Você já ouviu falar sobre mindset milionário? Essa é uma característica que difere as pessoas bem-sucedidas nos negócios, daquelas que falham. Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre o assunto. 

Muitas pessoas se perguntam se, de fato, existe uma característica que diferencia empresários bem-sucedidos daqueles que desistem de empreender. E a grande verdade é que essa característica,de fato, existe e pode ser resumida como o mindset milionário. 

Felizmente, essa não é uma característica nata. Ou seja, ninguém nasce com ela, mas precisa se desenvolver ao longo do tempo. E qualquer um pode fazer isso… 

Antes de começarmos essa jornada, te convidamos a assistir ao vídeo abaixo. Nele o especialista em marketing, Ricco de Carvalho, fala sobre o que é o mindset milionário e como ele pode ser usado a favor do seu negócio. Vale o play!

O que é mindset milionário? 

O mindset milionário é um padrão de pensamentos focados na riqueza material. A ideia é atrair a abundância a partir de um estado mental específico. Esse conceito faz parte de filosofias milenares e é usado até hoje por algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mercado. 

O princípio do mindset milionário trata o dinheiro e riquezas materiais como qualquer outro tipo de energia presente no mundo. Isso quer dizer que qualquer um pode se conectar com ela e atraí-la.

Mas, é claro, o mindset milionário – ou mindset empreendedor, como também é chamado – não diz respeito apenas ao dinheiro. O conceito também inclui outras áreas da vida, como o sucesso espiritual e intelectual. 

Na verdade, a crença mais pregada dentro do conceito de mindset milionário é que, antes de acumular riqueza material, uma pessoa deve acumular relacionamentos e experiências, a fim de que possa se desenvolver e se preparar para o sucesso. 

A ideia é que esse contexto produza mais oportunidades para o indivíduo e, com isso, ele possa construir a sua própria riqueza. Achou interessante? Vamos continuar o artigo para entender como tudo isso funciona na prática.

Por que criar um mindset milionário é importante? 

Construir um mindset milionário vai te ajudar a manter o foco em seus objetivos de negócio e alcançar o sucesso. 

Mas a teoria e a prática, é claro, são coisas bem diferentes. Você certamente já ouviu falar – ou até mesmo falou – frases como:  

  • “Trabalho muito, mas não tenho retorno financeiro que gostaria”;
  • “Nascer em uma família sem recursos torna impossível ficar rico”; 
  • “Apenas pessoas com dinheiro podem se tornar grandes empreendedores”.

Essas são frases e pensamentos que tornam o sucesso muito mais difícil de alcançar. A verdade é que pensamentos como esses mostram um padrão mental muito preocupante. Essas crenças refletem a mentalidade de pessoas que não assumem a responsabilidade pelo que acontece em suas próprias vidas. 

E o que acontece quando você não assume a responsabilidade pelas suas ações e resultados? Nesse caso, boa parte do controle sobre o que acontece – ou deixa de acontecer – com você e com o seu negócio é perdido. 

Isso torna muito mais difícil alcançar resultados e ter o sucesso que você tanto almeja. Viu o poder que a mente tem sobre a sua realidade? Agora vamos entender como mudar isso… 

Leia também: 12 dicas de empreendedorismo: o que você precisa saber para ter uma empresa de sucesso

5 dicas para criar um mindset milionário

Muitos podem até acreditar que não se pode mudar a forma como alguém pensa ou age. Mas isso não é verdade. O mindset é algo treinável e totalmente sujeito à mudança. Na verdade, muitos até diriam que o mindset é uma coisa em constante desenvolvimento. 

Por isso, se você também quer ter um mindset milionário, saiba que essa pode ser uma habilidade treinada. E nos próximos tópicos vamos te mostrar exatamente como fazer isso… 

1. Não deixe sua idade ser um fator de limitação

Muitas pessoas pensam que a sua idade é um obstáculo no caminho do sucesso. E isso acontece independentemente da faixa etária.

Jovens, por exemplo, se sentem despreparados para criar um negócio e têm medo de não prosperar devido à sua inexperiência. Da mesma maneira, os mais velhos também pensam que não tem mais idade para ter ideias inovadoras e tocar um negócio de sucesso.

Nenhuma das duas crenças é verdadeira. 

Não há uma idade certa para ser um empreendedor de sucesso. Grandes empresas já foram fundadas por pessoas de todas as faixas etárias.

Companhias como Coca-Cola, Nestlé e McDonald’s, por exemplo, tiveram fundadores com mais de 50 anos, por exemplo. Enquanto isso, uma das maiores empresas de tecnologia da atualidade, a Meta, foi fundada por um estudante de 20 anos. 

Leia também: 20 Melhores Livros de Empreendedorismo do Mercado

2. Tenha cuidado com o uso do seu tempo 

Muitos podem pensar que o recurso mais importante para um empreendedor no início da sua jornada é o capital. Ainda que este seja um elemento importante, a única coisa essencial para começar um negócio é o tempo. 

É com ele, por exemplo, que você consegue investir em aulas e treinamentos, conexão com outros empreendedores, estudos sobre o mercado e mais. Tudo isso influencia o seu mindset. 

Você já pensou em como usa o seu tempo? 

Se você, por exemplo, passa a maior parte do seu dia consumindo conteúdos não relacionados ao seu negócio, se rodeia de pessoas que não compartilham do mesmo objetivo que você – ou não te apoiam na busca desse objetivo – o seu recurso mais valioso pode estar sendo desperdiçado. 

Leia também:  10 dicas práticas de gestão de tempo e produtividade para empresários

3. Estabeleça um foco 

Um dos pilares do sucesso é o foco. Essa é uma crença compartilhada entre todos os empreendedores que alcançaram seus objetivos. 

Isso pode ser feito com metas de curto, médio e longo prazo. Nas metas de curto prazo, você pode focar em atividades diárias que te ajudam a alcançar um objetivo maior. Você ficaria impressionado com o poder que os pequenos passos têm para o progresso geral de um empreendimento. 

Nossa sugestão é que você analise a sua rotina e faça uma lista das atividades que mais são prejudicadas pela falta de foco. Analise também quais são os principais fatores que te levam a perder o seu foco e prejudicam a sua produtividade. 

Já nas metas de médio e longo prazo, pense em objetivos maiores. Não tenha medo de sonhar alto, mas seja realista com o que você pode alcançar dentro do prazo estabelecido. Ter metas alcançáveis é uma das chaves para se manter motivado. 

4. Crie métodos 

Parte do mindset milionário também diz respeito à criação de métodos – e a disciplina para seguir esses métodos ao longo de períodos prolongados de tempo. Lembre-se de que a constância é a chave para alcançar resultados. 

É normal que, ao longo do tempo, a sua energia e empolgação diminuam e as tarefas diárias pareçam mais difíceis de completar. 

Nesses momentos, é ainda mais importante que você mantenha o foco em suas atividades diárias, lembrando do porquê de você ter começado o seu empreendimento em primeiro lugar.

O sucesso não é algo que vem do dia para a noite, mas é conquistado passo a passo. Assim, ter métodos e segui-los com constância é importante para alcançar seu negócio milionário

Leia também: Quanto custa um Ecommerce? Conheça custos variáveis, fixos e mais! 

5. Invista em conhecimento 

Ao longo deste artigo nós falamos sobre como é possível criar uma empresa de sucesso mesmo sem experiência. E isso é uma realidade, nós vemos isso acontecer no mercado o tempo todo. 

O que não é possível, no entanto, é criar uma empresa sem conhecimento. 

O empreendedor é um eterno aluno. Isso quer dizer que, se você quer construir um mindset milionário, deve estar sempre buscando novas fontes de conhecimento. Isso vale para podcasts, livros e até aulas livres e cursos completos. 

Criar um hábito de aprendizado constante é essencial para prosperar, independentemente do segmento em que você atue. Isso porque, como um empreendedor, você precisa entender pelo menos um pouco sobre diversas áreas diferentes

A educação não é um gasto, mas sim um investimento. Principalmente dentro do contexto do empreendedorismo. Estudar e adquirir conhecimentos vai te permitir gerenciar o seu negócio com segurança, mesmo que você não tenha experiência de mercado.

Se você está começando o seu negócio agora e já entendeu a importância do mindset milionário para alcançar o sucesso, temos um convite para te fazer… 

Com o curso Ecommerce do Zero, nós te ensinamos a tirar um negócio do papel e validá-lo em até 90 dias. Esse é o treinamento perfeito para quem quer dar os primeiros passos no mundo das vendas digitais. 

Para saber mais sobre o treinamento, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é mindset milionário?

O mindset milionário é um padrão de pensamentos focados na riqueza material. A ideia é atrair a abundância a partir de um estado mental específico. Esse conceito faz parte de filosofias milenares e é usado até hoje por algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mercado.

Por que criar um mindset milionário é importante?

Construir um mindset milionário vai te ajudar a manter o foco em seus objetivos de negócio e alcançar o sucesso.

Como ter um mindset milionário?

Para ter um mindset milionário você deve ser capaz de estabelecer metas e ter foco para cumpri-las, mesmo quando bate o desânimo. Além disso, você também precisa investir em conhecimento constante, seja pode meio de podcasts e livros, ou treinamentos e aulas.