Dúvida de muitos, o plano de comunicação é uma ferramenta que direciona as empresas na hora de entregar informações importantes ao seu público. Ele deve ser elaborado com o foco em objetivos claros e na obtenção de resultados mensuráveis. Se você se interessa pelo assunto, temos uma boa notícia: este artigo abordará tudo o que você precisa saber sobre plano de comunicação. Vamos lá?

Em meio ao crescimento absurdo das vendas online, saber como falar com os clientes da maneira certa ou como criar campanhas de marketing eficientes, por exemplo, tornou-se algo vital para o bom desempenho de um negócio. 

Hoje, nenhuma empresa quer desperdiçar tempo ou dinheiro com iniciativas que não a farão ter um bom posicionamento no mercado de Ecommerce. Diante disso, a principal estratégia que surge na vida dos empreendedores nesse sentido é justamente o plano de comunicação…

Se você quer entender o que é plano de comunicação, qual a sua importância, seus elementos essenciais e como elaborar um na prática, fique atento: nós vamos falar tudo sobre o tema ao longo deste artigo. Veja!

O que é um plano de comunicação?

O plano de comunicação é um documento criado para orientar as empresas em suas ações de comunicação. Normalmente, é desenvolvido pelo time de comunicação ou marketing - em muitos casos, ambas as partes estão envolvidas nesse processo. 

Na prática, esse tipo de estratégia precisa levar em consideração alguns aspectos essenciais para os negócios, como o atual cenário da empresa, os objetivos a serem atingidos e o público que deve ser impactado. 

Além disso, o plano de comunicação pode ser adotado para diversas finalidades, desde o lançamento de um produto ou serviço no mercado até iniciativas para aumentar as vendas da loja virtual

Outro ponto importante é que, depois de finalizado, o planejamento de comunicação também pode - e deve - ser revisitado periodicamente. É isso que faz com que os gestores mensurem os resultados obtidos e, a partir disso, definam novas iniciativas para a comunicação da empresa. 

Qual a importância do plano de comunicação para as empresas?

Quem trabalha com vendas sabe a importância que a comunicação e o marketing têm para se chegar a bons resultados. Afinal de contas, é por meio de ações dessas áreas que um negócio online consegue atingir os consumidores e, claro, efetuar vendas.

Mas o conceito é mais amplo que isso e cumpre um papel crucial em um negócio. Na verdade, a estratégia é capaz de orientar as iniciativas como um todo, direcionando recursos de maneira eficiente e desenvolvendo uma visão analítica a respeito do que já foi executado e o que está por vir. 

Dessa forma, o plano de comunicação garante que as estratégias definidas para a empresa vão seguir a mesma linha de raciocínio. Isto é, com ações alinhadas a um objetivo central. Bem interessante, não é mesmo? 

O que um plano de comunicação deve conter?

Existem alguns aspectos essenciais a um bom plano de comunicação. Vamos apresentar quais são eles e os seus respectivos detalhes a seguir:

Objetivo

Por que a sua empresa quer se comunicar com os consumidores? Qual é o seu propósito nesse sentido? Atingir novos tipos de clientes? Aumentar o market share (quota de mercado)? Lançar um novo produto?

Esses e outros questionamentos são importantes para que você entenda exatamente qual é o objetivo por trás da criação do seu plano de comunicação

Sendo assim, dedique um tempo para pensar sobre isso, se achar necessário. O importante aqui é entender cada aspecto e etapa do plano de comunicação para que você não faça nada sem ter um bom embasamento, certo?

Aproveite para ler: 25 Termos do Marketing que Você Precisa Conhecer

Público

Neste ponto é válido ter em mente não só a persona do seu negócio, isto é, o perfil dos seus clientes. Mas também todas as pessoas que, querendo ou não, são impactadas pela sua empresa. 

Os funcionários, os fornecedores e demais parceiros são bons exemplos disso, afinal, eles também entram em contato com o seu negócio, concorda?

Então, não se esqueça: um bom plano de comunicação precisa levar em consideração todos os públicos estratégicos da empresa. Anote bem esta dica!

Mensagem

Uma vez que você já sabe qual é o objetivo e o público do seu plano de comunicação, chega o momento de definir a mensagem a ser transmitida. E, tão importante quanto isso, também a maneira como ela será passada para as pessoas. 

