Você já pensou sobre o que um empresário faz? Enquanto empreender é o sonho de muita gente, poucos sabem o que realmente há por trás da rotina de quem trabalha com empreendimentos de forma profissional. Neste artigo, vamos falar sobre alguns mitos e verdades sobre o que um empresário faz na prática. Vem com a gente! 

Reuniões, acompanhamentos, análises, negociações e mais reuniões. O dia a dia de um empresário é bastante corrido e, por ser um profissional multidisciplinar, a sua rotina pode variar de um dia para o outro. 

É possível dizer, no entanto, que existem características comuns a quase todos os empresários. Neste artigo, nosso objetivo é desmistificar essa carreira e mostrar que você também pode empreender com sucesso. 

No episódio 02 do EnPCast, Bruno de Oliveira, CEO do EnP, e Babi Tonhela, nossa Diretora de Produtos, mostram as verdades e as mentiras sobre o que um empresário faz. Vamos conferir? 

O que é um empresário, afinal? 

O empresário é, na verdade, uma pessoa que tem como profissão promover a circulação de bens e serviços com a finalidade de lucro. Ou seja, o que um empresário faz é gerenciar empresas, de forma individual ou coletiva.

Muitas pessoas se perguntam o que é ser um empresário e ele também pode ser conceituado como o dono ou o sócio de uma companhia, seja ela criada do zero, ou não. 

Sua atuação pode ser feita no segmento comercial, industrial ou de serviços. Uma das primeiras obrigações de qualquer empresário é registrar a sua empresa na junta comercial, manter um controle financeiro sobre a empresa e, regularmente, publicar balanços contábeis que comprovem a viabilidade do negócio. 

Existem diferentes formas de ser um empresário e todas elas dependem do porte da empresa criada. Um dos modelos mais populares é o Microempreendedor Individual, ou MEI.

No entanto, existem também as Microempresa (ME) Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), o Empresário Individual (EI), a Sociedade Empresária Limitada (LTDA), a Sociedade Simples (S/S), a Sociedade Anônima (SA) e a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU). 

Se você quiser saber mais sobre o assunto, indicamos este artigo em nosso blog: Tipos de Empreendedorismo: quais são e qual o melhor? 

O que um empresário faz?

Um empresário faz muitas coisas ao longo do seu dia de trabalho. Por ser um profissional multidisciplinar, sua atuação pode ser vista desde os aspectos mais estratégicos do negócio, até algumas atividades operacionais do dia a dia. 

De muitas maneiras, o que um empresário faz é construir sua fonte de renda do zero. Quanto maior a empresa, maiores as possibilidades de lucro, mas também maiores são as responsabilidades do empresário. 

Em sua rotina, um empresário está envolvido no negócio de ponta a ponta, desde o controle de estoque e relacionamento com fornecedores, até a relação com funcionários e clientes.

A trajetória profissional de um empresário não pode ser traçada em uma linha reta, o seu desenvolvimento está intimamente ligado ao da empresa e pode sofrer mudanças de acordo com o momento de mercado. 

O papel do empresário é tomar algumas das principais decisões que dizem respeito à empresa, decidindo quais as melhores estratégias para levar o empreendimento para o próximo nível. 

Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática e empreendedor com uma carreira extensa, fala um pouco sobre o que um empresário faz em seu dia a dia: 

O empreendedor trabalha muito, trabalha demais. É comum trabalhar 10h/12h por dia. [...] Ele precisa ter o dia dele muito bem organizado, se não ele não vai conseguir fazer tudo que ele tem para fazer

Bruno de Oliveira

Babi Tonhela completa, ainda… 

Acho que um requisito para empreender é gostar de trabalhar, não é?

Babi Tonhela

O que é um empresário individual? 

Um empresário individual nada mais é do que um empreendedor que exerce as suas atividades como titular do negócio, ou seja, sem sócios. Esse é um modelo regularizado no Brasil pelo MEI, a modalidade empresarial criada pelo Governo para formalizar a atuação de empreendedores menores, que faturam até R$ 81 mil por ano. 

Nesse modelo de empreendedor individual, é comum encontrarmos profissionais que atuam como freelancers, profissionais liberais e autônomos. A modalidade cobre as mais diversas áreas de atuação.

No artigo 5 passos para abrir uma empresa legalmente, nós mostramos o passo a passo para abrir uma empresa do zero, incluindo alternativas individuais como o MEI. Vale a leitura! 

Diferentes tipos de empresários

O que um empresário faz também depende do papel que ele assume na organização. Podemos destacar três principais tipos de empresários: o investidor, o que trabalha para uma instituição e o que é o dono do próprio negócio. Vamos falar um pouco sobre eles agora… 

Empresário em uma instituição

Nem todo empresário cria uma empresa do zero. Alguns empresários atuam, basicamente, como profissionais contratados. Assim, eles são capazes de usar as suas capacidades analíticas para ajudar um negócio a prosperar.  

Esse é um tipo de atividade comum em empresas públicas e do setor privado, independentemente do segmento de atuação.

Usualmente, o empresário que se encontra dentro deste contexto responde a outras pessoas e não gerencia todas as variáveis por conta própria. 

Empresário investidor

O empresário investidor tem alta capacidade de analisar o mercado e conta com o capital como seu principal recurso.

Os conhecimentos em economia são essenciais em todas as modalidades de empreendedores, mas nos investidores, isso se torna ainda mais importante, já que ele precisa entender o contexto de mercado para gerar lucro. 

Usualmente, o empresário investidor não está envolvido diretamente no dia a dia de trabalho na empresa, mas acompanha de perto os resultados e números, a fim de decidir qual a melhor aplicação para o seu dinheiro. 

Leia também: Como investir dinheiro com CNPJ e aumentar o caixa do seu negócio. 

Empresário do próprio negócio

O empresário que cuida do próprio negócio está envolvido na operação da empresa de ponta a ponta. Seu papel é tomar decisões estratégicas que afetam desde a aquisição de matérias-primas até o pós-venda

Nem todas as pessoas que começam o seu próprio negócio do zero têm experiência prévia ou muito conhecimento sobre o mercado. Por isso, a especialização é essencial – e não estamos falando apenas da educação formal. 

Fazer cursos, frequentar eventos e palestras e ler sobre o mercado de empreendedorismo podem ser elementos importantes para a expansão de horizontes. 

Quanto ganha em média um empresário?

Uma dúvida muito comum sobre este tema é a seguinte: “quanto ganha por mês um empresário?” ou “quanto é o salário de um dono de empresa?”. A resposta é a seguinte: depende. 

A verdade é que o valor que um empresário ganha pode variar de acordo com inúmeros fatores, tais como a sua área de atuação, sua formação, seu nível de experiência, sua rede de contatos e mais.

Além disso, o potencial de lucro de um empresário também depende, é claro, de suas habilidades e competências no gerenciamento de uma empresa. 

Ainda assim, algumas pesquisas e levantamentos podem ajudar a tornar o assunto mais claro. Veja:

Dados levantados pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade de Produtividade, mostram que 70% dos empresários brasileiros ganham até 3 salários mínimos por mês

Informações da Glassdoor, um dos maiores sites de vagas e recrutamento do mundo, mostra que a remuneração total média estimada para empresários é de R$ 5.440 por mês

Não podemos deixar de mencionar, é claro, os empresários que ganham salários na casa dos milhares de reais mensais. Essa disparidade serve para ilustrar a natureza dinâmica de ser um empreendedor – o seu salário vai depender do seu trabalho. 

Uma coisa que precisa ser explicada, no entanto, é que o faturamento da empresa não deve ser encarado como o salário do empreendedor. O salário do empresário é chamado de pró-labore e ele representa apenas uma parcela do faturamento total do empreendimento.  

Diferenças entre empresário e empreendedor

Por mais que os termos empresário e empreendedor pareçam iguais, eles não são. Isso porque o empreendedor é aquele que promove mudanças em processos e equipes através da implantação de suas ideias inovadoras… 

Isso significa que o empreendedor pode até não ser o dono de uma empresa, desde que tenha o potencial de inovar, realizar os planos e de gerar transformação em qualquer tipo de ambiente.

Já o empresário  não precisa ser, necessariamente, um realizador de novas ideias. Para o empresário, o que importa é ter uma visão mais concreta do que é ter e gerenciar um negócio. 

Ele é aquele que mantém a rotina financeira, gerencia equipe ou se preocupa em aumentar as vendas do negócio. Em outras palavras, ser empreendedor é paixão, já ser empresário é profissão.

Que faculdade fazer para ser um empresário?

Para ser um empresário de sucesso, o conhecimento é fundamental. Nesse sentido, fazer um curso superior certamente vai te ajudar a alcançar os conhecimentos que você precisa. Para te ajudar nessa escolha, nós reunimos os cursos mais interessantes para quem quer se tornar um empresário. Veja só:

Administração

A administração é um dos cursos que reúne a maior quantidade de conteúdos relevantes para quem deseja impulsionar sua carreira de empresário, isso porque aborda temas como:

  • Contabilidade;
  • Economia;
  • Matemática financeira;
  • Recursos humanos;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Marketing.

Como você pode notar, os conteúdos do curso de Administração podem oferecer um aprendizado aplicável para o futuro empresário.

Economia

Outro curso interessante para quem quer ser empresário é o de Economia. Isso porque entender o cenário econômico do país e do mundo é uma vantagem que certamente traz boas ideias para identificar as áreas em que vale a pena investir e, dessa maneira, levar um empreendimento inovador para o mercado.

Durante o curso de Economia, o aluno tem contato com questões financeiras, administrativas, políticas, éticas, contratuais e econômicas. Na prática, essa graduação contribui para o desenvolvimento de um olhar crítico sobre o mercado, o que é muito útil para a criação de negócios.

Marketing

A faculdade de marketing te ajuda a conhecer várias estratégias para atrair mais clientes e criar uma reputação positiva da empresa tanto no mundo físico quanto no digital. Os conhecimentos presentes no curso de Marketing proporcionam essa experiência e ajudam a criar um diferencial competitivo no mercado.

Além disso, quem escolhe trabalhar com Marketing também desenvolve habilidades muito importantes para o mundo dos negócios, como a visão empreendedora e a criatividade. Tudo isso contribui para se tornar um empresário de sucesso.

O que é preciso para ser um empresário?

Quando falamos que qualquer pessoa pode fazer o que um empresário faz, não queremos dizer que esse é um papel fácil de ser desempenhado, mas que existem um conjunto de habilidades e competências que podem ser desenvolvidas ao longo do tempo. 

Mas, afinal, quais são as características de um empresário? Listamos algumas das mais importantes abaixo: 

Proatividade 

O empresário está em uma posição de liderança na empresa. Isso quer dizer que ele é a força que move o empreendimento e, por isso, ser proativo é essencial. A mente do empresário precisa estar sempre em busca de novas ideias, seja na melhoria de processos, na relação com parceiros comerciais ou na busca por um posicionamento mais estratégico no mercado. 

Sendo assim, tomar as rédeas e ter iniciativa é fundamental. 

No entanto, precisamos destacar que proatividade não é o mesmo que agir de forma inconsequente, ou seja, sem um planejamento adequado. Toda e qualquer ação nova deve ser estudada e discutida, tendo a sua viabilidade analisada. 

É importante saber ousar, mas é ainda mais essencial ter um plano de ação eficiente, que leve a empresa a alcançar seus objetivos. 

Boa comunicação interpessoal

Estar em uma posição de liderança requer boas habilidades de comunicação, seja para lidar com times externos ou internos. Isso ajuda a criar uma atmosfera mais propensa ao diálogo e, nesse contexto, ideias boas podem surgir! 

É preciso ter em mente que a comunicação é a ferramenta invisível que alinha todas as mais variadas áreas de uma única empresa. No dia a dia, com a execução de tarefas específicas, pode ser difícil de enxergar, mas todo empreendimento tem um objetivo comum. E a comunicação clara é o caminho mais curto para alcançá-lo. 

Organização

Um dos elementos mais importantes para qualquer empresário é a capacidade de organização. Essa é uma habilidade que será exercida não apenas no nível pessoal, mas também empresarial, nas mais variadas áreas da empresa. 

Uma das dicas mais efetivas nesse sentido é criar uma rotina de trabalho eficiente, que seja favorável à produtividade. Bruno de Oliveira também fala sobre isso no EnPCast 02: 

Tem que gostar de rotina para ser um empreendedor. É difícil você não ter rotina. São coisas muito semelhantes que você vai fazer todos os dias e se você não for organizado, vai perder produtividade.

Bruno de Oliveira

Babi Tonhela completa a ideia dizendo: 

Eu faço um brainstorming, escrevo num caderno tudo que eu preciso fazer durante a semana e depois uso o Google Agenda e organizo a minha rotina em blocos. [...] Isso mudou muito a minha rotina.

Babi Tonhela

O método de organização, é claro, vai mudar de pessoa para pessoa. Enquanto uns gostam de ferramentas mais tradicionais – como os blocos de anotações e quadros – outros utilizam as ferramentas digitais, como o Google Agenda, o Trello e outros recursos de produtividade. O importante é que você encontre o método que funciona para você! 

Capacidade para se planejar 

Muitas pessoas se perguntam o que um empresário faz, mas poucas pensam sobre como esse profissional completa as suas tarefas. E a resposta é simples: planejamento. Veja o que a Babi Tonhela comenta sobre o assunto: 

A maior dificuldade que eu vejo entre os empreendedores hoje é a identificação de uma meta plausível, que seja alcançável. [...] A meta, quanto traçada, deve ser um grande objetivo para a gente resolver e a gente tem que correr atrás disso todos os dias.

Babi Tonhela 

A empreendedora ainda completa: 

Se a minha meta, daqui a 6 meses, é faturar R$ 100 mil, o que eu preciso fazer hoje que vai me deixar mais perto dessa meta? [...] Quando eu converso com todos os empreendedores que estão na nossa audiência, eles não traçam uma meta.

Babi Tonhela 

Sendo assim, deu para perceber a importância que o planejamento tem no alcance de resultados de um negócio, certo? Por isso, um empresário de sucesso precisa estabelecer metas e implementar processos para alcançar esses resultados. 

Se esse assunto te interessa, confira este artigo: Como fazer um Planejamento para o seu Ecommerce em 2022. 

Disciplina

Um ponto essencial, mas que muitos aspirantes a empreendedores negligenciam é a disciplina. Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil, nem que pode ser feita rapidamente. 

Na verdade é possível argumentar que ser um empresário é quase como um estilo de vida, afinal, essa é uma atividade que vai impactar diferentes aspectos da sua rotina. Apesar disso, é inevitável que o foco e a determinação sejam abalados, seja por elementos externos ou internos. 

Nessas horas, o que precisa falar mais alto é a disciplina do empreendedor e o foco em seus objetivos. Bruno de Oliveira explica mais sobre o assunto no EnPCast 02: 

A disciplina do empreendedor é fundamental. [...] Como ele tem controle do que ele quer fazer, existem coisas que ele pode querer fazer mais do que as atividades relacionadas ao trabalho. [...] Só que é preciso ter muita disciplina para abrir mão disso e focar no que precisa ser feito no trabalho.

Bruno de Oliveira

Como é a vida de um empresário?

Ao contrário do que muitos podem pensar, a vida de um empresário não é recheada de glamour e facilidades. Existe muito trabalho duro por trás de toda conquista e, até chegar a um patamar confortável, é preciso se doar inteiramente ao negócio. 

Se o empreendedor está colhendo os resultados que ele quer, ele é livre. [...] Mas essa ideia de que o cara vive só usufruindo, pode até existir, mas antes tem que trabalhar muito.

Bruno de Oliveira

Sendo assim, é importante ter em mente que, para colher os frutos de uma empresa bem-sucedida, existe um grande caminho a ser percorrido. No entanto, trabalhando com dedicação e com a orientação certa, temos certeza de que você chegará no patamar dos seus sonhos. 

Como ser um empresário começando do zero?

Como você pode ver, o que um empresário faz no dia a dia não é nenhuma moleza. São variáveis importantes que precisam ser gerenciadas todos os dias e, sem a organização e a disciplina necessária… 

Mas, existe ainda um ingrediente muito importante: o conhecimento

Sem o conhecimento necessário, mesmo o mais brilhante dos empresários vai cometer erros que podem custar o seu negócio. 

É por isso que nós criamos o curso Ecommerce do Zero. Esse é um treinamento completo, que concentra décadas de experiência de todo o nosso time de especialistas. Nele, você vai encontrar o guia ideal para tirar o seu negócio do papel e fazê-lo prosperar, desde o planejamento até as suas vendas. 

O curso completo está disponível na assinatura Ecommerce na Prática. Para começar a sua jornada e tornar-se um empresário começando do zero, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é um empresário?

O empresário é, na verdade, uma pessoa que tem como profissão promover a circulação de bens e serviços com a finalidade de lucro.

O que um empresário faz?

Um empresário faz muitas coisas ao longo do seu dia de trabalho. Por ser um profissional multidisciplinar, sua atuação pode ser vista desde os aspectos mais estratégicos do negócio, até algumas atividades operacionais do dia a dia.

O que é um empresário individual?

Um empresário individual nada mais é do que um empreendedor que exerce as suas atividades como titular do negócio, ou seja, sem sócios. Esse é um modelo regularizado no Brasil pelo MEI, a modalidade empresarial criada pelo Governo para formalizar a atuação de empreendedores menores, que faturam até R$ 81 mil por ano.

Que faculdade fazer para ser um empresário?

Para ser um empresário de sucesso, algumas excelentes opções são cursar Administração, Economia ou Marketing.