A vitrine virtual é o cartão de visita de qualquer Ecommerce. Por isso, se você tem um negócio na internet, saiba que ela é fundamental para sua loja online e deve ser organizada da melhor forma possível para valorizar os seus produtos.

Se você quer saber mais sobre a importância dessa ferramenta para o seu negócio, acompanhe este texto... Nós vamos te explicar o que é vitrine virtual e como criar a sua.

Boa leitura!

O que é uma vitrine virtual?

A vitrine virtual nada mais é que uma página onde são exibidos os produtos à venda e as principais informações de um Ecommerce. Ela é responsável por apresentar a sua marca e os itens comercializados aos clientes, dando uma prévia do que a loja tem a oferecer.

Muitas vezes, ela é a própria página inicial do seu site, uma vez que essa normalmente é a primeira tela visualizada pelo usuário ao entrar em uma loja virtual.

Porém, também podem ser criadas vitrines em landing pages próprias e até mesmo em redes sociais, como Instagram e Facebook.

O mais importante é entender que a vitrine virtual tem o papel de oferecer uma boa experiência visual para o visitante. Também deve refletir sobre os valores da sua marca, além de facilitar a navegação do consumidor e destacar os diferenciais dos produtos vendidos, de forma a gerar interesse no cliente.

Qual a importância de ter uma Vitrine virtual?

Nos últimos anos, o comércio eletrônico ganhou inúmeras novas formas de chegar ao cliente, principalmente com o salto da inovação em tecnologia. E a cada dia surgem novas ferramentas para apoiar o seu negócio nesse sentido.

Assim, a experiência do usuário se tornou fundamental durante a jornada de compra. Isso porque, hoje, os consumidores querem viver a experiência de compras online da forma mais real possível e os empresários estão iniciando novos canais e métodos de acordo com essa tendência.

O fundamental, nesse sentido, é entender que a vitrine virtual de produtos agrega um poder extra à sua loja e pode impactar positivamente o sucesso do seu negócio

Quais as diferenças entre vitrine virtual e vitrine digital?

A vitrine virtual é aquela primeira página de um site de vendas ou loja virtual. Já a vitrine digital é um recurso que ocorre por meio de painéis de LED e displays eletrônicos para a exibição de produtos. 

Na prática, as vitrines digitais são mais usadas em lojas físicas. Hoje em dia, tornou-se algo bastante comum encontrar lojas com essas telas que expõem produtos, dicas de uso, vídeos de campanhas publicitárias, etc. 

Um ponto que chama a atenção é que ambas as opções podem ser usadas por um empresário. Basta analisar quais são os objetivos do negócio.

Como organizar uma vitrine virtual?

A sua vitrine não pode ser só bonita, ela precisa ser convidativa e estar alinhada aos objetivos do seu negócio, valorizando os produtos desejados conforme a necessidade da empresa. 

Além disso, essa é uma ferramenta que deve caminhar junto às estratégias de gestão, estar em acordo com os produtos em estoque e, principalmente, com as suas métricas de venda.

Por isso, para a organização e categorização da vitrine virtual, os critérios mais utilizados são:

1. Produtos por faixa de preço

Reunir produtos que tenham a mesma faixa de preço é uma estratégia interessante para lojas com itens em que o valor tem um peso muito grande na decisão de compra, ou com produtos com grande variação nesse critério.

Por exemplo, um cliente busca um sapato e não encontra o modelo exato que queria. Mas decide pela compra de outro modelo que estava na mesma faixa de valor que ele estava disposto a pagar.

Neste caso, a loja que disponibiliza opções parecidas quando se trata de preço, pode fechar uma venda com mais facilidade.

2. Produtos relacionados aos mais procurados ou mais vendidos

Uma das formas de encontrar os produtos desejados em um site é utilizar o campo de busca. Você pode aproveitar e criar uma vitrine com todos os itens que são mais buscados em sua loja e facilitar o processo de compra do consumidor. 

Uma ferramenta muito útil nesse sentido é o Google Analytics. Acompanhe os produtos que tiveram mais acessos e combine com outros itens que podem ser complementares, o que vai elevar o ticket médio das vendas.

Da mesma forma, a exibição dos produtos mais vendidos pode ser configurada automaticamente na sua plataforma de Ecommerce, para complementar a vitrine virtual.

Você também pode aproveitar o banner do site para aplicar essa estratégia, usando esse elemento para destacar o produto com maior volume de vendas. Assim, o cliente consegue encontrar o item rapidamente e, a partir daí, pode ser direcionado para outras mercadorias relacionadas.

Leia também: Banner para loja virtual: descubra os principais tipos e como criá-los.

3. Produtos organizados por volume de estoque

Ao organizar a vitrine virtual por volume de estoque, você aproveita para destacar as mercadorias que a loja possui em grande quantidade. 

Imagine uma situação em que a sua loja conseguiu uma grande promoção ao comprar produtos de um fornecedor, mas o valor apenas seria repassado se a empresa comprasse uma grande quantidade. Você poderia aproveitar a oportunidade para aumentar a margem de lucro e dar destaque a eles na vitrine virtual.

Outra vantagem da organização por volume é que ela estimula a venda de itens que estão parados, sem giro. Assim, você evita mercadorias paradas no estoque e também a perda do valor investido. 

Uma boa maneira de chamar a atenção para esses produtos é fazer combinações com itens de bastante procura ou oferecer bons descontos para impulsionar a venda.

Quais são as vantagens de ter uma vitrine virtual?

Uma vitrine virtual bem feita pode aumentar as vendas do seu negócio, já que elas chamam a atenção dos clientes para os itens que você tem a oferecer. 

Na prática, as principais vantagens de ter uma vitrine virtual são:

  • Cria de vínculo emocional com o consumidor;
  • Aumenta da taxa de conversão;
  • Fideliza clientes;
  • Aprimora a experiência do comprador;
  • Permite um ambiente personalizado.

Dessa forma, fica claro que a ideia da vitrine virtual não é só apresentar os seus produtos, mas sim gerar uma boa experiência de compra para quem visita o seu site. 

Sabendo disso, vamos te ensinar agora a como montar uma vitrine virtual. Continue a leitura...

Como montar uma vitrine virtual?

O primeiro ponto para saber como montar uma vitrine virtual é se atentar para a qualidade das fotos e ter uma descrição completa dos produtos. Esta é a junção perfeita para começar a pensar na elaboração da sua vitrine virtual. 

Isso acontece porque o conteúdo visual possui um grande poder de venda e essa questão não pode ser ignorada nos seus anúncios. Leia o artigo 7 dicas para tirar Fotos de Produtos profissionais pelo celular e aprenda como tirar fotos profissionais para sua loja virtual.

Mas lembre-se que nem sempre a imagem convence por si só. Você precisa informar o cliente sobre as características do produto e sobre as condições de venda. Esse é um ponto fundamental, que vai trazer mais segurança e transparência em seus processos.

Outras dicas para criar uma vitrine virtual atrativas para o seu clientes são:

1. Faça vídeos dos produtos

Uma forma de avançar ainda mais na apresentação dos produtos é através de vídeos que mostrem a forma de uso, por exemplo. 

Lembre-se que quanto mais informações úteis forem passadas para o consumidor, maiores serão as chances de venda.

2. Tenha um layout responsivo

Ter uma loja virtual responsiva, que se adapta a diferentes tamanhos de telas, é essencial para que o cliente tenha uma boa experiência.

Assim, mesmo que o cliente utilize um desktop ou um smartphone pequeno, a vitrine deve ser organizada, informativa e ajudar na decisão de compra.

Em uma página responsiva, cada informação inserida é adaptada para todos os tamanhos de tela, melhorando a experiência do usuário.

3. Organize os banners e os pop-ups

Os banners são aquelas propagandas maiores que aparecem no seu site, já os pop-ups são janelas com outros conteúdos que se abrem durante a visita. É importante que eles estejam sempre organizados para não prejudicar a experiência do consumidor.

Imagine que, ao visitar uma loja virtual, você encontre um layout poluído e cheio de chamadas que dispersam a atenção. Há grandes chances de que você desista da compra, não é mesmo?

Isso acontece porque a experiência no site acaba sendo um pouco desagradável e pode afastar os clientes.

4. Escolha bem as cores

As cores usadas na vitrine devem acompanhar a identidade visual da sua marca, além de valorizar os seus produtos. Mas elas não podem, em nenhuma hipótese, prejudicar a leitura ou confundir o seu consumidor.

Um fundo totalmente escuro, por exemplo, pode deixar a página cansativa para os olhos, dificultar a leitura das informações e não valorizar as fotos. Mas claro que isso depende também do nicho de atuação, pois o fundo escuro pode ficar interessante em uma vitrine virtual de roupas para motociclistas, por exemplo.

Ou seja, procure aplicar tons que valorizem o site e a sua marca. Faça testes e converse com profissionais que entendam do assunto para escolher as melhores cores para seu site.

5. Observe o tempo de carregamento da página

Você já entrou em um site que demorou tanto para carregar as fotos, que você acabou desistindo? Isso não pode acontecer no seu Ecommerce. 

Por isso, use elementos leves, que não comprometam o tempo de carregamento da página, em qualquer dispositivo. Conte com a ajuda de um profissional experiente para ajudar a montar a página da sua loja com atenção nesse ponto.

Quer saber mais sobre o universo do Ecommerce?

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!

Perguntas Frequentes

O que é uma vitrine virtual?

A vitrine virtual é a página onde são exibidos os produtos à venda de um Ecommerce. Ela é responsável por apresentar a marca e os itens comercializados aos clientes, dando uma prévia do que a loja tem a oferecer.

Como organizar uma vitrine virtual?

As formas de organizar uma vitrine virtual são: 1. Produtos por faixa de preço; 2. Produtos relacionados aos mais procurados ou mais vendidos; 3. Produtos organizados por volume de estoque.

Como montar uma vitrine virtual?

Para montar uma vitrine virtual, é preciso seguir os seguintes passos: 1. Faça vídeos dos produtos; 2. Tenha um layout responsivo; 3. Organize os banners e os pop-ups; 4. Escolha bem as cores; 5. Observe o tempo de carregamento da página.