Para isso, saiba que o tom de voz que a empresa utiliza deve ser inserido nesse planejamento de comunicação. É isso que vai fazer com que a comunicação em diferentes canais esteja coerente e alinhada, evitando ao máximo gerar ecos ou falhas de interpretação. 

Além disso, fique atento para desenvolver uma mensagem clara, objetiva e sem erros de português. Também ter uma linguagem adequada ao seu público é outro ponto importante, já que a ideia é atingir os consumidores do jeito certo e obter os melhores resultados com isso.  

Estratégia

Nesta etapa, você precisa considerar onde os seus clientes estão. Eles utilizam mais o WhatsApp? A própria loja virtual? Redes sociais como Instagram e Facebook? Pois é…

O foco aqui é definir a melhor estratégia para o seu plano de comunicação, o que, automaticamente, implica nos canais que serão usados

Por exemplo: não adianta muito traçar toda uma estratégia para criar vídeos para o Youtube se o seu público está mais presente no Instagram, concorda? 

Logo, insira em seu planejamento de comunicação os canais os quais os seus clientes mais se identificam, alinhando a comunicação às necessidades deles, etc. 

Inclusive, temos um artigo bem interessante que fala um pouco sobre o tema: Como dominar os Canais de Comunicação do seu Ecommerce. Leia quando puder!

Avaliação

Não estamos mais naquele tempo em que ações eram realizadas sem ter o devido monitoramento dos resultados. Hoje, é imprescindível que as empresas trabalhem orientadas a dados… E isso não poderia ser diferente na hora de criar um plano de comunicação. 

Assim, avalie se a mensagem foi recebida como o esperado, se o objetivo foi devidamente atingido e outros pontos que julgar como relevantes.

O foco neste ponto é não deixar de colher insights valiosos que podem te orientar a fazer mudanças se for necessário. Mas vamos falar mais sobre isso adiante neste artigo, continue a leitura…

Como criar um modelo de plano de comunicação eficiente?

Agora que você já sabe o que é um plano de comunicação, qual a sua importância e os fatores que não podem faltar na hora de desenvolver o da sua empresa, podemos avançar um pouco mais no assunto.

Vamos apresentar, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre como criar um modelo de plano de comunicação eficiente. Preparado? 

1. Entenda a posição da sua empresa no mercado

Para que a sua empresa atinja o objetivo que deseja, é preciso que você entenda muito bem onde ela está neste momento. Ou seja, qual é a posição atual que ela ocupa no mercado

Saber isso é importante para que você não trace metas irreais e se perca em iniciativas que não vão levar o negócio a lugar algum. Ninguém quer perder tempo ou recursos financeiros ao longo de todo esse processo.

Sendo assim, faça uma boa análise sobre a situação atual do seu negócio. Algo que pode te ajudar nesse sentido é preencher o Canvas da sua empresa. 

2. Defina objetivos e metas 

Como vimos, a definição do objetivo é crucial para um bom plano de comunicação. Então, não deixe de gastar um tempinho dedicando-se a isso. A mesma coisa serve em relação às metas, já que são elas que vão te ajudar a alcançar o objetivo almejado.

É comum que muitos gestores sintam dificuldade nesse sentido. Principalmente porque o desenvolvimento de metas requer muita atenção e organização, uma vez que o dia a dia de trabalho é bastante corrido. Mas a boa notícia é que nada disso é impossível, claro…

Para te dar uma ajuda nesse sentido, sugerimos a leitura do artigo: Passo a passo para atingir seus objetivos e metas

3. Conheça e segmente o seu público-alvo

Para desenvolver um bom plano de comunicação, você vai precisar conhecer profundamente o seu público. E quando falamos isso, estamos indo além do conceito de público-alvo já amplamente conhecido… Mas sim a persona da sua empresa

Já falamos algumas vezes o quanto é importante ter esses dois conceitos em mente - principalmente as suas diferenças. Mas não custa nada repetir, não é mesmo?

O público-alvo nada mais é do que uma parcela segmentada por você na hora de posicionar o seu produto, contendo informações demográficas e geográficas, por exemplo. Já a persona é a representação fictícia de clientes, definida a partir de informações comportamentais, de personalidade, gostos, dores e outros fatores. 

Caso você queira se aprofundar um pouco mais no assunto - o que vale muito a pena, aliás -, sugerimos a leitura do artigo: 14 Ferramentas Simples Para Criar Uma Persona

4. Estabeleça um orçamento

Como a maioria das iniciativas criadas dentro de uma empresa, o plano de comunicação também envolve custos. Por isso, é indispensável que você saiba o quanto vai ser preciso para executar a estratégia.

