Atualizado em 10/05/2023 por Maria Alice Medeiros
Você não precisa levar a sua encomenda até uma agência dos Correios para calcular o frete do seu pacote e saber o valor…
É possível realizar essa tarefa, de casa mesmo, e ter uma ideia do preço e prazo com antecedência!
Basta usar o site dos Correios e levar em consideração pontos como peso, tamanho, distância entre origem e destino e também o modal de entrega da encomenda.
Isso pode até parecer um pouco confuso agora, mas com o passo a passo que criamos para você, tudo ficará bem explicado…
É só acompanhar este artigo até o final para saber como calcular o frete exato dos correios.
Vamos aos passos?
Índice:
Como calcular o frete dos Correios?
Se você chegou até este artigo para saber como calcular frete dos Correios, veio ao lugar certo. Nos próximos tópicos vamos dividir algumas das principais dicas para calcular o frete para encomendas nacionais e internacionais.
Vale lembrar que o preço do frete varia de acordo com o tamanho do produto, o volume total das encomendas – ou seja, o espaço ocupado pela encomenda na caixa e o peso que ela tem – e a distância que o pacote vai percorrer.
Veja agora algumas das alternativas para calcular frete dos Correios:
1- Calculando o frete dos correios para encomendas nacionais
A primeira coisa a se fazer para simular o frete é acessar o site dos Correios. Na página inicial, você vai clicar no botão “Preços e Prazos” assim como mostra a imagem abaixo:
Em seguida, clique em “Selecione o produto/serviço” e escolha a opção “Calculador de preços e prazos nacionais”.
Você será redirecionado para uma página de cadastro.
Lá, você terá que informar a data da postagem, o CEP de origem, de destino e o tipo de serviço dependendo da necessidade do cliente.
Entre essas opções de serviço, temos as mais comuns:
- PAC;
- Sedex (entrega mais rápido que o normal);
- Sedex 10 (entrega logo no dia seguinte, se houver disponibilidade).
Suponhamos que você escolheu o serviço SEDEX. Ao clicar nessa opção, aparecerá mais espaços para você preencher.
O primeiro deles é o formato da caixa da encomenda – ou seja, se será em caixa/pacote ou Rolo/Cilíndrico/Esfera.
Caso você escolha outra embalagem, sem ser a do Correios, é necessário colocar as dimensões exatas da encomenda para calcular o preço e prazo do frete.
Dimensões necessárias (em centímetros):
- Altura;
- Largura;
- Comprimento.
Você pode usar uma fita métrica para te auxiliar, caso não saiba o tamanho da caixa…
É bem simples de fazer.
Por último, selecione o peso estimado da encomenda.
Se quiser, você também pode indicar:
- se o produto será entregue apenas ao destinatário (botão: “mão própria”);
- se você quer receber uma mensagem avisando a entrega do pacote ao cliente (AR – Aviso de Recebimento);
- ou se deseja declarar o valor do pacote. Essa opção é boa em casos de perda/desvio de rota do pacote. Assim, o próprio Correios irá arcar com os custos e devolver o valor que você declarou nesta etapa.
Agora, é só clicar no botão calcular em azul e a estimativa do valor será gerada.
Nota: Isso não quer dizer que ao chegar na agência dos Correios, o valor não possa ser alterado. Lembre-se de que esse processo no site dos Correios é apenas uma prévia, uma estimativa de preços e não o preço final da encomenda.
O bom de fazer esse cálculo antes é evitar surpresas desconfortáveis com relação ao valor total de entrega da encomenda.
Leia também: Logística reversa dos correios: o que é e como funciona
2- Calculando o frete dos Correios para encomendas internacionais
Se você vai enviar o pacote para o exterior, o processo para simular o frete dos Correios é um pouco diferente do que indicamos acima.
Assim como nas encomendas nacionais, para calcular o frete internacional você deve ir na página inicial.
Nessa página, você vai procurar o ícone de “Preços e Prazos” para clicar no botão “Calculadora de preços e prazos internacionais” .
A página será redirecionada para um simulador online.
O primeiro espaço solicitado é o tipo de encomenda, no qual você pode optar por documento ou mercadoria.
O próximo passo é digitar o CEP de origem, o país de destino da encomenda e a cidade.
Logo em seguida, preencha o espaço sinalizando o tipo de pacote (pode ser um envelope, caixa ou rolo) e, depois, indique todas as dimensões necessárias. Dependendo do pacote que você utilizar, algumas dimensões não serão necessárias.
Por exemplo: se você selecionar um envelope, não precisa indicar a altura e o diâmetro.
Tudo preenchido certinho? É só clicar no botão “Simular” e tudo será calculado para você.
3 – Aplicativo para calcular frete dos Correios
Caso não tenha acesso a um computador ou notebook para entrar no site dos Correios e não consiga carregar muito bem o site pelo celular, os Correios também disponibilizam um aplicativo para calcular frete pelo celular.
O Aplicativo Calculadora de Frete Correios, disponível em iOS e Android, tem todos os recursos que apresentamos. O que muda é apenas o layout do app, além da fácil acessibilidade por meio de aparelhos móveis.
Em poucos cliques, você consegue simular o preço e o prazo de entrega da encomenda.
Essa função vale muito para você que usa os serviços dos Correios e vende na internet. Rapidamente é possível saber os valores e compartilhá-los através do Whatsapp, por exemplo.
Modalidades de envios dos Correios
O Correios tem diversas modalidades de envio e dentre elas podemos destacar as seguintes: PAC, Sedex, Sedex 12, Sedex 10 e Sedex Hoje. Vamos explicar cada uma delas nos tópicos abaixo, veja só:
PAC
Prático, Acessível, Confiável. É assim que o Correios resume o PAC, uma de suas modalidades de envio mais populares. Essa é uma modalidade mais barata e, por isso, bastante popular, funcionando de maneira não expressa, ou seja, as entregas não são feitas com prioridade.
Sedex
O Sedex é um serviço indicado para encomendas expressas, ou seja, elas são entregues mais rapidamente ao remetente. O Sedex se divide entre três principais categorias, Sedex 12 – para entregas de encomendas até as 12h do dia útil seguinte ao da postagem – Sedex 10 – que entrega a encomenda no destino informado até as 10h do próximo dia útil – e o Sedex Hoje, que como o próprio nome já diz, entrega no mesmo dia da postagem.
Como você pode imaginar, por ser um serviço prioritário, o Sedex é mais caro que o PAC, mas vale muito a pena se você busca mais agilidade na entrega.
Contrato de Ecommerces e lojas virtuais com os Correios
Se você está vendo o número de seus pedidos aumentarem e está utilizando mais o serviço dos Correios, talvez seja o momento de considerar fazer um contrato com a empresa. Você conhece o contrato dos Correios para Ecommerces?
Este é um serviço que pode ser muito útil, te ajudando a economizar no envio de pacotes – afinal, eles disponibilizam preços diferenciados para Sedex e PAC – e a oferecer um serviço mais satisfatório aos seus clientes. Funciona da seguinte maneira:
- Visite o site dos Correios e faça o pedido do seu Cartão Correios;
- Cadastre as informações requisitadas na página;
- Escolher o tipo de contrato com os Correios.
Nós falamos sobre esse assunto em maiores detalhes, dando todo o passo a passo para firmar uma parceria com os Correios, neste artigo: Contrato com os Correios: sua Loja Virtual Precisa de um. Leia quando puder!
Melhore a logística e estruture o seu Ecommerce
A parte logística de uma empresa é apenas um dos pilares que sustentam um negócio de sucesso.
Para que seu negócio funcione da forma correta, é necessário ajustar cada um dos pilares do Ecommerce para estruturá-lo.
Para isso, disponibilizamos um Checklist GRATUITO com 6 passos Essenciais para você estruturar e consolidar seu Ecommerce do Zero.
Baixe agora mesmo o seu Checklist:
incrivel o grau de explicação , parabéns