O BeReal é uma mídia social que incentiva seus usuários a realizar somente uma postagem diária, em um horário aleatório preestabelecido pela plataforma, sem a opção de utilizar filtros ou quaisquer outros recursos de edição. Neste artigo vamos falar do BeReal, o que é e como usá-lo nos negócios. Leia!

Você já imaginou uma rede social que permite apenas uma publicações por dia e com conteúdos totalmente reais? A ideia, querendo ou não, seguiria bastante na contramão das demais plataformas que existem no mercado, mas, pasmem, ela já existe. 

Essa é exatamente a proposta do BeReal. Publicações feitas em um determinado horário, mostrando o que as pessoas estão fazendo naquele momento. O mais surpreendente disso tudo é que o aplicativo está fazendo grande sucesso ao redor do mundo, inclusive no Brasil. 

Quer entender mais sobre o BeReal, o que é, como funciona e muito mais? Nós criamos um artigo com tudo sobre a plataforma. Acompanhe os próximos tópicos!

O que é BeReal?

BeReal é uma rede social que propõe aos usuários fazerem apenas uma publicação por dia, em um horário aleatório determinado pela plataforma, e sem a possibilidade de aplicar filtros ou outros efeitos

O aplicativo foi criado em 2020, na França, por Alexis Barreyat e Kévin Perreau. De lá para cá, tem ganhado bastante espaço entre as pessoas e foi considerado o aplicativo do ano pela Apple na premiação "App Store Awards 2022". 

Toda essa popularidade acontece pela proposta de BeReal ser um contraponto às demais redes sociais que, de certa forma, permitem uma modificação da realidade em suas postagens, como o Instagram, por exemplo. 

Em um primeiro momento, o BeReal pode parecer um pouco limitante, já que possui um horário certo de publicação, não permite edições, dentre outros pontos. Mas o foco da rede social é que as pessoas mostrem quem elas são “de verdade” em seus cotidianos. Não é à toa que o aplicativo se chama BeReal, que significa “seja real” em tradução livre para o português. 

Como o BeReal funciona? 

Os usuários recebem uma notificação, que acontece apenas uma vez por dia, em um horário aleatório, informando que é a “Hora do BeReal”. Na sequência, abre-se uma janela com a duração de apenas dois minutos para que a pessoa faça a publicação de uma foto do que está fazendo naquele momento.  

Ela pode estar no trabalho, em uma consulta médica, passeando em algum lugar, enfim… A proposta é mostrar um retrato da realidade daquele indivíduo, sem filtros ou quaisquer edições. 

Algo interessante é que, dentro desse prazo de dois minutos, caso o usuário tire uma foto, não goste e tente fazer outras imagens, o aplicativo “denuncia” isso para os demais contatos presentes na rede social. 

As imagens, no caso, podem ser feitas com as câmeras frontal e traseira do smartphone. E a visualização das fotos dos amigos só ocorre se eles postarem no horário determinado pela plataforma. Ou seja, todas as pessoas precisam postar ao mesmo tempo. 

Essas informações, inclusive, estão disponíveis para os usuários assim que eles fazem o download e começam a usar o aplicativo. 

bereal o que é

A proposta do BeReal é um tanto diferente das demais redes sociais que vemos hoje em dia, não é mesmo? Vamos aproveitar para fazer um contraponto entre o BeReal e o Instagram, que é uma das plataformas mais utilizadas hoje em dia. Continue a leitura!

Qual a diferença do BeReal para o Instagram?

Existem algumas diferenças bem pontuais entre o BeReal e o Instagram. A principal delas é que o BeReal não permite a edição de imagens, diferentemente do Instagram, que disponibiliza milhares de filtros e elementos para compor as imagens.

Além disso, não há um feed de publicações no BeReal, uma vez que as publicações desaparecem depois de um tempo. Outra diferença entre as redes sociais é que não existe uma contagem de seguidores ou curtidas no BeReal, apenas a possibilidade de reagir às publicações com emojis, ou melhor, “RealEmojis”. 

Entre as opções de reações disponíveis na plataforma, há o polegar para cima, além de expressões de choque, sorriso, riso ou choro. O ponto que chama a atenção é que o usuário precisa fazer uma selfie para reproduzir tais expressões do emoji escolhido. 

Por último, mas não menos importante, o BeReal não abre espaço para influenciadores virtuais. Esta, talvez, seja uma das diferenças mais significativas entre as duas plataformas. Afinal de contas, o Instagram se tornou uma das principais redes sociais para o trabalho dos influencers. 

Leia também: O que é Koo: entenda como funciona a rede social rival do Twitter

Como instalar o BeReal?

Como todo aplicativo, existem alguns passos básicos para instalar o BeReal no seu celular. São eles:

1. Abra o aplicativo do BeReal

O primeiro passo é abrir o BeReal no seu smartphone. Caso ainda não tenha o aplicativo baixado, vá na loja de apps do seu celular e faça o download. É gratuito. 

2. Preencha as informações solicitadas

Após baixar o BeReal, a plataforma vai solicitar algumas informações básicas de cadastro, como nome, data de nascimento e número de telefone. Você receberá um código enviado por SMS para inseri-lo na janela seguinte.

bereal o que é

3. Escolha um nome de usuário

Nesta etapa, o BeReal vai pedir que você crie um nome para o seu usuário. Se por acaso você sugerir um que já exista, a plataforma vai te notificar, solicitando que escreva outra opção. 

Depois, o BeReal vai permitir que você encontre os seus amigos que já utilizam a rede social. Caso você não tenha interesse nessa opção, basta clicar em “Pular”, no canto superior direito.

bereal o que é

4. Faça a sua primeira publicação

Feito todos os passos anteriores, você já estará apto para fazer a sua primeira publicação no BeReal.  Assim que o cadastro é concluído, a plataforma envia uma notificação avisando que está na hora do BeReal e começa a cronometrar os dois minutos. 

bereal o que é

Quem pode usar o BeReal?

Qualquer pessoa pode usar o BeReal. Contudo, a Axios, empresa responsável pelo aplicativo, já afirmou que o público-alvo da rede social é a geração Z. Isto é, as pessoas que nasceram da metade dos anos 1990 até o início de 2010. 

De qualquer forma, isso não é uma regra. Pessoas de diversas ideias, com interesses distintos, podem utilizar a plataforma. É necessário apenas ter um aparelho celular para fazer o download do aplicativo, disponível no Google Play e App Store. 

3 tipos de conteúdos que a sua empresa pode compartilhar no BeReal

Se você é um empreendedor em busca de novas estratégias para divulgar sua empresa e se conectar com seu público, o BeReal pode ser uma excelente opção. A rede social propõe uma abordagem diferente das demais plataformas, permitindo que os usuários mostrem um retrato autêntico do seu cotidiano.

A seguir, vamos falar sobre três tipos de conteúdos que a sua empresa pode compartilhar no BeReal. Através deles, você poderá se aproximar ainda mais dos seus clientes e fortalecer a imagem da sua marca. Vamos lá!

1. Bastidores da empresa 

Compartilhar os bastidores da sua empresa é uma excelente forma de humanizar a sua marca e se aproximar do seu público. 

No caso de empreendedores de Ecommerce, isso pode ser ainda mais interessante, já que muitos clientes nunca tiveram a oportunidade de visitar uma loja física e conhecer como funciona o dia a dia de uma loja virtual.

Você pode compartilhar desde fotos da sua equipe trabalhando no estoque, passando pela preparação dos pedidos, até a rotina de envio dos produtos pelos Correios ou transportadoras. Esses momentos podem parecer simples, mas têm um grande poder de engajamento, já que mostram o processo por trás dos produtos que seus clientes estão comprando.

Aqui a ideia é mostrar que existem pessoas por trás da marca, trabalhando para levar a melhor experiência possível para o cliente. A psicologia do consumidor nos ensina que as pessoas compram de empresas que elas conhecem, gostam e confiam. 

Nesse caso, mostrar os bastidores da sua empresa é uma forma de construir essa relação de confiança, já que você está abrindo as portas da sua loja virtual e mostrando o que acontece por trás das cortinas.

2. Montagem de pedidos

O segundo tipo de conteúdo que sua empresa pode compartilhar no BeReal é a montagem de pedidos. Se você é empreendedor de Ecommerce, essa é uma excelente oportunidade de mostrar aos seus clientes como é feita a preparação e envio dos produtos.

Para compartilhar esse tipo de conteúdo, você pode mostrar desde a separação dos produtos no estoque até a embalagem e envio dos pedidos. O importante é que o processo seja mostrado de forma clara e organizada, para que os consumidores possam entender e apreciar cada etapa.

Esse é um bom momento para evidenciar todo o cuidado que você aplica na preparação de cada encomenda. Assim, clientes que já compraram vão ficar ansiosos pelo unboxing – e aqueles que ainda não compraram vão querer fazer parte dessa experiência. 

Compartilhar a montagem de pedidos também pode ser uma forma de incentivar os clientes a postarem suas próprias experiências de compra e recebimento dos produtos, criando uma rede de engajamento em torno da sua marca. 

3. Promoções relâmpago 

Outra estratégia que os empreendedores podem adotar no BeReal é a criação de promoções relâmpago ou cupons de desconto exclusivos. Isso significa oferecer descontos para aqueles que visualizarem a imagem publicada no aplicativo.

A vantagem dessa ação é que o cupom só é válido para quem viu a imagem e, portanto, é exclusivo para uma parcela específica do público-alvo. Além disso, o fato do cupom ter um prazo de validade predefinido pode criar um senso de urgência e incentivar a compra imediata.

Mas é importante lembrar que a promoção precisa ser clara e objetiva para não causar confusão ou mal-entendidos. O cupom deve ser apresentado de forma clara e com uma data de validade definida para que o público saiba exatamente o que está sendo oferecido e até quando pode aproveitar a promoção.

Para criar uma promoção eficaz, os empreendedores podem aproveitar momentos especiais do ano, como datas comemorativas, para oferecer descontos exclusivos. Outra opção é criar promoções para produtos específicos que precisam de um impulso de vendas.

Para saber mais sobre o processo de criar promoções, clique aqui: Como fazer promoção em 10 passos simples

Quais são as melhores práticas para criar conteúdo no BeReal?

Como você já sabe, o BeReal é uma rede social diferente das outras que existem por aí. Ela propõe aos usuários que postem apenas uma vez por dia, sem filtros, sem edições e sem a possibilidade de alterar as publicações. Para que o seu negócio se destaque nessa plataforma, é preciso seguir algumas boas práticas na criação de conteúdo. Confira algumas dicas:

Seja autêntico

O BeReal valoriza a autenticidade e a transparência, por isso, é importante que o seu conteúdo reflita esses valores. Mostre os bastidores do seu negócio, as pessoas que trabalham com você, o dia a dia da empresa. Isso ajuda a humanizar a marca e a estreitar o relacionamento com o seu público.

Faça publicações criativas

Como o BeReal limita bastante as possibilidades de edição, é importante que as suas publicações sejam criativas e chamativas. Use cores vibrantes, enquadramentos diferenciados, objetos inusitados, enfim, tudo o que possa chamar a atenção do seu público.

Use a plataforma para promover ações de marketing

O BeReal é uma excelente plataforma para promoções relâmpago, como já mencionamos anteriormente. 

Você pode criar cupons de desconto válidos apenas enquanto a publicação estiver no ar e incentivar as pessoas a compartilharem a imagem para que mais pessoas tenham acesso ao cupom. Além disso, você pode usar o BeReal para divulgar novos produtos, fazer teasers de campanhas de marketing, entre outras ações.

