela é feita normalmente em várias plataformas, mas sempre com uma estratégia ou tema central. 

Embora as campanhas muitas vezes sejam realizadas com objetivos puramente comerciais, elas também podem ter objetivos sociais ou educativos. Veja mais no próximo tópico…

Qual o principal objetivo de uma campanha publicitária?

O objetivo geral de uma campanha publicitária é sempre atingir o público da marca ou instituição.

Mas para além disso, podem também existir objetivos mais específicos, como a divulgação de uma ideia, a conversão de novos clientes ou retorno financeiro para a marca.

Outro objetivo comum para uma campanha publicitária é aproveitar uma oportunidade quando um determinado tema está em alta ou aproveitar as datas comemorativas, para divulgar promoções e condições especiais.

Quais são os tipos de campanhas publicitárias?

Nós já dissemos que as campanhas publicitárias podem ter diferentes objetivos e perfis. 

Agora vamos te mostrar como isso acontece na prática. Acompanhe:

1. Campanha publicitária institucional

As campanhas institucionais são aquelas relacionadas a marcas, sejam elas empresariais ou pessoais. 

Normalmente o objetivo desse tipo de campanha é alcançar o reconhecimento de marca, construindo uma imagem positiva para ficar na lembrança do consumidor.

2. Campanha publicitária promocional 

A campanha promocional, também conhecida como campanha de varejo, está focada exclusivamente em aumentar as vendas

Normalmente, o que fica em destaque nesse tipo de campanha é o preço, as condições de compra ou os benefícios do produto.

A campanha promocional é muito usada quando a marca precisa vender produtos parados no estoque ou para fazer uma liquidação sazonal. 

3. Campanha publicitária social

Por outro lado, as campanhas sociais têm como objetivo divulgar causas que impactam a população em geral.

Esse tipo de campanha pode ser desenvolvida tanto por marcas, quanto por ONGs e instituições governamentais. 

Alguns objetivos desse tipo de campanha são  a preservação do meio ambiente, o combate à fome ou a conscientização sobre doenças e epidemias.

Leia também: Logística sustentável: o que é e como montar seu plano

4. Campanha publicitária política

Esse tipo de campanha é realizada exclusivamente para eleições e tem como objetivo promover a imagem de um candidato que está pleiteando um cargo público.

Na campanha publicitária política, é necessário apresentar propostas, gerar conexão com os eleitores e ser lembrado no dia da votação eleitoral utilizando uma linguagem que seja acessível para todas as camadas sociais.

5. Campanha publicitária governamental

A campanha publicitária governamental tem como objetivo mostrar o trabalho que está sendo feito pelo governo.

Ela aparece muito por meio de empresas estatais, que apresentaram publicamente o que foi realizado em um certo período e que as pessoas poderão usufruir.

Esse tipo de campanha pode reforçar ou até mesmo mudar totalmente a imagem de um governo eleito e, por essa razão, está entre as campanhas mais comuns. 

6. Campanha publicitária de oportunidade

A campanha de oportunidade é realizada sempre que algum tema está em alta ou há algum acontecimento com grande repercussão pública.

Uma das maiores características é que ela precisa ser feita no momento exato em que o tema está em questão. Caso contrário, ela se tornará obsoleta. 

7. Campanha publicitária de lançamento

A campanha publicitária de lançamento é usada para a apresentação de um novo produto no mercado.

Ela pode ser construída de forma mais informativa ou emocional, mas sempre com a finalidade de mostrar as características do produto e seus diferenciais. 

Você também pode gostar deste artigo: 6 tipos de Lançamento de Produto para alavancar suas vendas

8. Campanha publicitária de sustentação

Esse tipo de campanha é realizada após  a campanha de lançamento e tem como objetivo reforçar o novo produto ou marca e relembrar o consumidor da sua existência.

A campanha de sustentação é pensada de acordo com o resultado da campanha de lançamento, mantendo ou alterando a estratégia para potencializar a inserção do produto no mercado.

Quais são os benefícios de uma campanha publicitária?

Entre os benefícios de uma campanha publicitária para os negócios estão:

  • Melhoria da imagem da marca para o público;
  • Fortalecimento do negócio;
  • Busca da atenção do público;
  • Apresentação de novos produtos e serviços;
  • Conquista de novos leads e clientes;
  • Educação do público;
  • Melhoria dos resultados de vendas.

Como você pode notar, as campanhas publicitárias são fundamentais para o sucesso de um negócio. Vamos entender quais são os elementos comuns de se encontrar nelas?

Quais são os elementos de uma campanha publicitária?

De modo geral, as campanhas publicitárias possuem alguns elementos comuns, como por exemplo:

1. Título

O título é o elemento que mais chama a atenção do público no primeiro contato com a campanha publicitária.

Ele é criado com foco em atrair o consumidor e despertar seu interesse. Por isso, é comum que contenha interrogações ou exclamações.

O objetivo de criar um bom título é tirar o leitor da sua zona de conforto e estimular a ação. Nós te ensinamos como fazer isso neste artigo aqui: 10 formas de fazer títulos que vendem.

2. Imagem

A imagem é o conteúdo visual que ilustra o que a empresa quer vender, seja através de fotografias ou de vídeos.

Quanto mais criativa for a imagem, mais potencial de sucesso tem a campanha

3. Corpo do texto

No corpo de texto, a ideia sugerida pelo título ganha vida.

Por isso, a linguagem utilizada no texto deve ser adequada à persona, com frases curtas, claras, objetivas e persuasivas.

4. Identidade visual

A identidade visual de uma campanha publicitária é uma espécie de assinatura da empresa anunciante.

Isso porque ela é uma oportunidade para explorar as cores, de inserir o slogan junto à marca, dando uma personalidade à campanha.

Características de uma boa campanha publicitária 

As campanhas publicitárias podem ser absolutamente diferentes umas das outras. Porém, existem algumas características comuns nas campanhas de sucesso, que conseguem atingir seus objetivos.

1. Foco em resolver o problema dos clientes

A persona do seu negócio normalmente tem uma problema que lhe causa uma espécie de dor. 

Nesse sentido, a maneira mais eficaz de atrair essas pessoas é demonstrar como o seu produto pode ajudá-las a resolver esse problema.

2. A busca por chamar a atenção

Uma campanha publicitária só terá sucesso se for capaz de chamar a atenção do público. 

Isso significa que durante a elaboração da estratégia, é preciso pensar em meios de se destacar da concorrência e mostrar a personalidade da marca ou instituição.

3. Tempo de duração adequado

As campanhas publicitárias que se arrastam por muito tempo tendem a desgastar a mensagem. 

Por isso, é preciso definir o tempo de apresentação ideal para não cansar o público.

4. Fácil de ser lembrada

Uma campanha publicitária memorável, ​​como por exemplo aquelas com mascotes ou temas, tem grande chance de alcançar o sucesso. 

Para isso, é importante pensar em temas ou em um personagem capazes de ficar na cabeça das pessoas, para aumentar o reconhecimento da sua marca, bem como as vendas.

5. Uso do Call to Action é praticamente uma obrigação

O call to action é, basicamente, um comando dado ao espectador no final de uma campanha para que ele realize uma determinada tarefa

O mais comum é indicar a compra do produto ou serviço. Mas ele também pode ser no sentido de falar da sua marca para outras pessoas ao fazer o compartilhamento nas redes sociais.

Para saber mais sobre este tema, leia também: O que é CTA: descubra como utilizar Call to Actions no seu Ecommerce

Como criar uma campanha publicitária integrada em diferentes canais?

Uma campanha publicitária pode ser feita em diversos canais, tanto físicos quanto digitais. Nesse sentido, é preciso pensar em um conjunto de ações e estratégias para que a mensagem da empresa seja coerente em todas as mídias.

Isso porque criar uma campanha coerente vai agregar valor e consolidar a marca diante do público. Para isso, é preciso integrar a comunicação em todos os canais, para unificar a comunicação e fortalecer o relacionamento com os consumidores.

Com a transformação digital e o avanço na tecnologia, as marcas se viram diante de um cenário muito mais complexo, com muitas possibilidades e meios de comunicação. 

A partir disso, surgiu o conceito de comunicação integrada, que tem como objetivo aproveitar os meios, canais online e offline nas campanhas publicitárias. 

Isso significa que você pode e deve aproveitar a oportunidade de aparecer tanto para o público que consome a publicidade tradicional quanto com o público mais próximo da abordagem digital. 

Como fazer uma campanha publicitária em 9 passos

Veja agora quais são os passos fundamentais no processo de desenvolvimento de uma campanha publicitária.

1. Pesquisa de mercado

Entender o funcionamento do mercado é o primeiro passo para desenvolver uma campanha publicitária de sucesso. 

Isso porque cada mercado tem suas características, de acordo com a idade do público, região em que vive, profissão, renda e outras características. 

2. Definição do objetivo da campanha

Sem um objetivo claro, qualquer campanha publicitária está fadada ao fracasso. Afinal, como você vai conseguir transmitir uma informação sem saber o porquê?

Nesse sentido, a definição de um ou mais objetivos é essencial ao planejar a sua campanha publicitária.

3. Definição do período da campanha

As campanhas publicitárias podem durar um dia ou um ano inteiro. Por isso, é importante definir o período da sua campanha, criando cronogramas de execução.

Não esqueça de levar em consideração o tempo de planejamento e preparo dos materiais e ações, para que tudo saia como o planejado e você alcance os resultados esperados.

4. Definição do orçamento

Assim como o calendário, o orçamento da campanha também precisa ser definido antes de começar.

Para isso, defina o quanto planeja investir na mesma e, então, divida o orçamento entre os canais, materiais e recursos necessários.

Leia também: Planejamento financeiro: como manter seu Ecommerce no azul

5. Segmentação do público

Quanto melhor você definir a sua persona, mais chances você terá de realizar uma campanha de sucesso.

Por isso, aproveite os meios de segmentação que podem ajudar a sua marca a atingir os clientes ideais, como os e-mails direcionados e as postagens patrocinadas em redes sociais.

6. Seleção de estratégia de mídia

Agora que você já definiu qual é o objetivo da sua campanha e quem são as pessoas que você deseja alcançar, é hora de escolher os meios de comunicação para colocar em prática a sua campanha publicitária.

É importante lembrar que nem todas as campanhas se adequam a todas as mídias. Por isso os canais escolhidos para a divulgação da sua campanha precisam estar de acordo com o objetivo da ação. 

Os canais mais utilizados para isso são as redes sociais, e-mail marketing e as campanhas no Google e o Facebook.

7. Defina os KPI’s da campanha

Os KPI’s são indicadores de desempenho utilizados nas campanhas digitais. Ao estabelecer esses indicadores, você terá como saber se a sua estratégia está gerando resultados e que os objetivos estão sendo alcançados.  

Nesse sentido, os KPI’s precisam ser mensuráveis, específicos, relevantes e ter um prazo definido.

8. Execute a sua campanha publicitária

Chegou a hora de colocar a mão na massa e criar o primeiro material da sua campanha publicitária. 

Esse é o momento de desenvolver o conceito da campanha no meio escolhido, como por exemplo uma peça de anúncio, uma postagem para as redes sociais ou uma animação. 

Antes de lançar a campanha, é importante testá-la por meio de uma pesquisa para garantir que ela esteja de acordo com o objetivo inicial. 

9. Meça o sucesso 

Às vezes, o sucesso de uma campanha publicitária pode ser abstrato, por isso, definir metas claras de acompanhamento pode te ajudar a entender os erros e acertos.

É importante acompanhar e medir os resultados da sua campanha para saber se você alcançou os KPIs conforme o esperado

A partir dessa análise, fica mais fácil entender se essa foi uma campanha bem sucedida ou não. Alguns exemplos de KPIs que podem ser acompanhados em campanhas digitais são: taxa de conversão e alcance.

Leia também: Data driven marketing: o que é e como tomar decisões baseadas em dados

Descubra como ter uma explosão de tráfego e vendas!

Agora que você já sabe todos os passos para construir uma campanha publicitária de sucesso, pode ir além…

Até porque, não adianta nada ter uma empresa com uma audiência enorme, engajada, mas que não compra de você.

Saiba como estimular a ação de compra das pessoas que você atraiu durante a sua campanha publicitária com o treinamento Explosão de Tráfego e Vendas.

Neste curso, você vai aprender as mais diversas estratégias de tráfego que ajudaram centenas de nossos alunos a crescerem nos canais de audiência, aumentando o faturamento da empresa.

O treinamento completo está disponível na assinatura Ecommerce na Prática! Por lá, você terá acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!

Perguntas Frequentes

O que é uma campanha publicitária?

Campanha publicitária é um conjunto de ações de marketing criadas para informar o público sobre uma marca ou produto.

Quais são os tipos de campanhas publicitárias?

As campanhas publicitárias podem ser: institucionais, promocionais, sociais, políticas, governamentais, de oportunidade, de lançamento e de sustentação.

Como se faz uma campanha publicitária?

Para fazer uma campanha publicitária é preciso definir qual o público, orçamento e duração da campanha para então construir os anúncios e apresentar ao público. Também é importante mensurar o retorno de cada iniciativa e fazer alterações sempre que necessário.