Já faz um tempo que o Instagram deixou de ser uma rede social apenas para uso pessoal. Agora as marcas estão em busca de aprender como fazer marketing no Instagram para inspirar seu público e mostrar seus produtos.

Essa mudança acontece principalmente pelo fato que os usuários do Instagram nunca foram tão engajados. Sabia que 59% dos usuários da plataforma entram nela diariamente e passam pelo menos 7 horas por semana interagindo com amigos e marcas?

E a sua empresa pode e deve se beneficiar disso. O Instagram também pode te ajudar a aumentar o reconhecimento da sua marca e apresentar novos produtos. 

Vamos aprender como fazer marketing no Instagram? Para começar, te convidamos a assistir ao vídeo abaixo. Nele, nossa especialista em marketing e redes sociais, Ana Clara Magalhães, mostra todo os passos para fazer marketing digital no Instagram.

Por que saber como fazer marketing no Instagram é importante?

Saber como fazer marketing digital no Instagram é importante porque essa rede possui uma natureza visual, com a presença de fotos e, a cada dia que passa, mais vídeos. 

Por isso, se você tem um negócio que pode se beneficiar de imagens e vídeos do seu produto ou mesmo se presta um serviço que tem um resultado final visivelmente perceptível, o Instagram é a melhor plataforma para mostrar esse conteúdo.

A sua estratégia de marketing digital vai definir o tipo de conteúdo criado, além da frequência que vai publicar por lá. Mas de antemão já se sabe que os vídeos, imagens e ilustrações são ótimos conteúdos para essa rede social.

Por isso, é fundamental criar uma estratégia antes de mergulhar direto na busca de como fazer marketing no Instagram. Mas não se preocupe, pois adiante vamos te ensinar como criar a sua estratégia.

Antes, porém, vamos entender o que é e como funciona o algoritmo da plataforma?

A importância do algoritmo do Instagram

Você já deve ter ouvido falar no termo “algoritmo”, uma palavra que normalmente traz mais dúvidas do que certezas… 

Saiba que você não precisa ser um mestre do algoritmo do Instagram, mas ter uma compreensão básica dele pode te ajudar a atingir seus objetivos mais rápido e com menos dores de cabeça.

Muitas vezes, quem trabalha com marketing percebe o algoritmo do Instagram  como um grande inimigo, o que é um engano. Na verdade, o objetivo final do algoritmo do Instagram – como o de qualquer outro algoritmo – é fornecer conteúdo relevante, divertido e envolvente para cada usuário.

E os algoritmos fazem isso estudando cuidadosamente as atividades e comportamentos de cada pessoa para, em seguida, usar esses dados para fazer suposições sobre o que esses usuários vão gostar de ver no futuro. 

Ou seja, se o seu conteúdo passar no “teste” do algoritmo, você está pronto para o sucesso! Agora vamos aprender como criar uma estratégia de sucesso?

Aprenda a criar uma estratégia de como fazer marketing digital no Instagram

Não existem grandes segredos guardados a sete chaves para criar uma estratégia de como fazer marketing no Instagram. 

Conhecer as boas práticas indicadas para redes sociais já é meio caminho andado… O restante depende apenas do seu conhecimento sobre sua persona e de uma produção de conteúdo de qualidade. 

Então, vamos aprender um pouco mais sobre como fazer isso!

1. Defina um objetivo claro

Qual é o objetivo de criar o perfil da sua empresa no Instagram? Saber isso é fundamental para começar a sua estratégia na rede.

Se o seu objetivo for aumentar a autoridade da marca e atrair mais leads, a rede social é uma boa opção. Mas se você quer apenas realizar mais vendas diretas, talvez seja melhor rever o planejamento. 

O fundamental é saber o que a sua persona faz na rede. Ela utiliza o Instagram para que?

Determinar um objetivo é direcionar todas as suas ações e isso é indispensável para conseguir criar a estratégia adequada.

2. Crie um calendário de postagens

Criar um calendário de postagens vai te ajudar a economizar tempo ao gerenciar sua presença no Instagram. 

Por isso, você deve, de tempos em tempos, preencher seu calendário com as postagens que fará no Instagram, além de planejar as legendas, hashtags e horários de postagem com antecedência.

Além disso, o seu calendário também é um ótimo lugar para antecipar eventos importantes para destacar na sua conta do Instagram, como datas importantes para o seu público, lançamentos de novos produtos ou ofertas especiais. 

Ou seja, com um calendário de postagens, você vai ficar de olho nas oportunidades em tempo real, em vez de correr atrás das postagens na última hora.

Aproveite para ler também: Quais são os melhores horários para postar no Instagram?

3. Construa uma marca consistente 

Para saber como fazer marketing no Instagram, é importante entender que um conteúdo aleatório ou desconexo vai confundir seu público e pode fazer com que o perfil do seu negócio perca seguidores. 

Para evitar isso, mantenha uma estética de marca consistente na conta do Instagram. Se não sabe como construir uma marca consistente, basta pensar na personalidade da sua empresa: 

Quais são os valores da sua marca? Como seus clientes e funcionários definiriam ela? Você é ousado, brincalhão, clássico ou aventureiro?

Depois de definir a personalidade da sua marca, produza seu conteúdo para corresponder a isso. Essa estratégia pode até se aplicar à paleta de cores usada nas suas fotos.

E lembra-se: a estética da marca não se aplica apenas ao visual. A narrativa da sua marca deve estar em mente também. Incluir histórias atraentes nas suas legendas é parte desse processo.

4. Use o Instagram for Business

Ao criar uma conta comercial você pode aproveitar mais recursos dessa rede social. Isso porque o Instagram for Business tem um espaço para colocar informações da sua empresa como contato e localização. 

Além disso, ele torna possível o acompanhamento da sua estratégia por meio das métricas, como:

  • Alcance;
  • Impressões;
  • Compartilhamentos;
  • Vezes que a publicação foi salva.

Outra vantagem é acompanhar os dados dos stories no perfil da sua marca. Assim, é possível observar ações como:

  • Quantos usuários visitaram o perfil;
  • Número de cliques no link do story (o “arrasta para cima”);
  • Quantidade de cliques nos contatos, em links na bio e outros.

Leia também: Como recuperar conta do Instagram desativada [GUIA]

5. Crie conteúdo de qualidade e relevante

Criar conteúdos que sejam realmente interessantes para o seu público com certeza faz toda diferença. É isso que fará com que os usuários comecem a seguir o perfil da sua marca.

Muitos negócios erram ao acreditar que fazer marketing no Instagram é apenas postar sobre a venda de produtos ou serviços que eles oferecem. Não caia nesse tipo de pensamento, pois isso pode comprometer a sua estratégia.

Você já ouviu falar na regra 80/20? Ela traz a indicação de que 80% das suas postagens deve ser de conteúdos gratuitos para o público e apenas 20% deve ser sobre a marca e o que ela oferece. 

Não se pode esquecer que as postagens devem ser úteis para a persona, ajudando-a na solução de um problema que ela tenha.

Outras dicas para ter maior resultado são:

  • Crie publicações inovadoras;
  • Utilize vídeos e imagens de ótima qualidade;
  • Use todos recursos do Instagram (caixa de perguntas, enquetes, stickers…);
  • Crie hashtags para a sua marca e utilize junto com outras mais comuns;
  • Aprimore a relação com a sua audiência;
  • Aposte em CTAs fortes.

E o marketing de conteúdo pode ser um grande aliado nisso tudo. Se você quiser saber mais sobre o assunto, sugerimos a leitura: O que é Marketing de Conteúdo? O Guia Completo

6. Aumente sua base de seguidores no Instagram

Aumentar seus seguidores pode levar algum tempo e energia. Mas não fique tentado a tomar o caminho mais fácil e comprar seguidores... não faça isso! 

Comprar de seguidores pode trazer números, mas não gera engajamento, que é realmente o que você precisa para garantir que suas postagens sejam vistas. 

Outras dicas para aumentar a sua base de seguidores são:

  • Pense sempre na sua persona;
  • Aprenda a analisar seus resultados;
  • Analise a concorrência;
  • Incentive o engajamento;
  • Interaja com outros perfis.

Sobre isso, leia também: Como ganhar seguidores no Instagram sem Gastar Dinheiro

7. Use o Instagram Stories

Os Stories já são um recurso muito conhecido pelas marcas e são essenciais para quem quer saber como fazer marketing no Instagram. 

Esse recurso que desaparece após 24h pode ser usado para diversas finalidades, como fazer ofertas, mostrar bastidores da empresa… 

A ideia, como o próprio nome da ferramenta já diz, é contar uma história. E isso pode ser feito no seu dia a dia ao mostrar como os seus produtos são feitos, embalados ou enviados, por exemplo. 

Ao longo dos anos, os Stories foram adicionando diversas possibilidades aos usuários. Hoje dá para interagir com o público por meio de enquetes, votações e caixa de perguntas, além do famoso “arrasta pra cima”. 

O importante é entender que essa característica de vida real trazida pelos Stories é uma boa forma de humanizar a sua marca e aproximar o público da sua empresa, conquistando interesse e confiança.

Quer explorar mais os Stories? Temos um artigo para te ajudar: 10 Ideias de Conteúdo Para Postar nos Stories do Instagram

8. Invista em anúncios

Se você deseja saber como fazer marketing digital no Instagram, saiba que o recurso Instagram Ads é uma ferramenta de criação de anúncios pagos que pode trazer resultados muito interessantes. 

Isso porque as campanhas podem aparecer para quem não te segue e aumentar o alcance das suas publicações. Para isso, você deve criar conteúdos que podem aparecer tanto no feed quanto nos stories.

Mas para ter o resultado desejado, você precisa fazer a segmentação para atingir as pessoas certas. É possível escolher as pessoas pela localização, faixa etária, gênero e outras opções. Assim, o Instagram vai mostrar seus anúncios somente para o público certo.

Viu como não é impossível criar uma estratégia de marketing poderosa para o Instagram? 

9. Use o Reels nas campanhas de marketing

A cada dia que passa, o Instagram tem se voltado mais e mais para a produção de vídeos…

O Instagram Reels é muito explorado por pessoas e empresas e tem tido enorme sucesso em todo o planeta, além de ser cada dia mais privilegiado pelos algoritmos da rede.Isso acontece porque, além de ter várias funcionalidades, o Reels te permite criar pequenos vídeos que vão aproximar o seu público e a sua marca. 

É justamente por isso que as empresas estão investindo cada vez mais nessa ferramenta, pois sabem que ela pode fazer a diferença no seu negócio.

Nesse sentido, a sua marca pode se valorizar e elevar seu número de seguidores e, consequentemente, de vendas. Mas claro que, para que o Instagram Reels traga bons resultados, é preciso aplicar boas estratégias de venda. Por isso, nós listamos algumas dicas de como aproveitar o Instagram Reels no seu negócio.

Para obter bons resultados no Reels, é preciso aplicar algumas técnicas de otimização. Isso porque não existe uma técnica que funcione 100%, porém, ao aplicar as dicas que serão mostradas aqui, suas chances de sucesso vão aumentar bastante.

A seguir, veja como aproveitar o Instagram Reels em seu negócio:

  • Mostre curiosidades;
  • Use o reels para tutoriais;
  • Aposte nas tendências;
  • Faça campanhas para divulgar seus lançamentos;
  • Mostra depoimentos de seus clientes;
  • Incentive o engajamento.

Para saber mais sobre o Reels, leia também: Como Usar o Reels Para Ganhar Seguidores No Instagram

Qual o melhor tipo de postagem na hora de saber como fazer marketing no Instagram?

Agora vamos te mostrar algumas possibilidades de postagens que podem ser feitas para ter sucesso na sua estratégia de marketing digital para o Instagram.

1. Mostre os bastidores do seu negócio

Mostrar o processo de fabricação e envio dos produtos pode agregar um valor interessante a sua marca, além de levar mais informações a quem compra. 

Para usar essa estratégia se pergunte: como seus produtos são feitos? Você presta serviços? Qual a sua forma de trabalho? 

Ao responder essas perguntas, você vai encontrar informações suficientes para gerar o conteúdo que precisa.

2. Aprenda a contar histórias

A arte de contar histórias está presente em todos os formato de conteúdo. Em um filme, um livro, uma propaganda e até nas letras de música. Por isso, você pode e deve usar essa ferramenta a favor do seu negócio.

Para isso, pense em postagens que liguem pequenas histórias. Séries com diferentes temas podem criar um enredo que faça com que seus seguidores esperem por mais.

3. Divulgue os lançamentos dos seus produtos

Fazer pequenos lançamentos dos seus produtos é uma maneira excelente de criar expectativa e desejo de consumo. E o melhor de tudo: você pode divulgá-los no Instagram!

Para isso, sempre que você tiver um novo produto ou um novo serviço, publique nos Stories para despertar a curiosidade da sua audiência. E não deixe de aproveitar os outros excelentes recursos da plataforma, claro.

Tenha acesso às melhores ideias de postagem para a sua empresa!

Para te ajudar a produzir ainda mais conteúdos de valor todos os dias nas suas redes sociais, desenvolvemos um material GRATUITO com ideias incríveis de postagem para aplicar hoje mesmo no seu negócio…

São ideias simples e fáceis de implementar, que vão trazer resultados imediatos de engajamento, retenção de clientes, atração e vendas. 

O Ebook 32 Ideias do que Postar no Instagram é um material muito completo, com estratégias que já foram testadas e aprovadas.

Esse material vai ajudar a sua marca a ter mais chances de conseguir se manter com uma presença forte dentro do Instagram. 

Não perca tempo! Baixe agora, de maneira gratuita, o Ebook 32 Ideias do que postar no Instagram!

Perguntas Frequentes

Como fazer marketing no Instagram?

Para fazer marketing no Instagram, você precisa criar uma estratégia que leve em conta a identidade da sua empresa, para então, utilizar as ferramentas da rede social a seu favor.

O que é o Instagram for Business?

O Instagram for Business, ou Instagram para empresas, são ferramentas que permitem ao seu negócio ter um perfil comercial, fazer anúncios e medir os resultados obtidos na rede social.

O que é o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram é um sistema de estudo de dados e inteligência artificial que define a ordem de posicionamento dos posts que aparecem no feed do usuário.