Outro ponto interessante é entender a quantia que a empresa já tem disponível em caixa. Assim, quando o projeto chegar ao fim, você consegue ter uma visão de quanto ele contribuiu para o orçamento final do negócio. 

Para isso, não deixe de executar uma boa gestão financeira da sua empresa… Lembrando que o foco é o planejamento de comunicação aprimorar os ganhos, não gerar prejuízos. 

5. Elabore um cronograma

Você sabe quais ações vão ser executadas? Ou quando elas vão acontecer? Pois bem, elaborar um cronograma pode deixar o seu plano de comunicação ainda mais eficiente.

As chances de acontecer alguma falha quando todas as etapas do planejamento estão bem delimitadas em um cronograma são bem menores. Logo, não ignore este passo na hora de criar um plano de comunicação da sua empresa!

6. Trabalhe focado em longo prazo

Sim, é importante que o plano de comunicação leve um tempo para ser elaborado. Mas tão importante quanto isso, é que ele seja desenvolvido com base em um pensamento em longo prazo. 

Ou seja, não espere ações imediatas logo de início e resultados rápidos. Faça tudo com cautela e atenção, pensando no futuro. Isso é relevante porque o plano de comunicação deve levar em conta objetivos maiores da empresa, que são baseados em sua proposta de valor, missão, etc. 

7. Prepare-se para possíveis períodos de crise

A sua empresa pode ser a mais organizada e preparada do mundo, mas não tem jeito… Momentos de crise podem acontecer e eles devem estar previstos no seu plano de comunicação. 

Quem é o porta-voz do negócio? Como a empresa vai se posicionar nessas situações? Há alguma iniciativa mapeada para lidar com os comentários negativos que possam surgir nas redes sociais? Tudo isso precisa ser devidamente pensado…

Um ponto que você pode ter em mente é que, em momentos de crise, agir com transparência ao posicionar a sua empresa é o melhor caminho. Os clientes querem saber a verdade nesses casos e você precisa encontrar a melhor maneira de contá-la. 

8. Faça testes

Nenhuma nova estratégia ou projeto pode ser implementado em um negócio sem que você ou a equipe responsável faça testes. O mesmo se dá no caso do plano de comunicação. 

Assim, a partir do momento que você já sabe quem é o público que deseja atingir, não direcione ações para todos eles de uma só vez. Faça testes com pequenos grupos… É isso que vai te ajudar a observar possíveis dificuldades ou equívocos e fazer as devidas correções.  

9. Monitore os resultados 

A mensuração dos resultados é vital para o bom funcionamento do plano de comunicação. Esta é uma etapa que serve para te ajudar a entender o que está dando certo e o que não está saindo como o esperado. 

Dessa forma, com os dados em mãos, você consegue conversar com seus colaboradores, definir novas estratégias e resolver qualquer problema que tenha surgido pelo meio do caminho

Resumindo? Quando falamos em vendas online, a análise de dados é um dos fatores que podem fazer o negócio atingir um outro nível. Portanto, não a ignore, certo?

Inclusive, nesta etapa de monitoramento do plano de comunicação, vale a pena conhecer metodologias que te ajudem a implementar e acompanhar os resultados das ações. Uma boa opção é o Balanced Scorecard, que abordamos neste artigo: BSC: o que é Balanced Scorecard, vantagens e como aplicar na empresa

Saiba tudo sobre empreendedorismo com o Ecommerce na Prática!

Ter o conhecimento adequado para atingir os melhores resultados nos negócios é o que todo empreendedor precisa, não é verdade?

Como vimos, saber como estruturar um bom plano de comunicação faz parte disso… Mas, como você já deve saber, está longe de ser o único tema a estar na mente dos empresários. 

Se você sente dificuldade em encontrar bons conteúdos e treinamentos para levar o seu negócio para um outro patamar, nós temos uma boa notícia:

A assinatura Ecommerce na Prática vai te ajudar!

A plataforma de educação por assinatura do Ecommerce na Prática foi criada com o objetivo de ajudar quem precisa de apoio em todas as fases do negócio…

Por lá, você tem acesso a mais de 350 conteúdos exclusivos criados por especialistas do mercado em áreas como Marketing, Empreendedorismo, Finanças, etc. 

E o melhor de tudo: você pode assistir às aulas, premieres e conteúdos quando e onde quiser!

Assine clicando aqui: