Se você nunca ouviu falar em unboxing experience, seu Ecommerce está perdendo tempo e oportunidades valiosas para vender mais... Afinal, todo empreendedor quer que seus clientes tenham a melhor experiência de compra possível, certo? 

Sabe aquela sensação de ver lindas embalagens embaixo da árvore de Natal, retirar a fita decorativa, o papel de presente, a fita adesiva e, finalmente, abrir a caixa que revela o que você realmente ganhou? Essa é uma sensação que, certamente, traz muitas boas lembranças. 

Seja por nostalgia, ou pela inerente vontade de ser surpreendido, a verdade é que muitos clientes valorizam empresas que conseguem transmitir esse cuidado por meio de suas embalagens

E, em um contexto cada vez mais competitivo, a unboxing experience se tornou um diferencial realmente importante para fidelizar e encantar clientes. Afinal de contas, a entrega do produto é o momento mais importante durante a compra online

Neste artigo, vamos falar sobre o assunto, mostrando o que é unboxing experience, por que essa estratégia é importante para sua empresa e como você pode aplicá-la.

Vamos começar? 

O que é unboxing?

Unboxing é uma expressão inglesa que, em tradução livre para o português, significa “tirar da caixa” ou “desembalar”. Esse foi um termo que se popularizou muito no YouTube há alguns anos atrás e, hoje, pode ser visto também em redes como o Instagram e TikTok

A verdade é que esse é um tipo de conteúdo muito popular e pode ser visto nos mais variados nichos de mercado. Existem influenciadores famosos por fazerem unboxing de alimentos, produtos de tecnologia, roupas, livros e mais. 

A popularidade dos conteúdos de unboxing serve para mostrar o poder que o momento de desembalar um produto tem na mente do consumidor. A maior parte desses vídeos foca em mostrar os detalhes do produto, suas características e possíveis brindes que possam ter sido enviados. 

Interessante, não acha? 

Como funciona um unboxing?

O unboxing experience funciona de maneira simples: você, lojista, precisa se preocupar com detalhes que podem tornar o recebimento do pedido em algo incrível

A ideia é que ele receba o produto em casa e se surpreenda com o que está vendo… Para isso, vale a pena apostar em brindes, recados assinados pelos donos da empresa ou até mesmo uma embalagem diferente.  

Os efeitos dessa ação podem ser muito positivos tanto para o cliente quanto para a loja virtual. Isso porque o consumidor fica super feliz com a compra e a empresa, por sua vez, satisfeita por ter conquistado mais um cliente. 

O que é unboxing experience?

Unboxing experience é o nome dado ao conjunto de estratégias de encantamento e fidelização do cliente por meio da embalagem. A ideia é oferecer uma experiência incrível na chegada do produto à casa do consumidor, causando uma boa impressão. 

Criar uma boa experiência para o cliente nesse momento é um dos cuidados mais importantes do pós-venda. Pense bem… a chegada do produto é o primeiro contato físico que o consumidor tem com a sua empresa. Esse é um momento poderoso, que pode transformar um comprador casual em um cliente fiel.

Para muitos, a euforia de receber uma embalagem pelo correio e encontrar o produto é quase tão importante quanto a própria experiência de realizar a compra online. 

Por isso, diversas empresas têm investido em inovações que tornem esse momento ainda mais especial, estimulando o consumidor a comprar. Os resultados positivos incentivam que as lojas sejam cada vez mais criativas para cativar os clientes.

Os recursos usados no unboxing experience não precisam ser custosos ou extremamente elaborados. Às vezes, uma simples carta de agradecimento manuscrita ou uma amostra de produto podem fazer toda a diferença

Logo logo vamos te mostrar mais ideias de unboxing experience mas, por enquanto, vamos te falar sobre as vantagens dessa técnica. 

Quais são as vantagens da unboxing experience?

Agora que você já sabe o que é, qual a sua importância e como funciona o unboxing experience, está na hora de conhecer suas principais vantagens. Veja só:

1. Contribui para a fidelização de clientes

Clientes satisfeitos voltam a comprar. Clientes que são surpreendidos positivamente, muito mais. Superar expectativas é uma forma de garantir que eles estejam ansiosos por uma nova oportunidade de estar em contato com sua loja online. 

Ou seja, o unboxing experience contribui diretamente para uma boa fidelização de clientes… 

Além de reforçar sua marca, esse tipo de atitude pode inspirar comentários positivos. Respostas orgânicas são fundamentais para ampliar seu alcance nas redes sociais e, principalmente, melhorar o posicionamento do seu Ecommerce em um marketplace

Outra dica interessante é se preocupar com a resistência da embalagem. Receber um pacote todo amassado – mesmo que por culpa de uma empresa terceirizada ou dos Correios – gera certo desânimo. 

Por outro lado, o recipiente causa uma boa primeira impressão quando chega intacto. O cliente pode gostar tanto ao ponto de ficar “com pena” de jogar uma embalagem bonita no lixo. Quanto mais tempo seu pacote ficar por perto, maior reforço sua loja virtual terá no imaginário da pessoa.

2. Fortalece a relação empresa e cliente

Um dos pilares de um negócio de sucesso é a relação estabelecida entre ele e o cliente. Cada pequeno detalhe importa… E o unboxing experience é uma iniciativa e tanto nesse ponto!

A partir do momento em que o consumidor recebe seu pedido com um recado, brinde ou um simples agradecimento pela compra, automaticamente, ele vai se sentir querido e importante pela empresa

Acredite ou não, isso é muito relevante pois ajuda a construir uma relação mais próxima com os compradores… Isso porque as pessoas tendem a voltar a comprar nas lojas que elas já conhecem e gostam, além de indicá-las para amigos, familiares e conhecidos.  

3. Agrega valor à sua marca

Uma marca que se preocupa em fornecer uma experiência de compra incrível apostando no unboxing experience  ganha o gosto do consumidor… E isso aumenta consideravelmente o valor dela no mercado.

Por isso, pense em como o seu negócio é visto pelas pessoas, isto é, se como uma empresa que valoriza os consumidores ou uma que não faz questão de agradá-los. 

Se por acaso a segunda opção representa melhor a sua realidade hoje, não se desespere... Trabalhe pesado para mudar isso o quanto antes!

Ter um negócio que é reconhecido pelos clientes de maneira positiva é extremamente importante e existem ferramentas para te ajudar nisso… O unboxing experience, como vimos, é uma delas.

Por que é importante criar uma experiência memorável?

O ambiente virtual tem milhares de lojas que comercializam os mesmos produtos, ou similares. Nesse cenário, são as pequenas ações que podem fazer toda a diferença para convencer alguém a optar por comprar em seu Ecommerce. 

Assim, criar uma experiência memorável é algo que vai fazer a sua loja online se destacar das demais. Enquanto os concorrentes enviam caixas pardas pelos correios, impossíveis de serem diferenciadas, envie uma embalagem que se destaca aos olhos dos consumidores… 

Ou seja, pense em algo que, além de causar impacto visual, reforce a sua marca. Esse é o primeiro passo.

Inclusive, o fundador do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, considera essa prática muito valiosa para todos os comerciantes, especialmente os que têm lojas virtuais: 

A caixa é a oportunidade do lojista ter contato pessoal com o cliente, vale a pena investir em uma embalagem diferenciada, mimos e até mesmo brindes para tentar surpreender o cliente. O gasto inicial pode ser um pouco mais alto que o normal, mas o retorno compensa”, afirma.

10 dicas para criar uma unboxing experience incrível

Essa estratégia é muito mais do que escolher uma embalagem bonita. Como já foi dito, é necessário se preocupar com o transporte e em estratégias para que sua marca seja sempre lembrada por proporcionar uma experiência especial. Algumas dicas são:

1. Varie as embalagens

Você pode até ter encontrado um papel para presente lindo, ou uma caixa em formato super diferente... Entretanto, se todos os produtos forem sempre entregues da mesma forma, a ideia acaba ficando banalizada.

Por isso, aposte em embalagens diferentes e, tão importante quanto isso, fique atento a quais delas o cliente já recebeu. A ideia é você variar e ele, quem sabe, até colecionar as caixas. Imagina como seria bacana se isso acontecesse?

2. Faça promoções

Condicione o envio de recipientes especiais e brindes a compras mais altas. Esse tipo de ação é muito usada no setor de bebidas e pode aumentar consideravelmente o ticket médio de compra.

Tenha em mente que promoções atraem muitos consumidores e os clientes já fidelizados também adoram esse tipo de iniciativa. O único ponto de atenção aqui é fazer isso sem comprometer a sua margem de lucro, certo?

Se você quiser ter ideias de promoções ou como implementá-las na sua loja virtual, neste artigo falamos tudo sobre o assunto: Promoção de vendas: o que é, como fazer e exemplos. Leia quando puder!

3. Personalize as embalagens

Enviar uma embalagem diferenciada é apenas a primeira pequena preocupação para garantir uma unboxing experience que marque o cliente. Se esse detalhe já faz uma enorme diferença, porque não ir além? 

Personalizar a embalagem com o nome do destinatário mostra que sua empresa se preocupa com cada pessoa que compra. Outra ideia é inserir cartões personalizados, com mensagens de feliz aniversário ou qualquer dedicatória pertinente. 

Se for optar por essa ação, tenha em mente que a maioria dos consumidores prefere receber bilhetes escritos à mão. Isso dá uma sensação mais pessoal e os faz se sentirem mais conectados com a marca.

4. Fomente engajamento

Uma boa opção é pedir para os clientes compartilharem suas experiências em seus perfis nas redes sociais ou para que te enviem registros… Assim, você pode publicar nos canais oficiais da sua empresa.

É uma forma simples de gerar conteúdo relevante e, ao mesmo tempo, engajamento para o seu negócio. Com isso, mais pessoas poderão conhecer seus produtos e comprar com você.

5. Foque no produto

Lembre-se que a unboxing experience funciona muito melhor quando o produto contido em uma caixa espetacular é igualmente empolgante para o cliente.

Tendo isso em mente, capriche nos produtos vendidos! Não adianta muito ter uma caixa maravilhosa quando o produto não possui qualidade, tem defeitos e por aí vai…

6. Tenha um planejamento

Como toda boa ação de marketing, uma boa unboxing experience exige estratégia. Embalagens especiais, brindes e todo tipo de mimo para seus clientes são válidos, mas geram um custo.  Materiais especiais trazem um gasto extra, por exemplo. O tempo gasto para escrever em cartões personalizados também precisam ser computados. 

Fora a questão dos gastos, ações sazonais como papel de presente natalino ou qualquer toque especial relacionado com datas comemorativas deve ser cuidadosamente planejado. 

Pensar com antecedência te dá vantagem na hora de negociar com fornecedores e reduz os custos. Esteja atento ao orçamento de cada área na hora de pensar em ações extras.

7. Entregue dentro do prazo

Outro fator a ser pesado é a entrega da mercadoria. Se sua loja online está investindo em dar ao cliente uma experiência memorável, talvez seja a hora de escolher uma transportadora de confiança para a tarefa. 

Os Correios são grandes aliados dos lojistas de Ecommerce e isso não é novidade para ninguém. Contudo, fique atento também às empresas particulares que prestam serviços de entrega… Elas também são ótimas opções. 

Neste artigo aqui falamos tudo sobre elas:  Transportadora para Ecommerce: conheça as 18 melhores.

8. Inclua amostras de outros produtos

Uma outra forma de mimar os seus clientes e ainda dar uma provinha de outros produtos é enviando amostras. Dessa forma, você consegue apresentar o seu negócio para o cliente e aumenta as chances de que ele compre novamente. 

Uma loja de cosméticos, por exemplo, pode enviar versões em miniatura de alguns de seus produtos, dando informações de como comprá-los no site de vendas. Interessante, não acha? 

9. Envie recados escritos à mão 

Atualmente, é preciso tomar iniciativas para humanizar a sua marca e criar proximidade com o cliente. Uma forma barata e simples de fazer isso é enviando bilhetes escritos à mão. Eles podem agradecer pela compra, falar mais sobre o produto, enfim… a sua imaginação é o limite. 

Sabemos que, ao longo do tempo e com o aumento dos pedidos, esse pode ser um processo inviável, mas te encorajamos a fazer um esforço e enviar cartinhas do tipo para alguns clientes. 

10. Ofereça cupons de desconto

Quem é que não ama um mimo em forma de desconto, não é mesmo? Uma forma de melhorar a unboxing experience e ainda incentivar que os clientes voltem é oferecendo cupons de desconto exclusivos. 

Essa é uma super estratégia para reter clientes e melhorar a percepção deles sobre a sua empresa. 

Gostou de acompanhar essas dicas sobre unboxing experience? Como nós mencionamos anteriormente, essa é uma iniciativa muito importante do pós-venda, que pode realmente ajudar a fidelizar clientes.

Mas, o pós-venda vai muito além...

Essa é uma área que empresas precisam dominar se querem reter clientes e diminuir o custo de aquisição das suas estratégias de marketing. Você pode aprender mais sobre o assunto na masterclass Boas Práticas do Atendimento Pós-venda, disponível na assinatura Ecommerce na Prática.

Para começar, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é unboxing?

Unboxing é uma expressão inglesa que, em tradução livre para o português, significa “tirar da caixa” ou “desembalar”. Esse foi um termo que se popularizou muito no YouTube há alguns anos atrás e, hoje, pode ser visto também em redes como o Instagram e TikTok.

O que é unboxing experience?

Unboxing experience é o nome dado ao conjunto de estratégias de encantamento e fidelização do cliente por meio da embalagem. A ideia é oferecer uma experiência incrível na chegada do produto à casa do consumidor, causando uma boa impressão.

Quais as vantagens do unboxing experience?

O unboxing experience fortalece a relação entre empresa e cliente, contribui para a fidelização e agrega valor à marca.

Como criar uma boa unboxing experience?

Antes de mais nada, conheça a sua persona. Esse é um conhecimento essencial para entender o que vai causar uma boa impressão. Depois, você pode tomar cuidados como: entregar dentro do prazo, personalizar a sua embalagem com a identidade visual do negócio, oferecer brindes e cupons de desconto, escrever recados à mão e mais.