Se você quer se aventurar no mundo dos negócios, saber os tipos de empreendedorismo é um cuidado essencial. Neste artigo, vamos falar sobre o que é empreendedorismo, quais tipos existem e ainda daremos dicas para você, que deseja se tornar um empreendedor. Boa leitura!

De acordo com o estudo "Jovens Empresários Empreendedores", elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), dois em cada três brasileiros na faixa dos 25 aos 35 anos sonham em se dedicar à própria empresa.  

E, ao contrário do que muitos podem pensar, a maioria dessas pessoas não está empreendendo por necessidade. Em 66% dos casos entrevistados, a motivação dessas pessoas é a busca por um mercado promissor, ao invés da inversão de uma situação econômica precária. 

Interessante, não concorda? 

Mas, uma coisa que poucos sabem é que nem todos os tipos de empreendedorismo podem ser colocados em uma caixa só. Existem muitas formas de se empreender hoje e, neste artigo, nós vamos mostrar algumas das mais populares e bem-sucedidas. Venha ler! 

O que é empreendedorismo: a história por trás do conceito

O empreendedorismo nada mais é do que o ato de inovar, criando e gerenciando processos comerciais. Ao empreender, uma pessoa pode inventar, por exemplo, um novo produto ou serviço, pensando em estratégias para divulgar a sua criação e torná-la popular no mercado. 

De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor 2021/2022, 74,2% dos adultos brasileiros conhecem alguém que começou um novo negócio. 

O termo “empreendedorismo”é emprestado do francês “entrepreneur, criado em 1725 e que significa “aquele que começa algo novo”. Mas, é claro, este é um assunto que vem sendo discutido por acadêmicos há décadas… 

Uma das pessoas com as definições mais bem aceitas de empreendedorismo é o economista Robert D. Hisrich. Veja só: 

O empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.

Robert D. Hisrich.

Desde o seu surgimento, é muito difícil separar o empreendedorismo do crescimento econômico como um todo. Alguns pesquisadores afirmam, ainda, que o ato de empreender começou antes mesmo da criação de moedas, com o escambo agrícola que acontecia desde a Idade Média. Em muitos casos, o empreendedorismo é analisado quase como um instinto natural do ser humano…

Foi apenas a partir do século XVII, no entanto, que o fortalecimento da classe burguesa e a expansão de mercados consumidores, que o empreendedorismo realmente tomou força como uma atividade formal. 

O que é preciso ter para ser um bom empreendedor? 

É impossível falar dos tipos de empreendedorismo sem analisar a pessoa por trás de todo esse processo: o empreendedor. Ele é, no fim das contas, um dos elementos mais importantes de uma nova empresa, pois demonstra a iniciativa e a coragem de começar um novo negócio.

Não é raro que o ato de empreender seja acompanhado de algumas concepções erradas, como a de que essa é uma profissão glamourosa e fácil de executar. Todos aqueles que já abriram uma empresa podem atestar que, na prática, o que acontece é exatamente o contrário… 

Empreender é uma atividade carregada de desafios e, por isso, nem todo mundo tem as habilidades necessárias para executá-la com sucesso. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), algumas das principais características de empreendedores são: 

  • Perseverança;
  • Disposição para correr riscos calculados;
  • Boa capacidade de planejamento e organização;
  • Senso de iniciativa; 
  • Perfil para liderança;
  • Uma rede sólida de contatos. 

Vale lembrar que características como essa não são uma regra, propriamente dita. Ou seja, se você julgar que deixa a desejar em um ou outro quesito, não desanime, empreender ainda pode ser uma boa alternativa para você.

Na verdade, essas qualidades podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo do tempo, tornando o ato de empreender uma atividade que qualquer pessoa pode desempenhar. 

Quais os principais tipos de empreendedorismo?

Como você pode ter notado, empreender é uma atividade que tem acontecido há muitos séculos e, naturalmente, desenvolveu-se de diversas formas diferentes. Hoje, existem vários tipos de empreendedorismo e conhecer alguns deles pode te ajudar na hora de começar o seu próprio negócio. 

Isso acontece porque as motivações por trás da abertura de uma nova empresa podem ser variadas. Ainda de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor 2021/2022, 65% dos empreendedores brasileiros afirmaram que começaram neste ramo porque desejam “fazer a diferença”. 

Enquanto isso, 57% afirmam que o seu objetivo é “construir um patrimônio maior”. Por outro lado, 27% dos empreendedores do Brasil dizem que entraram nesse negócio para “continuar uma tradição familiar” e 81% desejam empreender para “ganhar a vida”. 

Se você quer entender um pouco melhor quais são esses tipos de empreendedorismo, continue acompanhando o artigo: 

#1 - Empreendedorismo individual

O empreendedorismo individual, como o próprio nome já indica, diz respeito àqueles empreendedores que trabalham sozinhos. Usualmente, esse tipo de empreendimento tem um porte menor, principalmente por conta da limitação causada pela escassa mão de obra. 

Esse tipo de empreendedorismo foi muito impulsionado por algumas iniciativas governamentais, como a facilitação da criação do MEI (Microempreendedor Individual)  e  EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

Ainda que a sua escala seja menor, esse tipo de empreendimento compensa pela facilidade de começar, dando oportunidade para empreendedores que não têm o capital para contratar mão de obra especializada. Em outras palavras, essa é a forma mais comum de se começar no mundo do empreendedorismo. 

De acordo com o Sebrae, mais de 3,9 milhões de empreendedores formalizaram micro e pequenas empresas ou se registraram como microempreendedores individuais (MEIs) durante 2021. Um número 19,8% maior do que o observado em 2020.

Leia também: MEI e ME: Conheça as principais diferenças. 

#2 - Empreendedorismo cooperativo

O empreendedorismo cooperativo é aquele que é construído por mais de um empreendedor individual. Esse é um modelo que promove o apoio mútuo, melhorando as oportunidades de negócios e as chances de que aquele empreendimento seja bem-sucedido. 

Isso não quer dizer que este tipo de empreendedorismo não tenha os seus próprios desafios, é claro. Para participar de um empreendimento cooperativo é necessário ter boas habilidades de comunicação, empatia e um bom senso de delegação de tarefas. 

Existe, ainda, uma segunda definição do empreendedorismo cooperativo. Esse conceito diz respeito aos funcionários que têm uma postura empreendedora, mesmo dentro de uma empresa que não lhes pertence. 

Nesse contexto, o colaborador está sempre atento às novas oportunidades para o negócio, constantemente procura por maneiras de otimizar a sua rotina de trabalho e demonstra uma atitude proativa em relação a resolução de problemas. Essa é a famosa “postura de dono”! 

#3 - Empreendedorismo informal

O empreendedorismo informal é aquele desempenhado por pessoas que não têm um CNPJ próprio. De acordo com dados do IBGE, o trabalho informal correspondia a 41,3% da população ocupada no Brasil em 2019.

Nesta categoria são incluídos, por exemplo, os vendedores ambulantes, pessoas que vendem artesanato de maneira não profissional, donos de barracas de comida e outros tipos de produtos, enfim, uma série de atividades econômicas. 

Esse método de empreendedorismo não é recomendado. Isso porque ele não resguarda o empreendedor de nenhuma forma e pode gerar dores de cabeça a longo prazo. Atualmente, ter um MEI é uma das maneiras mais simples e eficientes de se formalizar um negócio.

Se a formalização de empresas é um assunto que te interessa, você pode gostar deste outro artigo: 5 passos para abrir uma empresa legalmente. 

#4 - Empreendedorismo de franquias

O empreendedorismo de franquias consiste na abertura de uma empresa que já existe. Esse é um método vantajoso para empreendedores que desejam começar dentro de um modelo testado e aprovado, com o suporte necessário para fazer a empresa crescer e prosperar. 

Outro ponto positivo do empreendedorismo de franquias é que, muita das vezes, o produto a ser vendido já é conhecido pelo público e tem uma boa aceitação. Algumas das franquias brasileiras mais conhecidas são O Boticário e a Cacau Show, além dos restaurantes de fast food. 

Mas, não pense que este tipo de empreendedorismo é mais fácil por essas razões. Este é um modelo com seus próprios desafios e particularidades. Por isso, é importante estudar sobre o assunto antes de fazer dessa a sua opção. Você pode começar a sua pesquisa por este artigo aqui: Franquia digital: o que é, vantagens e como ter uma. 

#5 - Empreendedorismo digital

Com a popularização das compras pela internet, o empreendedorismo digital experimentou um grande salto nos últimos anos. E essa tendência partiu não apenas dos empreendedores que estão começando seus próprios negócios, mas de empresas já consolidadas no mercado físico.

De acordo com uma pesquisa realizada pela HostGator, 58% dos negócios brasileiros passaram a investir na presença online  nos últimos anos e 64% desses empreendimentos passaram por um aumento nas vendas depois dessa mudança. 

Isso não é à toa: o mercado do empreendedorismo digital é um dos que mais cresce ano a ano. Na comparação entre os primeiros semestres de 2020 e 2021, o aumento nas vendas dentro do segmento de comércio eletrônico foi de 41%. Enquanto isso, no segundo semestre, o ano passado apresentou um crescimento de 17% em relação a 2020. 

Este é um mercado gigantesco, com muitas opções variadas de abordagem. Por exemplo, é possível vender tendo uma plataforma de Ecommerce própria ou por meio dos marketplaces. Também é possível vender produtos físicos – mesmo sem estoque – ou infoprodutos. 

Para saber mais sobre o assunto, leia este artigo: Empreendedorismo Digital: 10 Formas Baratas de Começar. 

#6 - Empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino tem ganhado muita força no Brasil durante os últimos anos. Este tipo de empreendedorismo diz respeito às empresas criadas e gerenciadas por mulheres. 

De acordo com dados do Sebrae, 48% dos 52 milhões de empreendedores brasileiros são mulheres. Daí, você entende a importância de falarmos sobre esse tipo de empreendedorismo, não é mesmo? 

Empreender oferece uma alternativa para que mulheres ganhem o seu próprio dinheiro, servindo como uma grande ferramenta de empoderamento econômico. O empreendedorismo feminino também insere mulheres no mercado de trabalho, em posições de poder – um ponto extra para a representatividade e para a diversidade! 

Vale notarmos que algumas das empresas mais bem-sucedidas do Brasil, como a Magazine Luiza, por exemplo, têm lideranças femininas. 

Se esse é um tópico que chama a sua atenção, saiba que temos um artigo completo sobre o assunto: Empreendedorismo Feminino: o que é, importância e inspirações. 

#7 - Empreendedorismo verde

O empreendedorismo verde tem a preservação ambiental como um de seus principais focos. Esse é um assunto cada vez mais importante, ainda mais considerando que, de acordo com uma pesquisa da Accenture, 83% consumidores brasileiros demonstram preferência por empresas que têm propósitos alinhados aos seus valores

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, 79% dos consumidores brasileiros desejam que as empresas demonstrem o seu posicionamento em relação a assuntos importantes, dentre eles, o meio ambiente. 

Sendo assim, dá para perceber que ser sustentável pode ser um interessante diferencial competitivo… 

Apesar disso, é importante ter atenção à veracidade dessas iniciativas. Fazer algo só para atrair a atenção dos consumidores, sem realmente partilhar desses valores, é uma verdadeira receita para o desastre. 

Por isso, empresas focadas no empreendedorismo verde precisam preocupar-se com a extração de suas matérias-primas, distribuição de seus produtos e sustentabilidade de suas soluções.

#8 - Empreendedorismo social

Alguns tópicos atrás, falamos sobre como uma das maiores motivações para  65% dos empreendedores brasileiros é “fazer a diferença” – e é exatamente este o objetivo do empreendedorismo social.

Neste modelo, o serviço ou produto vendido precisa gerar benefícios para determinada parcela da sociedade. Nesse caso, o lucro não é mais o principal objetivo. Bem diferente, não é mesmo? 

Um belo exemplo de empreendedorismo social são as ONGs, que podem ser focadas na inclusão social, formação profissional, cuidados de saúde, melhoria da autoestima, atendimento psicológico, enfim, muitas possibilidades…  

Mas, é claro, esse tipo de negócio também tem os seus próprios desafios. 

É possível seguir mais de um tipo de empreendedorismo? 

Sim, é perfeitamente possível atuar em mais de um tipo de empreendedorismo. Ainda que, neste artigo, os tipos de empreendedorismo estejam classificados de forma independente, vale lembrar que uma única empresa pode atuar em vários destes segmentos ao mesmo tempo

Alguém que vende produtos de artesanato em um marketplace, por exemplo, pode estar praticando o empreendedorismo individual e digital de uma só vez.

Por outro lado, se diversas empreendedoras diferentes se juntam para formar uma iniciativa de profissionalização de mulheres, o empreendedorismo social e feminino estão em prática. 

O que vale é entender as particularidades de cada um desses tipos de empreendedorismo e tomar uma decisão estratégica na hora de tirar a sua empresa do papel. 

Como começar a empreender?

Depois de conhecer os diferentes tipos de empreendedorismo, você provavelmente já está se perguntando como abrir a sua própria empresa e tirar o seu negócio do papel, certo? 

Ter entusiasmo e vontade de fazer são dois ingredientes importantes para se ter sucesso no mundo do empreendedorismo – mas não são os únicos. Antes de abrir a sua própria empresa, você precisa fazer um planejamento minucioso. Ele pode começar com as seguintes perguntas: 

  • Qual a sua motivação para empreender? 
  • Qual será o diferencial da sua empresa? 
  • Quanto você pode investir nesse novo negócio? 
  • Quais são os seus principais concorrentes? 
  • Que tipo de cliente a sua empresa vai atender? 

Conhecimento é a base para todos os tipos de empreendedorismo. Conheça a assinatura Ecommerce na Prática!

Independentemente do tipo de empreendedorismo que você escolher seguir, ter um conhecimento sobre o mercado e como ele se comporta é essencial. Estudo é, afinal de contas, o caminho mais curto para o sucesso!

Mas com a quantidade de informações que temos na internet, é difícil priorizar os conteúdos que realmente importam para o seu momento de negócio, certo?

Foi por isso que criamos a assinatura Ecommerce na Prática. 

Nesse espaço, você terá acesso a centenas de cursos completos e conteúdos exclusivos sobre precificação, gestão financeira, planejamento de redes sociais, busca de fornecedores e muito mais! 

Para começar a estudar, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é empreendedorismo?

O empreendedorismo é a capacidade de uma pessoa identificar problemas e oportunidades, para então desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade.

Como ser um empreendedor?

Para ser um empreendedor é necessário ser capaz de identificar um problema e pensar em soluções que sejam relevantes para as pessoas. Além disso, é preciso ser: planejador, seguro e saber arriscar mensurando os riscos ao identificar a oportunidade certa.

Quais são os principais tipos de empreendedorismo?

Os principais tipos de empreendedorismo são: Empreendedorismo individual; Empreendedorismo cooperativo; Empreendedorismo informal; Empreendedorismo de franquias; Empreendedorismo feminino; Empreendedorismo verde; Empreendedorismo social e Empreendedorismo digital.