marketing de conteúdo

Depois de ter montado um negócio pela internet, é provável que, em algum momento, você ouça por aí que “o conteúdo é rei”. Você sabe o que isso quer dizer? Sabe a importância do Marketing de Conteúdo?

Para começar, preciso dizer que os nossos alunos estão tendo excelentes resultados com a produção de conteúdo… Principalmente nas redes sociais.

Se você também quer entender como o marketing de conteúdo pode se transformar em uma das mais poderosas armas para você construir uma audiência e gerar vendas, fique comigo até o fim do artigo… Eu garanto que vai valer a pena =)

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é, como o próprio nome diz, um marketing baseado em peças de conteúdo como artigos, podcasts, vídeos etc. Você distribui conteúdos gratuitos e relevantes para a sua audiência e, como consequência, ela passa não só a confiar em você, mas também a te enxergar como uma autoridade no mercado.

De todas as dicas e sacadas compartilhadas em nossos treinamentos e mentoria, uma das mais importantes é sobre a produção de conteúdo. Praticamente todos os alunos que estão colhendo frutos com seus ecommerces fazem um bom trabalho nesse sentido.

Veja como funciona a lógica de criação de conteúdo dentro de um negócio:

marketing de conteúdo

Por que é Importante?

O marketing de conteúdo é importante porque o mercado mudou. Se antes um panfleto ou uma vinheta no rádio eram o bastante para fixar a sua oferta na mente do consumidor, hoje isso não acontece mais.

Ao olhar para algumas das principais plataformas de comunicação vigentes, como Google e Facebook, você perceberá que a lógica delas está inteiramente baseada em conteúdo: as pessoas acessam a internet atrás de informação, diversão, desenvolvimento pessoal… Elas não estão atrás de anúncios.

Por Onde Começar?

Agora que você já entendeu o conceito de marketing de conteúdo, deve estar se perguntando: “Ok, mas por onde devo começar?”.

A principal dica que eu posso te dar agora é para não ficar aguardando o momento perfeito… Você pode até não ter uma câmera profissional ou ser pouco habilidoso com a escrita, mas comece! Só depois de começar e ter feedback sobre os seus conteúdos é que você entenderá o que deve ou não ser melhorado.

marketing de conteúdo

Vamos entender mais como começar:

A Importância de Considerar a Persona

Se você fez a lição de casa, já mapeou a sua persona durante o planejamento do ecommerce. Isso será de extrema importância aqui, já que você precisa saber exatamente com quem está falando.

Caso não saiba o que é uma persona ou como mapear a sua, acesse um guia onde falo mais sobre o tema.

Sempre que for começar a escrever um texto ou gravar um vídeo, você precisa ter em mente qual a sua persona. Pergunte-se: quais são as dúvidas dela? Quais conteúdos ela valoriza? Como posso fazer para simplificar a mensagem?

É preciso sempre trazer informações novas, relevantes e atualizadas. Nada de escrever por escrever. Ter consciência disso tudo é o seu primeiro passo rumo a um bom trabalho de marketing de conteúdo para o seu ecommerce.

Formatos de Conteúdos

Outra dúvida que muitos leitores têm é em relação aos formatos de conteúdos... Afinal, é melhor gravar um vídeo, escrever um texto ou fazer um podcast?

De novo a questão da persona: o que a sua audiência prefere? As opções são diversas: posts, artigos, ebooks, vídeos, palestras, podcasts e por aí vai.

De modo geral, eu aconselho que você foque, no começo, em vídeos para o Youtube e posts para a fanpage. Você também pode e deve compartilhar os vídeos na fanpage — o Facebook tem dado cada vez mais poder de alcance para esse formato. Ao fazer isso, lembre-se de postar o vídeo diretamente na fanpage… Ao compartilhar um link externo, como o do Youtube, o post perde um pouco a força dentro da rede social.

Blog ou Fanpage?

Comece produzindo conteúdo no Facebook e Youtube, mas não desconsidere a criação de um blog…

A fanpage tem algumas vantagens em relação ao blog: ela é mais fácil de ser criada e gerenciada e, por ser parte integrante de uma rede social, os conteúdos publicados ali têm um potencial natural de viralização. Por outro lado, o blog pode, a longo prazo, colocar a sua loja nas primeiras posições do Google para diversos termos.

marketing de conteúdo

Não seria ótimo, por exemplo, ter o seu ecommerce de suplementos recebendo milhares de visitas orgânicas todo mês por conta do “Guia de Suplementos Para Iniciantes” que está posicionado em 1º lugar no Google para o termo “suplementos para iniciantes”?

Isso só é possível com a ajuda de um blog.

Encontrando Bons Temas

Encontrar bons temas para os seus conteúdos nem sempre é uma tarefa fácil, então vou deixar aqui algumas dicas do que você pode fazer para não faltar ideias:

Veja o que a Concorrência Está Fazendo

Você não é o único que entendeu que o marketing de conteúdo é importante... Pode ter certeza que muitos concorrentes já estão produzindo artigos e vídeos há algum tempo.

Sendo assim, o primeiro passo é visitar os sites e canais do Youtube desses caras. Feito isso, veja quais são os temas com mais curtidas/visualizações/interações dos usuários e comece por eles.

Nessa hora você terá diversas ideias, lembre-se de anotar todas em um documento em branco. Fazer uma lista como essa é importantíssimo… Sempre que tiver uma nova ideia, anote lá.

Acompanhe Revistas e Blogs do Seu Segmento

Acompanhar revistas e sites especializadas em produzir conteúdo para o seu segmento também é uma ótima maneira de se manter sempre cheio de ideias. Veja alguns exemplos de sites e veículos nichados:

  • Fitness
    Men’s Health
    Boa Forma (Abril)
    Corpo a Corpo (UOL)
  • Moda
    Revista Vogue
    Revista Manequim (UOL)
    Claudia (Abril)
    Moda para Homens (Blog)
  • Automobilismo
    Autoesporte
    UOL Carros
    De 0 a 100 (Blog)
  • Decoração
    Viva Decora
    Minha Casa (Abril)

Se você quer mesmo se planejar para fazer um trabalho excepcional de marketing de conteúdo, precisa criar o hábito de acompanhar diariamente os veículos que estão falando sobre o seu nicho de mercado.

marketing de conteúdo

Outra coisa importante: uma boa ideia de conteúdo sempre tem a ver com o dia a dia da sua persona, mas nem sempre tem a ver com os seus produtos.

Se você vende autopeças, por exemplo, pode dar dicas para quem está querendo comprar um carro seminovo. Isso não tem nada a ver com o seu produto, mas certamente pode interessar à sua persona. O mesmo vale para um ecommerce de roupas infantis que cria um conteúdo sobre como organizar a mala de saída da maternidade…

Exemplos de Temas para Diversos Nichos

Alimentação natural
“5 Alimentos que aceleram o metabolismo e fazem emagrecer”
“A fruta mais saudável do mundo: você sabe qual é?”
“7 Hábitos que você precisa mudar se quiser envelhecer com saúde”

Suplementos
“Qual deve ser a sua principal refeição do dia?”
“Whey Protein: qual marca escolher?”
“3 Exercícios de emagrecimento para fazer em casa”

Moda fitness
“O que os famosos andam usando para malhar?”
“Os melhores horários para treinar”
“Os 3 materiais mais confortáveis para vestir na hora do treino”

Moda infantil
“7 Tendências em moda infantil para 2017”
“3 Coisas que você precisa considerar antes de vestir seu filho no verão”
“4 Tecidos bem ventilados para crianças”

Artigos para corrida
“Como se preparar para uma meia maratona?”
“Guia: descubra o seu tipo de pisada”
“O que comer antes de correr?”

Autopeças
“4 Dicas para evitar o desgaste da embreagem”
“Novo ou Seminovo: em qual investir?”
“Checklist pré-viagem: tudo o que você precisa conferir”

Decoração
“Como escolher o sofá perfeito”
“12 Dicas para decorar ambientes pequenos”
“Os 7 itens indispensáveis da cozinha moderna”

Moda masculina
“Acessórios no trabalho: como harmonizar?”
“4 Tendências em tatuagens masculinas para 2017”
“O guia completo das camisas sociais”

A Importância da Imagem

Quando pensamos em criação de conteúdos em formato de texto, damos muito valor à escrita e acabamos nos esquecendo de um fator fundamental nessa equação: a imagem.

Uma imagem bem feita e em alta definição é importantíssima para que os seus posts e artigos chamem a atenção e façam sucesso. Para encontrar esse tipo de imagem, confira a nossa lista com os melhores bancos de imagens gratuitos para uso comercial.

Posso Compartilhar Conteúdos Produzidos por Outros?

