O rebranding é uma iniciativa que visa reposicionar a imagem de uma marca no mercado e na percepção do consumidor. Se você pensa em adotar uma estratégia deste tipo no seu negócio… Este artigo sobre rebranding vai te ajudar!

A maneira como as pessoas enxergam uma empresa faz toda a diferença para o seu sucesso, seja no Ecommerce ou em qualquer outro mercado. Contudo, um fato que chama a atenção é que nenhuma empresa consegue se manter lucrativa por muito tempo evitando mudanças em seus processos, posicionamentos, etc. 

De tempos em tempos, é preciso investir em práticas para transformar a imagem dos negócios, posicionando-os frente ao mercado e aos consumidores. Isso pode acontecer em meio a uma avaliação interna, ou até mesmo, durante um período de crise. 

E é justamente nesses contextos que surge a estratégia do rebranding!

Se você tem o objetivo de ressignificar a imagem da sua marca, não deixe de ler os próximos tópicos deste artigo… Nós falaremos sobre o que é rebranding, qual sua importância, como aplicar e mais. 

Boa leitura!

O que é rebranding?

Rebranding nada mais é do que o conjunto de estratégias criadas com o objetivo de ressignificar a imagem de uma empresa. É uma prática muito adotada por companhias de diversos setores e que buscam fazer mudanças substanciais em seus posicionamentos no mercado. 

O rebranding, na verdade, pode ser utilizado não só em relação à imagem de uma marca, mas também de seus produtos e serviços ofertados ao público. E, normalmente, suas ações envolvem mudanças em elementos como: identidade visual, logotipo, paleta de cores, etc. 

O termo ganhou visibilidade no mercado a partir do lançamento do livro Marketing 3.0, de Philip Kotler, considerado o pai do marketing. Na obra, o autor reforçou o quanto a relação entre consumidores e empresas estava enfrentando mudanças profundas e incentivou que elas repensassem suas estratégias diante do mercado. 

Desde então, companhias ao redor de todo o mundo passaram a adotar a estratégia de rebranding… Seja por causa de um problema que causou danos às marcas ou pela simples necessidade de mudança e adequação às novas demandas do mercado. 

Por que realizar o rebranding?

O rebranding é importante para que empresas possam se reposicionar frente ao mercado e ao público. Basicamente, é uma oportunidade que as companhias têm de fazer mudanças consideráveis para atingir um determinado objetivo

A aplicação dessa estratégia pode acontecer por diversos motivos, que vão desde necessidade de ampliar a abrangência do público-alvo até mudança de executivos ou crises que afetam a imagem da marca.

No próprio mercado de Ecommerce, por exemplo, o rebranding é bastante comum quando uma empresa vai lançar uma nova categoria de produtos. Isto é, como a mudança tem o potencial de afetar o modo como os clientes enxergam a marca, o rebranding se faz necessário para que nada prejudique o desempenho da empresa em meio a todo o processo. 

Aproveite para ler também: O que é Branding: aprenda TUDO sobre a construção de uma marca

Quais elementos podem ser mudados no rebranding?

Como mencionamos anteriormente, o rebranding pode ser feito para diversas finalidade, como reposicionamento após uma crise, lançamento de novos produtos, etc. 

Independentemente da razão, existem alguns elementos que normalmente são os mais alterados em meio ao processo de rebranding, como:

  • Nome;
  • Valores e missão;
  • Cultura organizacional;
  • Posicionamento no mercado;
  • Função social;
  • Site;
  • Redes sociais;
  • Logotipo;
  • Paleta de cores;
  • Slogan;
  • Linha de produtos;
  • Gama de serviços;
  • Materiais gráficos;
  • Ícone de aplicativo;
  • Cultura organizacional;
  • Processo de atendimento e suporte;
  • Relacionamento;
  • Dentre outros.

A mudança não precisa necessariamente ocorrer em todos esses pontos, mas, na maioria das vezes, envolve dois, três ou mais. Tudo vai depender das necessidades e dos objetivos da companhia frente ao mercado e aos clientes. 

Quais são os tipos de rebranding?

Antes de entender como implementar essa estratégia no seu negócio, vale a pena você conhecer quais são os tipos de rebranding que existem hoje no mercado. 

É importante tê-los em mente, pois nem todos os processos de rebranding são iguais… Diversas iniciativas podem ser utilizadas para promover a nova visão de uma companhia. 

Confira os tipos de rebranding a seguir:

1. Rebranding parcial

Como o nome indica, o rebranding parcial é aquele em que não há mudança total na marca, mas apenas em alguns elementos pontuais. Assim, os consumidores sentem que existem pontos diferentes, mas não enxergam a empresa de maneira descaracterizada ou algo do tipo. 

Um bom exemplo disso foi a mudança na logo do banco Nubank:

rebranding

2. Rebranding evolutivo

O rebranding evolutivo diz respeito às mudanças em uma marca que vão sendo aplicadas com o passar do tempo, isto é, aos poucos. 

Normalmente, são feitos apenas ajustes pontuais, sem grandes mudanças que causem um impacto muito grande no público da empresa. 

A logo da cafeteria norte-americana Starbucks é um exemplo de rebranding evolutivo:

rebranding

3. Rebranding revolucionário ou radical

Por fim, há o rebranding revolucionário ou radical, que implica em mudanças transformadoras em elementos da empresa. Muitas vezes, muda-se não só o logotipo, mas também a visão, missão, valores e até mesmo o nome da companhia.

A mudança no logo da Casas Bahia, companhia pertencente ao Grupo Via, é um bom exemplo:

rebranding

Como fazer o rebranding em sua empresa?

Agora que você já tem uma boa base sobre rebranding, chegou o momento de aprender a aplicá-lo na prática. Então, sem mais delongas, vamos direto ao assunto nos tópicos abaixo. Confira:

1. Analise a situação atual da sua empresa

Pode até parecer um pouco óbvio, mas não é… Antes de pensar em fazer o rebranding da sua marca, é preciso analisar a situação em que ela se encontra. Falamos isso, pois o processo de rebranding demanda tempo dos colaboradores envolvidos e recursos da companhia

Por isso, só deve ser aplicado quando houver uma real necessidade, a fim de evitar problemas ligados à produtividade, ao fluxo de caixa e ao desempenho da empresa no mercado como um todo.

O indicado, na verdade, é que o rebranding seja feito apenas quando há uma mudança substancial nos elementos da empresa. 

Dito isto, se você fez essa análise percebeu que o rebranding é a opção mais acertada para o seu negócio, ótimo! Observe quais pontos precisam ser mudados e o que você deseja comunicar para o seu público. 

2. Trabalhe a identidade visual

A identidade visual é um conjunto de elementos visuais que fazem com que uma empresa seja reconhecida pelos consumidores. Por isso, ao fazer o rebranding da sua marca, não hesite em trabalhar fortemente em sua identidade visual. 

Logo, paleta de cores, design do site, publicações nas redes sociais, mascotes (influenciadores virtuais), etc. Todos esses elementos precisam estar alinhados com a nova estratégia da companhia. 

Lembre-se apenas de tomar o cuidado de não descaracterizar a sua empresa. Isso é importante para que o consumidor não perca a identificação que já possui com a sua marca e para que ela mantenha sua importância dentro do mercado. 

3. Posicione a marca em canais de mídia relevantes

O reposicionamento da sua marca precisa ser comunicado aos consumidores. Para isso, você deve utilizar os principais canais de comunicação em que os seus clientes estão presentes.

Entre os mais comuns que podemos citar, estão: telefone, e-mail, redes sociais, blog, site institucional, chats de atendimento e mais. 

Além disso, dependendo do porte da sua empresa, também é indicado que o contato com os veículos de comunicação, como sites de notícias, por exemplo. Isso pode ser feito tanto pelo seu time interno de comunicação ou por uma assessoria de imprensa contratada. O importante é você comunicar ao mercado todas as mudanças que estão sendo feitas e, principalmente, porque elas estão acontecendo. 

4. Monitore o público

Um dos focos do processo de branding é gerar um impacto nos consumidores, fazendo com que eles fiquem curiosos a respeito de todas as mudanças aplicadas pela sua empresa.

Mas tão importante quanto despertar o interesse das pessoas, é monitorar a reação delas. Isto é, analisar tudo o que está sendo falado no mercado sobre o rebranding da sua marca. Isso vale, inclusive, para a opinião de especialistas, concorrentes, etc.

Como vimos, o processo de rebranding não é algo que acontece da noite para o dia… Ele precisa de um tempo para ser implementado da maneira adequada, o que abre margem para que possíveis ajustes e otimizações sejam feitos quanto necessário. 

5. Contrate ajuda especializada

O processo de rebranding pode ser bastante trabalhoso e envolver profissionais de diversos setores, como comunicação, marketing, financeiro, etc. Nem sempre as empresas possuem times específicos para lidar com esse tipo de estratégia…

Por isso, uma boa iniciativa é contratar ajuda especializada, isto é, empresas que trabalham especialmente com a criação de branding e rebranding de marcas.

Essa decisão vai depender do tamanho da mudança a ser realizada no seu negócio e do seu orçamento disponível. Mas existem maneiras de você contar com ajuda especializada que caiba no seu bolso…

Vamos falar mais sobre isso ao final deste artigo. Continue a leitura!

Exemplos de marcas que fizeram rebranding

Depois de conferir todos os passos sobre como fazer rebranding na sua empresa, podemos avançar um pouco mais no tema… Agora, vamos apresentar alguns exemplos interessantes de empresas que passaram pelo processo de rebranding. 

Confira! 

Havaianas

A Havaianas é um dos principais exemplos de rebranding que podemos citar no Brasil. Até o início dos anos 90, a marca era muito segmentada entre um público com poder aquisitivo mais baixo… 

Isso fez com que a companhia pensasse em toda uma estratégia de rebranding para ampliar o seu público-alvo, atingindo consumidores de diversas classes sociais. Este vídeo publicado no canal oficial do Youtube da companhia explica o processo:

Victoria’s Secret

A famosa marca de lingerie e roupa íntima feminina chamou a atenção de todo o mundo ao anunciar o fim das “angels”. O nome era dado às famosas modelos que, querendo ou não, simbolizavam um padrão de beleza ligado diretamente à magreza.

Para virar essa chave, a companhia criou a “VS Collective”, plataforma voltada a temas como empoderamento, diversidade de gênero e raça, dentre outros temas importantes ao universo das mulheres. 

rebranding

Leia também: Como vender lingerie: aprenda a montar o seu negócio de roupa íntima [+dicas]

Natura

A Natura, marca brasileira de cosméticos, também passou por um importante processo de rebranding. Após uma avaliação interna, a companhia sentiu a necessidade de resgatar os valores pelos quais era reconhecida entre os consumidores e todo o mercado… 

E o principal deles era o de sustentabilidade. Isso fez com que a empresa mudasse não só a logo, mas toda a sua identidade visual e tratasse a sua linha de produtos Ekos como o foco central de seu reposicionamento. 

rebranding

Quando é o momento de aplicar estratégias de rebranding?

O rebranding é uma estratégia muito importante para dar uma nova colocação para as empresas no mercado. Contudo, sua aplicação deve ser feita no momento certo e pensada com muita cautela

Como dito ao longo do artigo, a prática do rebranding é indicada em casos de mudanças substanciais em uma empresa. Além disso, o empresário deve considerar todo o processo que precisa ser feito, analisando as etapas com calma e atenção. 

Se faz sentido ou não para o negócio, só o seu dono e gestores podem afirmar. Mas, quando necessário, não há dúvidas do quanto o rebranding é poderoso para dar uma nova visão para os negócios. 

Uma dificuldade encontrada pelos empresários nesse sentido, entretanto, é obter a ajuda necessária para passar por todo o processo. O que nós, enquanto escola, indicamos é a busca por profissionais especializados na área e em Ecommerce – principalmente quando falamos em negócios que operam com vendas online. 

Se você está em busca de um serviço deste tipo, nós sugerimos que você conheça a consultoria do Ecommerce na Prática!

Esse é um programa de aceleração para empresas que desejam melhorar a sua performance de vendas. Nós já ajudamos centenas de empresas – e sua pode ser a próxima!

Para receber o contato de um de nossos consultores, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é o rebranding?

Rebranding nada mais é do que o conjunto de estratégias criadas com o objetivo de ressignificar a imagem de uma empresa. É uma prática muito adotada por companhias de diversos setores e que buscam fazer mudanças substanciais em seus posicionamentos no mercado.

Para que serve o rebranding?

O rebranding serve para empresas se posicionarem frente ao mercado e ao público. Basicamente, é uma oportunidade que as companhias têm de fazer mudanças consideráveis para atingir um determinado objetivo.

Quais são os tipos de rebranding?

Existem três tipos de rebranding: rebranding parcial, rebranding evolutivo e rebranding revolucionário ou radical.

Como fazer um rebranding?

Para fazer o rebranding da sua empresa, você deve analisar a situação atual dela primeiro. Depois, trabalhar em sua identidade visual, posicionar a marca em canais de mídia relevantes, monitorar o público e, por fim, contar com ajuda especializada, se achar necessário.