Logomarca ou logotipo? Qual a expressão certa? Esses termos são bem conhecidos por empreendedores e por pessoas que não entendem muito bem o que significam e quais as diferenças entre os termos. Por isso, hoje vamos resolver essa dúvida.

Se você ainda não sabe a diferença entre logomarca e logotipo, saiba que não está sozinho… É bem comum que haja confusão quando o assunto é tratado por empresários iniciantes que estão em fase de desenvolvimento da identidade visual de seus negócios. 

Para te ajudar a acabar de uma vez por todas com as dúvidas sobre o assunto, hoje vamos te mostrar o que realmente significa cada um desses termos e como eles são aplicados na prática. Acompanhe!

Por que a logomarca ou logotipo são tão importantes?

A logomarca ou logotipo ajudam a construir uma identificação entre o público e as marcas. 

Se quer entender melhor como isso funciona, basta perceber como somos atraídos sempre pelas empresas com a identidade visual mais instigante.

Isso acontece porque os humanos são seres visuais. É por isso que por meio do design, fica muito mais fácil assimilar e guardar uma imagem do que apenas um texto.

Repare que, normalmente, os logotipos são compostos pelo nome fantasia da empresa acrescidos de formas, cores e símbolos que a identificam. Ou seja, o logotipo é a união de uma tipografia estilizada com símbolos determinados.

Já quando falamos do design dos logos, é importante entender que ele não é definido ao acaso, muito pelo contrário… 

Toda a construção é muito bem pensada, planejada e desenvolvida para transmitir o máximo das características da empresa e para criar um vínculo de associação na mente do cliente.

Dessa forma, o logotipo é usado sempre que a empresa deseja ser identificada e facilmente notada pelo público. 

Ele também deve estar presente em qualquer material gráfico produzido pela empresa, como anúncios, banners, faixas, outdoors e folders.

O que é logotipo?

Logotipo é um termo de origem grega que pode ser traduzido como um conceito transmitido através de um símbolo ou imagem.

Em linguagem popular, logotipo se refere a uma criação que representa graficamente uma empresa. Já a palavra “logo”, escrita de forma individual, é apenas uma abreviação desse mesmo termo.

A verdade é que estamos tão acostumados a ver logotipos que, muitas vezes, acabamos nem prestando atenção. No entanto, nós, inconscientemente, associamos a fonte e as cores utilizadas à alguma marca. 

O termo logotipo é originário do grego “logos” que significa ciência, estudo, tratado. Porém, alguns filósofos como Sócrates, ampliaram o seu sentido, definindo como razão ou significado.

O termo é a junção de logos (significado ou conceito) com a palavra typos (símbolo). Dessa forma, a tradução livre seria “significado de um símbolo”.

Para exemplificar, vamos usar o nosso próprio logotipo e o de nossa empresa parceira, a Nuvemshop. Nesse caso, você pode ver que os logotipos são compostos de elementos textuais e visuais:

Logomarca ou Logotipo

Em casos como esse, a marca pode ser representada tanto pela junção dos dois elementos, quanto apenas pelo elementos gráfico. Mas nem todas as empresas têm logotipos que englobam os aspectos textuais e visuais.

Algumas marcas usam logotipos que contam apenas com os elementos de texto. Veja alguns exemplos:

Logomarca ou logotipo

E o que é logomarca?

A palavra logomarca é usada popularmente no mesmo sentido que o logotipo, mas quando analisamos a origem da palavra logomarca, vemos que ela é um pleonasmo, ou seja, uma redundância. Veja abaixo o motivo.

  • Logo: origem do idioma grego antigo e quer dizer significado.
  • Marca: origem do idioma germânico e também simboliza significado.

Nesse sentido,  a palavra logomarca seria o significado do significado. No mínimo estranho, não é mesmo? 

Por isso que seu uso, para os profissionais de marketing e publicitários, é considerado redundante e, por essa razão, errado.

No entanto, apesar de seu uso ser errado etimologicamente, a palavra aparece em alguns dicionários com o significado de logotipo, o que pode acabar confundindo quem faz a pesquisa. 

Assim, seu uso se tornou aceitável e completamente compreensível. E quando alguém usa o termo logomarca para se referir à logotipo, cabe ao interlocutor interpretar que se trata de uma representação gráfica de alguma coisa.

É correto falar logomarca?

Não. Como dissemos acima, logomarca não é o termo mais correto e sim logotipo.

Porém, por já ser tão popularmente difundido surgiu uma diferenciação entre logomarca e logotipo, com o primeiro se referindo à marca e o segundo se referindo ao texto presente na logo.

Porém, essa diferenciação é um engano. De todo modo, seja logomarca ou logotipo, uma característica em comum entre os termos está na força da sua composição gráfica. 

Outro ponto importante é que ambas precisam ser legíveis e escaláveis, ou seja, precisam  ser aplicadas em qualquer tamanho sem perder a qualidade.

É errado falar “marca” no sentido de “logotipo”?

Aqui está outro engano comum. Isso porque a palavra “marca” tem um significado abrangente, que vai muito além de uma representação gráfica. Na verdade, ela é a essência da empresa, um conceito que se refere a tudo que fica dentro do imaginário das pessoas. 

Um exemplo disso é quando falamos da Apple e você provavelmente pensa em tecnologia de ponta e sofisticação, pois é exatamente essa imagem que essas empresas desejam passar através da marca.

Outro exemplo é a Nike que geralmente traz um imaginário relacionado à prática de esportes, saúde e movimentação. 

Isso significa que utilizar o termo “marca” para se referir a logomarca ou logotipo não é adequado.Embora a representação gráfica faça parte da construção de uma marca, seu significado é muito mais abrangente, não se limitando apenas a um gráfico, mas toda a cultura e emoções relacionadas à empresa.

Para aprender como criar uma marca, leia nosso artigo: Como Registrar uma Marca: Veja o Passo a Passo

Qual o real valor dessa discussão entre logotipo ou logomarca?

Essa discussão a respeito da correta utilização dos termos pode até ter algum sentido, mas a questão que fica é: isso é realmente importante? 

Existem alguns profissionais que realmente levam essa questão a sério, defendendo que é fundamental saber qual é a utilização correta das terminologias de sua área de atuação. 

Porém, a discussão acaba ficando no âmbito profissional. Um cliente mais leigo no assunto tem todo o direito de utilizar a terminologia que quiser, até porque, não há consenso nem mesmo entre os profissionais da área.

A verdade é que dificilmente a utilização de qualquer um desses termos pode fazer alguma diferença no dia a dia de alguém. Assim, fica a critério de cada um analisar o significado de cada termo e seu contexto para decidir qual dos termos prefere usar.

Portanto, a discussão logomarca ou logotipo não importa. Todos os termos hoje são usados para representar a mesma coisa e já se tornaram extremamente populares, sendo utilizados constantemente. 

Vale lembrar que mais importante que saber a diferença entre logo, logomarca ou logotipo é não deixar o seu negócio sem ter um (ou uma, se preferir assim) logo. E o que não falta são motivos para isso.

Por isso, vamos entender a importância de ter um logo…

Leia também: Plano de Comunicação: entenda o que é e como criar um para a sua empresa

Qual a importância de se ter um logo? 

Para que uma empresa se torne um sucesso de mercado, é preciso pensar em vários aspectos. Entre eles, temos a parte visual, que pode ser considerada uma das mais importantes etapas na criação de uma marca, um serviço ou um produto.  

Por isso, é importante deixar claro que tanto a marca, quanto o logotipo e a identidade visual são ferramentas que auxiliam na assimilação de um produto pelo seu cliente. 

Vantagens de ter um logo

Nesse sentido, é necessário que você saiba aproveitar todas as possibilidades que o logo tem a oferecer para garantir que haja uma identificação visual da sua empresa com o cliente. E isto te trará muitos benefícios. Confira alguns abaixo: 

1. Credibilidade 

Um logo de qualidade traz qualidade para o marketing da sua empresa, isso agregará valor não apenas ao seu negócio mas também ao seu produto. 

Isso gera credibilidade uma vez que o consumidor reconhece que a empresa se importa em produzir algo que não seja somente uma venda, mas que agregue valor ao seu produto, que faça diferença na vida do cliente. 

Esse é um dos mais importantes pontos na hora de se perguntar como você deseja que a sua empresa seja vista pelo mercado. 

2. Memorização do público 

A Apple é uma empresa reconhecida mundialmente apenas com a imagem de uma maçã, que se tornou sua marca registrada. Isto porque se posicionou para isso, fazendo com que a memorização de sua marca fosse eficiente e inesquecível por meio de um logo. 

Uma marca bem posicionada fica na memória do público, além de gerar engajamento na mente do consumidor. 

3. Diferenciação no mercado 

Outra função de grande importância do logo é o destaque que sua marca conquista diante da concorrência. 

Isso acontece quando uma empresa investe em uma marca que traduz o espírito do seu negócio e mostre o que ele tem a oferecer. Se isso ficar nítido no logo, melhor ainda! Por essa razão, ter uma marca de confiança e com um ótimo logo, claro, pode ser um grande diferencial de mercado. 

4. Investimentos

Se você sonha em encontrar aquele investimento que vai transformar a sua empresa, saiba que ter um bom logotipo pode ser muito útil até mesmo para encontrar esse capital. 

E o motivo é simples: quando uma empresa apresenta um plano de marketing completo - com uma sólida identidade visual -, além dos números, fica mais fácil atrair a atenção de investidores que buscam apostar em negócios que pareçam ser mais consistentes.

Como criar um Logotipo?

Agora que você já entendeu a importância de ter um logo, chegou a hora de aprender quais são os passos para criar um.

Para entender como criar uma logomarca ou logotipo (como preferir), é fundamental saber que é preciso seguir um padrão, isso na maioria das empresas especializadas no assunto. 

Esse padrão envolve algumas etapas básicas, em que é preciso preencher um briefing e aprovar as propostas que receber. 

Ainda que você esteja disposto a criar sozinho o seu logotipo, vai precisar conhecer o processo. Inclusive, se for esse o seu caso, temos uma ferramenta gratuita para te indicar: é o criador de logo da Nuvemshop, a maneira mais fácil de criar gratuitamente um logotipo profissional para o seu negócio.  

Mas antes, que tal conhecer o processo de criação de uma logo? 

1. Briefing

O briefing é um documento em que você vai colocar todas as informações relevantes relativas ao projeto do seu logo, como:

  • Um breve histórico da empresa;
  • Descrição do seu produto ou serviço;
  • O que a sua marca deseja transmitir;
  • Quem é a sua persona;
  • Quais são as cores que deseja usar.

Essas informações vão te nortear além de ajudar o profissional a compreender melhor o que precisa ser feito, auxiliando na construção do conceito.

2. Pesquisa

Depois de entender a ideia principal, você ou os profissionais passam a realizar pesquisas, buscando referências em empresas do mesmo segmento, coletando informações e aprendendo o máximo possível sobre o universo da marca.

3. Conceito

Após terminada a pesquisa e com todas as informações relevantes em mãos, você ou o designer começa a trabalhar no conceito da arte, ou seja, na melhor maneira de fazer com que o logotipo transmita tudo o que você deseja.

4. Desenvolvimento

É chegado o momento em que você ou o profissional deve colocar toda a teoria em prática. Nesse momento, são feitos diversos rascunhos que vão sendo refinados até chegar a uma primeira versão. 

Esse trabalho pode demorar de poucas horas até alguns dias, dependendo da ideia, do designer e também do prazo combinado.

5. Análise e aprovação

Geralmente, o primeiro logotipo vem acompanhado de algumas opções e variações para que você escolha a que mais se aproxima do que deseja. Então, você pode verificar se o logo ficou como você esperava ou se alguns ajustes são necessários.

Como você viu, não importa como você o chama, logomarca ou logotipo: o importante é criar essa parte da identidade visual da sua empresa com cuidado e seguindo as melhores práticas do mercado.

Assista nossa aula gratuita e aprenda como criar um Ecommerce do zero!

Esperamos que tenha entendido o que são e para que servem logomarca e logotipo! 

Mas não pense que este é o único ponto que você precisa saber para ter sucesso empreendendo online… 

Existem outros aspectos essenciais para você criar e estruturar um negócio de sucesso no ambiente digital.

Quer saber tudo sobre o assunto? Assista à aula gratuita  “Como Criar um Ecommerce do Zero e Faturar R$ 30 mil em 90 dias”

Nela, você vai aprender o nosso método para começar a empreender e criar uma fonte de renda durável e lucrativa. 

Está preparado para começar o seu negócio da melhor forma possível?

Para participar, basta se inscrever gratuitamente clicando no botão abaixo: 

Perguntas Frequentes

Por que a logomarca ou logotipo são tão importantes?

A logomarca ou logotipo são importantes porque ajudam a construir a identificação entre o público e as marcas.

O que é logotipo?

Logotipo é um termo de origem grega que pode ser traduzido como um conceito transmitido através de um símbolo ou imagem.

O que é logomarca?

A palavra logomarca é usada popularmente no mesmo sentido que logotipo, mas quando analisamos a origem da palavra logomarca, vemos que este uso está errado.

O que é briefing?

O briefing é um documento onde você vai colocar todas as informações relevantes para a criação do seu logo.