Ter novos visitantes chegando no seu site ou redes sociais é incrível, pois mostra que suas estratégias que atração estão funcionando. No entanto, se você não aposta em uma Landing Page  (seja de conversão lead ou de venda), é provável que esteja perdendo grandes oportunidades e subaproveitado seu esforço de atração de visitas…

Esse subaproveitamento pode acontecer simplesmente porque ignora um ponto importante: ao chegar no seu site, nem todas as pessoas terão clareza imediata sobre o que comprar ou mesmo se precisam e fato daquilo...

Mas, uma vez que chegaram até ali, é seu papel incluir nas estratégias de Marketing uma das duas coisas a seguir: 

Ou pontos de captura do contato desse visitante, de modo que possa se comunicar com ele de forma direta em outros canais (como o email), ou elementos de conversão de venda com dados claros sobre o motivo pelo qual a pessoa precisa comprar determinado produto.

A escolha entre os dois vai depender do momento de compra do consumidor e do que pretende com a Landing Page…

Ou seja: se quer converter imediatamente o visitante ou se quer capturar o contato para aquecê-lo e trabalhá-lo depois.

Afinal, a mera visita não traz lucro para a empresa. A venda é que traz.

E a Landing Page tem um papel importante na condução do consumidor para a etapa de compra, ajudando a preparar melhor os visitantes para a compra.

Assim, você não terá apenas novos visitantes, mas sim futuros clientes em potencial que podem voltar a comprar com você mais de uma vez!

Quer saber como criar uma Landing Page de Sucesso? Leia este artigo até o final e vamos te ensinar tudo o que for preciso para aplicar essa técnica no seu Ecommerce.

O que é uma Landing Page? 

A Landing Page é a etapa final de conversão de novos leads para a sua empresa. 

Se você não conhece por Landing Page, já deve ter visto os termos “Página de Pouso”, “Página de aterrissagem” ou até mesmo “Página de Destino”. Todos esses termos possuem o mesmo objetivo: converter visitantes em leads. 

É isso que uma Landing Page faz dentro das estratégias de Marketing Digital

Essa Landing Page é composta com elementos de conversão, com um CTA (call to action) bastante atrativo, induzindo a ação final do visitante.  Desta forma, você qualificar o visitante e conduzi-lo para a compra.

Existem diversas empresas que criam Landing Pages de venda, onde o visitante tem todas as informações do produto escrita de forma persuasiva para que, ao final, queira concluir a ação de compra.

Sabe quem faz isso?

A Apple (de Tecnologia), a Beyoung (de Beleza), a Polishop (de Utilidades Domésticas)...

Mas essa não é sua única opção…

Uma prática comum no mercado é utilizar landing pages de captura de lead para conseguir o contato dos visitantes e trabalhá-los depois em ações de email marketing e remarketing. 

Isso, além de baratear o custo por lead, faz com que o visitante já tenha uma primeira relação com a sua marca…

E também te permite entrar em contato com essa pessoa quando quiser, falando sobre novidades da sua loja, ofertas ou mesmo enviando conteúdos de relacionamento via email.

Então, capturando o contato da pessoa por meio da Landing Page, você consegue planejar ações efetivas para induzir este lead a comprar da sua marca.

Essa é estratégia utilizada por nós, do EnP, e por vários de nossos alunos que vendem produtos físicos.

Pensando na prática, imagine que a sua loja favorita está oferecendo um Ebook gratuito, por exemplo, sobre um tema que te interessa muito… 

Mas, para baixar o Ebook, você é redirecionado a uma página de download. Lá, você precisa fornecer, geralmente, o seu nome, email e número de telefone. 

Essa página que você fornece todos esses dados e depois baixa o Ebook é a própria Landing Page em ação, capturando novos leads para a empresa por meio de uma isca digital

Por que gerar novos leads para a empresa? 

Os leads são futuros clientes em potencial que podem vir a comprar um produto seu e voltar a consumir mais vezes. 

É aquela pessoa que já está envolvida com os seus conteúdos, tem interesse no que você tem para oferecer em troca… 

Uma pessoa que está mais avançada nas etapas do funil de vendas

E o que fazer com essa informações? 

Tem algumas coisas que podem ser feitas agora que você tem o email e o celular (se possível) dos novos leads.

Mas tudo começa com preparação. O ideal é que você prepare por meio de email marketing esse cliente, enviando conteúdos de valor. Isso porque, na hora de enviar uma oferta, você precisa ter um público qualificado para aumentar suas chances de conversão em vendas.

Além disso, uma vez que está falando com a sua persona (o cliente ideal da sua empresa, alguém que conhece intimamente) e tem dados sobre esse público (que pode conseguir por um acompanhamento de CRM), sua equipe de vendas também pode trabalhar em cima desse lead.

Se for mesmo um futuro cliente em potencial, encaminhe para o time de vendas o contato com real qualificação para comprar seu produto (ou faça você mesmo!).

Se falta aquele último empurrãozinho para esse leads comprar o seu produto, após esse contato fica bem mais fácil de garantir a venda. 

Leia também: 5 Tipos de Tráfego Pago para Implementar Agora na sua Empresa

Coisas que não podem faltar na sua Landing Page de Sucesso

Antes de saber o que não pode faltar na Landing Page, você precisa definir o objetivo da Landing Page: qual é a finalidade da criação da Landing Page? Uma oferta relâmpago? Um Ebook? Aulas gratuitas? Pense exatamente o que você vai oferecer para o visitante e, a partir disso, pense nos outros elementos da página.

Entendendo como a Landing Page se encaixa na estratégia de conversão, vamos conhecer os elementos que NÃO podem faltar numa Landing Page de Sucesso. 

Esses são os principais: 

1- Formulário 

Se você for fazer uma Landing Page com intuito de capturar leads (conhecida como Página de Captura), o formulário é essencial. É através desse formulário que as pessoas vão fornecer os dados que você precisa para entrar em contato. 

Então, nada de deixar o formulário escondido. Deve ser uma das primeiras coisas que aparecem na Landing Page. 

Seja claro e objetivo ao solicitar as informações, porque você precisa facilitar o máximo possível o processo de preenchimento do formulário. 

Por isso, coloque apenas o essencial (nome, sobrenome, e-mail, número de telefone ou celular…). 

Na hora de definir o formulário, lembre desses três fatores: 

  1. Qual é a oferta que você está lançando?
  2. Qual é a persona que você quer atingir?
  3. Qual etapa do funil de vendas que essa persona se encontra?
Coisas que não podem faltar na sua Landing Page de Sucesso

2- Título Atrativo

A ideia é que o visitante tenha ainda mais interesse na sua oferta ou material que está oferecendo...

Com um título atraente e direto, as chances de captar a atenção do visitante e convertê-lo na Landing Page são altas.

Um detalhe que vale ressaltar é: o seu título PRECISA deixar claro o que a pessoa vai receber aí (e cumprir a promessa).

Não tente enganar o visitante. Isso pode até fazer com que ele converta para o que você deseja, mas, uma vez que ele perceber que não é bem o que pensava, vai se sentir muito frustrado. 

Uma pessoa frustrada com a sua empresa é menos um cliente no seu radar. 

Portanto, não minta…

Lembre-se de que a pessoa do outro lado também precisa se sentir satisfeita para que a estratégia funcione.

2- Descrição 

Logo abaixo do título, é interessante que você acrescente um breve texto para despertar mais o interesse e contextualizar o que essa pessoa vai receber. 

É uma forma mais detalhada de manter a clareza e não frustrar as pessoas. Você pode dizer o objetivo, citar os pontos principais ou explicar o que é de fato. Isso vai depender da sua estratégia… 

Foque especialmente nos benefícios, pontos positivos daquela ação e o valor que isso vai trazer para ela. 

É uma forma de você tirar boa parte das dúvidas que a pessoa possa ter antes de agir. 

3- Call to Action (CTA)

O Call to Action é um ponto fundamental na sua Landing Page. Na construção, ele representa a chamada para o botão de finalizar a ação.

As frases são escritas no imperativo e fazem um convite final, que devem incentivar a ação da pessoa do outro lado. 

Por exemplo: “Baixe Agora seu Ebook Grátis com 58 receitas Fitness” ou “Compre seu iPhone 11 com 50% de Desconto!

4- Selecione Boas Imagens

O visual conta muito para não só atrair a pessoa, mas também mostrar de fato o que ela vai receber. 

Pode ser uma prévia do arquivo ou do material que vai fornecer… O importante é que exemplifique o que você escreveu na descrição. 

Ferramentas para criar uma Landing Page 

Para que  você consiga colocar em prática os tópicos anteriores e crie a sua própria página, selecionamos as principais 4 ferramentas de Landing Page. 

Utilizando qualquer uma delas, a sua performance com relação às Landing Pages será otimizada, de modo que poderá conquistar grandes resultados. 

1- Leadlovers

O Leadlovers é a ferramenta que usamos aqui no EnP. Com os recursos do Leadlovers, você consegue criar landing pages e também pode engajar com e-mails automáticos e personalizados para toda a sua lista de contatos. Ou seja, você garante também a aplicação das estratégias de Email Marketing. 

2- RD Station Marketing

O RD Station é uma ferramenta de automação de marketing completa. Ou seja: você pode ir além das Landing Pages, podendo fazer toda a gestão de email marketing, de redes sociais, canais e de leads. 

Embora seja boa, o custo é relativamente alto. Você pode encontrar outras opções tão boas quanto e mais viáveis no mercado.

3- Unbounce

Se você procura por Designs criativos e layouts chamativo, o Unbounce é uma boa opção. 

A ferramenta oferece os recursos necessários para você criar a Landing Page sem dificuldades e do seu jeito, é possível selecionar templates prontos que a plataforma oferece. 

4- OptimizePress

Essa ferramenta é ótima para quem não tem muito conhecimento técnico sobre páginas e questões relacionadas a url, por exemplo. Além disso, tem integração com o WordPress.

Com o OptmizePress, você consegue criar a sua Landing Page de maneira simples. Basta arrastar e soltar os blocos da página e inserir aqueles elementos indispensáveis que citamos antes. 

Com isso, você consegue criar uma Landing Page que trará resultados efetivos para empresa…

Mas antes de converter os seus visitantes em leads e clientes, é necessário atraí-los para sua página.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!