Essas são apenas algumas boas práticas para criar conteúdo no BeReal. Outras dicas importantes incluem usar legendas criativas, explorar as possibilidades da câmera do seu smartphone, seguir as tendências da plataforma e interagir com outros usuários, com comentários e reações.

O BeReal é adequado para todos os tipos de negócios? 

O BeReal pode ser adequado para diferentes tipos de negócios, mas é importante considerar alguns fatores antes de decidir integrar a rede social à estratégia da empresa.

Primeiramente, é importante avaliar se o público-alvo da empresa utiliza o BeReal ou se há potencial para que eles se interessem pela plataforma. Caso o público não seja adepto à rede social, pode não fazer sentido investir tempo e recursos na criação de conteúdo para ela.

E esse conselho serve não apenas para o BeReal, mas para qualquer outro tipo de rede social – mesmo as mais populares.

Outro fator a ser considerado é o tipo de conteúdo que a empresa pretende compartilhar no BeReal. Se a empresa tem uma rotina de produção de conteúdo mais elaborada, com edições, filtros e outros recursos, pode ser que o formato do BeReal não atenda às suas necessidades. 

Por outro lado, se a empresa busca se aproximar do seu público com conteúdo autêntico e sem muitas edições, o BeReal pode ser uma boa opção.

Além disso, é importante lembrar que o BeReal tem algumas limitações, como a impossibilidade de editar as publicações e a limitação de postar apenas uma vez por dia. Por isso, é necessário avaliar se essas limitações se adequam ao estilo de comunicação da empresa.

Dá para usar o BeReal para negócios?

O BeReal não possui – pelo menos por enquanto – recursos para empresas. A proposta da rede social é bastante diferente das demais, que já possuem recursos e iniciativas para negócios. 

Contudo, para você não ficar totalmente de fora da plataforma, é possível utilizá-la fazendo publicações do seu dia a dia como empreendedor. Isso, de certa forma, chamará a atenção das pessoas para os seus produtos e sua marca. Faz sentido para você? 

De qualquer maneira, o ponto de reflexão que fica aqui é que, apesar do BeReal estar crescendo entre os usuários, isso não significa que ele seja a melhor escolha para os negócios. 

Com isso, talvez faça mais sentido você apostar em estratégias para outras redes em que o seu público esteja presente, como Facebook, Instagram, YouTube, TikTok ou outra.. 

Para fazer isso, lembre-se de criar os melhores conteúdos para atrair, engajar e converter clientes. Não basta só estar presente nas redes sociais, é preciso usar todo o potencial de vendas que elas possuem… É isso que vai fazer os seus resultados da sua empresa aumentarem nessas plataformas.

Para te ajudar nisso, nós criamos o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios, disponível pela assinatura Ecommerce na Prática.

No curso você vai aprender que produzir conteúdo online e offline são coisas totalmente diferentes, além de entender que o marketing de conteúdo é: estratégia, planejamento, consistência e execução.

Conheça o curso Marketing de Conteúdo para negócios clicando aqui:

Perguntas Frequentes

O que é BeReal?

BeReal é uma rede social que propõe aos usuários fazerem apenas uma publicação por dia, em um horário determinado pela plataforma, e sem a possibilidade de aplicar filtros ou outros efeitos.

Como funciona o BeReal?

Os usuários recebem uma notificação, que acontece apenas uma vez por dia, em um horário aleatório, informando que é a “Hora do BeReal”. Em seguida, abre-se uma janela com a duração de apenas dois minutos para que a pessoa faça a publicação de uma foto do que está fazendo naquele momento.

O que significa BeReal?

BeReal significa “seja real” em tradução livre para o português.

Como postar no BeReal?

O primeiro passo para postar no BeReal é abrir o aplicativo no seu celular (caso ainda não tenha, faça o download). Depois, preencha as informações solicitadas, como, data de nascimento e telefone. Em seguida, escolha um nome para o seu usuário e faça a sua primeira publicação na plataforma.