Se o seu sonho é apostar em uma loja para revender cosméticos, com esse plano de ação que preparamos para você, ficará mais fácil tornar isso uma realidade. Aqui, vamos mostrar como montar uma Loja de Cosméticos Online do Zero - o plano base que ensinamos para os nossos alunos saírem literalmente do zero e terem negócios de sucesso na internet. 

Você também pode assistir ao vídeo abaixo, onde a Babi Tonhela, Consultora e especialista em Ecommerce do Ecommerce na Prática, ensina como montar uma loja de cosméticos online: 

O mercado de Cosméticos na Internet

Diversas empresas de cosméticos surgiram na internet, principalmente no Instagram, trazendo uma comunicação jovem, atual e apostando no Marketing de Conteúdo. Provavelmente, você já deve ter sido impactado por algum vídeo de auto maquiagem, review das marcas mais populares de cosméticos, entre outros conteúdos feitos por donos de lojas online! 

E isso não se limita apenas aos influenciadores que possuem marca própria. Na verdade, pequenos empreendedores têm cada vez mais apostado também em criar uma Loja de Cosméticos Online para revender produtos, o que é um ótimo primeiro passo para quem está começando no Ecommerce. 

E para te ajudar a também dar esse passo, nós vamos apresentar aqui os passos fundamentais para abrir a sua loja de cosméticos. Um verdadeiro plano de negócios para quem quer começar nesse mercado!

Mas antes, para aplicar as dicas de planejamento, é importante que tenha em mãos o seu Canvas. Baixe o nosso modelo e imprima-o no tamanho A1 ou A3 para você conseguir fazer anotações. Desta forma fica mais fácil de visualizar a sua ideia de negócio! 

Depois de imprimir o seu Canvas, vamos preencher todos os quadrantes na seguinte ordem:

1- Defina o Nome da Loja de Cosméticos Online

É verdade que você pode definir o nome da sua loja no final de todo o planejamento, assim terá mais tempo para elaborar essa tarefa.

E aqui vão as nossas dicas valiosas para você utilizar na hora de definir o nome. Confira: 

  • Procure por nomes objetivos e simples;
  • Procure por nomes fáceis de memorizar;
  • Procure por nomes que tenham ligação com o seu segmento;
  • Use a sua criatividade! 

Além disso, nesse mesmo quadrante, é importante que você coloque o dia que fez o planejamento e toda vez que for atualizar alguma coisa, altere a data. 

2- Defina as Ofertas e os Valores da sua Loja

Aqui, você vai escrever qual é o nicho de cosméticos que você vai escolher para vender, além de definir os valores da empresa. 

Exemplos de nichos de cosméticos:

  • Produtos para cabelo (capilar);
  • Produtos para pele (corporal);
  • Maquiagens. 

Esses foram os três grandes nichos que conseguimos dividir para facilitar a sua escolha e recomendamos que no início, aposte apenas em um nicho de produtos.

É bem provável que agora você queira vender shampoos, cremes hidratantes, máscara de cílios, batons, tudo misturado… 

Mas é melhor segmentar o seu catálogo de produtos por enquanto, pelo menos antes de consolidar e validar o seu negócio. 

Outra dica é que você pode buscar por mais nichos/produtos dentro do Mercado Livre Tendências ou no Google Trends, pois nessas ferramentas é possível encontrar os produtos mais buscados na internet pelos usuários.

Mas atenção: leve em consideração também o seu gosto pessoal, escolhendo o nicho que você mais tem familiaridade e realmente gosta de trabalhar. 

Pode ter certeza que isso vai te ajudar a vender mais e do jeito certo!

Enquanto isso, os valores da sua empresa também precisam ser definidos antes de irmos para o próximo quadrante do canvas. 

 No nosso exemplo, vamos criar uma empresa que tem como valores a sustentabilidade a originalidade, além de utilizar apenas produtos não testados em animais e também colocar o cliente no centro da venda. 

3- Defina a sua Persona

Se você ainda não sabe o que é Persona, vamos resumir: a persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. É aquela pessoa que ama os seus produtos e fala bem da sua empresa para outras pessoas.

E a ideia é que você consiga alcançar essas pessoas, atraindo para dentro da sua loja e aumentando o número de vendas. 

Mas é importante que você tenha essa persona muito bem definida. Por exemplo, no caso da loja de cosméticos, nós criamos a seguinte persona: 

Mulheres de 35 a 45 anos que moram nas capitais do Brasil, são mães e buscam por produtos de qualidade. Elas não compram cosméticos no supermercado, são bem vaidosas e estão conectadas com influenciadores digitais que falam sobre esses produtos.

Acreditamos que com esse exemplo, você já consegue ter um norte para criar a sua própria persona. Você pode fazer pesquisas nas redes sociais para descobrir essas informações. 

E lembre-se: quanto mais informações relevantes você tiver, mais fácil será de construir essa persona. 

Mas por que ter uma persona é importante?

Pensar em uma persona é fundamental, pois é com ela que você vai entender a melhor maneira para se comunicar com o público ideal e vender na internet. 

O objetivo é conhecer bem o seu público, quais canais de venda ele utiliza para comprar na internet… Dessa forma, você consegue alinhar a comunicação da sua empresa para falar com o cliente ideal.

Leia também: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo

4- Escolha o seus Produtos

Na hora de escolher quais produtos você vai vender na sua Loja de Cosméticos Online, é importante SEGMENTAR o máximo possível. Isso porque o ramo de cosméticos é muito amplo, o que pode atrapalhar quem está começando. 

Para você que ainda é empreendedor de primeira viagem, o ideal é apostar em um catálogo de produtos enxuto para validar o seu Ecommerce. 

Selecionamos algumas sugestões: 

  • Shampoos e condicionadores;
  • Cremes para rosto e corpo;
  • Maquiagens;
  • Produtos para Skin Care;
  • Perfumaria;
  • Sabonetes e desodorantes. 

5- Selecione os melhores Fornecedores

Tenha umas 3 opções de fornecedores. Isso porque, caso o primeiro não consiga cumprir o serviço, você terá outras opções para suprir a sua demanda naquele momento.

Selecionamos algumas boas práticas para procurar por fornecedores:

  • Pesquisa no Google;
  • Comunidades no Facebook;
  • Marketplaces e redes sociais;
  • Olhando o CNPJ de etiquetas de produtos;
  • Buscando o fornecedor dos seus concorrentes.

Leia também: Como encontrar fornecedores para o seu Ecommerce?

6- Monte a sua Estrutura

Para a estrutura de uma Loja de Cosméticos Online, basta garantir que o sistema do seu Ecommerce funcione bem, pois é ali que você vai cadastrar produtos, integrar canais de venda, emitir notas fiscais… 

A estrutura da sua loja de cosméticos precisa de um Sistema de Gestão ERP, uma Plataforma de Ecommerce para Loja virtual; as principais redes sociais para o seu público, marketplaces e o registro como MEI (Microempreendedor Individual). 

Mas, se a sua meta de faturamento for maior que o faturamento anual do MEI, faça o registro como ME (Microempresa).

7- Escolha os Meios de Pagamento

Neste quadrante, você pode optar por meios de pagamento digitais, pois eles têm integração com lojas virtuais. Por exemplo, a Pagarme.com e o Mercado Pago. 

E você também pode usar meios mais tradicionais, transferências via PIX… Quanto mais opções de pagamento você tiver, melhor! 

8- Defina a sua Logística da sua Loja de Cosméticos Online

Há diversas transportadoras no mercado que vão te ajudar com a logística do seu negócio…  Mas escolha bem para enviar os seus pedidos de forma rápida e segura. 

E o Melhor Envio é uma opção de logística que sempre recomendamos para os nossos alunos! 

Isso porque eles integram diversas transportadoras em um só lugar… A ferramenta tem parceria com as seguintes transportadoras:

  • Correios;
  • JadLog;
  • Via Brasil;
  • LATAM Cargo. 

Além disso, você pode comparar o frete mais barato e enviar o produto para qualquer parte do Brasil, dentro da ferramenta do Melhor Envio. 

9- Escolha os melhores Parceiros

Selecione os melhores parceiros para o seu negócio, que podem ser desde uma parceria formal com algum influenciador ou celebridade do momento ou até mesmo um amigo que te ajuda nos processos dentro da empresa. 

Você também pode incluir seu parceiro logístico, as empresas que te ajudam com as ferramentas necessárias para realizar todo o processo… Enfim,  inclua o que você considera como parceria.

10- Fontes de Tráfego

Selecione os lugares nos quais você quer criar anúncios para gerar tráfego na sua loja virtual (ex: Facebook Ads, Google Ads e Marketing de influência). 

Além disso, indicamos que você também faça parcerias com youtubers que tenham um número considerável de inscritos e falem sobre decoração.

Isso vai ajudar na produção de conteúdo relevante para o seu público, atraindo novos clientes para a sua loja de cosméticos online.

Feito isso, o seu Canvas está completo e o planejamento está prontíssimo!

E ficará assim: 

Mas ATENÇÃO: ainda há algumas coisas para você aprender antes de colocar a ideia de negócio em prática…

Crie o seu Ecommerce de sucesso com a ajuda do Ecommerce na Prática!

Esperamos que essas informações sobre como criar uma empresa tenham sido úteis na sua caminha empreendedora. Se você está começando agora, temos uma fica para te dar: o estudo é o caminho mais curto para o sucesso!

Apesar disso, com a quantidade de informações que temos na internet, é difícil priorizar os conteúdos que realmente importam para o seu momento de negócio, certo?

Foi por isso que criamos a assinatura Ecommerce na Prática. 

Nesse espaço, você terá acesso a centenas de cursos completos e conteúdos exclusivos sobre precificação, gestão financeira, planejamento de redes sociais, busca de fornecedores e muito mais! 

Para começar a estudar, clique aqui: