Cores são elementos super importantes quando o assunto é chamar a atenção dos clientes e fazer mais vendas. Elas afetam diretamente o emocional dos consumidores. Por isso, usar as cores que chamam atenção para vendas é decisivo para o sucesso da sua loja virtual. Confira tudo sobre o assunto neste artigo!


banner-assinatura-v2

Saber usar as cores certas para chamar atenção para as vendas é determinante para que um negócio prospere, seja no Ecommerce ou em outro mercado –  isso até mesmo a psicologia já comprovou. 

Não à toa, o design é uma das ferramentas mais eficientes quando o assunto é conversar com o seu público… Porém, quando se pensa nas cores que chamam atenção para as vendas, a pergunta mais comum é: como escolher a cor certa para minha marca? 

Você verá que essa pergunta não tem uma resposta só e os estímulos visuais desejados precisam ser considerados para te ajudar a se comunicar com o seu público...

Mas não fique preocupado! Nós vamos te ajudar a descobrir quais são as cores que podem te ajudar a vender, garantindo que seus clientes recebam a mensagem certa. 

Neste texto, você vai aprender a despertar emoções, estimular ações e garantir a visibilidade da sua marca usando as cores para vender mais!

Vamos nessa?

O que é psicologia das cores e quando esse termo surgiu?

A psicologia das cores é o estudo de como as cores causam sensações variadas nas pessoas e ajuda a entender como o nosso cérebro age diante de cada uma delas. Isso significa que as cores podem provocar pensamentos, emoções, ações e muito mais.

Para você ter uma ideia da história da psicologia das cores, em 1666, Issac Newton descobriu que a luz branca passando por um prisma se separa em diversas cores, conhecidas como primárias, e que, quando misturadas, criam as cores secundárias.

Alguns anos mais tarde, em 1810, Johann Wolfgang Von Goethe, cientista alemão, escreveu o livro Teoria da Cor. De acordo com esse livro, a visualização da cor não depende apenas da luz e do ambiente, mas também da percepção individual que temos do objeto.

Esse estudo se tornou muito popular no mundo da arte e é graças a ele que atualmente nós sabemos como as cores chamativas podem afetar nossas emoções e nosso poder de decisão.

👉 Você também pode se interessar por: O que é paleta de cores? Aprenda a criar uma para sua marca.

Por que as cores podem afetar as vendas?

Como dito anteriormente, as cores têm o poder de afetar diretamente o emocional das pessoas. Na verdade, o efeito de uma cor sobre um indivíduo é subjetivo.

Um exemplo disso é que, enquanto o branco pode significar luto para alguns povos do oriente, no ocidente é o preto que remete ao luto, sendo o branco uma cor que simboliza a paz e o equilíbrio.

Não é possível fazer uma pesquisa definitiva que explique como cada pessoa reage quando é exposta a uma cor específica. 

Ainda assim, entender o significado das cores em cada contexto nos leva a entender que podemos ter uma orientação na escolha de cores que chamam atenção para as vendas.

As cores podem atrair públicos específicos?

Sim, escolher as cores adequadas pode te ajudar a atrair o público que você deseja. Sabemos que não existe um perfil único de consumidor, mas a sua escolha pode e deve ser feita de acordo com o público que você deseja atingir. 

Veja alguns exemplos de como fazer isso:

  • Se o seu negócio oferece soluções rápidas, como empresas de fast food, ou trabalha com liquidações, como nos outlets, aposte nas cores vermelho, laranja, preto e azul royal;
  • Já se os seus consumidores têm um orçamento controlado, aposte em cores como verde-água e azul-marinho, que são as cores que mais chamam a atenção do público que procura por preços baixos e podem ser notadas em bancos e lojas de departamento.

Quais são as cores que chamam atenção para vendas no seu negócio?

Depende do seu negócio. Por isso, quando escolher a cor para a identidade visual de sua marca, não se lance em respostas fáceis e fórmulas prontas…

Por exemplo, todo mundo já ouviu falar que o McDonald’s usa vermelho e amarelo porque essas cores estimulam a fome. Mas vamos pensar um pouco: se essa fosse sempre a melhor escolha, todos os restaurantes do mundo usariam essa cor em sua identidade visual, não é mesmo?

Ou seja, o uso da psicologia das cores no design é muito mais rico do que isso…

Por isso, para criar um ambiente aconchegante para o seu cliente, você terá que escolher entre tons mais fracos ou mais fortes, dependendo do objetivo da sua marca. Reflita um pouco sobre o que você vende, analise a concorrência mas procure fugir das escolhas óbvias.

Existe cor certa para vendas online?

Novamente temos uma pergunta sem uma resposta definitiva. A verdade é que no Ecommerce, as cores são responsáveis por criar um ambiente de navegação agradável para os usuários e, por conta disso, influenciam diretamente na decisão de compra dos clientes. 

💡 Cada cor tem o poder de provocar diferentes sensações nos usuários e ter o conhecimento disso é muito importante na hora de planejar a estrutura do seu Ecommerce. Lembre-se que as cores escolhidas devem estar em sintonia com os tons da sua marca em outros canais de comunicação.

O certo é que uma página com harmonia visual tem maior potencial para despertar o interesse dos visitantes, transformando os acessos em vendas. E, definitivamente, a psicologia das cores influencia as decisões de compra e pode impactar as taxas de conversão da sua loja virtual. 

Um infográfico produzido pelo Quick Sprout sobre a psicologia das cores revelou que:

  • O reconhecimento de uma marca é ampliado em até 80% de acordo com as cores escolhidas;
  • Os anúncios coloridos são 26% mais reconhecidos do que anúncios em preto e branco;
  • Entre as cores preferidas pelas mulheres estão o verde, azul e roxo. Enquanto isso, os homens, no geral, preferem verde, preto e azul;
  • Já o laranja, cinza e marrom são as cores que as mulheres menos gostam. Enquanto isso, o laranja, marrom e roxo são as mais desagradáveis para os homens;
  • Há cores que são muito relevantes para a percepção de preço. O roxo e o preto, por exemplo, são associados a produtos mais requintados, já o laranja a preços mais baixos;
  • É possível fazer associação de sentimentos negativos e pouco agradáveis com as cores. O cinza pode estimular tristeza e solidão.

Qual é a melhor paleta de cores para a sua loja virtual?

A melhor paleta de cores para sua loja virtual vai depender do seu tipo de produto, do seu nicho de mercado e também do perfil da sua persona

A verdade é que não existe uma única paleta de cores que sirva para todas as lojas virtuais. No entanto, a escolha da sua paleta deve ter como objetivo oferecer uma experiência de compra positiva aos seus clientes.

Exatamente por isso é que a escolha de cores que chamam atenção para vendas é tão importante para os empreendedores. 

Para escolher os tons da sua empresa de forma assertiva, é preciso se aprofundar nas características da marca e, desta forma, construir um layout que atinja esses objetivos.

💻 Para saber mais sobre esse assunto, leia também: Layout para Ecommerce: 5 dicas para a sua loja.

11 dicas de cores que chamam atenção para vendas

Descobrir quais são as cores que chamam atenção para as vendas de uma empresa não é uma tarefa tão simples. E a sua escolha vai depender de uma série de fatores que têm relação com o seu negócio, especificamente…

Por isso, antes de decidir sobre cores que estimulam a compra para sua empresa, faça um estudo profundo do seu negócio, seus produtos e clientes para, então, analisar o significado das cores e enfim escolher aquelas que têm mais a ver com suas personas e com o posicionamento de sua marca.

Para te ajudar a analisar o significado das cores, nós listamos as principais delas e também os significados que normalmente são atribuídos às mesmas. Acompanhe:

1- Vermelho

cores-que-chamam-atencao-para-vendas

O vermelho é uma das cores que mais chama a atenção das pessoas, razão pela qual costuma ser a cor mais popular para o marketing. O vermelho transmite coragem, aventura, força, sensualidade… mas também agressividade e perigo, sendo um sinal de alerta.

Por isso, pode ser indicado tanto para marcas de roupas, moda e perfumes, como certos tipos de docerias, brinquedos, além, é claro, de marcas esportivas, de atividades radicais e de carros.

Porém, não exagere, principalmente quando se fala de promoções ou descontos para não ficar apelativo.

2- Amarelo 

cores-que-chamam-atencao-para-vendas

O amarelo é a cor que transmite as sensações de prosperidade e liberdade, além de otimismo e felicidade. É uma cor luminosa, que ajuda a encontrar o lado positivo das coisas.

Por essa razão, é muito usada por empresas de energia e alimentação, mas também costuma ser empregada como elemento complementar em companhias de seguros e bancos.

O importante de entender aqui é que essa é uma cor que chama muita atenção para vendas, independentemente da área de atuação da empresa.

3. Azul 

cores-que-chamam-atencao-para-vendas

O azul é uma cor que transmite confiança e tradição, trata daquilo que é certo e seguro, calmo e infinito. Você consegue imaginar algo mais garantido do que o céu sobre nossas cabeças? 

Por isso, as empresas que precisam passar uma reputação sólida, como escritórios de advocacia, bancos, seguradoras e universidades costumam usar o azul na sua identidade. 

Outros ramos que costumam utilizar o azul são os de saúde, viagens aéreas e marítimas, além de tecnologia.

4. Verde

cores-que-chamam-atencao-para-vendas

O verde é a cor da natureza e transmite fatura e juventude. É a cor preferida de muitas marcas da área de saúde, pets, produtos naturais e insumos para agrobusiness.

Mas se o seu negócio tem valores ecológicos e sustentáveis, o verde é uma cor indispensável para você. O mesmo vale para produtos que queiram passar a sensação do frescor, como pastas de dentes e aromatizadores de ar.

5. Laranja 

O laranja é uma cor derivada do vermelho, que transmite energia e sensação de ânimo, além disso, essa cor estimula o entusiasmo com vivacidade impulsiva e natural. Por isso é normalmente utilizada em anúncios de inscrições, compras e vendas. 

Isso porque, o laranja associa energia com prosperidade, se tornando uma cor poderosa para bancos, como é o caso do Itaú, que tem a cor presente em toda sua identidade visual. Além dos bancos, as empresas de alimentação e de tecnologia, assim como hotelaria, também costumam escolher essa cor.

6. Rosa

cores-que-chamam-atencao-para-vendas

Uma cor delicada e normalmente associada ao feminino. Porém, dependendo do matiz, a cor rosa pode trazer diferentes sentidos quando se trata de psicologia das cores. O rosa escuro pode evocar sentimentos como alegria e jovialidade. Enquanto tons mais claros são românticos e delicados.

O rosa também pode ser associado à inocência e à infância e, em conjunto com outras cores, pode criar um interessante contraponto para a identidade visual da sua empresa. Se você trabalha com moda feminina e infantil, docerias e perfumes, a cor pode ser uma boa escolha. 

7. Preto

cores-que-chamam-atencao-para-vendas

Já o preto é uma cor muito versátil. Ele pode ser associado tanto ao tradicional quanto ao moderno, omesmo para excitante ou relaxante. É normalmente usado como uma cor contrastante

O preto costuma transmitir muita elegância, como podemos notar no fato que a peça coringa nos guarda roupas é o famoso “pretinho básico”. 

Além disso, muitas marcas usam o adjetivo “black” para marcar exclusividade e bom gosto, como no caso do uísque Johnnie Walker ou do cartão American Express Black.

8. Branco

cores-que-chamam-atencao-para-vendas

O branco é uma cor neutra e “pura”. Já dissemos que no oriente a cor pode representar o luto, mas, aqui no ocidente, ela passa a ideia de limpeza e tranquilidade. 

Além disso, o branco transmite harmonia quando combinado a outras cores, além de criar uma impressão de luminosidade. 

9. Roxo

cores-que-chamam-atencao-para-vendas

O roxo é uma cor forte, com conotação bastante poderosa. É quase uma obrigação para quem deseja retratar sua marca como criativa, inovadora ou inteligente. 

O roxo também pode ser uma cor que acalma, emotiva. Razão pela qual o Nubank escolheu usá-la em sua logomarca e branding.

9. Marrom

cores-que-chamam-atencao-para-vendas

O marrom é o tom de terra, podendo ser associado à natureza e à preservação do meio ambiente, ao transmitir relaxamento e pertencimento para os clientes.

💡 Leia também: O que é Branding: aprenda TUDO sobre a construção de uma marca.

10. Dourado

O dourado é frequentemente associado ao luxo, prestígio e alta qualidade. Essa cor transmite uma sensação de excelência e exclusividade, podendo ser utilizada para destacar produtos de alto valor ou edições limitadas. 

Empresas que querem enfatizar a sofisticação e a superioridade de seus produtos ou serviços tendem a incorporar o dourado em sua identidade visual. 

11. Cinza 

O cinza é uma cor extremamente versátil que transmite equilíbrio, neutralidade e sofisticação. Por não ser tão dominante quanto o preto, o cinza pode ser usado para criar uma sensação de modernidade e minimalismo, ideal para marcas que desejam comunicar esses valores. 

É uma escolha popular entre empresas de design de interiores, tecnologia e automóveis, pois sugere praticidade e futurismo. 

Como elaborar uma linguagem visual mais atraente para a sua persona?

Para te ajudar a encontrar uma linguagem visual mais atraente e consequentemente, escolher as cores que chamam atenção para vendas, separamos algumas dicas práticas:

  • Escolha uma cor principal que combine e ao mesmo tempo contraste com as outras usadas;
  • Prefira cores fortes, que sejam gatilhos para ações imediatas dos clientes;
  • Construa um visual limpo, ainda que combinando várias cores. Evite excessos, pois isso cansa a vista dos seus clientes;
  • Procure fazer testes A/B para ver como seus clientes reagem para então aperfeiçoar ou evitar combinações de cores;
  • Se for preciso, procure ajuda profissional para melhorar o design da sua marca.

Existem diferenças nas cores de imagens e vídeos?

Nos últimos tempos, os vídeos têm dominado muitas estratégias de marketing, especialmente pelo poder de atração que eles têm. 

Um exemplo disso é que o Instagram, que sempre foi tão conhecido como rede social de fotos, está apostando cada vez mais na criação de conteúdos audiovisuais — e incentivando seus usuários nessa direção, com os Reels.

Nesse sentido, é importante lembrar da psicologia das cores também na hora da criação de vídeos… 

Claro que esse é um desafio um pouco maior. Afinal, é mais fácil identificar os tons que combinam e incentivam as decisões dos clientes com imagens para as redes sociais ou para um post no blog.

Mas, e quanto os personagens se movem, assim como os ambientes de fundo?

Durante a gravação dos vídeos da sua marca, é preciso pensar também nos cenários, evitando que uma cor se sobressaia à outra e roube a cena, além de criar um equilíbrio no esquema de cores para passar a mensagem desejada.

Não se esqueça de aliar todas essas mensagens à identidade da sua marca. Isso porque não adianta escolher cores e transmitir uma ideia no vídeo que entre em choque com os tons e personalidade da empresa. 

Quais ferramentas usar para escolher seu esquema de cores?

Mesmo que agora você já entenda o que é psicologia das cores e como elas podem impactar o seu negócio, ainda pode ser um desafio fazer combinações poderosas e harmônicas. 

Você sabe como escolher cores análogas ou complementares, por exemplo? Ou de que forma investir no contraste sem prejudicar a imagem da sua marca?

Se você tem dificuldades nesses quesitos, não se preocupe! Nós separamos algumas ferramentas disponíveis no mercado para te auxiliar a escolher as cores que chamam atenção para vendas:

Como usar as cores que chamam atenção para vendas?

Se você já entendeu como as cores precisam estar presentes no planejamento da sua empresa para impulsionar as vendas, então veja agora algumas dicas para turbinar suas campanhas!

1. Use em CTAs

Os CTAs nada mais são que as chamadas para ação e são um ponto muito importante para as vendas de uma empresa, pois é a hora em que a chave vira. Seja para uma compra realmente ou para o preenchimento de um formulário, você precisa que o visitante do seu site tome uma ação.

Por isso, aproveite as cores de acordo com o que você já viu neste artigo: o amarelo para chamar a atenção, o vermelho para criar urgência, o azul e o verde para gerar confiança e o preto como sinal de exclusividade.

2. Combine as cores no Ecommerce

O uso das cores deve ser bem pensado na hora de criar o seu Ecommerce. Lembre-se de que as cores ficarão disponíveis por bem mais tempo do que em uma simples campanha de publicidade.

Nesse caso, é importante usar diferentes estratégias como testes A/B para ver quais cores têm maior conversão. Outro ponto importante é que as cores do seu Ecommerce tenham relação com a sua identidade visual.

3. Faça boas combinações

Como última dica, para que você garanta o sucesso da psicologia das cores como estratégia para impulsionar as vendas, é fundamental que o seu design seja legível e harmonioso.

Para isso, aposte em composições com cores complementares ou conjuntos de cores análogas. Como você já deve ter notado, as cores que chamam atenção para vendas podem variar de acordo com a finalidade que você deseja alcançar com o seu público.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Agora que você sabe como aplicar as cores que chamam atenção para vendas na sua loja, pode dar um passo adiante…

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!

Perguntas Frequentes

Qual a cor que atrai vendas?

Depende do seu tipo de negócio e dos seus produtos. As cores quentes são boas para os ramos de alimentação, verde para o meio ambiente e assim por diante.

Como as cores influenciam nas vendas?

Através da psicologia das cores, o estudo de como as cores causam sensações nas pessoas nos ajuda a entender como o nosso cérebro age diante de cada uma delas.

Qual a melhor cor para despertar o interesse do usuário?

Para descobrir qual cor desperta mais o interesse dos clientes, você precisa avaliar qual é o seu nicho de mercado, quais são os seus produtos e quem é o seu cliente. Quando souber essas informações será mais fácil escolher as cores que chamam atenção para vendas.

Qual é a cor que mais chama atenção das pessoas?

Sem dúvidas, o vermelho é a cor que mais chama a atenção, já que essa cor coloca as pessoas em posição de alerta. Não é à toa que esta cor é a escolhida para indicar que os motoristas parem nos semáforos.