Você já ouviu falar em BSC? A sigla para “Balanced Scorecard” entra em pauta em diversas empresas quando o assunto é a necessidade de se fazer um gerenciamento estratégico realmente eficiente… isto é, que permita que elas entendam o que precisam para crescer mais, estabelecendo objetivos claros e iniciativas estratégicas. 

Pare e reflita por um instante: nunca foi tão importante como hoje que as empresas saibam como evoluir no mercado de forma constante e sólida, concorda? Principalmente porque o setor de Ecommerce não para de crescer. 

Contudo, a questão que surge nesse cenário é a seguinte: como os negócios podem fazer isso de forma simples e eficiente? Pois é… É justamente neste contexto que surge o BSC!

A metodologia do Balanced Scorecard vem sendo a escolha de companhias ao redor de todo para a elaboração de estratégias e planejamentos de forma mais abrangente possível, pensando em longo prazo. 

Para você ter uma ideia, em uma amostra de mais de 1.200 grandes empresas, 44% delas usaram sistemas de medição como o BSC ou similares. Globalmente, mais de 70% das companhias integram o BSC em suas operações, de acordo com relatório realizado pela consultoria Bain. 

Ou seja, o método parece ser extremamente eficiente, não é mesmo? 

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar o que é o BSC, como aplicá-lo nos negócios, quais são as suas vantagens e vários outros pontos cruciais sobre o tema. Acompanhe!

O que é Balanced Scorecard (BSC)?

Balanced Scorecard, ou BSC, é uma metodologia de gestão estratégica que possibilita às empresas a mensuração do desenvolvimento e do progresso de suas ações em longo prazo. 

Em português, o conceito significa “Indicadores Balanceados de Desempenho” e sua aplicação é baseada em objetivos, metas, indicadores e iniciativas pontuais.

Basicamente, o Balanced Scorecard propõe a ideia de que não é necessário apenas analisar indicadores ligados à área financeira de um negócio para saber se, de fato, ele está tendo sucesso…

Ele é utilizado para estabelecer estratégias e criar planejamentos de forma mais ampla, observando a empresa como um todo. 

O conceito Balanced Scorecard

O conceito foi desenvolvido em 1988 pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School, como uma solução para o gerenciamento do desenvolvimento das empresas. 

Na prática, o BSC é se baseia em alguns pontos-chave como: 

  • Gestão estratégica;
  • Mensuração de progressos;
  • Estratégia;
  • Objetivos;
  • Indicadores;
  • Metas;
  • Iniciativas estratégicas.

Ou seja, fatores cruciais para auxiliar empresários a entender o que desejam para suas empresas e, tão importante quanto isso, a como conseguir isso. Bem interessante, não é verdade?

As 4 perspectivas do Balanced Scorecard

Com o método Balanced Scorecard, existem quatro perspectivas que precisam ser estabelecidas e acompanhadas ao longo do processo. São elas: 

Perspectiva financeira

Os indicadores financeiros são essenciais para o negócio e é claro que eles não poderiam ficar de fora da metodologia. Lembrando que a proposta do BSC não é excluí-los… Apenas não basear as estratégias e o desempenho somente nesse viés, certo?

Sendo assim, o foco neste ponto é a necessidade de você avaliar quais são os objetivos financeiros a serem atingidos em curto, médio e longo prazo. Para isso, use métricas como Lifetime value, Retorno sobre investimento (ROI), Ticket médio, Custo de aquisição de clientes e Churn Rate.  

Caso você queira aprofundar um pouco mais sobre o assunto, falamos um pouco mais sobre ele no artigo “7 Métricas Essenciais para Acompanhar no Ecommerce todos os dias”. 

Perspectiva dos clientes

Essa perspectiva mostra que o foco de uma empresa pode - e deve - ser a participação no mercado e o relacionamento com os clientes. Contudo, isso precisa ser feito de forma organizada e estratégica. 

Na prática, a companhia precisa adotar iniciativas que façam com que ela tenha, daqui a alguns anos, uma boa participação no mercado e consumidores fiéis

Os empresários devem, então, concentrar-se no aumento da base de clientes com o passar do tempo da melhor maneira possível, ou seja, sem comprometer a qualidade de seus serviços.

Não é à toa que entre os principais pontos dessa perspectiva são: market share, brand awareness, além da retenção, aquisição, satisfação de clientes e a lucratividade deles.

Perspectiva dos processos internos

Você pode até traçar planos ousados para a sua empresa, mas se os processos internos não estiverem alinhados, isso não vai adiantar nada…

A proposta dessa perspectiva é, então, melhorar os processos internos para atingir os melhores resultados possíveis. Para isso, você pode utilizar ferramentas e recursos que julgar necessário.. 

E também pode analisar indicadores como: atendimento (incluindo pós-venda), produtividade, inovação, compliance e outras métricas de desempenho internas.

Perspectiva do aprendizado e crescimento

Por último, mas não menos importante, há a perspectiva do aprendizado e crescimento, que visa entender de forma efetiva o que a empresa está fazendo para atingir os objetivos traçados. 

Neste aspecto, vale a pena ter em mente que para um negócio chegar ao patamar almejado, é preciso de colaboradores capacitados para isso. Logo, construa equipes com profissionais preparados para lidar com as demandas que vão surgir. 

Os indicadores acompanhados neste processo são: capacitação, Culture code, clima organizacional, satisfação dos colaboradores e outros. 

Por que utilizar o BSC?

O BSC tende a ser um diferencial e tanto para as empresas quando o assunto é adquirir uma visão mais abrangente e estratégica em longo prazo.

Se você refletir um pouco, certamente vai notar que o dia a dia é tomado por tarefas e demais afazeres que precisam ser resolvidos rapidamente. Concorda? Hoje, a sensação que temos é que tudo precisa ser imediato…

Com isso, é comum que muitos gestores não consigam trabalhar pensando na expansão das empresas em um cenário de 5 a 10 anos. Se há tantas ações que precisam de atenção agora, como avaliar e definir as expectativas para um futuro não tão próximo assim? Complicado…

Assim, é por isso que o BSC é tão importante: permite que os gestores e suas equipes pensem de forma estratégica, definindo as demandas necessárias para atingir as metas pensadas em longo prazo

Leia também: Metodologia 5s: o que é, como funciona nas empresas e como implementar

Como aplicar o BSC na sua empresa

Depois de tantas informações relevantes, vamos entender como aplicar o BSC na sua empresa? Existem alguns pontos importantes… Veja só:

1. Desenvolva um mapa estratégico

O mapa estratégico é a base inicial para a implementação do BSC no seu negócio e precisa ser um dos primeiros pontos a ser desenvolvido. Ele nada mais é do que um quadro-resumo visual sobre conceito BSC que será executado na empresa.

Esse mapa estratégico deve sinalizar todos os fatores cruciais para a realização do plano. Uma boa dica nesta etapa é que esse quadro seja criado não apenas pelo gestor, mas também com as pessoas que vão contribuir ao longo do processo.  

2. Estabeleça objetivos

É preciso estabelecer objetivos claros para conseguir atingir o que você deseja com o Balanced Scorecard. Neste momento, nada de traçar metas inatingíveis, certo? Elas só vão gerar frustração em você e nos seus colaboradores…

Sendo assim, uma boa medida na hora de definir os objetivos é analisar atentamente as perspectivas da metodologia, aquelas que citamos anteriormente. É a partir delas que você vai ter uma visão ampla a respeito do que o seu negócio está realmente precisando para crescer ainda mais no mercado. 

3. Defina os indicadores

Falando em perspectivas, outro ponto importante é a definição dos indicadores. Existem vários que precisam ser acompanhados com frequência e a escolha deles vai depender dos seus objetivos

Além disso, saiba que eles não precisam ser definitivos. Isto é, se em algum momento de todo o processo você sentir que precisa fazer ajustes, olhando mais para outro indicador, faça isso… O importante é você chegar na melhor solução possível para a sua empresa.

4. Mantenha os funcionários alinhados

Se a visão de todos os funcionários trabalhando na mesma página já é algo importante no geral, é seguro dizer que no caso da aplicação do Balanced Scorecard isso ganha ainda mais relevância. 

Como vimos, o BC é realizado por meio da atuação de diversas pessoas… Diante disso, imagine que complexo seria elas tiverem entendimentos diferentes sobre as estratégias traçadas? Seria uma tremenda dor de cabeça…

Para evitar isso, saiba que cada liderança tem o seu estilo, mas, independentemente disso, todos da empresa precisam trabalhar de forma alinhada aos objetivos a serem atingidos.

5. Faça reuniões para revisão

A partir do momento que você precisa que todos os funcionários trabalhem de maneira alinhada, vai ser preciso que algumas iniciativas sejam feitas para que isso aconteça. Reuniões periódicas são exemplos disso. 

O indicado é que esses encontros ocorram semanalmente, podendo ser apenas entre as lideranças ou junto com os colaboradores. Se necessário, das duas formas. O importante é que não existam falhas na comunicação dentro dos times e que ajustes possam ser feitos quando necessário para atingir o objetivo traçado

Vantagens de utilizar o Balanced Scorecard

Agora que você já tem um bom conhecimento sobre a metodologia, vale a pena conhecer as suas vantagens…E é isso o que vamos te apresentar a seguir:

Aperfeiçoamento constante

Como dito anteriormente, as ações ao longo do processo de implementação do Balanced Scorecard podem ser ajustadas... 

Assim, caso algo não esteja saindo como o planejado, é possível fazer as alterações necessárias. E tudo isso, na prática, representa a oportunidade de ter um aperfeiçoamento contínuo

Visão ampla de toda a estratégia

A partir do momento que todos os colaboradores têm acesso a informações importantes sobre a estratégia, mais ampla será a visão a respeito dela. Inclusive, o mapa estratégico vai garantir isso.

Logo, nada de deixar planejamento restrito a apenas poucas pessoas da sua organização, combinado?

Flexibilidade

Você já deve ter percebido ao longo deste artigo que o BSC não é uma metodologia complexa, não  é mesmo? E é isso que faz com que um de seus principais benefícios seja a flexibilidade… isto é, qualquer empresa pode adotar a metodologia

O único ponto de atenção nesse sentido é não criar mais de um BC para o negócio, principalmente ao mesmo tempo. É importante que a sua empresa tenha apenas um, com tudo o que for necessário para que ela cresça como o esperado. 

Dúvidas frequentes:

O que é Balanced Scorecard (BSC)?

É uma metodologia de gestão estratégica que possibilita às empresas a mensuração do desenvolvimento e do progresso de suas ações em longo prazo. E a sua aplicação é baseada em objetivos, metas, indicadores e iniciativas pontuais.

Quais são as perspectivas do Balanced Scorecard (BSC)?

As perspectivas do Balanced Scorecard são:

  • Financeira: já que toda empresa precisa de recursos financeiros;
  • Clientes: que é o foco de todo negócio;
  • Processos internos: quanto mais organizada a companhia for, mais chances de o BSC dar certo;
  • Aprendizado e crescimento: a capacitação é vital para que a empresa cresça com constância e da melhor maneira possível.

Vantagens de utilizar Balanced Scorecard (BSC)?

Existem vários benefícios no método Balanced Scorecard, como:

  • Aperfeiçoamento constante: não há estratégias fixas e as iniciativas para atingir as metas podem ser ajustadas quando necessário;
  • Flexibilidade: metodologia simples, prática e eficiente, que pode ser utilizada por empresas dos mais variados nichos e portes;
  • Visão simples e ampla de toda a estratégia: todos os colaboradores podem ter acesso à estratégia. Isso possibilita que os times tenham uma visão ampla não só do objetivo central, mas de tudo que está sendo feito para atingi-lo.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!