Se tiver autorização, você sempre pode compartilhar conteúdos de terceiros em seu blog ou fanpage. Sem autorização você só pode replicar o conteúdo na fanpage e dando os devidos créditos.

Caso tenha visto um vídeo legal em algum canal do Youtube, você pode compartilhá-lo sem problema algum, desde que seja com o link original do próprio Youtube.

Por que as Pessoas Compartilham

Se você está gravando um vídeo ou escrevendo um post, provavelmente quer que ele seja curtido, comentado e compartilhado pelo máximo de pessoas, certo?

Mas você já se perguntou por que as pessoas compartilham as coisas na internet? As razões são muitas, mas vou falar sobre as 4 principais aqui:

1 - Conteúdos que fortalecem uma autoimagem

Em primeiro lugar, tendemos a compartilhar coisas que fortalecem a imagem que temos de nós mesmos. Se uma pessoa se vê como inteligente e culta, ela tem maiores probabilidades de compartilhar um artigo sobre os “20 Livros clássicos que marcaram época”, por exemplo.

2 - Conteúdos que todos estão comentando

Todos os dias surgem novos conteúdos que viram febre nas redes sociais. Seja um escândalo de corrupção ou o lançamento de uma nova série, muitos temas têm potencial de viralização simplesmente porque as pessoas já estão falando sobre eles…

Se você tem um negócio de autopeças, por exemplo, pode aproveitar o lançamento do novo filme do “007” para falar sobre as “7 Curiosidades da BMW do agente mais famosos do cinema”... E por aí vai.

marketing de conteúdo

3 - Conteúdos com forte carga emocional

Conteúdos com teor emocional são os mais fáceis de serem compartilhados… Se você conseguir criar algo que desperte raiva, felicidade ou medo, por exemplo, as chances do post viralizar aumentam.

É claro que jornais e revistas sensacionalistas conseguem aflorar emoções com muito mais facilidade, mas isso também pode ser feito no mundo dos negócios, basta um pouco de criatividade.

4 - Conteúdos práticos (que realmente ajudam em alguma coisa)

Por último, as pessoas também adoram compartilhar aqueles conteúdos que podem ajudar seus amigos de rede social. Exemplo de conteúdos práticos:

Ecommerce de alimentos naturais: “4 Receitas simples que você pode fazer em menos de 10 minutos”
Ecommerce de autopeças: “Como trocar o farol do carro em casa”
Ecommerce de moda: “10 Dicas para aproveitar melhor o que você já tem no guarda-roupa”
Ecommerce de decoração: “Como fazer uma luminária com materiais recicláveis”
Ecommerce de suplementos: “Jejum intermitente: o que é? (Guia para Iniciantes)”

Criar é tão Importante Quanto Compartilhar

Agora que você já sabe tudo sobre como implantar o marketing de conteúdo no seu ecommerce, eu quero dar uma dica final que vai fazer toda a diferença pra você.

De nada adianta investir uma hora e meia criando um texto se, depois de finalizado, você não extrair dele o máximo possível de resultados.

Para isso, compartilhe esse conteúdo não só em sua fanpage, mas também em grupos fechados do seu mercado, em outras redes sociais e, se possível, até em outras fanpages (através de parcerias).

Além disso, você também pode aproveitar uma mesma ideia para criar conteúdos em diferentes formatos...

Sempre que criar um texto novo, aproveite para ligar a câmera e falar um pouco sobre o assunto também no formato de vídeo...

É assim que você conseguirá volume, consistência e resultados cada vez melhores.

Crie a sua própria estratégia de conteúdo seguindo esse método

Você pode ter acesso ao método exclusivo que o Ecommerce na Prática usa para alcançar e engajar mais de 2 milhões de pessoas por semana nas redes sociais...

... e que pode ser utilizada por QUALQUER empresa para gerar resultados expressivos de crescimento de audiência, engajamento, atração de clientes e vendas:

O Treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios

Com ele, você vai entender como funciona cada etapa da estrutura que nos permite atingir mais de 2 milhões de pessoas semanalmente em nossas redes sociais…

… e conseguir aplicar tudo na SUA empresa para aumentar seus seguidores, potencializar seu alcance, impulsionar seu engajamento e vender todos os dias nas maiores redes sociais do mundo: Facebook e Instagram.

Interessante, né?

Clique no botão abaixo e garanta já sua vaga no Treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios!