Viver de Ecommerce vai além de colocar sua loja na internet e fazer vendas. Esse termo diz respeito a fazer seu negócio – seja ele físico ou nativo do digital – crescer de forma recorrente, alcançando 6 dígitos (ou mais) em faturamento.

Na prática, isso possibilita manter o caixa saudável, reinvestir para fazer o Ecommerce crescer mais e ainda tirar o seu pró-labore para comprar o que deseja, investindo em outras áreas da sua vida.

Mas isso só é possível quando você entende que criar seu Ecommerce e validá-lo – fazendo vendas recorrentes e conquistando cada vez mais clientes – é só a primeira montanha que precisa ser escalada.

Quer entender melhor sobre isso? Leia este artigo na íntegra!

Por que viver de Ecommerce?

O Ecommerce se tornou um dos segmentos mais valiosos para quem quer ser dono do próprio negócio e conquistar a tão sonhada independência financeira. 

Segundo pesquisa realizada pela NielsenIQEbit, o faturamento do comércio eletrônico brasileiro chegou a R$ 262,7 bilhões em 2022, alta de 1,6% em relação ao ano anterior. 

Na prática, isso mostra o quanto o mercado tem sido uma boa opção para empreendedores. É claro que nem tudo são flores… Com tanto crescimento, é de se esperar que também exista uma grande concorrência. 

Lembra quando falamos da montanha que é preciso ser escalada? Pois então…

Quando começamos a vender online, partimos do zero. Temos que criar o planejamento, mapear a persona, entender se o produto tem demanda e se a comunicação está alcançando as pessoas certas…

Esse processo completo até, em média, os 10 mil em faturamento, é o que chamamos de validação do Ecommerce. Toda empresa passa por isso e muitas delas optam por permanecer nesse ponto.

Contudo, imaginamos que você seja diferente e esteja em busca de mais do que isso, certo? Você certamente quer resultados maiores para poder viver de Ecommerce e ter uma empresa em constante crescimento.

Para viver de Ecommerce, então, será preciso ampliar a equipe, apostar em anúncios, criar um site próprio, explorar as possibilidades de vendas, criar novas estratégias e organizar processos de gestão.

Esses são alguns dos pontos essenciais para seu negócio conquistar mais espaço online e gerar mais receita. Mas calma! Não é um bicho de 7 cabeças…

Talvez você já até faça alguma dessas coisas… O que vamos te mostrar aqui é que fazer um ou outro não é bastante. Você precisa integrar e manter todos esses pontos funcionando em conjunto.

Portanto, antes de seguirmos, quero que você faça agora mesmo um pacto consigo e se comprometa a fazer o que for necessário para conquistar os resultados que deseja com seu Ecommerce.

Pronto? Então vamos falar sobre como alavancar um negócio milionário online e viver de Ecommerce.

Um breve panorama do mercado de Ecommerce

Não pule esta parte. Sei que, se você já vende online, talvez acredite que já sabe tudo sobre o mercado e não precisa de mais informações… E é exatamente aí que está o primeiro erro.

A maioria das pessoas acha que já sabe tudo e não olha para os dados que estão disponíveis para todo mundo ver. Como consequência, essas pessoas vão ficando para trás, perdendo os movimentos importantes do mercado.

O crescimento desenfreado do Ecommerce ficou muito mais evidente em 2020, mas, se olharmos os números, a expansão desse mercado não vem de agora…

Nos últimos anos, o Ecommerce já vinha crescendo acima dos 10%, de acordo com dados do Webshoppers. E quem estava atento a isso já havia se preparado desde antes para trazer ou criar a própria loja virtual.

Mas aqueles que não se preparam sentiram um baque…

As lojas físicas são bons exemplos. Uma série de lojistas fechou as portas por falta de visão e entendimento sobre o melhor caminho para a empresa… Nos dias de hoje, notamos que ter apenas a loja física não é o bastante para conseguir alcançar patamares mais altos com um negócio sólido. 

Quando o assunto é varejo tradicional, as estratégias de crescimento são um pouco limitadas por diversos fatores, como a questão geográfica. 

Por mais que a sua loja esteja funcionando em uma rua movimentada, há um limite de clientes que são impactados pela vitrine. 

Por outro lado, se a sua loja está posicionada no digital, os seus produtos poderão impactar milhares de pessoas, 24h por dia, de qualquer lugar do mundo (uma vez que aplique as estratégias corretas que vamos te mostrar adiante).

Inclusive, alguns especialistas afirmam, com base em estatísticas que, dentro de alguns anos, todas as empresas que não tiverem presença online simplesmente serão esquecidas…

Isso provavelmente vai acontecer devido à mudança significativa dos hábitos de consumo e a geração de compradores que vem se formando…

Hoje, no Ecommerce, são mais 49,8 milhões de consumidores comprando online, de acordo com a NielsenIQ|Ebit.

Essas pessoas fazem praticamente tudo online, desde o momento da descoberta de uma necessidade até a finalização da compra. Isso nos traz de volta ao ponto: ignorar as vendas online pode acabar de vez com seu negócio.

O que a gente vê na prática são empreendedores no processo de transição para o digital, mas sem conseguir resultados de verdade…

E não só isso…

Mesmo pessoas que já vendem online, por vezes, chegam em um momento em que não conseguem mais crescer e ficam absolutamente estagnadas. E esse é o tipo de coisa que acontece por uma razão:

Tentam vender online com técnicas e estratégias que enxergam no mundo físico, ignorando as particularidades do digital… Ou simplesmente acreditam que, para vender online, basta abrir um site.

Esses são erros bastante comuns tanto de pessoas que vendem online quanto de lojistas físicos que estão chegando no digital

Mas com alguns passos baseados em um método de estruturação no Ecommerce, você consegue evitar todos esses problemas, começando do jeito certo… 

5 etapas para viver de Ecommerce

Neste ponto do artigo, vamos direto ao ponto… A seguir, você vai descobrir como realmente viver de Ecommerce e faturar todos os dias nesse mercado. Veja as etapas:

1- Planejamento

Por mais que você já tenha um negócio físico totalmente planejado e validado, é necessário criar um planejamento para a sua loja online. 

Isso porque as estratégias e até mesmo a estrutura que você precisa para posicionar a sua marca no Ecommerce não são as mesmas que são utilizadas no ponto físico. 

Além disso, os clientes que estão no Ecommerce, também não são os mesmos que frequentam a sua loja física.

Através da internet, você vai alcançar muito mais pessoas de diversos lugares e, por esta razão, é interessante que você defina a sua persona e selecione os produtos que esse público tem interesse

Mas lembre-se: isso não quer dizer que você tem que desenvolver um planejamento robusto, com diversas páginas cheias de detalhes sobre o seu negócio… 

A ideia aqui é ser ágil para colocar em prática o quanto antes, pois só assim você vai conseguir validar o seu Ecommerce… 

Então, quando for desenvolver o seu planejamento, não precisa alongar-se por muito tempo… Faça o que for necessário para ter uma base inicial. 

Falamos mais sobre isso no artigo: Como fazer um Planejamento para o seu Ecommerce em 2023

2- Estrutura

Na fase de estruturação do seu negócio no Ecommerce, você terá que adaptar a estrutura do mundo virtual que, neste caso, são os canais de venda e audiência. 

É aqui que você vai garantir tudo o que precisa para colocar a sua empresa para funcionar no Ecommerce… 

Antes de mais nada, para você conseguir alcançar o seu público, é fundamental criar perfis profissionais da sua empresa nas principais redes sociais, como por exemplo, o Instagram e o Facebook, que são as plataformas com maior alcance. 

Ou seja, é por meio dessas redes que você vai atingir o seu público e atrair para sua loja, estimulando a ação de compra. Seja com anúncios, produção de conteúdo de valor, ofertas de produtos ou outras iniciativas.

São essas redes que vão servir como uma ponte entre a sua marca e o seu cliente. 

Além disso, você também vai precisar se posicionar nos canais de venda, como nos principais marketplaces, por exemplo. No geral, os melhores para vender na internet são o Mercado Livre, a Amazon Brasil e a Magazine Luiza por serem as referências no mercado. 

Todos eles possuem uma audiência incrível que compra diariamente e está preparada para comprar de você também. Sem contar o custo baixíssimo para anunciar os seus produtos, o que faz valer ainda mais a pena. 

Outro ponto que faz parte da estrutura de um Ecommerce são as formas de pagamento. O ideal é que o cliente tenha a opção de comprar e pagar pelo produto na internet. Ou seja, que essas ações sejam todas iniciadas e finalizadas por aqui.

Por este motivo, aconselhamos que você disponibilize as principais opções, como cartão de crédito e boleto, e utilize ferramentas de gerenciamento de pagamento na internet, como o Mercado Pago.  

E por fim, para fechar a etapa de estruturação, pense no processo de logística da sua empresa. Afinal, se você trabalha com produtos físicos, precisa enviá-los o quanto antes para os clientes.

Então, estude quais são as melhores opções de envio para a sua empresa. Uma boa ideia é utilizar a plataforma do Melhor Envio para ter acesso às informações de diversas transportadoras, como os Correios, JadLog e Latam Cargo. 

Veja qual é mais vantajosa para você com relação ao preço competitivo de frete e garanta que as entregas sejam feitas no tempo certo e com um valor justo. 

3- Divulgação

A divulgação está relacionada não só em apenas divulgar o produto em si, mas também em criar audiência por meio de conteúdo de valor. É assim que você vai alcançar as pessoas que realmente se interessam pelo seu produto para conseguir vender.

A estratégia mais eficaz é alinhar anúncios de tráfego pago e conteúdo para serem divulgados nas redes sociais da sua empresa.

Neste conteúdo, você vai mostrar as qualidades do seu produto ou serviço, apontando todos os pontos positivos que vão além de uma mera descrição das características do produto. 

A partir disso, você vai engajar o seu público, criando um relacionamento mais próximo para interagir com a sua marca, trazendo cada vez mais clientes. 

4- Gestão

Para profissionalizar o seu negócio de uma vez por todas, seu foco deverá ser direcionado a gestão da empresa, que começa desde a primeira venda realizada no Ecommerce. 

No entanto, nós sabemos que, com o passar do tempo, novos desafios vão surgindo e você precisa estar bem preparado para superá-los. É exatamente nessa hora que uma boa gestão faz total diferença… 

Porque é aqui que você vai traçar as melhores rotas e direcionar a empresa para que os resultados sejam alcançados de forma rápida e eficiente. Ou seja, a gestão da empresa sempre tem um plano em mente para que os próximos passos sejam dados. 

A gestão também consiste em saber analisar e identificar onde deve haver ou não mudanças, para conseguir evitar e solucionar problemas. O foco é trazer melhores resultados, buscando uma forma de superar o que ainda não está bom.

5- Otimização

Por fim, a otimização é o processo feito para melhorar ainda mais todas as etapas da sua empresa para escalar os resultados. Nessa fase, você já tem um negócio consolidado no Ecommerce, mas tem a oportunidade de continuar crescendo. 

É uma extensão da gestão, mas focando apenas nos processos que já estão dando certo e otimizando eles para dobrar os resultados

Todos esses passos que mostramos aqui se referem a um dos caminhos que você pode escolher para se tornar um empreendedor de sucesso no Ecommerce… 

E você tem a opção de escolher o caminho que quer trilhar. 

Quais são os caminhos para viver de Ecommerce?

Viver de Ecommerce vai além de ter um negócio próprio e não é só sobre vender online. Isso porque, por meio do Ecommerce, você poderá alcançar o lucro constante e suficiente para fazer sua empresa permanecer saudável.

Imagina só você ainda conseguir tirar um bom dinheiro para fazer as coisas que deseja na sua vida? 

Só que ao escolher o empreendedorismo, você conhece dois caminhos e pode escolher um deles: 

  • Caminho 1: começar a desvendar a jornada do Ecommerce por conta própria, correndo o risco de perder ou atrasar muitos processos ao longo do caminho; 
  • Caminho 2: confiar em um método que oferece o passo a passo para você ter a prévia do que vale a pena ou não seguir na hora de vender na internet. Ou seja, terá um caminho traçado com chances muito altas de alavancagem no Ecommerce. 

Qual desses caminhos você quer seguir? Se você escolheu o caminho 2, temos o que você precisa para começar a Viver de Ecommerce hoje mesmo…

Viver de Ecommerce na prática

Viver de Ecommerce é para aqueles que sonham em construir um negócio sólido e lucrativo, que realmente traga resultados positivos para vida pessoal e profissional. 

Então, se você deseja ser um empreendedor de sucesso no Ecommerce e, principalmente, alcançar a sua independência financeira, esse é o caminho certo: obter conhecimento! 

Mas, antes de falar como fazer isso, vamos explicar um pouco mais sobre o caminho…

1ª Rota – Começando do Zero

Essa rota é indicada para quem nunca vendeu na internet e quer aprender do Zero o passo a passo para criar um Ecommerce. 

Portanto, você vai aprender como colocar a sua ideia em prática, estruturando toda a base que uma loja online precisa para começar a funcionar, como: 

  • Escolher um nicho;
  • Identificar a sua audiência;
  • Criar canais de Venda;
  • Criar canais de comunicação;
  • Começar a estrutura básica;
  • Impulsionar as vendas. 

2ª Rota – Negócio físico

Se você já tem um negócio físico, há algumas etapas que não é necessário definir, como o seu nicho, questões relacionadas a identidade da marca, o produto… Tudo isso você pode usar da loja que já existe.

Porém, ainda há outras etapas que são fundamentais para a criação do seu Ecommerce, pois nem tudo que funciona no mundo físico aplica-se no ambiente digital

Então, nesta rota, você vai aprender a identificar quais são as suas necessidades principais enquanto uma loja online, como fazer um novo planejamento voltado para internet e criar uma estrutura básica online para alavancar as suas vendas.

3ª Rota – Já tem Ecommerce

A terceira e última rota é direcionada para os alunos que já possuem um Ecommerce, mas não alcançaram os resultados esperados. 

Isso acontece por você não ter o conhecimento necessário para construir um Ecommerce, por erros básicos que você ainda não enxergou ou continuar insistindo… 

Ou seja, aqui é a rota ideal para conseguir identificar todos os problemas que não permitem que seu Ecommerce cresça como o esperado

Além disso, também conta a parte do replanejamento do Ecommerce para construir a estrutura certa e começar a alinhar as estratégias de ação.

Exemplos de quem já vive de Ecommerce

Em primeiro lugar, o que você vai mais obter é conhecimento. E nós, que somos uma escola especializada em fornecer isso, podemos te ajudar. Mas antes, para começar, que tal conferir alguns exemplos de quem já vive de Ecommerce?

Um deles é o Fernando Cantolini, dono da marca Black Barts. 

Antes de alcançar o Sucesso no Ecommerce vendendo cosméticos masculinos em mais de 14 canais de venda na internet, o estoque do Fernando ficava dentro do guarda-roupa, no quarto do seu filho. 

Após adquirir o conhecimento necessário, a marca conseguiu garantir 85% do faturamento apenas por meio de vendas online. 

Para saber mais sobre a história de sucesso do Fernando, clique aqui

Outro caso de orgulho do EnP é do Vitor Loiola… A família dele já tinha uma loja física de cama, mesa e banho há 25 anos, chamada Cozzilar.

Mas o Vitor sabia que poderia ir mais longe com a marca por meio do Ecommerce e implementou as estratégia do Viver de Ecommerce para vender na internet.

Hoje, a Cozzilar consegue faturar em média R$115 mil por mês SOMENTE no Mercado Livre.  

São duas histórias reais que mostram a importância dos estudos para conseguir alcançar metas surpreendentes em pouco tempo. 

É por isso que o conhecimento transforma a vida de milhares de pessoas, garantindo tudo o que você precisa para ter um Ecommerce de Sucesso. E agora, o que você deve fazer? 

Crie o seu negócio com a ajuda do Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada.

O Ecommerce na Prática vai te ensinar criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

Tudo isso por meio da assinatura da plataforma Ecommerce na Prática. Nela, você terá acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar: