Você conhece o Melhor Envio? Esse é um sistema de envios que pode facilitar muito a rotina de qualquer empreendedor. Por isso, neste artigo, vamos te mostrar o que é a ferramenta, para que ela serve e como usá-la. Vem ler! 

Não dá para negar que a logística é um dos fatores mais importantes do Ecommerce. Afinal de contas, uma compra na internet só é bem-sucedida quando o produto chega intacto às mãos do consumidor, certo? 

Ainda assim, garantir que todo o processo de entrega seja concluído com sucesso é um desafio para muitos consumidores. 

Apesar disso, existe uma plataforma que pode ajudar a gerenciar essa importante variável: o Melhor Envio. Para saber mais sobre os recursos e vantagens em utilizar essa plataforma, continue a leitura deste artigo. 

O que é o Melhor Envio?

O Melhor Envio é uma plataforma de fretes que faz a intermediação entre lojistas e diversas transportadoras, como os Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Via Brasil, Azul Cargo Express e mais. 

Seu objetivo é ajudar pequenos e médios Ecommerces que desejam ter fretes competitivos, conseguindo enviar produtos para seus clientes em prazos menores, por taxas mais vantajosas. 

O grande trunfo do Melhor Envio é diminuir a burocracia que muitos empreendedores encontram ao escolher parceiras logísticas para o seu negócio. Ao usar a plataforma, o lojista não precisa negociar contratos individuais, apenas escolher o método de envio mais vantajoso diretamente do site. 

E o melhor: Ao se cadastrar no Melhor Envio, o lojista não paga nada. A cobrança é feita apenas quando um modelo de envio é escolhido.

Leia também: Qual a melhor transportadora para Ecommerce? Descubra

A história do Melhor Envio

Se você já tem um Ecommerce, sabe que uma das partes fundamentais do negócio é a forma de entrega. Essa etapa demanda muito trabalho, pois não é fácil negociar contratos com os Correios e outras transportadoras, ainda mais se o seu negócio ainda está nas fases iniciais. 

Foi isso que motivou o empreendedor Éder Medeiros, atuante no Ecommerce durante muitos anos, a criar um negócio para solucionar esses problemas que atrapalhavam a vida de diversos empreendedores. 

Como entendia bem como funcionavam as transportadoras privadas e estatais, ele desenvolveu uma forma de conseguir um grande volume de fretes para adquirir descontos.

Ou seja, Éder percebeu que era possível baratear o custo desse serviço, ajudando pequenos lojistas a competirem com as grandes empresas.

Assim, em 2015, nascia o Melhor Envio, a plataforma gratuita que oferece fretes com condições competitivas de mercado em várias transportadoras.

Dessa forma, você consegue enviar o seu produto para qualquer parte do Brasil, sem se preocupar com preços absurdos. 

Quais são as taxas e custos na plataforma?

O Melhor Envio não cobra nenhuma mensalidade ou taxa pelos serviços ofertados. 

Como eles oferecem um serviço de mediação de fretes pré-pago, você só paga se, de fato, usar a plataforma. 

E o Melhor Envio só ganha com a intermediação de cada etiqueta de frete gerada pela plataforma.

Por que o Melhor Envio oferece preços menores que a concorrência? 

O Melhor Envio firmou um contrato com as principais transportadoras do país (Correios, JadLog, Azul Cargo Express e Latam Cargo) e desenvolveu uma tabela de preços diferenciada.

Como funciona essa tabela? 

A plataforma recebe descontos especiais pelo grande volume de fretes contratados e a parte dessa diferença é repassada ao lojista, enquanto o restante fica como receita da empresa.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Melhor Envio e como ele funciona, vamos te ensinar a usar a ferramenta. Vem com a gente para o próximo tópico… 

Como funciona o Melhor Envio? [Passo a passo para começar]

Ao entrar no site do Melhor Envio, você terá a opção, no canto de cima da tela, para se cadastrar, de maneira gratuita. Siga o passo a passo para começar a usar a plataforma: 

1. Faça o cadastro no site

Basta inserir os dados pessoais solicitados. Alguns exemplos de informações que precisam estar em mãos são o seu nome, CPF, data de aniversário, número do celular e e-mail.

Melhor Envio

Em seguida, terá que informar todos os dados relacionados ao seu endereço residencial.

Melhor Envio

Por fim, é só confirmar o cadastro no seu e-mail e SMS.

Melhor Envio

2. Faça a cotação do valor do envio 

O próximo passo é inserir os dados do pacote que será enviado na plataforma e o próprio Melhor Envio fará a cotação, mostrando todas as opções de frete para aquele objeto.

Nesse exemplo, fizemos a simulação de uma mercadoria com as dimensões e peso acima, saindo do Leblon, no Rio de Janeiro, para Niterói, outro município do estado.

escolha a melhor opção

3. Escolha a melhor opção a melhor opção e envie o produto

Depois que escolher a melhor opção, o Melhor Envio vai pedir as informações do destinatário e gerar uma nota fiscal. Pronto, é simples assim! 

Depois de efetuar o pagamento, basta ir até a agência escolhida, juntamente com a etiqueta gerada e enviar a mercadoria.

Lembre-se que essa é a forma de fazer no site do Melhor Envio. Se você já tem um Ecommerce em alguma das plataformas de Ecommerce que têm integração com o serviço, pode fazer diretamente por lá.

A verdade é que o Melhor Envio é uma das formas mais eficientes de encontrar preços baixos no valor de frete dos seus produtos.

Além de ser gratuito, já tem integração com as maiores plataformas de Ecommerce e marketplaces. Por isso, não tem porque você não utilizar os seus serviços.

Dessa forma, você economiza tempo que gastaria buscando a melhor transportadora, além, é claro, de muito dinheiro, uma vez que o Melhor Envio consegue descontos exclusivos.

E por falar em descontos, temos um cupom com 10% de desconto extra nos primeiros 10 envios. É só clicar neste link e usar o cupom: ALUNONP.

Quais são as vantagens do Melhor Envio?

Agora que você já sabe como fazer envios com a plataforma, queremos mostrar algumas das vantagens de usar o Melhor Envio. Acredite, esses pontos positivos vão muito além dos preços mais acessíveis de frete. 

O Melhor Envio possui algumas vantagens que podem te ajudar a melhorar o sistema logístico da sua empresa. Confira: 

1. Múltiplas transportadoras

O sistema do Melhor Envio está integrado com diversas transportadoras. São elas: 

  • Correios;
  • JadLog;
  • Azul Cargo Express;
  • Latam Cargo.

Na plataforma, você pode encontrar diferentes opções de fretes em termos de preço, trecho, prazo, tipo de carga e modal de transporte – aéreo, ferroviário, rodoviário ou aquaviário.

2. Cotações simultâneas

Você tem acesso a cotações instantâneas de maneira rápida e fácil. Basta dar as informações do seu pacote e utilizar uma calculadora para você fazer o cálculo do frete que deseja.

O resultado sai na hora!

Assim, é possível fazer simulações e, instantaneamente, comparar serviços, preços e prazos sem qualquer compromisso.

Segundo o próprio site do Melhor Envio, o processo é o seguinte: 

  • Faça cotações e tenha acesso às transportadoras;
  • Compare opções e escolha o seu frete ideal;
  • Pague pelo meio de pagamento que preferir;
  • Imprima a etiqueta com o código de barras.

3. Diversos meios de pagamento

O resultado da cotação já é o preço final. Dentro desse valor já está incluído o frete e o serviço da plataforma. E você só paga quando e se usar.

O Melhor Envio tem parceria com os maiores intermediadores de pagamento do mercado: PagHiper, PayPal, PagSeguro, Pagsmile, PicPay, Mercado Pago, Yapay e Wirecard (antigo Moip).

Detalhe importante: O Melhor Envio não cobra mensalidade e também não exige um número mínimo de envios por mês. 

Aproveite para ler também: Formas de pagamento online: saiba quais oferecer na sua loja virtual

4. Melhor Rastreio

O Melhor Rastreio é a solução que o Melhor Envio criou para que você consiga acompanhar toda movimentação das encomendas, desde o dia da postagem até o momento em que chega nas mãos do cliente. 

Esse recurso é integrado com os Correios e com as demais transportadoras, fazendo com que você e seu cliente não precisem entrar em sites específicos para acompanhar um produto.

Além disso, o Melhor Rastreio é uma forma de estreitar o relacionamento e a comunicação entre lojista e cliente. 

Funciona assim: você compartilha o link de rastreio com o consumidor que poderá acompanhar facilmente a movimentação do pacote.

É possível, ainda, automatizar e customizar esse processo: se o email do consumidor for inserido durante a geração da etiqueta de envio, o destinatário passa a receber dados atualizados do pacote. 

Tudo isso de forma automática, a partir do momento em que a encomenda for postada.

5. Otimização da logística de envios

Na maioria das plataformas que têm integração com o Melhor Envio, você tem acesso ao menu “Minhas Vendas”. 

O menu centraliza as vendas de uma ou mais lojas online em uma única tela.

Isso quer dizer que os pedidos são passados automaticamente ao Melhor Envio, onde é possível consultar e alterar os dados e gerar os fretes.

Leia também: Logística reversa dos correios: o que é e como funciona

Como utilizar a calculadora de frete do Melhor Envio?

A calculadora de frete do Melhor envio é bem intuitiva e fácil de usar. Para começar, basta acessá-la no painel de controle da sua conta. Depois, preencha os campos com o CEP de origem e destino, além do peso e das dimensões da embalagem. 

Feito isto, é só clicar em “Calcular”.

Além disso, você poderá escolher a transportadora que mais faz sentido para o seu negócio. Tenha atenção apenas para optar por uma que cubra o trecho necessário para a entrega. 

As informações sobre o destinatário também precisam ser preenchidas na ferramenta. Após este passo, escolha entre “Adicionar ao Carrinho” ou “Pagar Agora”. E informe se o envio vai ser feito com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

Mas atenção porque o processo ainda não acabou!

Você também vai precisar pagar pela etiqueta de frete. Para isso, é possível escolher entre usar o saldo da carteira virtual do Melhor Envio ou uma das formas de pagamento disponíveis na plataforma.

Por fim, imprima a etiqueta e pronto! Detalhe importante: para encontrá-la, basta ir em Painel de Controle > Meus Envios > Envios Liberados. Fácil, não é verdade?

Quais plataformas têm integração com o Melhor Envio?

Hoje, o Melhor Envio está integrado às principais plataformas de Ecommerce do mercado. Mas além delas, há também a integração com marketplaces, HUB, sistemas ERP de parceiros e plataformas de Ecommerce, como a Nuvemshop.

Confira na imagem abaixo todas as integrações: 

Como instalar o Melhor Envio na Nuvemshop?

Anteriormente, falamos que o Melhor Envio tem integrações com algumas plataformas de Ecommerce e, dentre elas, citamos a Nuvemshop. Essa é uma plataforma muito recomendada, pois conta com 100 mil lojistas ativos e é, hoje, líder de mercado na América Latina. 

Se você já tem uma loja Nuvemshop e quer usar o Melhor Envio, saiba que fazer a integração é muito fácil. Siga os seguintes passos: 

  • Vá até o painel administrativo da sua loja; 
  • Clique em “Configurações”;
  • Busque a opção "Meios de envio";
  • Selecione o Melhor Envio e coloque as modalidades de frete que deseja usar no seu Ecommerce.

Em seguida, o seu cliente vai conseguir visualizar o valor da entrega sem precisar sair da sua loja na Nuvemshop e terá à disposição dele melhores preços de frete para comprarem com você.

E, se você ainda não tem uma loja na Nuvemshop, mas deseja ter, nós temos um presente: garanta 25% de desconto no primeiro pagamento da plataforma com o desconto exclusivo EnP! 

Clique aqui para garantir o seu benefício. 

Afinal, o Melhor Envio é bom?

Para fazer a análise se o Melhor Envio bom ou não, pedimos que leve em consideração alguns elementos que merecem destaque:

O cálculo dos envios é feito gratuitamente. Para isso, basta colocar informações sobre o pacote, dados sobre o remetente e destinatário e pronto. É tudo muito prático e rápido. 

Além disso, opagamento da ferramenta só acontece quando o envio da mercadoria é efetivado. Você não paga uma mensalidade para usar a cotação do Melhor Envio ou ter um cadastro na plataforma. 

Outro ponto importante: o Melhor Envio tem um bom índice no Reclame Aqui, cuidando para que os clientes que precisam de suporte estejam sempre amparados. 

Por fim, mas longe de ser o item menos importante dessa lista, o serviço oferece os preços mais competitivos do mercado, permitindo que você possa melhorar a experiência do seu cliente por meio da logística. 

Por tudo isso, podemos afirmar que o Melhor Envio é, sim, uma boa opção de ferramenta para todos os lojistas que têm uma loja virtual ou fazem envio de mercadorias pela internet

Tire o seu Ecommerce do papel! Baixe agora o checklist Ecommerce do Zero

Se você está começando a empreender agora, sabe bem que a logística é apenas um dos muitos ingredientes que levam um Ecommerce ao sucesso. 

Foi para ajudar empreendedores como você que nós criamos o checklist Ecommerce do Zero, um material completo, que detalha todas as etapas para criar um Ecommerce, desde a validação até a venda. 

Esse material foi desenvolvido com base no método exclusivo do Ecommerce na Prática, criado por Bruno de Oliveira, maior especialista em Ecommerce do Brasil e empreendedor há mais de 20 anos. 

Se você sonha em trabalhar com o que gosta e ter sucesso neste mercado, não perca tempo. Baixe o material gratuito clicando aqui:

Perguntas Frequentes

Como funciona a Melhor Envio?

O Melhor Envio funciona assim: o lojista faz o cadastro gratuito na plataforma, faz cotação de fretes e escolhe o mais vantajoso para o seu negócio. Tudo em um só aplicativo. O pagamento é feito apenas pelas encomendas que forem enviadas. Os métodos de pagamento aceitos são o PagHiper, PayPal, PagSeguro, Pagsmile, PicPay, Mercado Pago, Yapay e Wirecard (antigo Moip).

Quais modalidades dos Correios aceitam Melhor Envio?

Dentro do Melhor Envio é possível enviar mercadorias pelos Correios dentro das seguintes modalidades: PAC, SEDEX, Grandes Formatos e Mini Envios.

O que precisa para fazer cadastro no Melhor Envio?

Para se cadastrar no Melhor Envio basta acessar a plataforma, inserir as informações pessoais solicitadas no cadastro, registrar o seu endereço de origem e pronto! Depois desse processo, você estará pronto para fazer cotações e enviar produtos.

Quem pode usar o Melhor Envio?

Qualquer pessoa pode usar o Melhor Envio, fazendo o cadastro com um CPF ou CNPJ.

Como embalar para o Melhor Envio?

Para embalar a encomenda para o Melhor Envio, use caixas de papelão ou papel que sejam resistentes. Além disso, use fitas adesivas de boa qualidade para vedar e proteger os pacotes. Por fim, use elementos para minimizar os impactos dentro do pacote, como papel, isopor ou restos de jornal.

Como instalar o Melhor Envio na Nuvemshop?

Se você já tem uma loja Nuvemshop e quer usar o Melhor Envio, siga os seguintes passos: Vá até o painel administrativo da sua loja; Clique em “Configurações”; Busque a opção "Meios de envio"; Selecione o Melhor Envio e coloque as modalidades de frete que deseja usar no seu Ecommerce.

Melhor Envio é bom?

Sim, o Melhor Envio é uma ferramenta que facilita muito a vida dos lojistas e é um recurso indispensável para quem deseja oferecer condições de frete mais vantajosas em seu Ecommerce.

Quais as vantagens do Melhor Envio?

Dentre as vantagens do Melhor Envio estão o cadastro gratuito, a diversidade de transportadores disponíveis e os custos mais baixos. Além disso, a solução tem integração com plataformas de Ecommerce e ERPs, oferece uma diversidade de meios de pagamento e a possibilidade de rastrear pacotes. Isso sem falar da praticidade na hora de cotar envios.