Calcular o frete dos Correios não precisa ser uma tarefa árdua que exige uma visita à agência mais próxima. Você pode realizar essa tarefa no conforto da sua casa e obter uma estimativa do custo e prazo de entrega com antecedência!

O processo é simples: basta acessar o site dos Correios e levar em consideração fatores como peso, tamanho, distância entre o ponto de origem e o destino, bem como o método de entrega da encomenda.

Pode parecer um pouco complicado no início, mas não se preocupe! Preparamos um passo a passo detalhado para tornar tudo mais claro para você. Basta continuar lendo este artigo até o final para descobrir como calcular o frete exato dos Correios.

Está pronto para começar?

Como calcular o valor do frete no Correios?

Se você chegou até este artigo para saber como calcular frete dos Correios, veio ao lugar certo. Nos próximos tópicos vamos dividir algumas das principais dicas para calcular o frete para encomendas nacionais e internacionais.

Vale lembrar que o preço do frete varia de acordo com o tamanho do produto, o volume total das encomendas – ou seja, o espaço ocupado pela encomenda na caixa e o peso que ela tem – e a distância que o pacote vai percorrer.

Veja agora como completar os passos pelo site dos Correios e pelo aplicativo:

1. Pelo site dos Correios

Acesse o site dos Correios e clique em "Preços e Prazos"

A primeira coisa a se fazer para simular o frete é acessar o site dos Correios. Na página inicial, você vai clicar no botão “Preços e Prazos” assim como mostra a imagem.

como calcular frete dos correios

Clique em “Simulador de preços nacionais/internacionais”

Aqui, você vai escolher a opção nacional ou internacional, dependendo do destino de seu envio. Aqui, você terá que informar a data da postagem, o CEP de origem, de destino e o tipo de serviço dependendo da necessidade do cliente.

como calcular frete dos correios

 

Escolha a modalidade de envio

Entre essas opções de serviço, temos as mais comuns: PAC; Sedex (entrega mais rápido que o normal) e Sedex 10 (entrega logo no dia seguinte, se houver disponibilidade).

como calcular frete dos correios

Escolha o tipo de embalagem

Suponhamos que você escolheu o serviço SEDEX. Ao clicar nessa opção, aparecerá mais espaços para você preencher. O primeiro deles é o formato da caixa da encomenda – ou seja, se será em caixa/pacote ou rolo/cilíndro/esfera. 

Caso você escolha outra embalagem, sem ser a do Correios, é necessário colocar as dimensões (altura, largura e comprimento) exatas da encomenda para calcular o preço e prazo do frete. Você pode usar uma fita métrica para te auxiliar.

Defina o estilo da entrega

Na hora de calcular o preço, você também pode definir alguns detalhes como: se o produto será entregue apenas ao destinatário (botão: “mão própria”); se você quer receber uma mensagem avisando a entrega do pacote ao cliente (AR – Aviso de Recebimento); ou se deseja declarar o valor do pacote.

Essa opção é boa em casos de perda/desvio de rota do pacote. Assim, o próprio Correios irá arcar com os custos e devolver o valor que você declarou nesta etapa.

Calcule a cotação

Agora, é só clicar no botão calcular em azul e a estimativa do valor será gerada. 

como calcular frete dos correios

Lembrete: essa é apenas uma cotação. Isso quer dizer que, ao chegar na agência dos Correios, o valor pode ser alterado, sobretudo se alguma informação estiver errada. Esse processo no site dos Correios é apenas uma prévia, uma estimativa de preços e não o preço final da encomenda. 

O bom de fazer esse cálculo antes é evitar surpresas desconfortáveis com relação ao valor total de entrega da encomenda. 

O processo para cotar o frete de uma encomenda internacional é bem parecido. A diferença é que, em vez de 2 CEPs nacionais, um deles é de fora do Brasil.

Leia também: Logística reversa dos correios: o que é e como funciona

2. Pelo aplicativo dos Correios

Caso não tenha acesso a um computador ou notebook para entrar no site dos Correios, saiba que eles disponibilizam um aplicativo para calcular frete pelo celular.

O Aplicativo Calculadora de Frete Correios, disponível em iOS e Android, tem todos os recursos que apresentamos. O que muda é apenas o layout do app, além da fácil acessibilidade por meio de aparelhos móveis.

Em poucos cliques, você consegue simular o preço e o prazo de entrega da encomenda. 

Essa função vale muito para você que usa os serviços dos Correios e vende na internet. Rapidamente é possível saber os valores e compartilhá-los através do Whatsapp, por exemplo. 

Modalidades de envios dos Correios

O Correios tem diversas modalidades de envio e dentre elas podemos destacar as seguintes: PAC, Sedex, Sedex 12, Sedex 10 e Sedex Hoje. Vamos explicar cada uma delas nos tópicos abaixo, veja só: 

PAC

Prático, Acessível, Confiável. É assim que o Correios resume o PAC, uma de suas modalidades de envio mais populares. Essa é uma modalidade mais barata e, por isso, bastante popular, funcionando de maneira não expressa, ou seja, as entregas não são feitas com prioridade. 

Sedex

O Sedex é um serviço indicado para encomendas expressas, ou seja, elas são entregues mais rapidamente ao remetente. O Sedex se divide entre três principais categorias, Sedex 12 – para entregas de encomendas até as 12h do dia útil seguinte ao da postagem – Sedex 10 – que entrega a encomenda no destino informado até as 10h do próximo dia útil – e o Sedex Hoje, que como o próprio nome já diz, entrega no mesmo dia da postagem. 

Como você pode imaginar, por ser um serviço prioritário, o Sedex é mais caro que o PAC, mas vale muito a pena se você busca mais agilidade na entrega. 

Contrato de Ecommerces e lojas virtuais com os Correios

Se você está vendo o número de seus pedidos aumentarem e está utilizando mais o serviço dos Correios, talvez seja o momento de considerar fazer um contrato com a empresa. Você conhece o contrato dos Correios para Ecommerces? 

Este é um serviço que pode ser muito útil, te ajudando a economizar no envio de pacotes – afinal, eles disponibilizam preços diferenciados para Sedex e PAC – e a oferecer um serviço mais satisfatório aos seus clientes. Funciona da seguinte maneira: 

  • Visite o site dos Correios e faça o pedido do seu Cartão Correios;
  • Cadastre as informações requisitadas na página;
  • Escolher o tipo de contrato com os Correios.

Nós falamos sobre esse assunto em maiores detalhes, dando todo o passo a passo para firmar uma parceria com os Correios, neste artigo: Contrato com os Correios: sua Loja Virtual Precisa de um. Leia quando puder!  

Melhore a logística e estruture o seu Ecommerce

A parte logística de uma empresa é apenas um dos pilares que sustentam um negócio de sucesso.

Para que seu negócio funcione da forma correta, é necessário ajustar cada um dos pilares do Ecommerce para estruturá-lo. 

Para isso, disponibilizamos um checklist GRATUITO com 6 passos Essenciais para você estruturar e consolidar seu Ecommerce do Zero.

Baixe agora mesmo o seu Checklist: