Combinar cores de forma harmoniosa é muito importante para a construção de marca da sua empresa e para a comunicação com o cliente. Uma forma de fazer isso é criando uma paleta de cores. Nesse artigo vamos te mostrar tudo sobre o assunto…

Você certamente já se deparou com alguma empresa que tinha uma combinação de cores chamativa. A maioria das companhias líderes de mercado têm uma paleta de cores forte – basta pensarmos no roxo da OLX, no vermelho da Americanas ou no amarelo do Mercado Livre.  

E esses são apenas alguns exemplos dentro do segmento de Ecommerce. A grande verdade é que as cores são um elemento essencial para a construção de marca.

Por este motivo, neste artigo, vamos te mostrar o que é paleta de cores, explicar alguns conceitos em torno do assunto e ainda mostrar 12 ferramentas que podem te ajudar a criar uma.

Temos bastante conteúdo à nossa frente, veja um resumo do que você vai encontrar: 

  • Uma paleta de cores nada mais é do que um conjunto de tonalidades escolhidas para representar visualmente uma marca, visando harmonia e apelo estético na comunicação com o consumidor;
  • Cores são fundamentais na construção de marca; líderes de mercado, como OLX e Mercado Livre, utilizam paletas distintas para estabelecer uma identidade visual;
  • Este artigo destaca 12 ferramentas gratuitas, como o Gerador de Paletas da Nuvemshop, Adobe Color CC e Coolors, que permitem a criação fácil e acessível de paletas de cores personalizadas.

O que é paleta de cores?

Uma paleta de cores nada mais é do que o conjunto de todas as cores usadas na comunicação visual de uma marca. Essas cores são selecionadas de forma que criem uma imagem harmoniosa e agradável ao olhar.

O intuito de criar uma paleta de cores é trazer sentimentos ao cliente e mostrar os valores que a empresa defende. Uma forma de trabalhar a psicologia do consumidor… 

Selecionar e combinar cores é uma tarefa que fazemos naturalmente em nosso dia a dia, seja escolhendo roupas e acessórios ou decoração para casa. Algumas escolhas de cor são até mesmo inconscientes – e podem influenciar a forma como consumimos produtos. 

E, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso contratar um profissional especializado para criar uma paleta de cores. Com algumas ferramentas gratuitas e disponíveis na internet, é possível criar paletas incríveis, com apenas alguns cliques. 

Vamos te mostrar como fazer isso daqui a pouco… 

O que é psicologia das cores?

A psicologia das cores é um campo de estudo que busca entender a correlação entre diferentes cores e a psicologia humana, mostrando como sentimentos são influenciados por diferentes tonalidades. 

Esses conhecimentos são muito usados em campos como a publicidade, design, moda, arquitetura e também no varejo – sobretudo na construção da identidade visual e do branding (ou rebranding) das marcas. 

A primeira menção à psicologia das cores foi feita pelo escritor alemão Johann Wolfgang Von Goethe, que publicou um estudo interessante, no qual defendia que a cor não depende apenas da luz ou do ambiente, mas da percepção de cada observador

Algumas das crenças compartilhadas por Johann perduram até os dias atuais. Por exemplo… cores quentes têm tendência a estimular o observador, enquanto as tonalidades frias acalmam. 

Algumas outras noções populares sobre cores são: 

  • ⚪️ Branco: representa a paz, pureza e novos começos;
  • 🔵 Azul: costuma representar confiança, positividade, estabilidade e tranquilidade;
  • 🟢 Verde: representa renovação, crescimento, saúde e natureza; 
  • 🟡 Amarelo: representa a criatividade, otimismo e juventude; 
  • 🔴 Vermelho: o vermelho transmite urgência, imediatismo e, em alguns casos, perigo.

O que é círculo cromático? 

O círculo cromático é uma paleta composta pelas 12 cores percebidas pelo olho humano. Essa é uma ferramenta usada para criação de combinações harmoniosas e interessantes. 

Um círculo cromático é composto por 3 cores primárias – ou seja, aquelas não podem ser obtidas através de outras, como o amarelo, azul e vermelho – 3 cores secundárias –  formadas pela mistura das cores primárias – e 6 cores terciárias, compostas pela mistura das cores secundárias.

Aqui está um exemplo de círculo cromático: 

Para usar um círculo cromático para combinar cores, é preciso seguir um dos três pilares de harmonização. Vamos falar sobre eles agora… 

1. Cores complementares

As cores complementares são representadas por duas tonalidades opostas dentro do círculo cromático. O roxo e o amarelo, por exemplo, são duas cores que se complementam. 

Esse tipo de harmonização é a mais indicada para resultados vibrantes, mas é preciso ter cuidado para que duas cores saturadas não sejam combinadas – vamos falar sobre as propriedades das cores em breve… 

paleta de cores

2. Cores complementares decompostas

As cores complementares decompostas funcionam de forma bem parecida com a categoria anterior, mas com a diferença é que nessa modalidade são escolhidas três tonalidades, em vez de apenas duas. 

Dessa forma, é formado um triângulo. 

O intuito das cores complementares decompostas é combinar tonalidades paralelas, de alto contraste, mas que ainda tenham uma harmonia entre si. Esse é um pilar de harmonização muito usado, já que a maioria dos projetos requer mais de 2 cores. 

Veja agora como verde, laranja e roxo são cores que se complementam: 

paleta de cores

3. Cores análogas

Já as cores análogas são, na verdade, colorações que estão lado a lado no círculo cromático. Ao usar esse método de harmonização, o objetivo é conseguir combinar cores parecidas, mas com tonalidades diferentes, como um gradiente. 

Veja como amarelo e o laranja se complementam, contando com uma cor intermediária, que faz a união entre as duas. 

paleta de cores

Quais são as propriedades das cores?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que é paleta de cores, círculo cromático e quais as principais regras de harmonização, podemos falar de um outro assunto importante – a propriedade das cores

Conhecer essas propriedades permite que você brinque com mais tons, criando combinações únicas e que se adequam à identidade da sua empresa. Elas são a matiz, a saturação e o valor. 

Entenda: 

Matiz 

Matiz é a propriedade que mais comumente associamos com a palavra "cor". Refere-se à percepção de que uma cor é vista como vermelha, azul, verde ou qualquer outra. 

A matiz é determinada pela frequência específica da luz visível e é a base do círculo cromático. Por exemplo, quando falamos do "vermelho de um tomate" ou do "azul do céu", estamos descrevendo a matiz. 

No contexto de design, a escolha da matiz evoca diferentes emoções e respostas psicológicas. Cores quentes como vermelho, laranja e amarelo são energizantes e captam a atenção, enquanto cores frias como azul, verde e violeta tendem a ser calmantes e sutis.

Saturação

Saturação refere-se à intensidade ou pureza de uma cor. Uma cor altamente saturada é vívida e rica, enquanto uma cor de baixa saturação aparece mais desbotada e cinzenta

A saturação cria um impacto visual, independentemente da sua intensidade. 

Por exemplo, cores com alta saturação são vibrantes e podem criar pontos focais em design, enquanto cores menos saturadas são excelentes para fundos e elementos menos proeminentes.

Valor

Valor, ou luminosidade, descreve o quão claro ou escuro uma cor é. Alterar o valor de uma cor envolve adicionar branco para torná-la mais clara (tint) ou preto para escurecê-la (shade)

Esta propriedade é especialmente importante na criação de contraste dentro de uma composição visual. O valor é fundamental em design para criar profundidade ou ênfase. 

Por exemplo, variações no valor são usadas para criar efeitos de sombra e tridimensionalidade em ilustrações e pinturas. Em design gráfico, contrastes de valor ajudam a separar ou destacar diferentes elementos de uma página, melhorando a legibilidade e a hierarquia visual.

12 ferramentas para criar paleta de cores 

Como falamos no início deste artigo, você não precisa contratar um profissional especializado ou ter ferramentas caras para criar as primeiras paletas de cores do seu negócio.

Na verdade, esse é um processo que você pode fazer por conta própria, com sites e plataformas gratuitas. E é sobre eles que vamos falar nos próximos tópicos. 

Confira! 

1. Gerador de Paleta de Cores Nuvemshop

O Gerador de Paleta de Cores da Nuvemshop é a ferramenta mais usada por quem deseja criar uma paleta de cores. Não há limites de combinações que podem ser geradas e todas elas podem ser favoritadas e baixadas – tudo gratuitamente.

Para aqueles que precisam de uma inspiração inicial, a ferramenta oferece um acervo gigante de paletas pré-definidas. 

Outra funcionalidade interessante é a de coleta de cores por meio de imagens. Você pode fazer um upload de uma foto e retirar dela inspiração de paletas que combinam entre si. 

Da mesma forma, você pode usar a funcionalidade de extrair uma paleta de fotos do Instagram para criar uma seleção completamente personalizada. Se a sua empresa já tem um logo, por exemplo, você pode fazer o upload do arquivo e, com base nessa imagem, a plataforma vai criar uma paleta personalizada. Interessante, não acha?

Loja grátis Nuvemshop

2. Palettable 

O Palettable é muito prático e intuitivo, além de também ser gratuito. A ferramenta mostra combinações automáticas para os visitantes e aperfeiçoa essas paletas de acordo com as preferências do usuário. 

Uma funcionalidade interessante do Palettable é que a cor toma a tela inteira, permitindo que você experimente a cor como um todo. Isso pode fazer toda a diferença na hora de decidir a paleta de cores do seu negócio. 

3. Colourcode

O Colourcode também é super simples de usar. A plataforma permite que você defina todas as cores que deseja na sua paleta antes mesmo de gerar composições. Depois disso, você pode usar o mouse para navegar e encontrar tonalidades diferentes da mesma cor. É bem interessante! 

A plataforma também permite que você salve as suas composições e use-as em outros lugares. 

4. Adobe Color CC

A Adobe Color, ferramenta da Adobe, é uma das mais completas e práticas de usar. Com ela, você pode passear pelo círculo cromático encontrando cores análogas, complementares e decompostas, além de muitas outras combinações. 

Você também pode importar as imagens e selecionar as cores que deseja usar. A ferramenta faz parte do pacote Adobe e tem funcionalidades extras apenas para clientes pagantes, mas todos os seus recursos gratuitos são muito satisfatórios. 

Leia também: Tipos de clientes: veja os 12 principais e como tratá-los

5. Shutterstock Colors Galore 

O Shutterstock Colors Galore é uma ferramenta muito usada por quem busca inspiração na hora de criar uma paleta de cores. A plataforma serve como uma galeria com diversas composições diferentes, que ficam separadas por temas.

Também é possível pesquisar por fotos e ver as paletas atreladas àquela imagem. Um prato cheio para quem quer ter contato com diferentes perspectivas antes de criar a paleta da sua própria marca.

6. COLOURLovers 

No COLOURLovers os usuários são incentivados a interagir entre si e, por isso, a plataforma funciona como uma espécie de comunidade online. O compartilhamento de paletas é um dos grandes fortes deste site, que funciona de forma parecida com o Pinterest.

Essa é uma opção excelente para quem está procurando por inspiração e novas ideias. Além das paletas de cores, os usuários também compartilham conteúdos como layouts, figuras, guias e mais.

7. Material.io 

A Color Tool do Material.io é uma ferramenta especialmente desenvolvida para criação de paleta de cores para projetos de interface, sobretudo no mobile. Tudo que você precisa fazer é escolher uma cor inicial e o site vai gerar tonalidades secundárias, que têm relação com a sua escolha. Vale a pena conferir! 

8. Coolors

O Coolors é uma plataforma bastante popular para criação de paletas de cores. Ela é gratuita e fácil de usar, além de ter recursos bem interessantes. Eles têm aplicativo para iOS e Android, além de uma extensão no Google Chrome. Muito prático! 

A grande vantagem dessa plataforma é que você pode criar paletas automaticamente, apenas pressionando a barra de espaço do teclado. Também é possível favoritar cores, para que elas não sejam substituídas durante a atualização da página. 

9. ColorSpace 

O ColorSpace também é um site muito usado na criação de paletas de cores, tendo um funcionamento bem simples. Nele, você deve escolher uma cor para começar e, depois, a plataforma vai indicar tonalidades que têm um bom potencial para combinar. 

Um ponto fraco desse site é que ele não oferece opção de exportar as paletas criadas. Então, se você encontrar uma combinação interessante, é preciso copiar o código das cores manualmente. Ainda assim, essa é uma plataforma interessante e que vale a pena experimentar! 

Leia também: O guia das cores que chamam atenção para vendas..

10. Colordot by HailPixel

A funcionalidade do Colordot, criado pela HailPixel, é permitir que o usuário crie cores apenas com o movimento do cursor. Essa é uma ferramenta bem divertida e que pode facilitar a vida de empreendedores que desejam criar uma paleta de cores rápida. 

O site também permite que você navegue pelas cores com o mouse e caso queira editar as propriedades das cores, basta usar o scroll. A plataforma permite a escolha de muitas cores por vez. 

11. Color Explorer

Para empreendedores, o Color Explorer é uma ótima ferramenta para criar paletas de cores de forma fácil e sem a necessidade de instalar extensões no Illustrator ou no Photoshop. 

Com ele, é possível extrair uma paleta de cores de uma imagem e ver o efeito de cada alteração em tempo real usando o seletor de cores. Além disso, é possível aplicar diferentes estilos e filtros para modificar a paleta de cores de acordo com o projeto, como tons mais quentes ou frios, sépia e P&B, ou cores vivas para projetos mais ilustrativos.

É importante lembrar que o catálogo e a conversão de cores precisam de cuidado, pois os recursos tentam simular as cores em RGB, como se estivesse em uma versão impressa do arquivo. 

12. Adobe Kuler

Se você já usa o Photoshop ou outros produtos da Adobe em sua empresa, o Adobe Kuler pode ser uma ótima maneira de criar paletas de cores. 

A ferramenta é amplamente conhecida por designers e ilustradores devido à sua integração com os softwares da marca, permitindo a criação de paletas personalizadas por meio do Color Wheel. 

Além disso, é possível extrair as cores principais de uma imagem enviada para a extensão, o que facilita a criação de uma paleta a partir de uma referência visual.

Outra vantagem do Adobe Kuler é a possibilidade de explorar paletas criadas por outros usuários, o que pode ser útil para encontrar inspirações e referências. 

Ao finalizar um projeto, é possível exportá-lo para diversos formatos de arquivo e até mesmo montar um portfólio de design, desde que se tenha uma conta Adobe ID, que é gratuita.

Exemplos de paletas de cores 

Depois de entender o que é uma paleta de cores e ter em mãos algumas ferramentas para criar a sua, tudo que você precisa é uma dose extra de inspiração! 

A seguir, vamos mostrar alguns exemplos de paletas de cores de empresas famosas. Veja: 

1. Nuvemshop

A Nuvemshop, a maior plataforma de Ecommerce da América Latina, utiliza uma paleta de cores centrada em tons de azul. Esta escolha é bastante estratégica, considerando o setor em que a empresa atua e o público-alvo que deseja alcançar. 

Este azul é claro e moderno, transmitindo uma sensação de tranquilidade, confiança e profissionalismo. O azul é comumente associado à comunicação, eficiência e tecnologia; características essenciais para uma plataforma de Ecommerce que visa facilitar a criação de lojas virtuais.

paleta de cores

2. Starbucks 

A Starbucks utiliza um tom específico de verde em seu logotipo e em seus materiais de branding. Este verde está associado ao crescimento, à tranquilidade e à saúde, o que está alinhado com a mensagem da marca de responsabilidade ambiental e foco em produtos de qualidade

O verde também é uma cor que remete à prosperidade e ao frescor, características desejáveis para uma empresa que se orgulha de seus ingredientes de alta qualidade.

Para um empreendedor, usar um verde semelhante pode ser uma maneira efetiva de comunicar um compromisso com a sustentabilidade ou o bem-estar natural. 

É uma cor que pode ajudar a criar um ambiente acolhedor e relaxante, ideal para locais que desejam ser vistos como um refúgio ou um espaço para descompressão.

paleta de cores

3. Spotify 

O Spotify é amplamente identificado pela sua cor verde vibrante. Este verde específico é enérgico e moderno, o que reflete a natureza inovadora e jovial da marca. 

A cor verde, em um sentido mais tradicional, está associada ao crescimento, renovação e vitalidade, que são atributos apropriados para uma plataforma que se propõe a revitalizar a forma como consumimos música e conteúdo de áudio.

Essa cor pode ser particularmente atraente para o público mais jovem e para mercados que valorizam a criatividade e a tecnologia. 

É importante, entretanto, garantir que o uso de uma cor tão vibrante seja equilibrado com outras cores que possam suavizar e complementar a identidade visual sem sobrecarregar.

paleta de cores

4. Itaú 

O Itaú utiliza uma cor laranja vibrante, que é uma escolha relativamente incomum no setor bancário, dominado por azuis e verdes que traduzem segurança e estabilidade. 

O laranja, por outro lado, transmite energia, otimismo e acessibilidade. Essa escolha pode ser vista como uma tentativa de diferenciar o Itaú de outros bancos, posicionando-o como uma instituição amigável, inovadora e focada no cliente.

Para um empreendedor, escolher o laranja pode ajudar a destacar a empresa em um setor saturado ou conservador, transmitindo uma imagem de facilidade e inovação. 

É uma cor que chama a atenção e pode ser eficaz em campanhas publicitárias para atrair olhares. No entanto, deve-se cuidar para que essa cor vibrante não se torne opressiva ou desvie muito da mensagem que você deseja comunicar.

paleta de cores

5. Coca-cola 

A Coca-Cola é mundialmente reconhecida por sua cor vermelha vibrante. Esse vermelho não é apenas uma cor qualquer; ele é um elemento importante da marca e tem uma grande carga emocional associada. 

O vermelho é uma cor que evoca paixão, energia e ação. É também muito atraente aos olhos, o que pode aumentar o reconhecimento da marca e a visibilidade em prateleiras de lojas e anúncios.

Para um empreendedor, adotar uma cor como o vermelho pode ser uma estratégia eficaz se o objetivo for captar a atenção rapidamente e criar uma sensação de urgência ou excitação em torno do produto ou serviço. É importante, no entanto, equilibrar essa cor vibrante com elementos mais neutros para evitar uma sobrecarga visual.

paleta de cores

Para que serve uma paleta de cores? 

Uma paleta de cores serve para muitas coisas, mas no contexto do Ecommerce, esse é um elemento essencial da estratégia de branding. Afinal de contas, as cores são parte importante da mensagem que a empresa quer passar para seus clientes. 

De acordo com o estudo Impact of Color on Marketing, 93% das pessoas consideram as cores de um produto quando estão comprando. Além disso, 84% dos participantes também alegaram que a cor do produto é mais importante que outros aspectos. 

Como empreendedor, você sabe que o branding é apenas um dos aspectos que fazem uma empresa de sucesso. Foi para ajudar profissionais como esses que nós criamos a assinatura Ecommerce na Prática

Na plataforma, você terá acesso a centenas de aulas e cursos completos sobre Ecommerce, marketing, vendas e mais. 

Para começar a sua jornada de estudos conosco, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é paleta de cores?

Uma paleta de cores nada mais é do que uma junção de todas as cores usadas na comunicação visual de uma marca. Essas cores são selecionadas de forma que criem uma imagem harmoniosa e agradável ao olhar.

Para que serve uma paleta de cores?

Uma paleta de cores serve para muitas coisas, mas no contexto do Ecommerce, esse é um elemento essencial da estratégia de branding. Afinal de contas, as cores são parte importante da mensagem que a empresa quer passar para seus clientes.

Como criar uma paleta de cores?

Você pode criar uma paleta de cores usando sites e ferramentas gratuitas. Para conhecer algumas opções, confira o nosso artigo!

O que é círculo cromático?

O círculo cromático é uma paleta composta pelas 12 cores percebidas pelo olho humano. Essa é uma ferramenta usada para criação de combinações harmoniosas e interessantes.

Quais as melhores ferramentas para criar paleta de cores?

1. Gerador de Paleta de Cores Nuvemshop; 2. Palettable; 3. Colourcode; 4. Adobe Color CC; 5. Shutterstock Colors Galore; 6. COLOURLovers; 7. Material.io; 8. Coolors; 9. ColorSpace; 10. Colordot by HailPixel.