estratégia de criação de mercado no mundo digital é utilizada nas maiores empresas do mundo. Ela está relacionada a um esforço básico de marketing e diz respeito, em poucas palavras, a ter sua própria audiência consolidada e atrair clientes fiéis. Embora simples, é notável que empresas menores não colocam nenhuma das ideias em prática - ou porque não as conhecem ou porque não sabem como.

Abaixo, vou mostrar como colocar esta estratégia em ação. Além disso, você vai entender o motivo pelo qual ela tem relação com marketing de conteúdo.

como atrair clientes para sua empresa

Atrair clientes e retê-los é uma das grandes dificuldades dos empreendedores.

Isso porque, além de perderem muito tempo pensando em propaganda, se perdem na chamada miopia em marketing.  O que isso quer dizer? Que enquanto assistem empresas gigantes investirem em comercial na TV, rádio e outdoors, entendem que este é o único modo de chegar ao cliente.

Eis uma novidade não tão nova assim: nem só de propaganda vive o mercado.

A influência das propagandas comuns no processo de decisão na mente das pessoas tem diminuído. Isso é notável até pela quantidade delas que vemos nas ruas das grandes cidades hoje. É cada vez mais comum ver propagandas de branding, como as da Coca-Cola e Itaú, do que de lançamento de produtos.

Mas, para sair da caixa e gastar menos, vale pensar: se as pessoas estão mais conectadas e buscam mais informações do produto, um bom modo de atrair clientes é mostrar-se como referência no mercado.

É exatamente aí que entra o Marketing de Conteúdo.

O que é Marketing de Conteúdo?

Uma tendência cada vez maior do mercado é criar conteúdos de valor bem nichados, independentemente da plataforma que usar, seja Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube…

Você pode vender mais se fizer um bom marketing de conteúdo. Pode atingir mais pessoas, engajá-las e trazê-las naturalmente para a sua página ou perfil por meio de conteúdos relevantes.

Abaixo, vou te explicar como usar essa estratégia para vender.

Estratégia para atrair clientes

clientes reunidos pelo celular, trocando contato

Atrair clientes é criar um mecanismo irresistível que funciona como um imã de pessoas. Um imã nada mais é do que uma força magnética que puxa para um centro de força toda vez em que o objeto atraído se aproxima.

No caso da internet, significa que o conteúdo que você vai criar será de tamanha relevância que o cliente entrará no campo de força simplesmente porque ali está o que ele procura.

Ou seja, a resposta é clara: esse imã é criar conteúdo relevante.

É isso que players consagrados em negócios na internet estão usando, como Enrico Rocha, Conrado Adolpho, Bruno de Oliveira e uma porção de youtubers impossíveis de ignorar. Dessa forma, invista mais do seu tempo neste ponto e verá que vai tecer uma rede de peixes magnética para seu negócio.

Não caia nas falhas. Aprenda os 10 mitos do Marketing de Conteúdo e como evitá-los.

Aplicação da estratégia

Não importa o tamanho da sua empresa ou o momento em que ela está. Seja uma loja física de grande porte, um pequeno negócio recente ou um Ecommerce tentando trilhar seu caminho no meio online, o marketing de conteúdo precisa se tornar um aliado imediatamente.

Um exemplo popular para ilustrar essa situação é o caso do Dr. Macete (mecânico) que, vendo seu negócio afundar por falta de clientes, viu no Youtube a última chance de disseminar a loja.

Ele decidiu gravar vídeos para ajudar pessoas a entenderem os principais problemas dos carros e como corrigi-los. As ideias surgiram com base no que a experiência lhe dizia, no que seu público procurava.

Perceba: ele sabia os principais problemas que os carros apresentavam, sabia o problema do seu cliente e sabia como consertá-los.

Você pode pensar que “ele divulgou na internet como as pessoas poderiam consertar os veículos sozinhas e acabou com o mercado.” Mas foi exatamente o contrário.

Ao passo que os clientes em potencial assistiam aos vídeos, percebiam que podiam confiar naquele mecânico porque ele sabia do que estava falando.

Assim, mostrou autoridade no assunto e mostrou-se como referência no mercado. Então ele começou a receber mais e mais clientes na loja, que hoje fatura milhares de reais.

Mais: Você sabe como seus clientes agem na hora de tomar decisão?

Deste modo, cabe destacar o seguinte: ainda que as pessoas saibam consertar um carro, quantas delas vão realmente ter tempo ou vontade de fazer isso? Poucas. E quantas delas, sabendo que aquele mecânico é popular e sabe o que faz, vão se lembrar dele quando precisarem? Muitas.

Este é um modo de atração.

Como atrair clientes?

pessoa tirando foto para criar conteúdo

Conheça a sua Persona

O importante é impactar pessoas.

Você pode fazer isso por meios propagandistas (parceria paga com influenciadores) ou por meio orgânico (vídeo, blog, podcast...).

Para tal, será necessário pegar o conhecimento que tem da sua persona para entender seus desejos e dúvidas. Então, caso ainda não tenha feito esse estudo, pare tudo e foque neste aspecto agora mesmo.

Sem conhecer a sua persona, você vai acabar criando conteúdos que não vão causar um impacto ou transformação. Assim, vai perder seu tempo e dinheiro em uma ação que não vai causar o retorno que espera.

Conhecer o seu público é muito importante para que possa dar o próximo passo. Além disso, vai facilitar muito a sua busca por assuntos sobre os quais falar.

