Existem muitas maneiras de se começar a vender na internet, mas ter a sua própria loja virtual é uma das mais populares e eficientes. 

Nesse sentido, escolher a melhor loja virtual para o seu Ecommerce é um dos primeiros passos que você precisa tomar, além de ser um dos mais importantes. 

Afinal de contas, a plataforma de Ecommerce é o sistema pelo qual você vai criar a sua loja e tornar possível que clientes visitem o seu site e comprem seus produtos. 

Sendo assim, tomar a decisão certa sobre a plataforma utilizada pode evitar dores de cabeça e tornar o seu gerenciamento mais fácil. Mas, com a tamanha variedade de plataformas que existem no mercado atualmente, como saber qual a melhor loja virtual?

Ao longo deste artigo, nós vamos responder a esta pergunta. 

A seguir, você encontrará um comparativo atualizado entre algumas das plataformas mais populares atualmente, incluindo os seguintes nomes: 

  1. Nuvemshop;
  2. WooCommerce;
  3. Loja Integrada;
  4. Tray;
  5. Wix;
  6. Magento.

Vamos descobrir qual delas é a melhor opção para o seu Ecommerce? 

Como montar uma loja virtual? 

Antes de dar um passo à frente, mostrando qual a melhor loja virtual disponível no mercado atualmente, precisamos dar um passo atrás. Queremos ter certeza de que você está por dentro de todos os processos envolvidos na criação de uma loja virtual do zero. 

Então, antes de começar a leitura, que tal conferir este vídeo em nosso canal? Nele, o Fundador do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, mostra como tirar a sua loja virtual do papel, independentemente da plataforma que você escolher. 

O conteúdo é relativamente curto, por isso, recomendamos que você assista agora: 

Melhor loja virtual: o que procurar em cada plataforma? 

Agora que você já conhece o passo a passo para tirar o seu projeto de loja virtual do papel, é hora de entender quais são os elementos que tornam uma plataforma de Ecommerce a melhor opção de loja virtual para o seu empreendimento.

A seguir, listamos 4 características essenciais, que precisam estar presentes na plataforma que você escolher. Veja só: 

Segurança para sua empresa e para o cliente 

Quando falamos de compra e venda na internet, não há como ignorar o fator de segurança. Infelizmente, golpes e páginas falsas são acontecimentos relativamente comuns no mundo das compras online. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela PSafe, 3 a cada 5 pessoas têm medo de realizar compras online. E esse cenário representa um risco não só para os seus clientes, mas também para o seu negócio. Afinal, as empresas também podem ser lesadas por “compradores” mal intencionados

Por isso, a melhor loja virtual é aquela que conta com recursos de segurança avançados, com soluções antifraude que também protejam o sigilo dos dados de seus consumidores. 

Este também é um cuidado ainda mais necessário, considerando que as sanções da LGPD entraram em vigor alguns anos atrás. Você pode entender mais sobre o assunto neste artigo: LGPD: Como a Lei de Proteção de Dados afeta seu Ecommerce.  

Bom ecossistema de parceiros

Por mais que possa parecer, nenhum Ecommerce é autossuficiente. Para operar, você precisará de parceiros comerciais nos mais diversos setores: da logística até o marketing. 

Por isso, analisar se a plataforma de Ecommerce possui integrações interessantes é essencial. Isso ajudará a sua loja virtual a crescer com mais segurança, oferecendo uma boa experiência de compra para os clientes. 

Recursos avançados de personalização 

Outro aspecto importante que está presente em todas as melhores lojas virtuais são os recursos de personalização. Eles permitem que a sua loja virtual possa ter a cara da sua marca, diferenciando-se da concorrência.

Além de oferecer recursos de personalização, é importante que estas modificações sejam fáceis de serem aplicadas. Afinal de contas, não é todo mundo que possui conhecimentos avançados de programação, não é mesmo? 

Suporte avançado

Mesmo com as melhores plataformas de Ecommerce, eventualmente, você pode requerer a solução de problemas. E é para isso que serve o suporte!

A sua empresa precisa estar bem amparada, tendo acesso a um time dedicado, capaz de atender às suas solicitações com agilidade. 

Felizmente, saber se a plataforma possui este tipo de recurso é relativamente fácil. Basta procurar a opinião de outros clientes em sites como o Reclame Aqui, por exemplo. 

Essas são apenas algumas das dicas que podem te ajudar a escolher a melhor loja virtual para o seu Ecommerce. Temos um artigo mais aprofundado sobre o assunto. Você pode encontrá-lo aqui: Como Escolher uma Plataforma de Ecommerce: Guia Completo.

4 BANNER BLOG - EDZ AULA

A melhor loja virtual para o seu Ecommerce: 6 opções para alavancar o seu negócio

Como você pode perceber, escolher a melhor loja virtual para o seu Ecommerce é um passo importante. Para te ajudar nessa missão, listamos algumas das plataformas mais populares atualmente, falando sobre seus prós e contras. Confira agora… 

Nuvemshop

A Nuvemshop está no topo dessa lista e não é à toa. Ela foi eleita como a Melhor Plataforma de Ecommerce pela ABCOMM em 2017, 2019 e 2020. Hoje, ela conta com mais de 110 mil lojistas ativos e uma taxa de aprovação de 90% entre seus clientes. 

Essa é uma plataforma otimizada para pequenas, médias e grandes empresas, oferecendo soluções de customização avançadas, além de contar com um período de teste gratuito de 30 dias

Prós

  • Possui um plano gratuito, que pode ser usado de forma ilimitada;
  • Possui integração com mais de 150 aplicativos;
  • Conexão com marketplaces como Mercado Livre, Americanas, Amazon, Casas Bahia, Submarino, Extra, Shoptime, Google Shopping, Buscapé e mais;
  • Assistência via WhatsApp, chat, telefone ou e-mail;
  • Diversas opções de layout completamente customizáveis e responsivos; 
  • Visitas e cadastros de produtos ilimitados;
  • Certificado de segurança SSL grátis. 

Contras

  • Cobra uma tarifa por venda concluída;
  • Planos de entrada não possuem suporte por telefone;
  • Planos de entrada não possuem acesso ao código-fonte (HTML/CSS/JS)
  • Planos de entrada não possuem a exibição da loja virtual em diferentes idiomas, um problema se você quiser vender para fora do Brasil. 

Nós temos um artigo mais completo, com uma análise aprofundada de todas as funcionalidades da Nuvemshop em nosso blog. Você pode encontrá-lo aqui: Nuvemshop: Veja o Review Completo da Plataforma. 

Loja grátis Nuvemshop

WooCommerce

Ao contrário do que muitos podem pensar, o WooCommerce não é uma plataforma de Ecommerce independente. Esse, na verdade, é um plugin do WordPress, que permite o gerenciamento de uma loja virtual diretamente do CMS – que significa sistema de gerenciamento de conteúdo, em português. 

Ele é intuitivo, o que o torna bastante amigável para iniciantes, além de ser leve e de fácil operação. 

Prós 

  • Não requer um site próprio, afinal pode ser usado diretamente do WordPress; 
  • Possui opções de personalização; 
  • É de fácil instalação.

Contras

  • Funções mais avançadas requerem a instalação de plugins adicionais, o que pode tornar o site pesado;
  • Não possui suporte para escalar vendas rapidamente;
  • A instalação de funções mais avançadas pedem um conhecimento maior de programação. 

Confira a nossa análise completa do WooCommerce: O que é WooCommerce? Review Completo 

Loja Integrada

A Loja Integrada é uma plataforma de Ecommerce muito prática e de fácil usabilidade. Ela possui planos dos mais variados preços, tornando-se uma opção viável para empreendedores que desejam começar com pouco. 

Seu plano gratuito possui, ainda, diversas funcionalidades interessantes, como o cadastro de 50 produtos, 1 usuário administrador, envio por SEDEX, PAC ou transportadora, checkout com duas formas de pagamento e mais. 

Prós

  • Sem cobrança de comissão por venda realizada;
  • Possui plano gratuito;
  • Possui integração com marketplaces;
  • Conta com integração com aplicativos. 