Ao planejar publicações que nutram essas necessidades e tenham qualidade visual e informativa, as pessoas irão naturalmente reconhecer e indicar seu negócio para amigos.

Torne-se um especialista no assunto

O diferencial da estratégia de conteúdo é mostrar que você é um especialista no negócio que se propõe a fazer. A verdade é que ninguém se importa se sua marca vende roupas ou impressora ou comida; o que precisam é entender a razão pela qual o seu negócio se destaca dos demais.

Uma vez que você apresenta notícias, dicas e informações importantes para o seu público, ele passa a confiar na sua palavra.

E, quando seus seguidores confiarem em você e te verem como uma autoridade no assunto, a probabilidade de te procurarem quando quiserem um produto relacionado ao seu nicho é muito maior.

Mais do que isso: a probabilidade de  aceitarem quando você disser que existe uma coisa que eles precisam ter é muito maior também.

No ramo dos cartuchos, o especialista em Ecommerce, Bruno de Oliveira, explica:

Se digo para o cliente o que fazer para o cartucho durar mais tempo, qual é mais barato, como ter maior qualidade na impressão e coisas semelhantes, ele percebe que sou confiável e vou ajudá-lo. Ainda que não compre na hora, vai lembrar de mim depois.”

Portanto, o conteúdo te traz autoridade, te torna relevante para o público, te diferencia dos concorrentes e, de quebra, transforma mais seguidores em clientes.

Como fazer conteúdo

conteúdo deve ser um modo de trazer o cliente para mais perto e fazê-lo notar que seu negócio é tão bom que ele pode recomendar para todo mundo. Ainda que pareça difícil, é uma tarefa que pode planejar em pouco tempo, caso já tenha nicho de mercado definido. Portanto, olhe para seu cliente, identifique problemas e crie soluções.

Eventualmente, em conteúdos de fundo de funil, mostre uma oferta que relacionada ao conteúdo. Este conteúdo deve te apresentar como uma das soluções para o problema. Lembre-se: a oferta precisa ter relação com o que seu conteúdo traz, pois de nada serve escrever sobre roupas e ofertar um chocolate.

Com essa estratégia de atrair cliente em mente, pense em como aplica-la ao seu negócio. Neste vídeo você encontrará mais informações sobre a estratégia de marketing de conteúdo. Está mais do que na hora de focar nisso!

Pense em você mesmo como mais do que um vendedor. Você tem que pensar como um amigo do seu cliente sempre. Afinal, as pessoas tendem a comprar mais de pessoas em que elas confiam. 

Se seu seguido não confiar em você, se só te enxergar como vendedor de produtos, então ele só vai comprar algo quando achar que não vale a pena comprar no concorrente.

Agora que você entendeu isso, vou te dizer o seguinte: criar conteúdo para te trazer autoridade não é tão difícil quanto parece.

Passos para atrair clientes

Com a questão do conteúdo em mente, é hora de enumerar os passos para atrair clientes.

clientes animados no evento Viver de Ecommerce Live 2018
  1. Definir um assunto específico 
    A marca precisa falar de um assunto específico para um público específico. Esse é o primeiro passo para criar uma estratégia que gere resultados para a sua empresa. Por exemplo, falar sobre roupas de algodão de bebês recém-nascido para gestantes preocupadas em vestir a criança com roupas confortáveis.Você pode criar um vídeo curto sobre algo em que a pessoa tem interesse, como danças ou programas culturais para quem vende roupas de balé, por exemplo.Ou, se você vende itens para carro, pode falar sobre problemas que o carro dá e como solucioná-los. pode falar sobre corrida. sobre tipos de carro e lançamentos do mercado.
  2. Produzir conteúdo relevante
    É hora de deixar claro para o mundo o assunto sobre o qual trata. Por isso, comece atrair milhares de seguidores fiéis para a sua marca por meio do que tem a dizer e compartilhar. Isto é: produza conteúdo relevante para a audiência, que falará para terceiros e compartilhará a marca. Assim as pessoas te acompanharão regularmente.
  3. Gerar tráfego
    Do que adianta produzir material relevante e ninguém ver? Esse é o passo onde aprendemos a impulsionar, fazer anúncios, fazer parcerias, falar com influenciadores e fazer nossa mensagem chegar ao maior número de pessoas.
  4. Converter
    Essa parte é a mais esperada. Neste momento que o trabalho que teve com conteúdo e viralização é convertido em vendas.
  5. Retenção
    As 3 primeiras partes da estratégia são contínuas, ou seja, têm que ter constância para atrair novos clientes. No entanto, o trabalho mais importante e interessante é proporcionar novas alternativas. Pode ser novos produtos, uma oferta que muda complemente o produto de entrada ou, ainda, um serviço de otimização. O mais importante é utilizar quem já te conhece e comprou da sua marca, o que aumenta a chance de uma segunda compra.

Estes 5 passos também estão no livro Crie seu Mercado no Mundo Digital, do Bruno de Oliveira. O livro apresenta estratégias atuais de ecommerce com base na experiência pessoal e de vários de casos de sucesso. Disponível nas melhores livrarias do país tanto na versão física quanto digital.

Neste vídeo, você pode ter algumas ideias do que criar em seu conteúdo.

Quer saber tudo sobre o universo do Empreendedorismo e do Ecommerce? Assine o Ecommerce na Prática! Para conhecer os planos, clique aqui!