Contras

  • Possui limitação de visitas em planos mais baratos; 
  • Layouts pagos;
  • Limitação de cadastro de produtos em alguns planos;
  • Suporte imediato apenas por telefone, em horário comercial; 
  • Possui limite no cadastro de produtos, em planos de entrada.

Falamos mais sobre a Loja Integrada neste artigo. Confira: Loja Integrada é Boa? Veja o Review completo da plataforma

Tray

A Tray é uma plataforma já tradicional no mercado de Ecommerce, sendo muito popular entre empreendedores de primeira viagem. Ela tem integração nativa com 20 marketplaces e uma extensa gama de layouts gratuitos e pagos. 

Prós

  • Conta com times de implementação em planos mais caros;
  • Desconto de até 35% em etiquetas de envio;
  • Mais de 100 temas gratuitos e pagos.

Contras

  • Não possui plano gratuito;
  • Possui limitação de visitas e produtos cadastrados em quase todos os planos;
  • Cobra 1% de cada venda feita em marketplaces;
  • Não possui período de teste.  

Nós criamos uma análise comparativa entre a Nuvemshop e a Tray, duas plataformas gigantes no mercado de Ecommerce. Escolha a melhor loja virtual lendo o artigo: Nuvemshop ou Tray: Qual é a melhor plataforma? 

Wix

O Wix não é uma plataforma de Ecommerce independente, mas sim um criador de sites com funcionalidades de loja virtual. Por seu custo mais baixo, esta costuma ser uma opção para empreendedores que não querem investir muito logo de cara. 

Apesar disso, essa alternativa tem algumas limitações importantes para quem deseja vender na internet. Vale a pena ficar de olho! 

Prós

  • Possui período de teste gratuito;
  • Integração com o PagSeguro, Mercado Pago e PayPal;
  • Temas gratuitos.

Contras

  • A versão gratuita não possui nenhum meio de pagamento integrado;
  • Por não ser dedicada ao Ecommerce exclusivamente, pode deixar a desejar na funcionalidade;

Nós temos dois artigos sobre o uso do Wix como plataforma de Ecommerce. Confira a nossa opinião sobre o assunto: 

Magento

O Magento é uma plataforma bastante consolidada no mercado de Ecommerce, sendo uma opção robusta para negócios maiores. Exatamente por isso, ela costuma ter um preço mais caro, além de requerer um maior conhecimento técnico para sua operação. 

Assim como outras opções desta lista, o Magento é uma plataforma open source, ou seja, é um sistema colaborativo, que pode ser aperfeiçoado por qualquer desenvolvedor. Isso dá, é claro, uma robustez muito maior à plataforma. 

Prós

  • Plataforma escalável, com alto poder de processamento para grandes empresas; 
  • Otimizada para SEO;
  • Integração com praticamente todos os meios de pagamento.

Contras

  • Maior investimento inicial;
  • Requer conhecimento em programação para ser otimizada;
  • Seus recursos podem não ser completamente aproveitados por Ecommerces menores.

Nós falamos mais sobre o Magento e todas as suas funcionalidades neste artigo: Montar Loja Virtual com o MAGENTO: Vale a Pena? [REVIEW] 

Qual a melhor loja virtual? 

Abrir uma loja virtual é um processo que requer bastante pesquisa, afinal de contas, as funcionalidades podem variar drasticamente de uma plataforma para outra. 

Neste artigo procuramos mostrar os prós e contras de algumas das plataformas mais utilizadas no mercado atualmente e esperamos que estas informações tenham sido úteis! 

Todas as plataformas mencionadas aqui tem as suas vantagens e desvantagens, mas, quando consideramos o custo-benefício geral, precisamos indicar a Nuvemshop como a melhor loja virtual atualmente. 

Seus recursos avançados dão ao empreendedor uma base sólida para fazer a loja virtual crescer à medida que o negócio amadurece. E tudo isso está disponível em um plano que custa R$ 0 / mês. Você pode começar a vender em uma plataforma robusta, sem gastar nada.

E, se você quiser começar em um plano mais avançado, também temos um presente: 25% de desconto na primeira mensalidade.

Esperamos que este seja um bom incentivo para que você possa tirar a sua loja virtual do papel e começar a vender pela internet! Clique aqui para saber mais: